Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
johan

Universidade obriga alunos a usarem capacetes anti-copianço

Publicações recomendadas

É triste porquê?

Depois saem da faculdade e dizem que o que lá aprenderam não serve de nada no mercado de trabalho.

Pudera, foram para lá só tirar um curso em vez de também aprender...

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho de rever o conceito de tristeza, está visto.

Então e se usarem no secundário?

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho de rever o conceito de tristeza, está visto.

Então e se usarem no secundário?

Depois vão para a faculdade dizer: "eu lembro-me lá do que aprendi no secundário, o que aprendi lá não me serve para nada para andar na universidade!"

Editado por Oblivion

Compartilhar este post

Link para o post

É triste porquê?

Ah... não percebi porque é "triste" usar cábulas num exame. E não, nunca usei :mrgreen:

Porque quem usa cábulas nem sequer percebe os conceitos de ensino e aprendizagem e isso é do mais triste que pode haver.

Compartilhar este post

Link para o post

Depois vão para a faculdade dizer: "eu lembro-me lá do que aprendi no secundário, o que aprendi lá não me serve para nada para andar na universidade!"

Há disciplinas que não interessam para (quase) nada, tendo em conta a área que pretendes seguir na universidade

Editado por Underscore

Compartilhar este post

Link para o post

Ok, já percebi que o teu problema é estares a generalizar. Estando só a falar de alunos que não se preparam para exame, concordo.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que nunca na minha vida fiz cábulas e as levei de propósito para copiar. Porque mesmo que o fizesse, nunca conseguiria :mrgreen: o importante era ter técnicas para estudar e por vezes, ter mesmo que marrar e decorar.

Custou-me foi ver algumas aves raras a fazerem o meu curso sempre ou quase sempre a copiar. E pior é saber que esse "desenrascanço", como muitos lhe chamam, vai passar para a sua atividade profissional. Há desenrascanço e "desenrascanço"...

Editado por Jone Queiroz

Compartilhar este post

Link para o post

Ok, já percebi que o teu problema é estares a generalizar. Estando só a falar de alunos que não se preparam para exame, concordo.

Estou a falar desses, como é óbvio. Mas quem se prepara convenientemente para o exame, não tem necessidade de usar cábulas.

Compartilhar este post

Link para o post

Há disciplinas que não interessam para (quase) nada, tendo em conta a área que pretendes seguir na universidade

A questão é que a maior parte dos que dizem isso, são os que se estavam a cagar e não estudavam. Mas sim, há algumas que não interessam, no meu caso quase todas foram úteis.

Compartilhar este post

Link para o post

Não é assim tão literal. Há pessoas que usam simplesmente para caso lhes dê uma branca ou para tirar o nervoso de cima, ou para aquela matéria que não entrou. Têm-nas lá para usar durante o exame caso precisem.

Compartilhar este post

Link para o post

A questão é que a maior parte dos que dizem isso, são os que se estavam a cagar e não estudavam. Mas sim, há algumas que não interessam, no meu caso quase todas foram úteis.

Eu próprio fazia isso, porque não me sentia minimamente motivado para aprender em algumas disciplinas. E daí eu não estudava, porque também não precisava. O meu objetivo era a positiva e conseguia fácil. Podem dizer que "ah e tal devias tentar obter o melhor resultado possivel" mas conheço muita gente que tem a mentalidade de apenas se preocupar em tirar positivas. Está errado, mas eu era assim.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que nunca na minha vida fiz cábulas e as levei de propósito para copiar. Porque mesmo que o fizesse, nunca conseguiria :mrgreen: o importante era ter técnicas para estudar e por vezes, ter mesmo que marrar e decorar.

Custou-me foi ver algumas aves raras a fazerem o meu curso sempre ou quase sempre a copiar. E pior é saber que esse "desenrascanço", como muitos lhe chamam, vai passar para a sua atividade profissional. Há desenrascanço e "desenrascanço"...

É tão frustrante ver estes casos. Deve ser das m*rda que mais me custou 'engolir' neste curso. É cábulas, é tirarem fotos aos exames e mandarem para alguém o resolver e ir dizendo as perguntas via tlm.. pqp.

Compartilhar este post

Link para o post

Nunca fiz cábulas e odiava quem as fazia e safava-se muitas vezes por causa disso.

Era isso e os professores terem alunos preferidos, fds. Ver pessoas com médias de 13 e tirarem 15, ridículo só.

Compartilhar este post

Link para o post

Não é assim tão literal. Há pessoas que usam simplesmente para caso lhes dê uma branca ou para tirar o nervoso de cima, ou para aquela matéria que não entrou. Têm-nas lá para usar durante o exame caso precisem.

Isso também é verdade. Apesar de ser contra o cabulanço em geral, não sou contra o cabulanço pontual ou tirar uma dúvida a meio ao colega ao lado se não se lembra. Desde que seja pontual. Recorrente é que já não. Que vá para casa preparar-se convenientemente. Se fosse professor comigo era assim.

É tão frustrante ver estes casos. Deve ser das m*rda que mais me custou 'engolir' neste curso. É cábulas, é tirarem fotos aos exames e mandarem para alguém o resolver e ir dizendo as perguntas via tlm.. pqp.

mas de tudo mesmo! Casos frustrantes de, por exemplo, ver um amigo meu que não foi a uma aula entrar exame dentro sem estudar um chavo e passar com 9,5 porque copiou TUDO pelo rapaz ao lado, quando eu estudei 1 semana inteira para aquilo e chumbei (mas também confesso que fui idiota, errei num exercicio básico completamente, e dava-me 11 se tivesse acertado), é coisa para me tirar do sério.

Nem tenho nada contra ele, aliás até foi dos meus melhores amigos na Universidade. Só não compactuo com este tipo de mentalidade, ainda para mais se for recorrente, como era o caso.

Só não me orgulho de nunca ter copiado porque não é verdade. Uma vez confesso que copiei. Mas quer dizer, era num daqueles anfiteatros pequenos onde a malta estava toda junta e apertada e não havia um único professor a vigiar durante 15 minutos (saiu para ir tratar de algo). Era mesmo a pedi-las...:mrgreen: não houve uma alma que não copiasse, até os certinhos alinharam todos :lol: toda a gente passou para aí entre 15 e 17 :lol:

Editado por Jone Queiroz

Compartilhar este post

Link para o post

Cábulas são cábulas. Podes inventar as coisas que quiseres para te sentires melhores por as usares, mas no fundo é a mesma coisa. Estás a ter vantagem em relação aos restantes que não as usam.

Compartilhar este post

Link para o post

ja eu nem cabulas nem estudar yoloswag

so tentei copiar uma vez, foi no secundario q cheguei a escola e n sabia q ia ter teste de AI q era so teoria de m*rda, entao copiei umas m*rda pa umas folhas pequenas e meti no bolso da camisola, qdo cheguei la dentro ja com o teste a frente comecei a tirar as folhas e começou a ouvir-se o barulho daquela m*rda fiquei logo todo nervoso nem fiz mais nada :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

É inegável que o ensino não é perfeito e que há disciplinas que apenas servem para acrescentar dificuldade aos cursos. "Palha".

Nessas, não censuro quem recorre a práticas menos legítimas, porque aquilo é para fazer e ponto final. Não interessa.

Agora, em disciplinas/cadeiras do núcleo da curso em questão, que realmente funcionarão como base para o mercado de trabalho, aí já condeno.

Mas é relativo. O ensino não é perfeito. O facto de não se ter respondido correctamente a uma determinada pergunta, num determinado exame, não significa necessariamente que o indivíduo não saiba do que está a falar.

Pode-se ter expressado mal, pode ter percebido mal a pergunta, wtv. Não acho que um exame/teste seja um ciência exacta, uma análise 100% fidedigna do conhecimento que um indivíduo tem sobre determinado tema.

E dito isto, não tenho problema em admitir que, dentro do grupo de amigos, já esclareci dúvidas em plena realização de teste/exame. Ou são as ditas "brancas", ou se está a fazer confusão sobre algum termo, o que seja.

Acho mais ilógico que um gajo se deixe chumbar por causa de 1 ou 2 perguntas num exame. Até porque nem dá para dizer realmente as respostas a outrem, é mais no "é para explicares o sistema XYZ, ou para justificares o porquê de XYZ". Se um gajo realmente não souber, está lixado na mesma. :lol:

Detesto é o sistema de ensino, pela definição de prioridades. Tanta coisa que se tem de estudar que acaba por não ser relevante no futuro profissional, ou a matemática que tantos lixa.

Dá-se demasiada importância a temas que não serão de interesse para um trabalhador, e a dificuldade acrescida acaba por fazer com que muito não prossigam com os estudos, e não consigam o emprego que desejavam.

Conheço gajos que fizeram o 12º e foram para empresas de informática, e gajos que continuaram com licenciatura e mestrado, e a coisa varia imenso. Os cursos dão as bases, o diploma, e palha.

O gajo que está a trabalhar há 3 anos, é muito mais útil que o que saiu da licenciatura e tem apenas bases por explorar.

Só que na maior parte das vezes, ou se conhecem as pessoas certas, ou só com o diploma se consegue o emprego. E acho que é esta a maior vantagem do ensino superior, o estatuto que abre portas (em vez do conhecimento em si).

Há-de melhorar, o Ensino. Espero que sim.

Compartilhar este post

Link para o post

btw nao acho errado usar cabulas, e ate acho parvo o sistema de ensino se basear maioritariamente em 2 ou 3 provas que duram 3 horas em dezenas ou ate centenas de horas que se tem por semestre\periodo.

para alem do mais cabulas significa que pelo menos se perdeu algum tempo a procurar e seleccionar o que achava mais importante da materia o que significa estudo pelo menos indiretamente.

e o que nao falta por ai é gente que nao usa cabulas apenas decora a materia vai para a prova faz aquilo e 2 horas depois ja apagou tudo da memoria :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...