Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Guest Dpitz

Tópico da Política e Economia

Publicações recomendadas

É como o Ego Sum disse, e é possível observar que de facto existe uma correlação (obviamente, com todas as variáveis macroeconómicas, é impossível existir uma correlação a 100%). Os primeiros anos que tu postaste, década de 80, estão relacionados com os choques petrolíferos e todo o esbanjamento que houve no pós-74, daí que possa dar a ideia de que uma coisa não tem a ver com outra, o que não é verdade. De qualquer forma, os níveis médios de inflação aí são muito, muito elevados - acima dos 2% que deveriam ter começado a vigorar em 99(?). Se tivesses alargado o período, com a crise do inicio de 2000 veríamos que a inflação baixaria ao mesmo tempo que o desemprego aumentaria. Tem a ver com os gaps que o Carlos Gouveia falou aí atrás ;)

Choques petrolíferos? Onde é que já vais.

Os choques petrolíferos mais relevantes após o de 73, foram os de 79/80 (crise política no Irão) e de 91 (Guerra do Golfo).

Taxas de inflação entre 1977 e 1983:

1978 21,04

1979 21,89

1980 15,87

1981 19,04

1982 21,68

1983 24,00

Taxas de inflação entre 1990 e 1992:

1990 13,63

1991 11,85

1992 9,56

De resto, posso alargar à vontade o período no pós-2000 que a influência é zero, tendo em conta que já estamos inseridos na moeda única e com objectivos comuns de inflação, os tais 2 %.

O Indiegogo crashou com a quantidade de pessoas que estavam a meter dinheiro numa campanha para ajudar a pagar a divida Grega.

A última vez que dei uma olhadela no valor já ia acima dos 220000 €, sendo que uma pessoa já tinha contribuído com 5000 €!

Compartilhar este post

Link para o post

a alta taxa de inflação no início tem que ver com o FMI e com a impressão e desvalorização da moeda.

Compartilhar este post

Link para o post

a alta taxa de inflação no início tem que ver com o FMI e com a impressão e desvalorização da moeda.

Como é óbvio.

Compartilhar este post

Link para o post

Portanto estás a negar um facto estilizado, comprovado empíricamente da ciência económica, é isso? Vale de tudo :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Pois, só que não.

Taxa de Desemprego:

Taxa de Inflação:

Como se essa relação se visse assim a olho nu. Primeiro dois pontos de partida errados: A utilização de dados anuais acumula as variações intra-anuais. Assim é possível que a relação exista em grande parte do ano mas que numa altura especial ela falhe, com dados anuais vai se concluir pela inexistência da relação quando ela existiu em grande parte do ano. O segundo erro é que como qualquer variável económica o efeito de uma redução dos preços pode não ter um efeito contemporâneo desejado mas sim a um ou dois períodos à frente, note-se que é o mercado de trabalho apresenta alguma rigidez.

Compartilhar este post

Link para o post

Portanto estás a negar um facto estilizado, comprovado empíricamente da ciência económica, é isso? Vale de tudo :lol:

Estou, porque da teoria à prática vai imenso e a curva de Philips é irrelevante na análise económica actual. É o que dá só olhar para os livros e pensar-se que o Mundo funciona a régua e esquadro com base em teorias.

Mas podes sempre tentar provar onde é que existe essa correlação óbvia entre inflação e desemprego em Portugal, cá estarei, sentadinho, à espera.

Como se essa relação se visse assim a olho nu. Primeiro dois pontos de partida errados: A utilização de dados anuais acumula as variações intra-anuais. Assim é possível que a relação exista em grande parte do ano mas que numa altura especial ela falhe, com dados anuais vai se concluir pela inexistência da relação quando ela existiu em grande parte do ano. O segundo erro é que como qualquer variável económica o efeito de uma redução dos preços pode não ter um efeito contemporâneo desejado mas sim a um ou dois períodos à frente, note-se que é o mercado de trabalho apresenta alguma rigidez.

Ó Bruno, podes ir buscar o que quiseres, a inflação é praticamente irrelevante na análise da evolução das taxas de desemprego em Portugal.

Editado por Peplin

Compartilhar este post

Link para o post

Ena, tanta teoria.

É o que dá só olhar para os livros e pensar-se que o Mundo funciona a régua e esquadro com base em teorias.

Agora vais ter que levar com aquela malta que leva o Keynesianismo à letra e que acha que aumentando os salários para o triplo se resolve todos os problemas. :mrgreen:

Mas aqui, estás coberto de razão.

Compartilhar este post

Link para o post

Estou, porque da teoria à prática vai imenso e a curva de Philips é irrelevante na análise económica actual. É o que dá só olhar para os livros e pensar-se que o Mundo funciona a régua e esquadro com base em teorias.

depois desculpam-se com os multiplicadores ou então com as linhas que não foram adicionadas à formula do excel.

Compartilhar este post

Link para o post

O José Sócrates rebentou com tudo. Portugal, Grécia, Irlanda, Islândia, Espanha, Itália, França. Que detonador.

Compartilhar este post

Link para o post

A Curva de Phillips foi um acaso histórico

Não só não foi um acaso histórico, como se verifica sempre. E está mais do que provado.

Mas isto não implica que a curva sofra deslocações exógenas que façam com que num período tenhas 2% de inflação e 5% de desemprego e noutro 20% de inflação e 20% de desemprego. Isto deve-se a deslocações da curva por fatores exógenos.

Ah, e como é óbvio, isto é o que eu defendo e aquilo que eu acredito. Não é uma matéria que reune consensos, como é lógico, apesar da perspetiva neoclássica e keynesiana estar maioritariamente de acordo com o que eu disse. Perspetivas essas que arrebatam quase todos os prémios Nobels, sobrando para a escolas como, por exemplo, a austríaca muito poucos ao longo dos anos.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas podes sempre tentar provar onde é que existe essa correlação óbvia entre inflação e desemprego em Portugal, cá estarei, sentadinho, à espera.

Ó Bruno, podes ir buscar o que quiseres, a inflação é praticamente irrelevante na análise da evolução das taxas de desemprego em Portugal.

Teoria? Sabes o que quer dizer empírico? Acho que não.

Compartilhar este post

Link para o post

Pois não, mas é desonestidade se estar a falar sobre o período 83-02 e se tentar invalidar um facto VERIFICADO no período em questão justificando que não se verifica na atualidade, que implica um contexto político macroeconomico diferente.

Ah e porque tenho de ser eu a justificar que existe correlação e desemprego no período em questão quando a ciência económica comprova isso? Acho que quem está a tentar refutar algum comumente aceite na ciência é que tem de provar onde isso está errado.

É que tentar refutar estudos com metodologias e ciência por trás apresentando duas séries com números em bruto e bitaitismo não chega.

Mas compreendo que vá dar ao mesmo quando a credibilidade dada a uma ciência está a ser posta no patamar dos estudos que o irmão mais novo é mais bonito que o irmão mais velho

Editado por Ego Sum

Compartilhar este post

Link para o post

Não só não foi um acaso histórico, como se verifica sempre. E está mais do que provado.

Mas isto não implica que a curva sofra deslocações exógenas que façam com que num período tenhas 2% de inflação e 5% de desemprego e noutro 20% de inflação e 20% de desemprego. Isto deve-se a deslocações da curva por fatores exógenos.

Ah, e como é óbvio, isto é o que eu defendo e aquilo que eu acredito. Não é uma matéria que reune consensos, como é lógico, apesar da perspetiva neoclássica e keynesiana estar maioritariamente de acordo com o que eu disse. Perspetivas essas que arrebatam quase todos os prémios Nobels, sobrando para a escolas como, por exemplo, a austríaca muito poucos ao longo dos anos.

Do que eu estudei, mesmo com essas deslocaçoes exógenas das curvas o modelo não se verifica sempre. Foi o que eu vi em Macroeconomia I e aprendi nas aulas. Se está certo ou não? Provavelmente é dúbio devido à natureza da Macroeconomia.

Compartilhar este post

Link para o post

Do que eu estudei, mesmo com essas deslocaçoes exógenas das curvas o modelo não se verifica sempre. Foi o que eu vi em Macroeconomia I e aprendi nas aulas. Se está certo ou não? Provavelmente é dúbio devido à natureza da Macroeconomia.

Isso depende do professor/regente que apanhares à cadeira :mrgreen:

Um professor que te tenha dito que a Curva de Phillips é um acaso histórico só pode estar a tentar influenciar-te (-vos) o pensamento. No meu caso, tive o João Loureiro que apresentou as duas perspetivas, nunca deixando perspetivar qual era a sua opinião. E é assim que um professor tem de ser.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso depende do professor/regente que apanhares à cadeira :mrgreen:

Um professor que te tenha dito que a Curva de Phillips é um acaso histórico só pode estar a tentar influenciar-te (-vos) o pensamento. No meu caso, tive o João Loureiro que apresentou as duas perspetivas, nunca deixando perspetivar qual era a sua opinião. E é assim que um professor tem de ser.

Mostrou dados efetivos de duas economias que demonstraram que a curva de Phillips não se verificava, mas quanto a isso admito que a regente da cadeira foi um bocado one-sided.

Mas basicamente justificou que a curva de Phillips não existia porque os choques da oferta agregada não se coadunavam com esse curva e depois mostrou dados dessas tais economias.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas isso não faz com que a Curva de Phillips não exista. Aliás, a função AD é baseada na Curva de Phillips, se negas a Curva de Phillips estás a negar que exista uma função AD e entras num mundo onde achas que todos os modelos macroeconómicos de médio prazo estão errados porque todos os que são usados são extensões do AD/AS.

Claro que depois te aparece a função AS que cria estagflações, mas isso são os tais fatores que se podem considerar exógenos.

Editado por Carlos Gouveia

Compartilhar este post

Link para o post

Mas isso não faz com que a Curva de Phillips não exista. Aliás, a função AD é baseada na Curva de Phillips, se negas a Curva de Phillips estás a negar que exista uma função AD e entras num mundo onde achas que todos os modelos macroeconómicos de médio prazo estão errados porque todos os que são usados são extensões do AD/AS.

Claro que depois te aparece a função AS que cria estagflações, mas isso são os tais fatores que se podem considerar exógenos.

Eram apenas choques na AS, não implicavam choques na AD logicamente. Também se falou dos choques petrolíferos

Ai está, mas não são unicamente exógenos. Também foi dito que no longo-prazo não se verificava

Compartilhar este post

Link para o post
Greek Government Prepared to Accept Creditors’ Proposals With Changes

Greek Prime Minister Alexis Tsipras has offered to accept proposals from the nation’s creditors to end a standoff over its bailout program, subject to certain conditions.

The proposal was contained in a letter from Tsipras dated June 30 to his creditors and obtained by Bloomberg.

Editado por F_Tex

Compartilhar este post

Link para o post

Greek gov confirms that @tsipras_eu sent new proposal to creditors with some proposed amendments yesterday. Denies claims gov capitulated.

Já agora deixo aqui alguns twitters interessantes de seguir, são sobretudo jornalistas:

https://twitter.com/pmarsupia

https://twitter.com/paulmasonnews

https://twitter.com/hibai_

https://twitter.com/Maria_Tejero

https://twitter.com/GreekAnalyst/ (este passa o dia no twitter, é extremamente critico do governo, ninguém sabe quem é mas é muitíssimo citado)

Compartilhar este post

Link para o post

E anda a correr em todo o lado um aviso de ultima hora de que o Tsipras estará prestes a fazer uma declaração na televisão.

Fala-se de uma possivel mudanças de planos.

E sondagens:

NO 46%, SÍ 37% (Ef.Syntakton)

NO 33% - 47% SÍ (To Vima)

:lol:

Editado por antifa

Compartilhar este post

Link para o post

La se vai o referendo...

Está difícil estes gajos se decidirem.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...