Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Guest Dpitz

Tópico da Política e Economia

Publicações recomendadas

Sinceramente não acredito no que têm dito aqui.

Imensa gente sofreu com estas politicas e imensa gente tem vontade de se "vingar". E mal por mal vão optar por essa mudança (e uma possível esperança de mudança efectiva) e não pela continuidade daquilo que os prejudicou.

Aliás, é cíclico.

Não acreditas porque confundes o teu desejo pessoal com capacidade de análise, e a realidade não se altera por acharmos que está errada. E com um governo deste o mínimo que se exigia era o PS ter para já pelo menos 6 a 8 % de avanço nas sondagens.

Aliás, a continuar assim, o cenário de maioria absoluta da coligação, que parecia uma idiotice pegada há uns meses, passou de loucura a apenas improvável. Veremos como continua a evoluir, mas estou cada vez menos optimista com a saída destes loucos...

Se há coisa em que o arco da governação teve muito sucesso nos últimos 30 anos foi em conseguir convencer as pessoas que estamos condenados a não sair da cepa torta.

É exactamente isto. O tradicional "tem que ser assim".

Compartilhar este post

Link para o post

Eu apesar de tudo continuo a achar mais provável o PS ter mais votos que a coligação, agora o que acontece é que não vejo esse movimento de vingança contra o Passos e Portas, claro que isto é o meu ponto de vista, mas não vejo ninguém mais chateado com eles do que via há uns anos.

Da mesma forma que nunca houve nenhum levantamento popular digno desse nome nestes quatro anos também não estou à espera de ver nenhuma onda de revolta nas eleições seja contra quem for.

Se há coisa em que o arco da governação teve muito sucesso nos últimos 30 anos foi em conseguir convencer as pessoas que estamos condenados a não sair da cepa torta.

É o problema da memória curta. Entretanto o governo já despachou a troika e até já arranhou dinheiro para lhes pagar. Vivemos tempos tranquilos com promessas utópicas de melhoras.

Eu lembro-me por exemplo da maior manifestação de sempre desde o 25 de Abril em Setembro de 2012. Lembro-me das inúmeras manifestações em frente à assembleia da republica.

Lembro-me de tanta coisa má que prefiro qualquer alternativa à reeleição deste governo. Qualquer mesmo!

Compartilhar este post

Link para o post

Da mesma forma que nunca houve nenhum levantamento popular digno desse nome nestes quatro anos

Houve pois, e tu estiveste presente.

Editado por Vaart

Compartilhar este post

Link para o post

Eu lembro-me por exemplo da maior manifestação de sempre desde o 25 de Abril em Setembro de 2012. Lembro-me das inúmeras manifestações em frente à assembleia da republica.

Também te lembras que das grandes, grandes manifs nenhuma delas foi organizada por partidos? Muita gente está disposta a protestar, a sair para a rua, a votar em branco ou num candidato de protesto, mas não por vários motivos depois simplesmente não aparecem para votar.

Compartilhar este post

Link para o post

A política em Portugal precisa de um Podemos ou de um Syriza, um partido de esquerda que faça abanar o centro-direita, que os faça mudar algumas coisas, sairem da sua zona de conforto.

Não vejo é ninguém de esquerda capaz disso: O PC quando se transforma em CDU mete toda a sua cassete a funcionar, o BE com a Catarina Martins tornou-se algo rídiculo. Os restantes partidos não têm visibilidade, nem nenhum líder que os consiga fazer-se ouvir de forma a que sejam alternativa a alguma coisa.

Compartilhar este post

Link para o post

Não acreditas porque confundes o teu desejo pessoal com capacidade de análise, e a realidade não se altera por acharmos que está errada. E com um governo deste o mínimo que se exigia era o PS ter para já pelo menos 6 a 8 % de avanço nas sondagens.

Aliás, a continuar assim, o cenário de maioria absoluta da coligação, que parecia uma idiotice pegada há uns meses, passou de loucura a apenas improvável. Veremos como continua a evoluir, mas estou cada vez menos optimista com a saída destes loucos...

É exactamente isto. O tradicional "tem que ser assim".

Vocês acham que as pessoas vão esquecer estes últimos 4 anos e colocar de parte a esperança de mudança por causa de uns tiros nos pés do Costa. Eu não.

E sim, óbvio que é também o meu desejo pessoal. E acho que é assim que todas as pessoas descontentes vão votar.

Também te lembras que das grandes, grandes manifs nenhuma delas foi organizada por partidos? Muita gente está disposta a protestar, a sair para a rua, a votar em branco ou num candidato de protesto, mas não por vários motivos depois simplesmente não aparecem para votar.

Também me lembro das autárquicas (ou das europeias) onde o PSD saiu derrotado. Numa delas o grande vencedor até foi o PCP.

Compartilhar este post

Link para o post

O BE vai ser o novo PRD, nem sei se passa destas eleições. Eu até acho o contrário, o que faz falta é um partido de direita, é o único lado por onde eles podem ser abanados. Aliás, para mim é o ponto fraco da nossa democracia, à esquerda está tudo dividido de mais, enquanto que à direita começam sempre com 25-30% garantidos mesmo sem fazer nada.

E acho que é assim que todas as pessoas descontentes vão votar.

Eu infelizmente acho que a maioria dos descontentes não irão votar... :-|

Compartilhar este post

Link para o post

Há movimentos interessantes como o LIVRE e o AGIR que têm como apoiantes personalidades como o Ricardo Araújo Pereira, por exemplo, e que podem ir buscar muitos votos a essas pessoas que não votam.

Compartilhar este post

Link para o post

É o problema da memória curta. Entretanto o governo já despachou a troika e até já arranhou dinheiro para lhes pagar. Vivemos tempos tranquilos com promessas utópicas de melhoras.

Lembro-me de tanta coisa má que prefiro qualquer alternativa à reeleição deste governo. Qualquer mesmo!

Houve, pois, e tu estiveste presente.

Por ter lá estado, e mais do que uma vez, é que falo com conhecimento de causa. De levantamento popular e de "instabilidade social", como era costume na altura alertar-se não teve nada (a não ser os robocops terem aplicado o mesmo tratamento no pessoal que lá estava que costumam aplicar todas as semanas em estádios de futebol). Para além disso as consequências foram completamente nulas. Pode ter saído maior ajuntamento desde o 1º de Maio de '74 mas teve menos impacto que o corte da Ponte 25 de Abril em '94 ou a manifestação dos polícias contra polícias.

Se o problema são memórias curtas ou costas largas não sei, não estou a avaliar os portugueses estou só a partilhar as minhas expectativas em relação às eleições.

Compartilhar este post

Link para o post

Há movimentos interessantes como o LIVRE e o AGIR que têm como apoiantes personalidades como o Ricardo Araújo Pereira, por exemplo, e que podem ir buscar muitos votos a essas pessoas que não votam.

Estou mais uma vez a falar por mim, eu gosto muito do RAP, admiro-o, acho-o muito inteligente e não tenho dúvidas que faria um melhor trabalho que grande parte da nossa classe política, mas daí a votar num partido devido ao facto de ser apoiado por ele ainda vai uma grande distância.

Compartilhar este post

Link para o post

Deixa ver como se safam nas eleições. Se assumirem que querem ser poder, não passarem o tempo só a falar do que não concordam, se se conseguirem juntar sem fracturas, e se tiverem um tipo de discurso racional e ao mesmo tempo apaixonado... podem conseguir ao mesmo tempo apanhar as ruínas do BE, aproveitar algum eleitorado do PS que não está satisfeito e ir buscar alguns dos descontentes que não costumam votar.

São muitos ses, mas pode dar 10 a 15% daqui a 4 anos.

Compartilhar este post

Link para o post

A principal prova de que essas manifs gigantes não serviram para nada é o facto de nunca mais, desde há 2 ou 3 anos, ter havido nada parecido e de não haver a minima disposição ou vontade da generalidade das pessoas participarem de novo massivamente em acções de protestos. Quer porque já viram que no actual estado das coisas isso não tem consequências, quer porque não se identificam com as convocatórias

A meu ver isto nem tem de ser mau já que uma vez que o descontentamento permanece, talvez o que tenha de se alterar é a forma como se expressa. Aí há que dar largas à criatividade já que oportunidades não faltam.

Quanto às eleições, o que prevejo acima de tudo é mais uma maioria da abstenção, por goleada.

Compartilhar este post

Link para o post

O BE vai ser o novo PRD, nem sei se passa destas eleições. Eu até acho o contrário, o que faz falta é um partido de direita, é o único lado por onde eles podem ser abanados.

A direita em PT é composta na maioria por tachistas que andam à procura de mama e vêm que é mais fácil andarem nos do costume. O forte deles são os golpes palacianos, basta ver como o Paulinho voltou ao poder no PP ou como subiu à 1a vez, o Passos Coelho outro igual. Podes também juntar o António Costa ou o Sócrates que apesar dizerem serem de esquerda se sabe o que são.

O que a direita soube fazer, e bem melhor que a esquerda, foi colocar e dar visibilidade aos seus opinion makers.

Compartilhar este post

Link para o post

A direita em PT é composta na maioria por tachistas que andam à procura de mama e vêm que é mais fácil andarem nos do costume. O forte deles são os golpes palacianos, basta ver como o Paulinho voltou ao poder no PP ou como subiu à 1a vez, o Passos Coelho outro igual. Podes também juntar o António Costa ou o Sócrates que apesar dizerem serem de esquerda se sabe o que são.

O que a direita soube fazer, e bem melhor que a esquerda, foi colocar e dar visibilidade aos seus opinion makers.

A direita em Portugal é composta por gente que ainda tem receito de o admitir porque por cá quem "é de direita é fascista e não democrático". E em cima disso, não se revêm minimamente no PSD ou no PP. Principalmente, mas não só, pelas razões que apresentaste.

Compartilhar este post

Link para o post

O Seguro era tão pouco carismático quanto o Costa, e o que está a acontecer agora com o PS acontecia com o Seguro na mesma ou pior, aliás a queda nas sondagens do PS iniciou-se com o Seguro e culminou com uma vitória muito muito fraquinha nas europeias, eleições essas que o Seguro estupidamente, tentou tornar em pré legislativas. O Costa não tem carisma mas as pessoas conhecem trabalho feito, nomeadamente na câmara municipal de Lisboa e ministério da justiça, quem era o Seguro antes de ser SG do PS? Nada...

Eu não tenho nada contra o Seguro, até o acho simpático e um tipo correto, e noutros tempos, poderia dar um bom líder da oposição e quiçá, Primeiro-Ministro mas no tempo que esteve não deu, não só por culpa dele, mas ele também falhou. E como falhou é natural que seja desafiado politicamente porque a Democracia é mesmo assim...

O Seguro faz-me lembrar o Ed Miliband.

Em alguns Países da Europa muito da esquerda está a regressar às raízes mais social democratas e menos social liberais. Começou com a eleição do Stefan Lofven na Suécia, depois a eleição do Syriza e agora a eminente vitória do Corbyn nas primárias do Labour. Mesmo nos Estados Unidos o Bernie Sanders está a alcançar uma visibilidade que ninguém esperava e em alguns Estados aparece à frente da Hillary, algo inimaginável.

Editado por ascom

Compartilhar este post

Link para o post

O que as pessoas mais se devem lembrar é do Costa a Ministro da Justiça...

Compartilhar este post

Link para o post

raízes mais social democratas

depois a eleição do Syriza

does not compute :estrelas:

é que eles e o new labor são exactamente ao contrário...

Compartilhar este post

Link para o post

Imensa gente sofreu com estas politicas e imensa gente tem vontade de se "vingar". E mal por mal vão optar por essa mudança (e uma possível esperança de mudança efectiva) e não pela continuidade daquilo que os prejudicou.

E imensa gente já se esqueceu do sofrimento em que o país esteve mergulhado em 2011/2012 e andam aí a ser comidos pelos supostos números positivos do desemprego, crescimento do PIB e da dívida, achando que o país está bom e recomenda-se e a coligação é a principal responsável por tal feito.

Compartilhar este post

Link para o post

O que as pessoas mais se devem lembrar é do Costa a Ministro da Justiça...

A verdade é que esteve lá e fez coisas e o Seguro?

Giz, a social democracia tem raízes muito mais à esquerda do que os atuais partidos sociais democratas são. Se fores comparar o espírito do programa do Syriza com o programa do Jeremy Corbyn ou do Labour até ao fim dos anos 80 não encontras muitas diferenças.

Eu quis mesmo deixar claro que o New Labour e o Red Labour(Corbyn) não têm mesmo nada a ver.

Editado por ascom

Compartilhar este post

Link para o post

Giz, a social democracia tem raízes muito mais à esquerda do que os atuais partidos sociais democratas são. Se fores comparar o espírito do programa do Syriza com o programa do Jeremy Corbyn ou do Labour até ao fim dos anos 80 não encontras muitas diferenças.

e eu fiz aquele comentário porque não sei o que é a social democracia 8-)

O Labour dos anos 80 também não era social democrata :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

e eu fiz aquele comentário porque não sei o que é a social democracia 8-)

O Labour dos anos 80 também não era social democrata :compinchas:

Pelo menos o Labour que se apresentou às eleições de 1983 e levou uma sova era social democrata

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

Se o PS perde as eleições é apenas o maior fail de sempre.

Mais dado que isto era impossível, em condições normais nem campanha precisavam de fazer para ganhar. Mas não, conseguiram f*der tudo como só o PS é capaz de fazer. É impressionante a capacidade do partido para meter a pata na poça.

De qualquer forma aguardam-nos tempos interessantes. Eleições no Labour com a possibilidade do politico inglês mais de esquerda que algum de nós se lembra se tornar líder, eleições na Grécia, eleições para o parlamento da Catalunha com uma coligação assumidamente independentista a disputar a vitória com uma coisa do tipo "Podemos", eleições em Portugal, eleições no Estado espanhol e eleições na Turquia provocadas pelo partido pró-curdo que impediu uma maioria absoluta dos islamitas que tentam agora ilegaliza-lo.

May you live in interesting times

E vai haver algumas mudanças significativas no próximo ano em alguns partidos em Espanha :)

A principal prova de que essas manifs gigantes não serviram para nada é o facto de nunca mais, desde há 2 ou 3 anos, ter havido nada parecido e de não haver a minima disposição ou vontade da generalidade das pessoas participarem de novo massivamente em acções de protestos. Quer porque já viram que no actual estado das coisas isso não tem consequências, quer porque não se identificam com as convocatórias

A meu ver isto nem tem de ser mau já que uma vez que o descontentamento permanece, talvez o que tenha de se alterar é a forma como se expressa. Aí há que dar largas à criatividade já que oportunidades não faltam.

Quanto às eleições, o que prevejo acima de tudo é mais uma maioria da abstenção, por goleada.

houve a marcha de 6 de junho de 2015.

100.000 pessoas, segundo a policia

Editado por Dpitz

Compartilhar este post

Link para o post
A verdade é que esteve lá e fez coisas e o Seguro?

E o Seguro não é nada politicamente.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...