Ticampos Publicado 11 Julho 2015 Este gajo so demonstra falta de coragem. Primeiro empurra a decisão para o povo que já o tinha mandatado para recusar a austeridade e agora caga no povo e aceita a austeridade de joelhos. Parece é que afinal ele queria era outro resultado no referendo e descartar a responsabilidade pela austeridade. Nao passa e de um vendedor da banha da cobra. So tinha é que respeitar as duas decisões do povo e recusar qualquer austeridade Não sei até que ponto isto não pode ter um trunfo escondido na manga, alguma estratégia de longo prazo, que ninguém esteja a perceber (nem os Gregos que protestam ou ficam confusos, nem a Europa que presumivelmente aceitará os termos do acordo). Isto faz-me lembrar em 2004, quando Jorge Sampaio tirou 3 ''Coelhos'' do chapéu, ao dizer que dava legitimidade ao governo de Santana Lopes, tirou de cena Ferro Rodrigues, deu tempo ao Sócrates de ser eleito, enfraqueceu o PSD ainda mais, na altura ninguém percebeu e foi muito criticado tanto pelas pessoas, como pelos políticos e comentadores (e bajulado pelo PSD-CDS). Compartilhar este post Link para o post
Resende93 Publicado 11 Julho 2015 A Finlândia não vai participar num terceiro resgate. Ainda assim existe um mecanismo de emergência que pode fazer com que seja concedido mais um resgate com 85% de apoio. Compartilhar este post Link para o post
RAG Publicado 11 Julho 2015 Alvo político por ter cancro? Quem é que ia descer tão baixo? A Serrano disse que a estavam a usar para gerar simpatia. Compartilhar este post Link para o post
antifa Publicado 11 Julho 2015 Considerando a quantidade de capas de jornais e revistas que isso deu, dificil é pensar o contrário. Compartilhar este post Link para o post
Resende93 Publicado 12 Julho 2015 Aparentemente os parceiros europeus estão a fazer mais exigências e o ministro das finanças gregos a aceitar tudo. Compartilhar este post Link para o post
P_KOR Publicado 12 Julho 2015 Aparentemente os parceiros europeus estão a fazer mais exigências e o ministro das finanças gregos a aceitar tudo. agora com os cojones no torno, aceitam tudo e mais alguma coisa. Compartilhar este post Link para o post
Enzo Dios Perez Publicado 12 Julho 2015 Não percebo porque fizeram o referendo. Só serviu para gastarem mais dinheiro e para o Tsipras se ridicularizar. Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 12 Julho 2015 E o pior de tudo é que não vai haver acordo para ninguém e a Grécia vai sair do Euro. Compartilhar este post Link para o post
Guest Dpitz Publicado 12 Julho 2015 o KKE bem avisou que o referendo não ia servir para nada sem aquela segunda pergunta... Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 12 Julho 2015 Não percebo porque fizeram o referendo. Só serviu para gastarem mais dinheiro e para o Tsipras se ridicularizar. Chama-se ego. Compartilhar este post Link para o post
SAS_Robben Publicado 12 Julho 2015 Chama-se ego. Parece-me mais "sacudir a água do capote". Saiu foi o tiro pela culatra Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 12 Julho 2015 :mrgreen: :mrgreen: O que os jornais brasileiros fazem questão de não explicar sobre a cruz "comunista" de Evo Morales. Em sua visita à Bolívia, o papa prestou homenagem ao padre espanhol Luis Espinal, assassinado naquele país no ano de 1980 pela ditadura de Tejada. Espinal era padre, comunicador e cineasta. Participava das lutas pelos direitos humanos e contra a ditadura na Bolívia. E a cruz foi desenhada por ele mesmo, um ato simbólico que representava, segundo ele, que o evangelho deve estar ao lado dos operários. Portanto, parem de falar bobagens sobre a tal cruz. Se o papa queria homenagear o padre Espinal, o Evo deu a maior força para que essa homenagem fosse ouvida no mundo todo, né? Compartilhar este post Link para o post
Ticampos Publicado 12 Julho 2015 (editado) Supostamente este e o mapa da Zona Euro do The Guardian: Editado 12 Julho 2015 por Ticampos Compartilhar este post Link para o post
MacGyver Publicado 12 Julho 2015 é de mim ou agora estão numa de humilhar a grecia? Compartilhar este post Link para o post
RAG Publicado 12 Julho 2015 Ouçam o Esteves Martins no Jornal da Tarde de hoje. Está lá tudo. Compartilhar este post Link para o post
Carmelo Anthony Publicado 12 Julho 2015 Killing the European ProjectPaul Krugman Suppose you consider Tsipras an incompetent twerp. Suppose you dearly want to see Syriza out of power. Suppose, even, that you welcome the prospect of pushing those annoying Greeks out of the euro. Even if all of that is true, this Eurogroup list of demands is madness. The trending hashtag ThisIsACoup is exactly right. This goes beyond harsh into pure vindictiveness, complete destruction of national sovereignty, and no hope of relief. It is, presumably, meant to be an offer Greece can’t accept; but even so, it’s a grotesque betrayal of everything the European project was supposed to stand for. Can anything pull Europe back from the brink? Word is that Mario Draghi is trying to reintroduce some sanity, that Hollande is finally showing a bit of the pushback against German morality-play economics that he so signally failed to supply in the past. But much of the damage has already been done. Who will ever trust Germany’s good intentions after this? In a way, the economics have almost become secondary. But still, let’s be clear: what we’ve learned these past couple of weeks is that being a member of the eurozone means that the creditors can destroy your economy if you step out of line. This has no bearing at all on the underlying economics of austerity. It’s as true as ever that imposing harsh austerity without debt relief is a doomed policy no matter how willing the country is to accept suffering. And this in turn means that even a complete Greek capitulation would be a dead end. Can Greece pull off a successful exit? Will Germany try to block a recovery? (Sorry, but that’s the kind of thing we must now ask.) The European project — a project I have always praised and supported — has just been dealt a terrible, perhaps fatal blow. And whatever you think of Syriza, or Greece, it wasn’t the Greeks who did it. Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 12 Julho 2015 Eurogrupo quer transferir activos gregos para banco de Schäuble e Gabriel A instituição independente no Luxemburgo para onde o Eurogrupo propõe transferir 50 mil milhões em activos gregos é gerida pelo KfW, banco estatal alemão, cujo chairman é Schäuble A transferência de “activos no valor de 50 mil milhões de euros” detidos pelos contribuintes gregos para um “Instituto do Luxemburgo para o Crescimento” é uma das condições que o Eurogrupo procura impor à Grécia para iniciar negociações de um terceiro resgate. Este instituto é no entanto gerido pelo KfW, um banco estatal alemão, cujo "chairman" é Wolfgang Schäuble, ministro das Finanças alemão, e cujo vice-chairman é Sigmar Gabriel, ministro da Economia alemão. Assim que a ideia de transferir activos gregos para entidades europeias foi colocada nas propostas do Eurogrupo levantou-se de imediato imensa polémica, já que no fundo tal medida representa uma enorme perda de soberania, algo que Tsipras tem tentado resistir bastante. Agora, com o passar das horas, começou a desmontar-se as estruturas de gestão deste Instituto até à conclusão de que a gestão compete ao KfW, cuja administração está toda nas mãos dos políticos alemães. A polémica no entanto não fica por aqui. É que além de se tratar de um banco estatal, e além de ter a sua administração dominada pela classe política no poder na Alemanha, também o poder executivo desta instituição vem com um pedigree pouco recomendável: OCEO do KfW é Ulrich Schröder, que fez carreira no WestLB, banco que desde 2008 teve direito a um total de quatro resgates com dinheiros públicos. Compartilhar este post Link para o post
F_Tex Publicado 12 Julho 2015 lol? mas que tipo de ativos, estão especificados? mas que raio... Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 12 Julho 2015 A Alemanha tentou 2 vezes pela via militar e não teve sucesso mas agora foram mais inteligentes, vão lá pela via económica e não há quem lhes vá fazer frente. Compartilhar este post Link para o post
Poeira Publicado 12 Julho 2015 De entre todas as coisas vergonhosas que têm acontecido nos últimos dias, aquilo que me incomodou mais foi mesmo o "heel turn" do Tsipras. Percebo porque razão o fez, porque cedeu, mas depois do povo, mesmo na situação sufocante, caótica e drástica em que se encontra, lhe ter dado uma enorme prova de confiança e ter dito claramente que estava com ele, ele não podia fazer o que fez. Não podia voltar atrás. Não nesta altura. O que ele fez foi, em português correcto, c*gar de alto num povo que demonstrou estar com ele numa altura dificílima para todos no país. Acobardou-se a meio da batalha. Desde o início desta situação que me pareceu que a Alema...perdão, a Europa estava a tentar empurrar a Grécia para fora da Zona Euro. Estes últimos dias só têm confirmado essa ideia. Não me parece, sinceramente, que exista vontade de segurar a Grécia. Existe é vontade de construir uma narrativa que passe a imagem de que a culpa desta situação está do lado da Grécia. E não me parece que seja esse o caso, de todo. Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 12 Julho 2015 lol? mas que tipo de ativos, estão especificados? mas que raio... Só encontro isto: "Valiosos activos gregos de 50 mil milhões devem ser transferidos para uma entidade externa já existente, como o Instituto para o Crescimento do Luxemburgo, para serem privatizados ao longo do tempo e reduzir a dívida grega. Este fundo será gerido pelas autoridades gregas mas com a supervisão das instituições europeias relevantes", refere a proposta. Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 12 Julho 2015 lol? mas que tipo de ativos, estão especificados? mas que raio... Activos públicos de diferente tipos, passíveis de serem privatizados. De entre todas as coisas vergonhosas que têm acontecido nos últimos dias, aquilo que me incomodou mais foi mesmo o "heel turn" do Tsipras. Percebo porque razão o fez, porque cedeu, mas depois do povo, mesmo na situação sufocante, caótica e drástica em que se encontra, lhe ter dado uma enorme prova de confiança e ter dito claramente que estava com ele, ele não podia fazer o que fez. Não podia voltar atrás. Não nesta altura. O que ele fez foi, em português correcto, c*gar de alto num povo que demonstrou estar com ele numa altura dificílima para todos no país. Acobardou-se a meio da batalha. Desde o início desta situação que me pareceu que a Alema...perdão, a Europa estava a tentar empurrar a Grécia para fora da Zona Euro. Estes últimos dias só têm confirmado essa ideia. Não me parece, sinceramente, que exista vontade de segurar a Grécia. Existe é vontade de construir uma narrativa que passe a imagem de que a culpa desta situação está do lado da Grécia. E não me parece que seja esse o caso, de todo. Ui, que o menino Poeira também fala bem de outros assuntos que não futebol. :mrgreen: Concordo inteiramente. Compartilhar este post Link para o post
Resende93 Publicado 12 Julho 2015 Só encontro isto: O Chairman dessa instituição no Luxmburgo é o Wolfgang Schauble e o e chairman o Sigmar Gabriel :lol: Compartilhar este post Link para o post
Guest Dpitz Publicado 12 Julho 2015 [ig]https://scontent-lhr3-1.xx.fbcdn.net/hphotos-xap1/v/t1.0-9/11709624_10205852037434247_6286615419132171256_n.jpg?oh=cd654fc4d42d7f0e39f49b1849da821d&oe=56565982[/img] interessante, não conhecia :) é de mim ou agora estão numa de humilhar a grecia? A UE quer fazer da Grécia um exemplo do "tem de ser": um exemplo de que não há alternativa à austeridade e ao neo-liberalismo e que estas medidas todas são para aplicar sem dó nem piedade; um exemplo de que ninguém se pode sobrepor à vontade da UE (*cofcof grande capital *cofcof*), nem mesmo um povo inteiro (e só por aí se vê o quão democrática é esta UE...); e um exemplo de que quem foge à regra tem o inferno à espera e que se calhar cortar dois braços e duas pernas nem é assim tão mau. Mas a culpa não é só da UE... e já estou farto de dizer isto. O Syriza acha(va) que a União Europeia é reformulável, um pouco com o Bloco cá, mas não é. Andaram 5 meses em negociações, o tempo ia passando e as cedências eram cada vez mais e cada vez maiores, sem se prepararem para a eventual, e previsível ameaça com a expulsão da Zona Euro. E a UE, aos poucos e poucos, foi tendo a Grécia na mão. Agora, o que é realmente de saudar é a coragem do povo grego quer nas eleições, quer no referendo. Só é pena que não tenha um governo que saiba corresponder às expectativas e que cumpra o programa para o qual foi eleito. Estou confiante que o povo não se vai render, têm havido manifestações na Praça Syntagma com bastante gente, é um bom sinal. E fica já aqui a minha previsão para os próximos tempos: ou muito me engano (e espero que sim :)) ou o Podemos vai seguir o caminho do Syriza caso forme governo em Espanha :- Compartilhar este post Link para o post