Ed Publicado 3 Setembro 2013 A Microsoft prepara-se para comprar onegócio de telemóveis da Nokia por 5400 milhões de euros. A operação, quedeverá estar concluída no início do próximo ano, abrange ainda a cedência delicenças da fabricante finlandesa, que até há poucos anos liderava este sectore que agora se desfaz definitivamente desta actividade. O gigante norte-americano passará acontrolar a subsidiária Devices & Services, onde trabalham actualmente32.000 pessoas, que serão transferidas para o novo accionista. Destas, 4700estão na Finlândia. Esta unidade gera uma facturação anual de 14.900 milhões deeuros, o que representou cerca de 50% do total de vendas da Nokia em 2012. Onegócio também implicará o regresso do actual presidente executivo da Nokia,Stephen Elop, à Microsoft, onde trabalhou até 2010. Esta mudança acontece numaaltura em que o grupo norte-americano procura um substituto para o seu actuallíder, SteveBallmer, que anunciou na semana passada que deixará o cargo nospróximos doze meses. Num comunicado divulgado nestaterça-feira, a fabricante finlandesa explica que pretende focar-se em negóciosque estão já “estabilizados”, por serem líderes de mercado, como é o caso doHERE, um serviço de localização que a fabricante começou a desenvolver há maisde uma década. A empresa explica que espera que estavenda “fortaleça a [sua] posição financeira e dê uma base sólida para futurosinvestimentos” nas áreas que hoje considera estratégicas. No comunicado, opresidente do conselho de administração da empresa, Risto Siilasmaa, fala de um“momento de mudança e de reinvenção para a Nokia e para os seus trabalhadores”. Nos últimos anos, o negócio detelemóveis da fabricante finlandesa foi perdendo terreno perante a investida daSamsung e da Apple no mercado dos smartphones. No segundo trimestredeste ano, período em que os prejuízos atingiram 5000 milhões de euros, aempresa vendeu 53,7 milhões de equipamentos, o que significou uma quedahomóloga de 27%. Durante o mandato de Elop, a Nokia despediu cerca de 20.000trabalhadores. Dos 5440 milhões de euros que aMicrosoft pagará à Nokia, 3790 milhões dizem respeito à aquisição na unidade detelemóveis e os restantes 1650 milhões à cedência de patentes, por um períodode dez anos. Em contrapartida, o grupo norte-americano também cederá à Nokiadireitos sobre as suas patentes na utilização dos serviços HERE. No comunicado emitido pela Microsofttambém nesta terça-feira, refere-se que o grupo pretende “acelerar ocrescimento da quota de mercado e dos ganhos no mercado dos telemóveis por viade inovações e sinergias”. Às 9h15, as acções da Nokia disparavam40% com o anúncio do negócio. A operação está, agora, sujeita à aprovação dosaccionistas da Nokia e dos reguladores. in: Público Compartilhar este post Link para o post
Quillbeast Publicado 3 Setembro 2013 MicroNokia Inc. :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
ZeeSpecialThree Publicado 3 Setembro 2013 já não me importa...mudei para Iphone :p Compartilhar este post Link para o post
Kendrick Lmao Publicado 3 Setembro 2013 Rip Nokia, se ainda é possível morrerem mais Compartilhar este post Link para o post
Inkie Publicado 3 Setembro 2013 A barra de espaço do teclado do jornalista que escreveu isto estava avariada? Compartilhar este post Link para o post
Scirea Publicado 3 Setembro 2013 O maior trunfo deles: RIP in Peace Nokia. Compartilhar este post Link para o post
Luís Silvares Publicado 3 Setembro 2013 RIP in Peace Nokia. :lol: Retenho esta frase do ZTOP: De qualquer modo, a Nokia tem mais de 100 anos de idade. Pra uma empresa que já fez papel, galocha e pneu, telefonia é só mais um negócio que se desfizeram para se transformar de novo. Compartilhar este post Link para o post
bug Publicado 3 Setembro 2013 Agora vão passar para a restauração. Compartilhar este post Link para o post
El Shafto Publicado 3 Setembro 2013 (editado) é por estas cenas que a microsoft vai ser sempre uma empresa "pequena" Editado 3 Setembro 2013 por Shaft Ketchum Compartilhar este post Link para o post
awk Publicado 3 Setembro 2013 é por estas cenas que a microsoft vai ser sempre uma empresa "pequena" lulz Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 3 Setembro 2013 O mercado de transferências já não tinha fechado? Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 3 Setembro 2013 Estou bastante espantado com esta notícia. Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 3 Setembro 2013 Estou bastante espantado com esta notícia. Tu e eu. Gostava de saber se a saída do Ballmer tem alguma coisa a ver com isto. Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 3 Setembro 2013 (editado) Não sei se estavas a seguir o meu raciocínio, mas eu estava a ser irónico :) A Microsoft necessita de ganhar terreno à Apple e Google no mercado dos smartphones, portanto não me espanta que tenham adquirido a Nokia. Com isto garante que uma das maiores marcas de telemóveis do mundo não caia no mundo Android e reduza o Windows Phone a praticamente zero. Editado 3 Setembro 2013 por Mica Compartilhar este post Link para o post
JPNG Publicado 3 Setembro 2013 (editado) :mrgreen: Editado 3 Setembro 2013 por JP_Affelay Compartilhar este post Link para o post
davidcruz007 Publicado 3 Setembro 2013 O maior trunfo deles: RIP in Peace Nokia. :funny: Compartilhar este post Link para o post
Pat Riley Publicado 3 Setembro 2013 é por estas cenas que a microsoft vai ser sempre uma empresa "pequena" muito bem metida :lol: 7/10 Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 3 Setembro 2013 Não sei se estavas a seguir o meu raciocínio, mas eu estava a ser irónico :) A Microsoft necessita de ganhar terreno à Apple e Google no mercado dos smartphones, portanto não me espanta que tenham adquirido a Nokia. Com isto garante que uma das maiores marcas de telemóveis do mundo não caia no mundo Android e reduza o Windows Phone a praticamente zero. Raciocínio demasiado virado para o mercad para eu ter conseguido acompanhar. :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Bolungarvík Publicado 3 Setembro 2013 Tive dificuldadeem ler com tantoespaço que ficou porescrever. Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 3 Setembro 2013 Raciocínio demasiado virado para o mercad para eu ter conseguido acompanhar. :mrgreen: :mrgreen: A Nokia também precisava de algum fôlego financeiro depois de ter tomado a decisão de colocar todos os seus smartphones de média/alta gama com Windows Phone (os de baixa gama são agora os Nokia Asha). A decisão de contornar o mundo Android foi altamente influenciado pelos €€€ que a MS investiu na Nokia, e com esta aquisição é um dado garantido que o Android nunca será um SO de um smartphone Nokia. Eu sinceramente acredito no Windows Phone, gosto mais deste SO do que do iOS e muito mais do que Android. A razão pela qual não vingou ainda é muito porque chegou com dois ou três anos de atraso. Já agora, a mensagem que está no site da Nokia: Nokia and Microsoft have always dreamed big – we dreamed of putting a computer on every desk, and a mobile phone in every pocket, and we’ve come a long way toward realizing those dreams. Today marks a moment of reinvention. Nokia has an identity spanning 150 years of heritage, innovation, excellence, and change which began and will continue in Finland, as well as around the world. From humble beginnings as a paper mill, to manufacturing rubber boots and car tires, and then to mobile phones, reinvention is in Nokia’s blood. Now Nokia will write its next chapter, focused on enabling mobility through its leadership in networking, mapping & location, and advanced technologies. For Microsoft as well, today is a bold step into the future, a huge leap forward on our journey of creating a family of devices and services that delight people and empower businesses of all sizes. Our partnership over the past two and a half years, which combined our respective strengths to build a new global mobile ecosystem, has created incredible results: award-winning phones and amazing services that have made Nokia Windows Phones the fastest-growing smartphones in the world. Building on this successful partnership, we announced some important news today: an agreement for Microsoft to purchase Nokia’s Devices & Services business, to deliver more choices, faster innovation, and even more exciting devices and services to our customers. Today’s agreement will accelerate the momentum of Nokia’s devices and services, bringing the world’s most innovative smartphones to more people, while continuing to connect the next billion people with Nokia’s mobile phone portfolio. With the commitment and resources of Microsoft to take Nokia’s devices and services forward, we can now realize the full potential of the Windows ecosystem, providing the most compelling experiences for people at home, at work and everywhere in between. We will continue to build the mobile phones you’ve come to love, while investing in the future – new phones and services that combine the best of Microsoft and the best of Nokia. Nokia and Microsoft are committed to the next chapter. Together, we will redefine the boundaries of mobility. Steve & Stephen Compartilhar este post Link para o post
Wesley Pentz Publicado 4 Setembro 2013 (editado) Não sei se estavas a seguir o meu raciocínio, mas eu estava a ser irónico :) A Microsoft necessita de ganhar terreno à Apple e Google no mercado dos smartphones, portanto não me espanta que tenham adquirido a Nokia. Com isto garante que uma das maiores marcas de telemóveis do mundo não caia no mundo Android e reduza o Windows Phone a praticamente zero. É basicamente isto. E já agora, pelos vistos isto não vai ficar por aqui. A Bloomberg já fala na grande possibilidade de na MS comprar a Blackberry. E respondendo ao Hugo, não tem directamente mas pode estar ligado à saída do Ballmer. O CEO da Nokia é um dos principais candidatos a ser o próximo da Microsoft. Editado 4 Setembro 2013 por cezarony Compartilhar este post Link para o post
José Mourinho Publicado 4 Setembro 2013 5440 milhões? Eu compro Nokia mais barato. Depois são os iPhones caros. Compartilhar este post Link para o post
Fluke Publicado 4 Setembro 2013 Eu tenho um Lumia 920 e estou bem contente com ele. Para mim Windows Phone passa qualquer outro SO portanto esta notícia agrada-me logicamente. Compartilhar este post Link para o post
pm2lp Publicado 5 Setembro 2013 Quem investiu num nokia neste momento, ou quem tem algum apreço pela marca em si, passar a ser controlado por uma empresa com o historial da M$ com hardware (zune, kin, surface..) não assusta? A mim sim. Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 9 Setembro 2013 Quem investiu num nokia neste momento, ou quem tem algum apreço pela marca em si, passar a ser controlado por uma empresa com o historial da M$ com hardware (zune, kin, surface..) não assusta? A mim sim. Os engenheiros são da Nokia, se mudar alguma coisa é a marca (e mesmo a marca acredito que vá ser Nokia na mesma, o nome tem um peso relevante), portanto não percebo onde queres chegar... O Zune foi o flop da década provavelmente, ao nível do Windows Vista (e Me, que para todos os efeitos entre para as contas da década de 2000), mas se calhar é um bocado cedo para se falar no Surface. Pode não ter tido o sucesso esperado mas é um tablet de enorme qualidade, e não falo dos componentes proprietários, como a CPU Intel e isso, falo mesmo em toda a sua estrutura e o SO que o acompanha. O kin não percebi, é o Kinect da xbox? Compartilhar este post Link para o post