Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Guest Dpitz

Tópico da Política e Economia

Publicações recomendadas

Visitante

O Iglesias ou os jornalistas?

É que, sem saber se o Iglesias tem razão, ou não, os jornalistas só lhe dão essa razão mostrando uma enorme falta de profissionalismo.

O homem acusou-os de serem maus profissionais, de mentir aos leitores e apontou um a um, chamando-os pelos nomes. Acho que foi uma reacção perfeitamente compreensível.

Compartilhar este post

Link para o post

O Iglesias ou os jornalistas?

É que, sem saber se o Iglesias tem razão, ou não, os jornalistas só lhe dão essa razão mostrando uma enorme falta de profissionalismo.

Os jornalistas. Falar é sempre mais fácil do que ouvir.

Compartilhar este post

Link para o post

O homem acusou-os de serem maus profissionais, de mentir aos leitores e apontou um a um, chamando-os pelos nomes. Acho que foi uma reacção perfeitamente compreensível.

Tudo verdades, os meninos é que não as aguentam ouvir.

He made it!

Compartilhar este post

Link para o post

Parece que os estivadores paralisaram completamente o porto de Lisboa, de forma que não há navios a entrar nem a sair. :medinho:

Foi. Ontem acho que não saiu nada.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Foi. Ontem acho que não saiu nada.

Dito por quem lá trabalha, o gabinete da ministra pediu um jeitinho para não sair nada. Também achei estranho.

Tudo verdades, os meninos é que não as aguentam ouvir.

Não digo que não, mas mesmo assim :biggrin:

E essa do José Gomes Ferreira :prayer:

Editado por Visitante

Compartilhar este post

Link para o post

Então e novidades sobre os Panama Papers e os Portugueses envolvidos? Parece que de repente deixou de ser um assunto importante.

Editado por Woyzeck

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Então e novidades sobre os Panama Papers e os Portugueses envolvidos? Parece que de repente deixou de ser um assunto importante.

Estando o Expresso a tratar disso, é normal que muitos dos amigos do Balsemão tenham pedido para fazer o jeito, infelizmente.

Compartilhar este post

Link para o post

Tens o envolvimento do padrinho de Passos Coelho, Ângelo Correia, Pedro Queiroz Pereira (o homem que acusou Ricardo Salgado de ter um problema com a verdade) e dois elementos da família Champalimaud.

Compartilhar este post

Link para o post

Tens o envolvimento do padrinho de Passos Coelho, Ângelo Correia, Pedro Queiroz Pereira (o homem que acusou Ricardo Salgado de ter um problema com a verdade) e dois elementos da família Champalimaud.

EM resumo, continuação das novidades anteriores: nada de novidades.... :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Não sei se era teu intuito, mas o facto de o PQP ter contas em offshores não faz dele mentiroso ou criminoso. ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei se era teu intuito, mas o facto de o PQP ter contas em offshores não faz dele mentiroso ou criminoso. ;)

não é para já, mas ainda vão aparecer nomes em que essa frase faz mesmo algum sentido.

Compartilhar este post

Link para o post

E eu deixei implícita alguma dessas coisas? :-k

Muita gente pode não conhecer o Pedro Queiroz Pereira, mas talvez se lembrem melhor dele se disser que foi o homem que disse que o Ricardo Salgado tinha um problema com a verdade na CPI ao BES/GES.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

E eu deixei implícita alguma dessas coisas? :-k

Muita gente pode não conhecer o Pedro Queiroz Pereira, mas talvez se lembrem melhor dele se disser que foi o homem que disse que o Ricardo Salgado tinha um problema com a verdade na CPI ao BES/GES.

Sim, é isso. Mas o tipo é bastante conhecido, quanto mais não seja pela cara inchada :lol: por isso é que estranhei a relação entre os offshores e o Salgado :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Hoje saíram dados da execução orçamental do primeiro trimestre. O Défice ficou 108 milhões acima do período homólogo.

Trump limpa os 5 estados hoje.

Editado por ascom

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

A vontade de valorizar mais o número de pontos que escreve o que o conteúdo faz com que, na verdade, não desminta nada daquilo que está no vídeo.

Desde logo, no ponto 1, mostra a má interpretação do vídeo: lá não é dito que a economia apenas tem crescido por causa do consumo, ou sequer que este tenha crescido, mas sim que o peso do consumo interno em percentagem do PIB é muito elevada. No ponto 2, tudo bem, mas ninguém disse que uma coisa impedia a outra. No ponto 3, mais uma vez tudo certo, falta é saber onde é que isso é desmentido no vídeo? Eles falam em crescimento das exportações para dinamizar a economia, o que acontecerá sempre enquanto esse crescimento for superior ao das importações. Ponto 4: o que é que isso interessa? Um país de pequena dimensão, com mercado interno bastante reduzido, tem de se virar para o mercado externo se quer ter contas saudáveis. O que se aplica a estes, não tem necessariamente de se aplicar a outros países (e no próprio video, falam na França, Espanha, Itália e Reino Unido como tendo grandes mercados internos que suportem a sua economia). Ponto 5: mais uma vez verdade, mas a comparação foi feita com países da mesma dimensão - no qual se inclui a Bélgica. Uns vão ter mais vantagens comparativas, outros menos. A República Checa, a Hungria e a Áustria não têm sequer portos, e exportam bastante mais do que nós em percentagem do PIB. Qual é a desculpa para estes?

Concluindo, escreveu um post muito bonito, com vários factos e tal e que certamente irá agradar a uma boa parte dos eleitores de esquerda mais incautos. Só se esqueceu foi de refutar a conclusão do vídeo , o que na verdade acaba por ser normal, já não apresentou nenhum argumento contra a ideia lá debatida :lol:

Já agora, grande César! O pai César, a mulher, o filho, a nora e o irmão

Editado por Visitante

Compartilhar este post

Link para o post

Esse video do Expresso é uma grande treta. As únicas coisas certas que diz são os dados. Agora as leituras são muito fracas.

Nem vou entrar no básico que é distinguir correlação de causalidade, porque só isso chega para desacreditar o video.

Começando pelo fim, aquele mapa com os países (suécia, republica checa, austria, belgica, hungria e grécia) é a maior leitura enviesada dos dados que alguma vez assisti. É óbvio que a suecia, a rc, hungia tenham mais exportações que portugal. Isto porque têm moeda propria e podem desvaloriza-la fazendo assim com que as suas exportações sejam baratissimas. Dos que tem euro, tirando a bélgica que ja foi explicado pelo paes mamede, têm valores semelhante aos de pt.

E depois a argumentação desleal de que, portugal como depende do consumo cresce pouco. Que tal ver quanto cresceu o consumo quando se analisa isto? e que tal, e ele fala disso, que o consumo português é assente em importações? agora falta é lembrar que as exportações não são uma fonte imaculada de rendimento, uma vez que também assenta numa parte significativa de importações!

Mas este video surgiu com base na afirmação da catarina martins, cuja afirmação é lógica. Concentrar só nas exportações, ou melhor, uma economia assente so nas exportações não é a solução. Basta a ideia mais básica de não por todos os ovos no mesmo cesto. Para mim um mercado interno forte e exportações fortes são a solução para o país.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

A Bélgica até pode beneficiar bastante no que toca às exportações do porto de Antuérpia, mas a verdade é que Portugal também tem uma localização estratégica como potencial entrada na Europa vinda da América, e nem assim esse potencial é aproveitado convenientemente. Entre gestão pública do porto de Lisboa (agravada pelas constantes greves, altas taxas portuárias e ineficiências operacionais), pequena dimensão do porto de Sines e isolamento do país no que toca aos caminhos ferroviários de mercadorias, entre outros factores, vamos estar sempre em desvantagem em relação aos outros países.

Depois no último parágrafo, nunca vi ninguém defender que o caminho está apenas nas exportações (posso andar desatento). E mesmo quando se fala em exportações, na verdade o que muita gente menos informada gostaria de referir é "balança comercial", penso. E eu, pessoalmente, até acho que mesmo com um mercado interno praticamente estagnado, o país conseguiria crescer bastante se fossem feitos os investimentos certos nas áreas onde os produtos nacionais poderão ser competitivos face aos produtos importados (sendo a agro-pecuária e a indústria têxtil dois dos mais fortes exemplos).

Editado por Visitante

Compartilhar este post

Link para o post

A Bélgica até pode beneficiar bastante no que toca às exportações do porto de Antuérpia, mas a verdade é que Portugal também tem uma localização estratégica como potencial entrada na Europa vinda da América, e nem assim esse potencial é aproveitado convenientemente. Entre gestão pública do porto de Lisboa (agravada pelas constantes greves, altas taxas portuárias e ineficiências operacionais), pequena dimensão do porto de Sines e isolamento do país no que toca aos caminhos ferroviários de mercadorias, entre outros factores, vamos estar sempre em desvantagem em relação aos outros países.

Depois no último parágrafo, nunca vi ninguém defender que o caminho está apenas nas exportações (posso andar desatento). E mesmo quando se fala em exportações, na verdade o que muita gente menos informada gostaria de referir é "balança comercial", penso. E eu, pessoalmente, até acho que mesmo com um mercado interno praticamente estagnado, o país conseguiria crescer bastante se fossem feitos os investimentos certos nas áreas onde os produtos nacionais poderão ser competitivos face aos produtos importados (sendo a agro-pecuária e a indústria têxtil dois dos mais fortes exemplos).

1º Paragrafo: Tens toda a razão! Mas concordas comigo que não é comparável com portugal, certo? Claro que nos poderíamos ser essa porta. Poderíamos muita coisa se houvesse dinheiro para canalizar para o investimento público. Por exemplo o tal TGV de sines até a Espanha que ligue com França, juntamente com um investimento nas condições do porto de sines e talvez pudéssemos ter uma mini Antuérpia. Sendo que isto poderia ser um rastilho a nível de crescimento e desenvolvimento para a economia local. E o dinheiro?

2º Paragrafo: Ai não? Então qual é a ideologia da Troika para pt juntamente com o último governo? É que os resultados das políticas tomadas nos últimos 4 anos fizeram com que a destruição do mercado interno fosse maior do que o que seria expectável com a crise. As exportações portuguesa têm por natureza nos últimos 15 anos uma tendência crescente e não porque houve alguma media que a potenciasse nos ultimo anos. Minto a destruição do mercado interno teve influência sobre o aumento das exportações.

É preciso que o mercado interno cresça para que a economia possa ter um crescimento sustentável! Obviamente que não se pode descurar as exportações mas essas são mais afectadas por efeitos externos no curto prazo que efeitos internos.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

1º Paragrafo: Tens toda a razão! Mas concordas comigo que não é comparável com portugal, certo? Claro que nos poderíamos ser essa porta. Poderíamos muita coisa se houvesse dinheiro para canalizar para o investimento público. Por exemplo o tal TGV de sines até a Espanha que ligue com França, juntamente com um investimento nas condições do porto de sines e talvez pudéssemos ter uma mini Antuérpia. Sendo que isto poderia ser um rastilho a nível de crescimento e desenvolvimento para a economia local. E o dinheiro?

2º Paragrafo: Ai não? Então qual é a ideologia da Troika para pt juntamente com o último governo? É que os resultados das políticas tomadas nos últimos 4 anos fizeram com que a destruição do mercado interno fosse maior do que o que seria expectável com a crise. As exportações portuguesa têm por natureza nos últimos 15 anos uma tendência crescente e não porque houve alguma media que a potenciasse nos ultimo anos. Minto a destruição do mercado interno teve influência sobre o aumento das exportações.

É preciso que o mercado interno cresça para que a economia possa ter um crescimento sustentável! Obviamente que não se pode descurar as exportações mas essas são mais afectadas por efeitos externos no curto prazo que efeitos internos.

Concordo contigo, mas concordei mais quando falaste nos países com moeda própria :mrgreen: De qualquer forma, um TGV não teria qualquer efeito prático nas exportações, teria de ser uma linha de bitola europeia (cuja ideia foi lançada no tempo do ASP, e até agora, nicles). E quanto ao dinheiro, Portugal e Espanha beneficiam de fundos estruturais, que os aproveitem para este tipo de projectos fundamentais, e que se deixem de obras de proximidade para agradar a populações locais e que depois não tem qualquer impacto no crescimento do país.

Não acredito que a intenção fosse a de destruir o mercado interno e apontar baterias apenas para as exportações. Claro que cortar nos gastos públicos e nos rendimentos das famílias levaria invariavelmente a um quebra do consumo/investimento em Portugal, mas o que se passou em 2011 foi um sinal flagrante de como foram substimados os efeitos dos multiplicadores económicos. E foram tomadas medidas amigas das exportações, já cheguei a falar disso - houve uma clara expansão e fortalecimento da AICEP em diversas partes do globo, houve uma aposta forte no turismo, foram criadas linhas de crédito para PME's exportadoras, foi criada a marca "Portugal sou eu" com todas as iniciativas e apoios que daí advêm, etc. E o facto de termos atingido a dada altura um excedente na balança comercial também foi em boa parte devido à diminuição brutal das importações, mas não podemos justificar tudo com a quebra do consumo. Aliás, estava aqui a consultar os dados do INE, e desde 2011-15: as importações aumentaram 4.3% (preços correntes), enquanto que as exportações aumentaram quase 20% (não coloco aqui gráfico porque estou a ver num ficheiro do Excel, mas facilmente deves encontrar estes valores).

No teu último parágrafo, certíssimo. Mas não nos podemos preocupar sempre com o curto prazo e não ter uma estratégia comum às várias forças partidárias que garantam melhores condições para que o país saia desta crise reforçado. É que Portugal tem bastante mais potencial do que aparenta, e acho que com coisas tão simples (e que até deveriam ser consensuais por cá) como a melhoria de algumas infraestruturas com impacto na produção nacional (recorrendo aos fundos comunitários), diminuição da burocracia, estabilidade no fiscal, coordenação entre o Ensino Superior e o Sector Empresarial e aproveitamento dos nossos recursos naturais, teríamos tudo para sermos bastante mais competitivos. E não teria efeitos exclusivos na balança comercial, mas sim na economia como um todo (não esquecer que a aposta nas exportações se traduz também numa melhoria do investimento e do emprego, o que por si só será uma ajuda bastante significativa para o arranque do mercado interno). :)

Compartilhar este post

Link para o post

Um jornalista da SER foi despedido por mencionar o envolvimento do dono da PRISA (empresa que detém bastantes dos meios de comunicação social em Espanha incluindo a SER) nos Panama Papers.

A PRISA é também dona da TVI em Portugal através da Media Capital.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...