Chandler Publicado 18 Maio 2014 (editado) O triângulo com dois médios defensivos permite que ele defenda menos porque provavelmente estão lá mesmo dois jogadores com mais disponibilidade defensiva que caso sejam dois interiores. Isto de forma geral, nem sequer falando do caso específico da selecção. Permite que tenhas dois elementos maioritariamente em coberturas que fazem com que ele (ou outro qualquer) tenha mais liberdade para arriscar e perder a bola no processo criativo porque existem dois jogadores mais posicionais nas suas costas e disponíveis para reagir à perda. Isto é tudo uma questão de dinâmicas, todos sabemos, até podes pegar num duplo pivot e fazer com que eles alternadamente saiam de posição e procurem zonas mais adiantadas, estamos a falar de forma geral, e de forma geral a predisposição do sistema por si só faz com que baixes um jogador para uma linha mais recuada que permite que um dos médios defensivos pressione mais no corredor lateral onde faltaria o Ronaldo e faça com que ainda exista um médio defensivo por dentro a ocupar espaços mais interiores. Ou o médio interior na lateral, com cobertura do médio defensivo e o outro médio defensivo a ocupar zonas interiores... uma infinidade de opções. O espaço para a transição não tem muito que saber. Se retiras um jogador de uma linha mais adiantada para colocá-lo numa linha mais recuada vais (eventualmente, porque novamente, a dinâmica é tudo) perder capacidade de pressionar uma segunda fase de construção adversária após a saída de bola deles, permites que eles queimem mais algumas linhas, fazes o bloco adversário subir em posse e crias progressivamente o espaço nas costas onde tens dois ou três homens a cair que nem cães assim que recuperas a bola... isto é a bíblia de quem joga em transição rápida. E claro que uma coisa é jogar em transição, outra diferente é fazer uso dela. É a diferença entre fazeres dela o prato forte ou deixá-a como aperitivo e ir lá petiscar de vez em quando. Se a transição é o prato forte tens obrigatoriamente de deixar criar esse espaço e necessariamente de pressionar mais em baixo. Se é para petiscar de quando em vez, podes ter bola e pressionar lá em cima, a diferença é que quando o adversário perde a bola tu aceleras o jogo de uma maneira que da próxima vez que eles a tiverem até arriscam menos com medo do que tu possas vir a fazer. O Chelsea ou o Real não deixam de ser equipas de transição quando jogam com o Norwich ou com o Osasuna em casa, as identidades são coisas demasiado próprias para se transmutarem de semana para semana, simplesmente sentem necessidade de ir arranjando estratégias alternativas e diferenciadas para corresponder aos desafios diferentes que se lhes colocam. Pode parecer que já estou a derivar (e estou um bocadinho), mas isto é só para dizer que a questão do duplo pivot/equipa de transição não deixa de ser válida por se dizer que vão existir jogos em que o adversário é mais fraco e vai baixar linhas e esperar por nós. Equipas a sério são capazes de mostrar máscaras diferentes debaixo de uma mesma cara e quase que me arrisco a dizer que hoje em dia perde mais vezes quem menos máscaras tem. Dizer ainda que pegando no que o Poeira disse e poupando-lhe trabalho a ele, quanto mais recuado no terreno estiveres menores são os constrangimentos espacio-temporais com bola e mais fácil é jogar, e colocando dois elementos em zonas mais recuadas com algum critério e qualidade de passe tornar-se-ia mais fácil em transição solicitar essa zona para saídas longas nas costas do adversário. Isto com o Postiga que nem sequer é especialmente rápido nem é um finalizador nato a dar linhas de passe em apoio para ter os extremos na procura da profundidade era outra loiça. Editado 18 Maio 2014 por Chandler Compartilhar este post Link para o post
antifa Publicado 18 Maio 2014 Estou com o Infinito em relação ao Veloso. Já para não dizer que estagnou e de que maneira... Compartilhar este post Link para o post
Poeira Publicado 18 Maio 2014 O triângulo com dois médios defensivos permite que ele defenda menos porque provavelmente estão lá mesmo dois jogadores com mais disponibilidade defensiva que caso sejam dois interiores. Isto de forma geral, nem sequer falando do caso específico da selecção. Permite que tenhas dois elementos maioritariamente em coberturas que fazem com que ele (ou outro qualquer) tenha mais liberdade para arriscar e perder a bola no processo criativo porque existem dois jogadores mais posicionais nas suas costas e disponíveis para reagir à perda. Isto é tudo uma questão de dinâmicas, todos sabemos, até podes pegar num duplo pivot e fazer com que eles alternadamente saiam de posição e procurem zonas mais adiantadas, estamos a falar de forma geral, e de forma geral a predisposição do sistema por si só faz com que baixes um jogador para uma linha mais recuada que permite que um dos médios defensivos pressione mais no corredor lateral onde faltaria o Ronaldo e faça com que ainda exista um médio defensivo por dentro a ocupar espaços mais interiores. Ou o médio interior na lateral, com cobertura do médio defensivo e o outro médio defensivo a ocupar zonas interiores... uma infinidade de opções. O espaço para a transição não tem muito que saber. Se retiras um jogador de uma linha mais adiantada para colocá-lo numa linha mais recuada vais (eventualmente, porque novamente, a dinâmica é tudo) perder capacidade de pressionar uma segunda fase de construção adversária após a saída de bola deles, permites que eles queimem mais algumas linhas, fazes o bloco adversário subir em posse e crias progressivamente o espaço nas costas onde tens dois ou três homens a cair que nem cães assim que recuperas a bola... isto é a bíblia de quem joga em transição rápida. E claro que uma coisa é jogar em transição, outra diferente é fazer uso dela. É a diferença entre fazeres dela o prato forte ou deixá-a como aperitivo e ir lá petiscar de vez em quando. Se a transição é o prato forte tens obrigatoriamente de deixar criar esse espaço e necessariamente de pressionar mais em baixo. Se é para petiscar de quando em vez, podes ter bola e pressionar lá em cima, a diferença é que quando o adversário perde a bola tu aceleras o jogo de uma maneira que da próxima vez que eles a tiverem até arriscam menos com medo do que tu possas vir a fazer. O Chelsea ou o Real não deixam de ser equipas de transição quando jogam com o Norwich ou com o Osasuna em casa, as identidades são coisas demasiado próprias para se transmutarem de semana para semana, simplesmente sentem necessidade de ir arranjando estratégias alternativas e diferenciadas para corresponder aos desafios diferentes que se lhes colocam. Pode parecer que já estou a derivar (e estou um bocadinho), mas isto é só para dizer que a questão do duplo pivot/equipa de transição não deixa de ser válida por se dizer que vão existir jogos em que o adversário é mais fraco e vai baixar linhas e esperar por nós. Equipas a sério são capazes de mostrar máscaras diferentes debaixo de uma mesma cara e quase que me arrisco a dizer que hoje em dia perde mais vezes quem menos máscaras tem. Dizer ainda que pegando no que o Poeira disse e poupando-lhe trabalho a ele, quanto mais recuado no terreno estiveres menores são os constrangimentos espacio-temporais com bola e mais fácil é jogar, e colocando dois elementos em zonas mais recuadas com algum critério e qualidade de passe tornar-se-ia mais fácil em transição solicitar essa zona para saídas longas nas costas do adversário. Isto com o Postiga que nem sequer é especialmente rápido nem é um finalizador nato a dar linhas de passe em apoio para ter os extremos na procura da profundidade era outra loiça. Pronto, obrigado por me poupares tempo :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Banks29 Publicado 18 Maio 2014 Continua o choro. Incrível como querem convocar o Mané a viva força. Ainda bem, ao contrário o Cavaleiro e do André Gomes outros nem jogaram pela selecção. Compartilhar este post Link para o post
awk Publicado 18 Maio 2014 O André Almeida para mim tem lugar na selecção, mais do que o Cédric. Os outros dois não Compartilhar este post Link para o post
F_Tex Publicado 18 Maio 2014 e ainda vêm cá história do Danny :lol: bora convocar o Ricardo Carvalho também. ah, e gostei dessas estatísticas. esqueceu-se de pôr na legenda que os dados são referentes unicamente à Liga Zon Sagres, enquanto o Benfica esteve presente em 5 competições ao longo da época. E o André Gomes também fez alguns jogos pela equipa B. Só para terem uma noção, o Cavaleiro jogou 2266 minutos esta época (vs 1541 do Mané), e aparecem aí apenas os 292 da jogou para a Liga. não defendo a convocatória do A. Gomes em detrimento do Adrien ou do A. Martins, nem do Cavaleiro pelo Mané ou pelo Rafa, mas não é a apresentar estatísticas enganosas que se prova o que quer que seja. Compartilhar este post Link para o post
Boo Riquelme Publicado 18 Maio 2014 Obrigado Alex pela resposta. Já percebi o que querem dizer. Compartilhar este post Link para o post
Chandler Publicado 18 Maio 2014 Só preciso de ver o título e a imagem para perceber a qualidade desse artigo. Compartilhar este post Link para o post
wolfking Publicado 18 Maio 2014 O Rui Santos sempre gostou de teorias de conspiração. Golpetegui :laugh: Compartilhar este post Link para o post
Foster Publicado 18 Maio 2014 Até o Rui Santos chora? :lol: f*dasse nem vou falar no mané, mas André Martins e Cédric? Está tudo louco crl? Uma coisa é dizerem que Andrés e Cavaleiro não têm lugar na selecção, agora quererem lá meter Cedric e André Martins :lol: Compartilhar este post Link para o post
G1njas Publicado 18 Maio 2014 (editado) Como já tinha dito no núcleo em relação a esse artigo: As situações André Almeida vs Cédric e Cavaleiro vs Mané são bastante discutíveis. E não me parece que os minutos jogados sejam um bom argumento. Não acho escandaloso. O verdadeiro escândalo é Adrien vs João Mário/André Gomes. Mas nesse aspeto acho que será mais um problema com o Adrien do que com o SCP. Afinal de contas chamou o João Mário que, apesar de estar emprestado, é nosso. E acrescento que o Mané e o Cavaleiro são jogadores diferentes, logo não se deve discutir só a diferença de qualidade entre os dois, mas também as diferentes caraterísticas e as diferentes posições que podem fazer. Editado 18 Maio 2014 por G1njas Compartilhar este post Link para o post
Diogo_CFB Publicado 19 Maio 2014 É hoje o anuncio dos 23. Sim,às 20:15 :compinchas: Compartilhar este post Link para o post
Longineu Publicado 19 Maio 2014 Horas? Paulo Bento vai divulgar o nome dos 23 eleitos numa conferência de imprensa na sede da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), em Lisboa, com início às 20h15, quase uma semana depois de ter anunciado um lote de 30 pré-convocados. http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=738520&tm=148&layout=158&visual=49 Compartilhar este post Link para o post
Kendrick Lmao Publicado 19 Maio 2014 (editado) Pára tudo crl! O Amorim aka Pirlo da Lusitânia aka Xabi Alonso da tuga aka Redondo à beira mar plantado perde em criatividade e técnica de passe para o Veloso?? O Amorim para o Veloso só perde, talvez, em técnica de remate. De resto é superior em tudo. É mais inteligente, é melhor tecnicamente (receção, finta e passe pelo menos) e pode não as espetar directas na baliza de bola parada, mas bate melhor qualquer livre ou canto que não seja para bater directo que o Veloso. Por isso é que o Jesus lhe confia isso quando ele está em campo. É mais intenso, mais dinâmico (ao pé de um caracol tmb não é dificil), melhor defensivamente, mais amplo ofensivamente... Pá, para mim é comparar m*rda com água de cheiro. O Amorim é um médio de excelência, o Veloso é um Ricardo Sousa desta vida... Tem um pé esquerdo que faz cenas... concordo com quase tudo, mas o Amorim nunca na vida cria tanto perigo nas bolas paradas como o Veloso e não tou a falar em livres directos, os cantos do Veloso são meio golo geralmente e a ultima frase é um exagero claro Ninguém levaria o Mané e o André Martins ao Mundial. já agora e aproveitando isto apenas porque falas nisso, gostava tanto de ter de volta os topicos do ultimo europeu onde juravam ai a pés juntos que o André Martins já devia ter sido convocado para aquele Euro, e que a partir do euro ia concerteza ser titularissimo da seleção e das principais figuras deste mundial quase me bateram quando eu disse que duvidava que fosse sequer chamado, e que provavelmente nem no Sporting ia ser indiscutivel :lol: Editado 19 Maio 2014 por Barroso Compartilhar este post Link para o post
RicardoBarbosa Publicado 19 Maio 2014 O gajo ainda vai substituir o Leonel Pontes na seleção, após o Mundial. Não vai. :) Compartilhar este post Link para o post
Jone Sampaoli Publicado 19 Maio 2014 Ricardo Sousa desta vida... :estrelas: Compartilhar este post Link para o post
Bugias Publicado 19 Maio 2014 O Amorim tem um hype do caraças para alguns users já percebi. :p A verdade é que não calça em nenhum dos três grandes, a titular, na minha modesta opinião. Calça no Benfica por razões óbvias, e é um downgrade em relação às opções de ínicio de época do JJ, sem grande discussão. Em relação à discussão do Veloso vs Amorim, também já reparei que o Veloso sofre do mesmo mal do Meireles, só falta dizerem que esses dois nem para o CNS têm qualidade. :mrgreen: E não estou a contestar a chamada do Amorim, vai pela polivalência e porque o PB "chateou-se" com uma boa parte dos médios que tinha qualidade para ir neste lote dos 23. Já agora, para que serve a convocatória dos 30? É para o PB ter mais uns dias (nem uma semana) para pensar no assunto? É para dar falsas esperanças aos jogadores? É para motivar o pessoal para os jogos que faltam? Ou é só para alimentar o circo todo? É que nem um treino em conjunto fizeram para ser avaliados. Eu, na minha ignorância, ainda tinha ideia que iam reunir este grupo de 30. Compartilhar este post Link para o post
Mr. White Publicado 19 Maio 2014 (editado) Antes o André Gomes do que o André Martins. Ao Gomes só falta mesmo intensidade, porque o resto está lá. Mas ainda não o levava porque é cedo, e ainda falta o Adrien. Editado 19 Maio 2014 por Mr. White Compartilhar este post Link para o post
Ricardo Pinto Publicado 19 Maio 2014 Dos pré convocados a minha convocatória seria: Rui Patricio Beto Anthony Lopes André Almeida Bruno Alves Fábio Coentrão João Pereira Neto Pepe Rolando João Moutinho Miguel Veloso Raul Meireles Ruben Amorim Willian Carvalho Cristiano Ronaldo Éder Helder Postiga Hugo Almeida Nani Rafa Ricardo Quaresma Varela Compartilhar este post Link para o post