Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
MichaelAndrews

[FM2014] Tempestade Cerebral para uma táctica de posse

Publicações recomendadas

Isto já não dá é pica nenhuma... e ainda falta imenso para o fm15 :(

:-|

Compartilhar este post

Link para o post

:-|

+1. Mas mais vale adiar o crash, já sei q crio muitas expectativas p'ra nada.

Compartilhar este post

Link para o post

AC
EE    AS AI
  MAA
     PD
LE DC DC AD
    GR

Acho que também vou experimentar uma coisa deste género, mas com um Regista, ala completo na direito e ala na esquerda.

Fds eu acho é que não tenho os jogadores com o perfil mais adequado para isto. E já vou em 2020 :estrelas:

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que vais ter sempre problemas com esse modelo: usas um organizador na posição 6 que vem buscar jogo até aos centrais, abrindo um fosso face aos dois médios. Faria mais sentido usares um MD e à frente um CJR e um MBB. Depois, nunca será de esperar que tenhas muita posse desde logo porque dizes a todos os jogadores para passarem para o espaço vazio, portanto será natural que a posse seja sim muito mais repartida (como é demonstrado pelas imagens que partilhaste). Por outro lado, considerando que na estratégia de ataque a linha defensiva já se posiciona subida, devias usar defesa em linha. Jogar Mais Fechado e Explorar pelo Meio também não me parece uma boa opção: tudo bem que pretendas ter a equipa mais compacta, mas devias alargar as tuas opções com mais dinâmica de passe tanto pelo meio como pelas alas.

Boas.

Ora vamos lá ver.. :)

O regista era para tentar usar ao máximo as capacidades de um jogador específico do plantel: Daley Blind! Pelas características, dá um excelente regista, porque tem boa técnica e passe, podendo ser o "maestro" da equipa a partir de trás. A ideia era essa. ;)

O passar para o espaço vazio, concordo. Confesso que já nem me lembro muito bem o que pretendia atingir com essa instrução quando fiz a tática :biggrin:

A defesa em linha não usei porque o que pretendia fazer era ter o central do meio (mais lento e pesado) a ficar mais para as sobras (cobrir), tendo os das pontas como bloqueadores a pressionar mais cedo os adversários. Talvez não seja a melhor opção, mas como tudo, em teoria funciona...

O explorar o meio entretanto também já tirei. Até porque mesmo com essa opção, os melhores em campo até costumam ser os alas.

Compartilhar este post

Link para o post

Boas.

Ora vamos lá ver.. :)

O regista era para tentar usar ao máximo as capacidades de um jogador específico do plantel: Daley Blind! Pelas características, dá um excelente regista, porque tem boa técnica e passe, podendo ser o "maestro" da equipa a partir de trás. A ideia era essa. ;)

O passar para o espaço vazio, concordo. Confesso que já nem me lembro muito bem o que pretendia atingir com essa instrução quando fiz a tática :biggrin:

A defesa em linha não usei porque o que pretendia fazer era ter o central do meio (mais lento e pesado) a ficar mais para as sobras (cobrir), tendo os das pontas como bloqueadores a pressionar mais cedo os adversários. Talvez não seja a melhor opção, mas como tudo, em teoria funciona...

O explorar o meio entretanto também já tirei. Até porque mesmo com essa opção, os melhores em campo até costumam ser os alas.

Tudo bem que uses o regista, mas depois precisas de um jogador que se posicione mais ali no meio-campo e que não tenha tanta tendência para movimentos verticais sem bola, senão obriga a um passe mais longo e arriscado... em alternativa, se quiseres continuar com jogadores no meio que se balanceiem mais no ataque, então precisas de apoios nas alas para dar linhas de passe ao regista. É uma questão de equilíbrios e de olhar para o conjunto dos 11 jogadores e não apenas para um quando se atribui as funções e tarefas.

A defesa em linha é uma questão de lógica: linhas defensivas mais recuadas precisam de jogadores que pressionem menos (saiam da posição a pressionar) para que a equipa mantenha a disciplina e postura defensiva, sendo que não se utiliza a defesa em linha; linhas defensivas avançadas precisam da defesa em linha para armadilhar os contra-ataques adversários com o fora de jogo.

Compartilhar este post

Link para o post

Certo, mas a defesa em linha implica que todos os defesas tenham a mesma função, certo? Não faz sentido a ideia de manter um nas costas a ficar para as sobras...

Sobre o apoio dos alas, é a função que eles têm... Vou tentar passar o CJA para CJR.

Compartilhar este post

Link para o post

Certo, mas a defesa em linha implica que todos os defesas tenham a mesma função, certo? Não faz sentido a ideia de manter um nas costas a ficar para as sobras...

Sobre o apoio dos alas, é a função que eles têm... Vou tentar passar o CJA para CJR.

acho que estás a confundir funções com tarefas :-)

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, não me lembrava do nome ao certo :p Mas faz sentido o que disse ou é trapalhada?

Compartilhar este post

Link para o post

Correcto, se usas defesa em linha os defesas devem ter as mesmas tarefas (cobrir, defender, ou bloquear): geralmente usa-se defender, porque a cobertura cria muito espaço entre os centrais e o MD e o bloquear fazem demasiada pressão e abrem espaços entre linhas. No entanto, também podes usar um central com a tarefa de defender e outro a bloquear ou a cobrir, pois (tal como está na descrição da tarefa) a tarefa de defender faz com que o central se posicione ao lado do outro central.

Compartilhar este post

Link para o post

19361924bea3f91d2ddda0f4b0767577.png

:)

EDIT: 6-0 btw

Editado por verY

Compartilhar este post

Link para o post

Sou um verdadeiro amante de duas tácticas que se confrontaram em 2010.

O duplo pivô do Mourinho com o Tiki Taka do Guardiola sendo esta última talvez a melhor táctica de sempre.

A aplicação no FM é difícil ainda assim. Neste FM 14 as equipas adversárias vão mudando de acordo com aquilo que tens vindo a usar como táctica e a importância dos jogos fora é vital. Em casa, com o Man Utd, consegui fazer jogos exemplares como 4-1 ao Chelsea, 4-1 ao Liverpool, 5-0 ao Southampton e um 2-0 ao West Ham em que a minha equipa fez 861 passes.

Ora o problema são os jogos fora e a fase final da temporada em que as bolas começam a ir para as costas da defesa que joga muito avançada. Não sei se alguma vez se depararam com este problema ou se é caso único. O que aconselham?

Editado por nolki

Compartilhar este post

Link para o post

Não me parece que isso tenha a ver com os jogos serem em casa ou fora, possivelmente apanhaste algumas equipas que tiveram mais sucesso em passes longos e surpreenderam-te com bolas nas costas mas tanto podia ter acontecido em casa como fora. Por vezes é uma simples questão de má postura dos jogadores em determinado jogo e não tem a ver com aspectos tácticos ou, ainda mais simples, é o próprio treinador começar desde logo por perceber que a sua equipa não vai ter o mesmo rendimento em todos os jogos, durante uma época inteira. Além disto, basta ter atenção e se em alguns jogos há algo que não está a correr bem, então é fazer as correcções necessárias nesse jogo.

Compartilhar este post

Link para o post

Não me parece que isso tenha a ver com os jogos serem em casa ou fora, possivelmente apanhaste algumas equipas que tiveram mais sucesso em passes longos e surpreenderam-te com bolas nas costas mas tanto podia ter acontecido em casa como fora. Por vezes é uma simples questão de má postura dos jogadores em determinado jogo e não tem a ver com aspectos tácticos ou, ainda mais simples, é o próprio treinador começar desde logo por perceber que a sua equipa não vai ter o mesmo rendimento em todos os jogos, durante uma época inteira. Além disto, basta ter atenção e se em alguns jogos há algo que não está a correr bem, então é fazer as correcções necessárias nesse jogo.

Ainda assim acho que o factor casa é importante neste FM.

Aquilo que tu disseste e colocaste a bold é realmente importante e é pena não poder haver a consistência do tiki-taka do Guardiola no jogo.

Compartilhar este post

Link para o post

Quais as melhores instruções para termos uma boa posse mas que a equipa marque bastantes golos ?

Compartilhar este post

Link para o post

Quais as melhores instruções para termos uma boa posse mas que a equipa marque bastantes golos ?

Não existe isso de "melhores instruções", principalmente quando se quer a equipa a dar goleadas nos jogos todos. Tens duas tácticas na primeira página do tópico, podem ser uma boa base de partida para estudares, observares os jogos e tirares as tuas conclusões.

Compartilhar este post

Link para o post

Não existe isso de "melhores instruções", principalmente quando se quer a equipa a dar goleadas nos jogos todos. Tens duas tácticas na primeira página do tópico, podem ser uma boa base de partida para estudares, observares os jogos e tirares as tuas conclusões.

Obrigado :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

1bfee7f5700a464805486426503051d7.png

Estes jogos tiram-me do sério :(

Compartilhar este post

Link para o post

+1. Mas mais vale adiar o crash, já sei q crio muitas expectativas p'ra nada.

É costume nos esperarmos pelo jogo, e depois esperarmos por patchs :\

Compartilhar este post

Link para o post

lokito tens uma nova tactica?

É uma adaptação da táctica de posse que jogava !! :)

os movimentos a treinar para as 2 táticas são os mesmos Lokito e Michael?

Sim, para as duas tácticas são esses os movimentos !!!

Compartilhar este post

Link para o post

podes partilhar lokito ?

Claro mano ;)

https://www.mediafire.com/?ia204059h65gct2

Essa táctica é muito ofensiva, bloco e pressão muito altos, é mais parecida com o conceito do Liverpool, com posse, mas com verticalidade em certos momentos, geralmente uso em casa contra equipas mais fracas ou equilibradas, também quando estamos a perder, por exemplo estava a perder contra City nesse jogo e mal mudei, voilá, massacre !! :)

Costumo pedir ao meu adjunto para dar OI´s !! :)

Editado por Lokito

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...