Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Guest Dpitz

Tópico da Política e Economia

Publicações recomendadas

esta era fácil, nem era preciso ir a votação.

Quantos tachos já teve este Ferro Rodrigues? desde que me lembro que o vejo lá.

Compartilhar este post

Link para o post

Por falar em estabilidade e instabilidade. Hoje os 4 partidos de esquerda conseguiram em conjunto e à primeira eleger um presidente da assembleia coisa que em 2011 não se foi capaz de fazer. E a discordância veio, se não me falha a memória, do seio da própria coligação.

Curiosidades.

Compartilhar este post

Link para o post
Daniel Oliveira

Por falar em estabilidade, uma maioria de esquerda conseguiu eleger à primeira o que uma maioria de direita, em 2011, nem à segunda conseguiu: um presidente da Assembleia da República.

Compartilhar este post

Link para o post

O candidato que desistiu depois de recusado duas vezes

Há quatro anos uma situação totalmente inédita. Durante a campanha eleitoral para as legislativas de 2011, Pedro Passos Coelho anunciou que o candidato do partido à presidência da Assembleia da República seria Fernando Nobre, presidente da AMI, que meses antes tinha sido candidato a Belém. Logo o CDS se apressou a passar a mensagem de que não ia votar em Nobre, apesar de estar coligado com os sociais-democratas no governo.

Primeira votação: Nobre consegue 106 votos (precisava de 116). Houve 101 votos em branco e 21 nulos. Faz-se uma segunda volta. Nobre consegue ainda pior: 105 votos a favor, 101 brancos e 22 nulos, num total de 228 votos expressos.

http://observador.pt/2015/10/23/presidencia-da-assembleia-da-republica-tres-duelos-e-dois-chumbos-ambos-a-nobre/

Ora bem.

Compartilhar este post

Link para o post
Eduardo Ferro Rodrigues foi eleito Presidente da Assembleia da República com 120 votos a favor. Fernando Negrão candidato apoiado pelo PSD/CDS teve apenas 108. Houve dois votos em branco.

Juntos, PSD e CDS têm 107 deputados, o que significa que apenas um deputado de outra bancada votou em Fernando Negrão. Pode ter sido o deputado isolado, do PAN, mas como o voto é secreto não se saberá. Juntos, PS, PCP, Verdes e BE têm 122 deputados, o que significa que dois deles optaram por votar em branco em vez de votar no nome de Ferro Rodrigues.

http://observador.pt/2015/10/23/assembleia-toma-posse-e-tem-de-escolher-presidente/

Edit:

Com o discurso de Cavaco Silva ainda bem presente, Ferro Rodrigues lembra que nenhum partido “está impedido de contribuir para o futuro do seu país” e que “não há deputados de primeira e de segunda, partidos de primeira e de segunda, nem coligações aceitáveis” e não aceitáveis. “Temos o dever de exigir respeito pela soberania da Assembleia da República”.

Ferro Rodrigues termina o seu discurso dizendo que era preciso tornar esta legislatura uma legislatura de “diálogo parlamentar. Uma democracia mais próxima das nossas ambições”. O PS, em peso, aplaude Ferro de pé. BE, PCP e Verdes, aplaudem também, mas sentados. Ninguém aplaude nas bancadas parlamentares do PSD e do CDS.

Editado por Lebohang

Compartilhar este post

Link para o post

Não quero parecer precipitado mas há alguma razão para que não pareçam extremamente amadores?

O PSD ao nomear alguém sem sondar como o parceiro tem alguma desculpa?

Há também alguma razão para não aplaudir o Ferro?

PS: Não me tomem como irado, estou mesmo com dúvidas :p

Editado por Ion Timofte

Compartilhar este post

Link para o post

Recordo-me perfeitamente do dia em que a Assunção Esteves foi eleita, estava ela a ser eleita na Assembleia e o Vítor Pereira a dar uma conferência de imprensa como novo treinador do FC Porto :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

É normal que ninguém tenha aplaudido naquela bancada um discurso que apela à democracia. A democracia é uma coisa que faz comichão para aqueles lados.

E agora estão a chorar porque é tradição o presidente da AR resultar de quem ganhou as eleições e que as regras foram quebradas. Se não fosse tão triste até dava para rir.

Compartilhar este post

Link para o post

Um tem mais votos que o outro mas a democracia foi derrotada porque não seguiram a tradição.

:estrelas:

Compartilhar este post

Link para o post

Nuno Magalhães diz é dia "tristemente histórico"

Nuno Magalhães, líder do CDS, diz que a eleição de Ferro Rodrigues acontece num dia “tristemente histórico” e afirmou mesmo que a “democracia foi derrotada”.

LOOOOOOOOOOOOOOLLLLLLLLL

O que é isto? :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Estas eleições legislativas foram o melhor que podia ter acontecido. Sempre deu para muitos deixarem cair a mascara. Está ali um conceito de democracia muito deturpado.

Compartilhar este post

Link para o post

Não quero parecer precipitado mas há alguma razão para que não pareçam extremamente amadores?

O PSD ao nomear alguém sem sondar como o parceiro tem alguma desculpa?

Há também alguma razão para não aplaudir o Ferro?

PS: Não me tomem como irado, estou mesmo com dúvidas :p

Eu estive na AR no dia da tomada de posse dos deputados aquando do 1º governo do Sócrates. E digo-te, não aplaudir um discurso do novo presidente da AR, foi de entre todas as coisas que vi, uma das mais decentes que vi. Desde assobios, jogos de solitário, deputados a contar anedotas e a partirem-se a rir a meio do discurso, um tipo a dormir, etc, vi de tudo.

Compartilhar este post

Link para o post

Ligar a TV no final da eleição do Presidente da AR, e ver o Nuno Magalhães dizer que hoje é "um dia tristemente histórico porque a democracia foi derrotada...", pensar que pronto, lá estão eles a chorar e a ter dificuldades em perceber o que são eleições legislativas, para a seguir continuar e concluir com "...normalmente o partido com mais votos indica o presidente para a AR e isso é respeitado, é tradição, hoje a democracia perdeu", fez-me pensar se se lhes devia entregar uma cópia da constituição ou um dicionário.

Compartilhar este post

Link para o post

Esse discurso da tradição... :lol: é como o Enzo disse, isto a partir de agora é só mascáras a cair no grupo parlamentar PSD + CDS e a revelar a cara de deputados da União Nacional. :lol:

E o choro do PSD/CDS já era esperado. O Cavaco apesar daquele discurso tem zero de influência e eles [PàF] têm zero de poder na AR porque com a aliança PS+BE (e possivelmente mais CDU) ficam com um papel secundário. Isto nos próximos dias promete.

Editado por Lebohang

Compartilhar este post

Link para o post

Nuno Magalhães diz é dia "tristemente histórico"

Nuno Magalhães, líder do CDS, diz que a eleição de Ferro Rodrigues acontece num dia “tristemente histórico” e afirmou mesmo que a “democracia foi derrotada”.

LOOOOOOOOOOOOOOLLLLLLLLL

O que é isto? :lol:

Que triste :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

A noção democrática do CDS vê-se nestes coisas, saudades do tempo em que diziam estas maravilhas:

Não se iludam, portanto, aqueles que com ma fé pretendam interpretar o voto do CDS. O nosso voto é na essência do 25 de Abril, no reconhecimento efectivo da sua grandeza histórica, um voto revolucionário!

O nosso voto exprime o inconformismo e a frustração pela oportunidade que, na lei fundamental, se perdeu de mais democracia e de mais autêntico pluralismo.

... Enquanto votavam contra a primeira constituição subscrita realmente em democracia no nosso país.

Compartilhar este post

Link para o post

O meu avô diz que lhe cheira a Estado Novo.

Não é o único. E tendo em conta a eleição para o português do século, o facto de o Cavaco ter arrasado com os seus oponentes e a quantidade de vezes que oiço que no tempo do Salazar é que estávamos bem, diria que é disto que o povo gosta. E é legítimo. Agora que não se chame de democracia, porque isto de democracia não tem nada.

Compartilhar este post

Link para o post

Como especulador, o de agora porque simplesmente as contas nacionais e públicas estão certas e muito menos marteladas.

Como empregador, o de agora porque por 500 ou 600€ vais buscar quem há 4 anos te custava o dobro.

JGF a dizer com todas as letras que as contas foram manipuladas. Quando até este senhor o reconhece....

:-

Compartilhar este post

Link para o post

JGF a dizer com todas as letras que as contas foram manipuladas. Quando até este senhor o reconhece....

:-

Por isso é que escrevi "muito menos". E esse meu conterrâneo deixou de contar na minha lista de pessoas com moral para falar quando na altura da revisão dos escalões do IRS, fez aquela peça a dizer que quem ganha 6.000€ por ano "não é rico, é classe média".

e já agora, depois de ler o post do perep 3 vezes fiquei sem vontade de dizer mais nada...

Ligar a TV no final da eleição do Presidente da AR, e ver o Nuno Magalhães dizer que hoje é "um dia tristemente histórico porque a democracia foi derrotada...", pensar que pronto, lá estão eles a chorar e a ter dificuldades em perceber o que são eleições legislativas, para a seguir continuar e concluir com "...normalmente o partido com mais votos indica o presidente para a AR e isso é respeitado, é tradição, hoje a democracia perdeu", fez-me pensar se se lhes devia entregar uma cópia da constituição ou um dicionário.

os partidos que por cá temos, de ponta a ponta, lidam mal com a democracia e acham que quando as decisões não são a seu favor é porque não são democráticas.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Lotterer.

Cumps para o Cavaco, conseguiu uni-los todos.

:lol:

Que cruzada!

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...