antifa Publicado 3 Novembro 2015 Que show do ministro em Albufeira. Por favor não deitem o governo abaixo. Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 3 Novembro 2015 justo é que nós contribuintes pagemos os prejuizos a quem nao fez seguro...btw IVA a 23%, impostos altos, mas isso é só na restauracao? Mais justo ainda é continuar a haver gente à espera das indemnizações das cheias de há sete anos... Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 3 Novembro 2015 (editado) Ainda por cima quando situações destas resultam normalmente de um mau planeamento urbano, culpa do... Estado. Editado 3 Novembro 2015 por Peplin Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 3 Novembro 2015 Ainda por cima quando situações destas resultam normalmente de um mau planeamento urbano, culpa do... Estado. Do Estado ou das Câmaras? Compartilhar este post Link para o post
Cabeça de giz Publicado 3 Novembro 2015 Portugal em 7.º lugar no combate à evasão fiscal na Europa ah e tal, no norte da europa paga-se o os impostos, cá é que é tudo a fugir... Compartilhar este post Link para o post
Enzo Dios Perez Publicado 3 Novembro 2015 Bom título. Isso é só sobre o Iva. Compartilhar este post Link para o post
Cabeça de giz Publicado 3 Novembro 2015 Bom título. Isso é só sobre o Iva. que é o imposto maior. e o único que pode ser contabilizado aproximadamente. E... "só" porquê? Achas que nos outros impostos a realidade é diferente? Cá foge-se e nos ditos países evoluídos não se foge nada? 8-) Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 3 Novembro 2015 que é o imposto maior. e o único que pode ser contabilizado aproximadamente. E... "só" porquê? Achas que nos outros impostos a realidade é diferente? Cá foge-se e nos ditos países evoluídos não se foge nada? 8-) Acho que ele mais depressa mete um pau de vassoura no cú do que admite que alguma coisa está a ser bem feita por cá. Compartilhar este post Link para o post
Enzo Dios Perez Publicado 3 Novembro 2015 que é o imposto maior. e o único que pode ser contabilizado aproximadamente. E... "só" porquê? Achas que nos outros impostos a realidade é diferente? Cá foge-se e nos ditos países evoluídos não se foge nada? 8-) Não sei o que se passa nos outros países. Infelizmente sei o que se passa em Portugal porque lido diariamente com uma pessoa que anda nesses meios e ouço com cada história de bradar aos céus. E não estamos a falar de pessoas com influência política ou que ocupem cargos importantes. E não me vou alongar mais porque este assunto só serve para ne irritar. Compartilhar este post Link para o post
Cabeça de giz Publicado 3 Novembro 2015 Não sei o que se passa nos outros países. Infelizmente sei o que se passa em Portugal Ah as saudades que eu tinha desse argumento :mrgreen: o que eu estou a dizer é que nós (pessoas da rua, tvs, politicos) temos quase imbutido um discurso que repetidamente fala em fraude fiscas, fuga ao fisco, economia paralela. Com isso justificamos todas as barbáries que a máquina fiscal faz. E sempre com a ideia subconsciente que um dia "vamos estar livres da corrupção, da fuga ao fisco, da fraude, como nos países do norte da europa". A ideia simplesmente é de atrasaditos à beira mar plantados, que só vemos o mal e somos os 1os a dizer o pior do que se faz por cá. E a verdade, é que temos uma economia paralela semelhante à restante europa, não somos mais corruptos nem fugimos mais ao fisco que os outros, até pelo contrário. O que também significa que a carga fiscal é tremenda, tanto pelo valor % como pelo englobamento. Tem mais impacto por não lhe fugir nada. e nos outros impostos é igual, já que começaste por dizer "título enganador" antes de passares ao argumento brilhante. Se vamos então ao IRC é de rir, a famosa indústria transformadora de Roterdão e do Luxemburgo... Recepciono no meu trabalho todos os meses pelo menos 2M€ de matérias primas produzidas em Tarragona, Ferrara, Dunkerque, Gelsenkirchen. Morada de facturação? Holanda. Deve ser para poderem ir de bicicleta levar as facturas ao barco... Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 4 Novembro 2015 Do Estado ou das Câmaras? Quando eu digo Estado, incluo as Câmaras. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 4 Novembro 2015 Roménia: Incêndio em discoteca precipita demissão de PM Claramente, não sabem fazer política à séria na Roménia. Ainda não aprenderam a usar a cartada de Deus. que é o imposto maior. e o único que pode ser contabilizado aproximadamente. E... "só" porquê? Achas que nos outros impostos a realidade é diferente? Cá foge-se e nos ditos países evoluídos não se foge nada? 8-) Devem fugir, mas não tanto quanto cá. Isso depende de várias coisas, entre elas o facto das pessoas verem no quotidiano o retorno dos impostos (bem altos) que pagam - ensino verdadeiramente gratuito, por exemplo. Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 4 Novembro 2015 (editado) Devem fugir, mas não tanto quanto cá. Isso depende de várias coisas, entre elas o facto das pessoas verem no quotidiano o retorno dos impostos (bem altos) que pagam - ensino verdadeiramente gratuito, por exemplo. Mesmo que houvesse 0% de fuga aos impostos e mesmo que estes fossem tão altos como na Escandinávia, por exemplo, continuavas a não poder oferecer o que eles oferecem. Desde logo porque a receita bruta que eles têm é enorme quando comparada com Portugal. E depois, tu vês o retorno dos teus impostos, tens ensino gratuito, tens segurança gratuita, tens um sistema de saúde praticamente gratuito, tens toda uma panóplia de subsídios e reformas, etc. Podes dizer que, pessoalmente, achas que pagas demasiado para o que recebes. Mas isso não é verdade, e se fores comparar a receita fiscal com a despesa do estado nas áreas enumeradas, vais reparar nesse facto ;) O problema é a maior parte das pessoas dar tudo por garantido. Editado 4 Novembro 2015 por Visitante Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado 4 Novembro 2015 Ghelthon, o facto de as pessoas nesses Países ganharem mais, fará com que descontem também mais e, como consequência, o retorno dos seus impostos será igualmente mais elevado. Assim, a canalização desses fundos será mais eficaz e afetará um maior número de áreas. Essa é a grande diferença entre nós (Portugal) e os Países do Norte da Europa. Consegues imaginar uma pessoa que ganha 585€ descontar 50% do seu vencimento para que possa desfrutar de um ensino e saúde totalmente gratuitos? A pessoa, eventualmente, até poderia concordar, mas com que dinheiro sobreviveria até ao final do mês? As casas, sejam próprias ou arrendadas, têm que ser pagas, as pessoas precisam de alimentação, para ir trabalhar é necessário passe para os transportes públicos, etc. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 4 Novembro 2015 É evidente que há diferenças, mas as diferenças no funcionamento dos sistemas não é proporcional. O nosso ensino é cada vez menos gratuito, o mesmo para a saúde, as reformas cada vez mais baixas e menos duradouras, etc. Mas claro, estamos a comparar coisas incomparáveis. Nós nunca seremos como eles. Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 4 Novembro 2015 Ainda por cima quando situações destas resultam normalmente de um mau planeamento urbano, culpa do... Estado. E nós contribuintes de Lisboa, Porto etc, temos de pagar a uns camararios que fizeram mau planeamento e que foram eleitos pelas mesmas pessoas que necessitam da indeminizacao...faz todo o sentido. E quem tem seguro, para a proxima é melhor nao ter porque vai existir quem pague se algo acontecer... La estao voces que o estado tem de cuidar de toda a gente como se fossem criancinhas... Compartilhar este post Link para o post
Lip McBoatface Publicado 4 Novembro 2015 La estao voces que o estado tem de cuidar de toda a gente como se fossem criancinhas... A noção de um país e dum Estado como o nosso pressupõe a colaboração de todos os cidadãos para haver um suporte nestes casos. Um dia podes ser tu, amanhã podem ser outros. Se houve negligência, ilegalidades ou puro amadorismo nestas obras num sítio que não o teu, o sistema judicial está lá para condenar essa pessoa, multá-la se possível e reaver algum, se não todo, do dinheiro que tu pagaste por esta situação. Se não houve ilegalidades, faz parte do sistema em que vivemos e usa-se esse dinheiro para ajudar as pessoas que sofreram por um acontecimento que não conseguem controlar. E o Estado não se pode reger consoante a existência de companhias de seguros, quanto elas cobram, Tu pagas por um ensino público, por um serviço de saúde, por ruas limpas e a recolha do lixo, mas podes nem sequer ir aprender para uma escola pública, ou alguma vez ter de ir ao hospital, ou nunca passar naquela rua ou deitar o teu lixo no quintal... e então? Como farias para contabilizar quanto cada um pagava consoante o uso que faria de cada serviço público? Não consegues. Portanto o que se faz nesse caso? Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 4 Novembro 2015 É evidente que há diferenças, mas as diferenças no funcionamento dos sistemas não é proporcional. O nosso ensino é cada vez menos gratuito, o mesmo para a saúde, as reformas cada vez mais baixas e menos duradouras, etc. Mas claro, estamos a comparar coisas incomparáveis. Nós nunca seremos como eles. Mas não é proporcional porquê? Em que é que te baseias para dizer isso? Porque é que dizes que o sistema de ensino é cada vez menos gratuito? Porque não dão os livros às crianças? Porque tens de pagar propinas no Ensino Superior que não chegam a 1/5 dos gastos que têm com os alunos? E o sistema de saúde? Que eu saiba, não pagas quase nada dos exames e intervenções cirúrgicas a que és sujeito. Provavelmente estarás a pensar nas taxas moderadoras, mas isso cobre uma ínfima parte das despesas de saúde, servem apenas para impedir abusos na requisição destes serviços. Reformas cada vez mais baixas e menos duradouras... tem a ver com a sustentabilidade do sistema da Segurança Social. Todos gostaríamos de ser como os gregos de há uns anos, mas alguém há-de pagar a factura mais tarde. Nós temos regalias consideráveis para o que descontamos, e se não estão ao nível dos estados desenvolvidos da Europa, vêm imediatamente atrás, o que já quer dizer algo. O que se pode argumentar é que há ineficiências no sistema de saúde, no sistema fiscal, no sistema da segurança social, no sistema de ensino, etc, e que poderíamos usufruir de um melhor funcionamento destas contrapartidas. E aí concordo que há algumas coisas por fazer, mas não nos podemos queixar de que esses assuntos não têm vindo a ser tratados, não só na última legislatura mas, de certa forma, na generalidade dos governos na última década. E o Paulo Macedo é, a meu ver, um dos grandes responsáveis da optimização que tem vindo a ser gradualmente feita, primeiro na Direcção Geral dos Impostos, e depois no Ministério da Saúde :) Compartilhar este post Link para o post
sepa Publicado 4 Novembro 2015 Já se falam em algumas medidas do acordo de esquerda, não sei se já colocaram antes ou não. http://observador.pt/2015/11/04/acordo-a-esquerda-ja-se-conhecem-as-primeiras-medidas/ Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 4 Novembro 2015 Quando eu digo Estado, incluo as Câmaras. Mas é diferente não? O Governo é PSD, mas a câmara pode ser de qualquer partido. O Governo acaba por não ter "culpa" se o projecto de requalificação da estrada de Montemor-o-Velho não foi realizada com a drenagem que devia. Tenho ideia que são coisas diferentes. A culpa aqui é das autarquias. Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 4 Novembro 2015 Eu quando falo em Estado penso quer no governo central quer nos governos locais. Compartilhar este post Link para o post
Solero Publicado 4 Novembro 2015 Que culpa tem o estado das supostas ilegalidades cometidas pelo Presidente da Câmara do concelho onde vivo, que por sinal é PS? Compartilhar este post Link para o post
rozas Publicado 4 Novembro 2015 Que culpa tem o estado das supostas ilegalidades cometidas pelo Presidente da Câmara do concelho onde vivo, que por sinal é PS? Estado =/= Governo Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 4 Novembro 2015 Eu quando falo em Estado penso quer no governo central quer nos governos locais. Já percebi que errei na compreensão dos termos ;) Compartilhar este post Link para o post
Stout Publicado 4 Novembro 2015 (editado) Mas não é proporcional porquê? Em que é que te baseias para dizer isso? Porque é que dizes que o sistema de ensino é cada vez menos gratuito? Porque não dão os livros às crianças? Porque tens de pagar propinas no Ensino Superior que não chegam a 1/5 dos gastos que têm com os alunos? E o sistema de saúde? Que eu saiba, não pagas quase nada dos exames e intervenções cirúrgicas a que és sujeito. Provavelmente estarás a pensar nas taxas moderadoras, mas isso cobre uma ínfima parte das despesas de saúde, servem apenas para impedir abusos na requisição destes serviços. Reformas cada vez mais baixas e menos duradouras... tem a ver com a sustentabilidade do sistema da Segurança Social. Todos gostaríamos de ser como os gregos de há uns anos, mas alguém há-de pagar a factura mais tarde. Nós temos regalias consideráveis para o que descontamos, e se não estão ao nível dos estados desenvolvidos da Europa, vêm imediatamente atrás, o que já quer dizer algo. O que se pode argumentar é que há ineficiências no sistema de saúde, no sistema fiscal, no sistema da segurança social, no sistema de ensino, etc, e que poderíamos usufruir de um melhor funcionamento destas contrapartidas. E aí concordo que há algumas coisas por fazer, mas não nos podemos queixar de que esses assuntos não têm vindo a ser tratados, não só na última legislatura mas, de certa forma, na generalidade dos governos na última década. E o Paulo Macedo é, a meu ver, um dos grandes responsáveis da optimização que tem vindo a ser gradualmente feita, primeiro na Direcção Geral dos Impostos, e depois no Ministério da Saúde :) "Optimização" Editado 4 Novembro 2015 por Stout Compartilhar este post Link para o post