Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Guest Dpitz

Tópico da Política e Economia

Publicações recomendadas

A maioria já deve ter sido abafado para não chatear os amigos.

Compartilhar este post

Link para o post

Verdade.

Compartilhar este post

Link para o post

Por exemplo, o próprio Expresso, responsável por esta investigação, tem nomes de jornalistas seus envolvidos neste esquema. Algo que o próprio Expresso já confirmou mas recusou-se a dar nomes.

O que o Expresso e a TVI estão a fazer é uma batota. Limitam-se a dizer que sim, que há politicos e outras figuras importantes envolvidas mas não lançam nomes. Apenas de gente que não fará grande mossa.

E sim, deve haver gente importante a fazer muita força para não sair nada.

Editado por Woyzeck

Compartilhar este post

Link para o post

O que é que se passou entre PS e PCP? Ouvi uma declaração da Cristas sobre o Jerónimo ter saído do plenário ontem aquando da votação do PEC.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

O imposto baixar é que está quieto.

Supostamente seria apreciado o imposto de 3 em 3 meses, deve estar para breve. O problema é que o que baixa aqui sobre noutro sitio...

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém me pode explicar as 35h para trabalhadores da função publica? Segundo li, neste momento trabalham mais de 35h e há discussões para que voltem a trabalhar apenas 35h por semana, estou correcto?

Porquê que um trabalhador 'normal' faz 40h e os da função publica defendem as 35h semanais? É por trabalharem para o Estado?

É que vejo tantas notícias em relação a isto mas não encontro a 'importância' desta questão, comparando com tantos outros problemas que existem em Portugal.

Compartilhar este post

Link para o post

Crónica do Fábio Porchat.

:lol:

Alguém me pode explicar as 35h para trabalhadores da função publica? Segundo li, neste momento trabalham mais de 35h e há discussões para que voltem a trabalhar apenas 35h por semana, estou correcto?

Porquê que um trabalhador 'normal' faz 40h e os da função publica defendem as 35h semanais? É por trabalharem para o Estado?

É que vejo tantas notícias em relação a isto mas não encontro a 'importância' desta questão, comparando com tantos outros problemas que existem em Portugal.

Tanto quanto sei, apesar de avançarem primeiro para a FP, é suposto as 35h serem aplicadas também aos privados.

Editado por Ghelthon

Compartilhar este post

Link para o post

Crónica do Fábio Porchat.

:lol:

Tanto quanto sei, apesar de avançarem primeiro para a FP, é suposto as 35h serem aplicadas também aos privados.

E porquê? O objectivo é fazer com que as empresas paguem menos aos seus trabalhadores individualmente criar mais postos de trabalho para compensar as horas que foram cortadas?

Acho que esse deve ser o objectivo, mas o que deverá realmente acontecer é os trabalhadores fazerem 40h ou mais, e serem pagos como se tivessem feito 35h. E a tal criação de postos de trabalho, nem vê-los.

Compartilhar este post

Link para o post

E porquê? O objectivo é fazer com que as empresas paguem menos aos seus trabalhadores individualmente criar mais postos de trabalho para compensar as horas que foram cortadas?

Acho que esse deve ser o objectivo, mas o que deverá realmente acontecer é os trabalhadores fazerem 40h ou mais, e serem pagos como se tivessem feito 35h. E a tal criação de postos de trabalho, nem vê-los.

As 35h semanais é o que faz sentido tendo como objetivo a produtividade e bem estar do trabalhador, e consequentemente a criação de sinergias na empresa.

É para aí que se caminha na Europa. A Suécia desde 2015 anda a testar as 30h (sempre à frente no que toca ao bem estar social).

Há muito emprego em Portugal sem trabalho para 40h. Acho que isso é minimamente factual. Quem passou por escritórios há-de ter assistido a isso em primeira mão. Desde aquele gajo que passa grande parte do dia de trabalho no facebook, o gajo que de meia em meia hora vai dar um giro e fumar, o grupo que se junta na copa a falar da bola durante mais de meia hora, a malta que entope as copas a tomar o pequeno almoço. Etc.

Se queres saber o pq desta medida tipo o governo e as empresas terem um plano maquiavélico de cortar ordenados, não creio, até pq quem propôs foi a esquerda. Quanto muito quem se pode lixar é malta prestadora de serviços que recebe à hora.

Mas hei posso estar a ser anjinho e não estar a ver a big picture

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo contrário, diria que o objectivo é pagar o mesmo por menos trabalho. Com menos horas de trabalho há mais trabalho para fazer, como tal o emprego cresce.

Isto na teoria, claro.

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo contrário, diria que o objectivo é pagar o mesmo por menos trabalho. Com menos horas de trabalho há mais trabalho para fazer, como tal o emprego cresce.

Isto na teoria, claro.

e os preços também, o que na realidade significa que as pessoas perdem poder de compra... :wink:

Compartilhar este post

Link para o post

e os preços também, o que na realidade significa que as pessoas perdem poder de compra... :wink:

Uma medida de combate à tendência de desinflação/estagflação pouco ortodoxa :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Aí já não entro, os meus conhecimentos de Economia e Finanças são obviamente insuficientes.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Sempre pensei que isso das 35h semanais, bem como a ADSE e outras benesses, fosse uma forma arcaica de atrair os melhores quadros para a função pública...

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Lotterer.

A pergunta faz sentido, porque é que o publico tem 35h e o o privado 40h?

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...