Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
MichaelAndrews

[FM2014] Tempestade Cerebral para uma táctica de posse

Publicações recomendadas

Bem comecei por construir esta tática em equipas mais pequenas para ir vendo como corria até por fim fazer com o meu clube. Já experimentei no Famalicão, Rangers e Braga e agora acho que a tática está no seu ponto quase máximo, ainda há coisas que pode melhorar. De notar que estas imagens são da primeira época, e fui acertando pequenos detalhes na tática.

Nunca fui campeão tão cedo.

fsdCGGD.jpg

gLMYn1v.jpg

CMikWcR.jpg

v4M5ikK.jpg

pdFXFwv.jpg

XnXxeMi.jpg

3HLGWVv.jpg

uKaCiGB.jpg

E de realçar que aposto nos meninos da casa. E aqueles 5-0 com o Shakhtar foi mesmo porque já tinha o 1º lugar garantido e fui jogar a casa deles só com os putos :)

Quais são as instruções que dás á equipa?

Compartilhar este post

Link para o post

Lokito já experimentas-te jogar em posse com outro sistema sem ser o 433?

Editado por jplobo

Compartilhar este post

Link para o post

Lokito já experimentas-te jogar em posse com outro sistema sem ser o 433?

Já tentei em 4-2-3-1, mas não gostei muito da dinâmica da equipa, então voltei ao "velhinho" 4-3-3. : :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

... e como também não há equipas imbatíveis :wink: deixa-te estar, num instante vais treinar em Inglaterra :prayer:

1o vou criar uma dinastia aqui no meu Vitoria dps logo se ve se me apetece sair daqui!!

Compartilhar este post

Link para o post

XagJl8o.png

Tipico jogo de FM!! Dominas, crias oportunidades e os rapazes fazem dois remates á baliza e pronto....

Compartilhar este post

Link para o post

Bem comecei por construir esta tática em equipas mais pequenas para ir vendo como corria até por fim fazer com o meu clube. Já experimentei no Famalicão, Rangers e Braga e agora acho que a tática está no seu ponto quase máximo, ainda há coisas que pode melhorar. De notar que estas imagens são da primeira época, e fui acertando pequenos detalhes na tática.

Nunca fui campeão tão cedo.

E de realçar que aposto nos meninos da casa. E aqueles 5-0 com o Shakhtar foi mesmo porque já tinha o 1º lugar garantido e fui jogar a casa deles só com os putos :)

Muito impressionante! Você pode partilhar?

Editado por mantorras77

Compartilhar este post

Link para o post

Uma 1ª parte tremenda, salientando-se que até aos 30 minutos a posse andou nos 80-82%. Depois, o Marítimo mudou o 433 para um 451 com 3 médios e 2 médios-alas, é uma táctica chata com muitos jogadores no meio-campo que me faz sempre perder posse de bola.

FC_Porto_Mar_timo_Geral_Vista_Geral_2.png

Isto é que é preciso corrigir, não se pode ter os dois médios armados em rabetas, possivelmente mudar o CJR (apoiar) para um CJA (apoiar)

FC_Porto_Mar_timo_An_lise_Desempenho.png

Editado por MichaelAndrews

Compartilhar este post

Link para o post

Uma 1ª parte tremenda, salientando-se que até aos 30 minutos a posse andou nos 80-82%. Depois, o Marítimo mudou o 433 para um 451 com 3 médios e 2 médios-alas, é uma táctica chata com muitos jogadores no meio-campo que me faz sempre perder posse de bola.

FC_Porto_Mar_timo_Geral_Vista_Geral_2.png

muito bom. estas a jogar com que tactica?

Compartilhar este post

Link para o post

muito bom. estas a jogar com que tactica?

Não fazer quote das imagens

A minha, claro.

A 2ª parte foi péssima, acabámos com 61%, 24-4 em remates, resultado final 3-0, ainda que a culpa tenha sido do treinador, cujas experiências para corrigir o posicionamento dos médios foi um fracasso.

Compartilhar este post

Link para o post

Não fazer quote das imagens

A minha, claro.

A 2ª parte foi péssima, acabámos com 61%, 24-4 em remates, resultado final 3-0, ainda que a culpa tenha sido do treinador, cujas experiências para corrigir o posicionamento dos médios foi um fracasso.

mas é o 4-6-0 ou ja abandonaste essa?

Compartilhar este post

Link para o post

Bem terminada a época vamos fazer o Balanço.

Internamente limpei tudo, campeão com uns 15pts de vantagem, Taça da Liga contra o Braga e Taça de Portugal contra o Estoril, 5-4 em penaltys e 2-1 respetivamente. Na champions ficamos pelos oitavos de final depois de termos sido eliminados pelo Real, 0-1 fora e 1-1 em casa, mas gostei bastante do jogo em casa, na 1º parte metemos o real no bolso mas n conseguimos concretizar as oportunidades que tivemos.

Não sei se há alguma estatística com a média de posse ao longo do campeonato mas deve andar pelos 65%.

No fim ainda experimentei um 4231 durante uns 4 jogos, a posse andava alta mas n gostava do futebol praticado por isso voltei ao meu 433 :carinhoso:

0lGFJfS.png

J7fxL3I.png

Compartilhar este post

Link para o post

mas é o 4-6-0 ou ja abandonaste essa?

É um 433, só que em vez de usar dois médios, subi um deles para a posição 10

Compartilhar este post

Link para o post

As primeiras partes são sempre avassaladoras

FC_Porto_Vit_Guimar_es_Geral_Vista_Geral_3.png

Agora sim, o posicionamento está como deve ser. Estas flutuações não as entendo muito bem, possivelmente as próprias circunstâncias dos jogos influenciam-nas mas seria muito interessante o FM dar-nos a possibilidade de fazer correcções.

FC_Porto_Vit_Guimar_es_An_lise_Desempenho.png

Compartilhar este post

Link para o post

Vou montar aqui um 4-6-0 para defender ficando com a bola só para mim :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

As primeiras partes são sempre avassaladoras

Agora sim, o posicionamento está como deve ser. Estas flutuações não as entendo muito bem, possivelmente as próprias circunstâncias dos jogos influenciam-nas mas seria muito interessante o FM dar-nos a possibilidade de fazer correcções.

É bem, estás em Muito Rígido ?

Compartilhar este post

Link para o post

para ter posse é melhor deixar os estremos e os laterais sem nenhum definiçao de cruzamentos ou meter cruzar menos vezes? o que acham?

Compartilhar este post

Link para o post

É bem, estás em Muito Rígido ?

Teve que ser! Equipa muito mais sólida a defender, mas também estamos a marcar menos que a época passada. Seria algo que poderia eventualmente melhorar, mas depois estou mesmo a ver que vou perder em posse.

para ter posse é melhor deixar os estremos e os laterais sem nenhum definiçao de cruzamentos ou meter cruzar menos vezes? o que acham?

Acho que não vais lá pelos cruzamentos, até porque se usas fluidez os jogadores vão eventualmente cruzar. Depois, por um lado, se não cruzam é preciso que tenham uma linha passe, se não a tiverem vão tentar segurar a bola e potencialmente perdê-la ou vão rematar; se cruzas, podes criar uma situação de potencial contra-ataque. De qualquer modo, iria sempre pelo cruzamento, aliás seja o antigo Barcelona, ou o actual Bayern, não vês os tipos a terem espaço para um cruzamento e a negarem-se fazê-lo.

Compartilhar este post

Link para o post

Teve que ser! Equipa muito mais sólida a defender, mas também estamos a marcar menos que a época passada. Seria algo que poderia eventualmente melhorar, mas depois estou mesmo a ver que vou perder em posse.

Pois, foi mais ou menos a essa conclusão que cheguei e tentei chegar a um meio termo, por acaso marco bastantes golos, mas também já consegui que todos os jogadores assimilassem o meu conceito, movimentos preferidos e etc.

Ando a testar com os alas a apoiar e a jogar sem PL, só mesmo para testar umas cenas, mas ainda é inconclusivo !!!

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é que muitos dos golos que marco sao de alguns cruzamentos, eventualemente dos laterais. porque os estremos tenho a opçao cruzar menos. vou tirar o cruzar menos nos extremos para ver como fica com oportunidades de golo e posse. obrigado

Editado por Pvarandas

Compartilhar este post

Link para o post

Pois, foi mais ou menos a essa conclusão que cheguei e tentei chegar a um meio termo, por acaso marco bastantes golos, mas também já consegui que todos os jogadores assimilassem o meu conceito, movimentos preferidos e etc.

Ando a testar com os alas a apoiar e a jogar sem PL, só mesmo para testar umas cenas, mas ainda é inconclusivo !!!

Movimentos preferidos também já estão, excepto, claro, o pessoal que está a marinar na equipa B e júniores. Só estou a usar um jogador com tarefa de atacar, o CJA na posição 10, vou experimentar mudar o CJR para CJA.

Compartilhar este post

Link para o post

Jogo seguinte: FC Porto - Gil Vicente, 12 minutos de jogo, 80% de posse, 8 remates, 4 oportunidades de golo, 1-0. Aborrece-me imenso que em todos os jogos, a dada altura, a equipa desliga ou porque por algum passe de magia o adversário tem capacidade de reacção, ou simplesmente porque os meus jogadores não lhes apetece mais.

Desta vez a coisa manteve-se na 2ª parte, disse no intervalo aos jogadores que era preciso manter a concentração e a equipa reagiu muito bem. Cheira-me é que o Conselho de Disciplina / Justiça ainda manda instaurar um inquérito por resultados viciados, porque não saimos do 3-0 :biggrin:

FC_Porto_Gil_Vicente_Geral_Vista_Geral.png

Experimentar o CJA (apoiar) em vez do CJR (apoiar), continua a ser um jogador que se mantém mais no meio-campo mas com mais vocação ofensiva, a ver se me melhora este posicionamento.

FC_Porto_Gil_Vicente_An_lise_Desempenho_2.png

FC_Porto_Gil_Vicente_An_lise_Desempenho.png

Compartilhar este post

Link para o post

Jogo seguinte: FC Porto - Gil Vicente, 12 minutos de jogo, 80% de posse, 8 remates, 4 oportunidades de golo, 1-0. Aborrece-me imenso que em todos os jogos, a dada altura, a equipa desliga ou porque por algum passe de magia o adversário tem capacidade de reacção, ou simplesmente porque os meus jogadores não lhes apetece mais.

Desta vez a coisa manteve-se na 2ª parte, disse no intervalo aos jogadores que era preciso manter a concentração e a equipa reagiu muito bem. Cheira-me é que o Conselho de Disciplina / Justiça ainda manda instaurar um inquérito por resultados viciados, porque não saimos do 3-0 :biggrin:

Experimentar o CJA (apoiar) em vez do CJR (apoiar), continua a ser um jogador que se mantém mais no meio-campo mas com mais vocação ofensiva, a ver se me melhora este posicionamento.

Tá forte essa posse, estás a usar que funções ?

Editado por Lokito

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...