Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Guest Dpitz

Sporting - Futebol

Publicações recomendadas

Esse é o Zacker?

Não. O José de Pina é inteligente.

Compartilhar este post

Link para o post

José de Pina - Sporting C.P. Ando há meses a repetir aqui e na Sporting TV: o que se passou na época passada foi algo de extraordinário que não poderia nunca ser replicado para esta época. O nosso campeonato o ano passado foi de um brilhantismo incrível e deveu-se a um porto mais fraco que o habitual e ao Leonardo Jardim. Este ano as expectativas foram colocadas demasiado altas.

José de Pina - Sporting C.P. O que está no post é o global da época até agora. Inclui actual classificação na Liga, Champions e Taça de Portugal. Empates em casa esquisitos também o porto os teve.

:lol:

tem razão no bold

Compartilhar este post

Link para o post

Um obrigado a esse José de Pina por ser mais uma prova do post que fiz aqui ontem à noite.

Compartilhar este post

Link para o post

A coragem desse gajo :lol: ainda mais quando neste ano, além de termos um plantel superior ao do ano passado, essa diferença em qualidade comparativamente à do Benfica diminuiu. Se podia haver época nestes últimos anos em que não podiamos jogar a cartada da diferença abismal no plantel para os outros 2, era esta.

Não dá. O pessoal está conformadíssimo e prefere mandar as desculpas do costume do que encarar os problemas. Estão completamente confortáveis com este Sporting.

Compartilhar este post

Link para o post

Julgava-te mais inteligente ó Pina. Por amor da santa..

Compartilhar este post

Link para o post

Podem ter todas as razões contra o Marco Silva neste momento. Agora se há coisas que o Estoril tinha era mandar no jogo, principalmente a jogar em casa. A equipa alternava muito entre o 4-3-3 clássico em casa e 4-2-3-1 a jogar fora. Em casa, só não mandava frente aos grandes e mesmo assim houve jogos onde até estiveram ligeiramente superiores e não houve um jogo onde não tivessem dado luta até ao último minuto. E depois fora, também venceram grandes, também emperraram um dos candidatos na luta pelo título. Eu vi o Friburgo ser subjugado a uma pressão imensa durante 90 minutos, assim como foi com o Wolfsburgo noutro dia e ficou 0-0. Foram a casa deles e ficou 1-1, jogaram taco a taco. Empataram em casa do campeão da Liga Europa, em casa frente a eles ficou 1-2 mas do que vi o Estoril até podia ter empatado nos últimos minutos. E com muitos, muitos menos recursos. A equipa do Marco era muito versátil em termos tácticos e tinha boas ideias ofensivas para jogar em ataque contínuo. Aliás o Estoril dele nem fazia muitos cruzamentos. Explorar espaços interiores que era uma coisa doida. Até podem chamar o Carmelo para confirmar isso. Mas então porque raio agora no Sporting ficou diferente? Isso é que era preciso saber. Falta de capacidade para gerir a pressão? Falta de recursos humanos? Pode ser muita coisa. E se há coisa que até pode ser é a culpa não ser dele, ou não ser sequer metade dele. Mas já se sabe que a culpa é sempre do treinador em tudo. Sempre foi assim, sempre será. Até podia ser o Mourinho aqui.

Não há a mínima dúvida que o Marco Silva tem qualidade, tal como o Paulo Fonseca também a tem e sempre o disse por cá. Pelo menos para mim. Mas claro, há qualquer coisa que pode estar a falhar. E com isso a falhar, a margem de erro vai diminuíndo, e qualquer dia já não há Marco já não há nada. E continuo na minha: fizemos a melhor opção em mandá-lo vir do Estoril. Era a melhor opção, e seria sempre a melhor opção, tanto que Benfica e FC Porto já estavam à perna. Não está a resultar, paciência. Está na hora de se tomarem as medidas certas para reunir condições na próxima época. Acho que se deveria tentar mais uma época com o Marco até pelo contrato de 4 anos, mas a fazer as coisas de uma forma diferente, talvez dando mais liberdade ao Marco na construção do plantel sob a forma de não estarmos a entrar num ciclo de insanidade mas, ao mesmo tempo, resguardar o programa da formação progressiva de alguns jogadores (embora em alguns casos devia ser muito mais fléxivel do que rígida, ver Gauld). Se for para fazer tudo igual ou se não estiverem reunidas as condições, então mais vale assumir o erro e mandá-lo embora.

Eu não preciso de ser chamado cá para nada pois vossa excelência já tratou de sintetizar na perfeição aquilo que foi o trajecto do Marco no Estoril, em especial no que diz respeito à abordagem ao jogo. :) Devo-te dizer que o jogo em casa com o Sevilla, que marcou a estreia do clube na fase de grupos da Liga Europa, é provavelmente aquele que guardo com mais carinho na memória, não só por ser o nosso primeiro jogo de sempre nestas andanças europeias, mas sobretudo pela forma destemida, e a espaços autoritária, com que o Estoril jogou contra aquele que viria ser o vencedor da competição.

Uma vez que à análise táctica não há nada a acrescentar, vou me focar naquilo que consubstancia a preparação da temporada e a construção do plantel. No Estoril Praia, o Marco foi, desde o primeiro momento, o responsável máximo pela construção da equipa. Primeiro como Director Desportivo e mais tarde, após a saída do Vinicius Eutrópio, enquanto treinador. E aqui para mim reside a chave do sucesso da relação Estoril-Marco Silva: o Tiago Ribeiro nunca, jamais, se intrometeu nas escolhas do Marco. A confiança no seu trabalho, e em primeira instância no seu julgamento, é em meu entender o principal motivo para que este binómio SAD-Marco ter funcionado tão bem. Não me vou pronunciar sobre os níveis da Estratégia no Sporting mas quer a mim parecer que existem muitos canais de ingerência naquilo que vai do topo da hierarquia (Bruno) até ao departamento técnico. Logo por aqui parece existir uma certa, ou mesmo total, perda de confiança entre as estruturas.

Outro ponto que considero interessante, e pelo qual sempre pensei que fosse distinguir o Marco do Paulo Fonseca, já que se falou dele por aqui, concerne à questão da liderança e do ego. Isto é meramente o ponto de vista de quem está por fora contudo sempre olhei para o Paulo e vi ali um porreiraço que iria ter sérias dificuldades em lidar com egos e tiques de vedetismo. Com o Marco, apesar de reconhecer essa faceta do porreirão para os seus, sempre me pareceu aquele gajo capaz de dar um murro na mesa e impôr a ordem. Ele é o melhor amigo dos jogadores mas não se deixa levar em cantilenas. Ao primeiro impacto o tipo não é flor que se cheire mas depois, se lhe mostrares trabalho, ele acaba por ser o teu maior amigo.

My two cents...

Compartilhar este post

Link para o post

(...)

Uau, olhem para mim, tão correcto e exigente que eu sou! Assim é que é! :lol:

Pois eu vou-te explicar, que, basicamente, o facto de exigires ou deixares de exigir é uma escolha pessoal a que tens todo o direito. A não ser que tenhas um cargo com alguma relevância no Sporting, os teus deveres como Sócio do Clube são, entre muitos, o de o apoiar o clube dentro das tuas possibilidades. Fazer valer o nosso supremo direito de votar nas eleições e nas Assembleias Gerais, elegendo quem achamos adequado a servir o Sporting. Se possível pagar quotas, comprar merchandise e ir aos estádios, obviamente. Mas o que eu sublinhei foi o apoio incondicional ao Clube.

Não é por ganhar ou deixar de ganhar que se deixa de apoiar. Foi isto que eu disse. Isto não tem nada a ver com exigência. A minha exigência para com jogadores e estrutura directiva, é, dentro do que me é possível, a de que dêem o seu melhor. Eu não me ponho a um nível de "exigir" títulos. A ninguém. Claro que quero que a exigência seja sempre a de procurar a vitória, isto na cabeça de quem realmente nos representa em campo e no banco, mas o meu apoio em nada muda pelo ganhar ou deixar de ganhar títulos.

E se apoio e sempre apoiarei o Sporting, é claro que, quando está visto que já não seremos campeões este ano, a minha mentalidade seja a de continuar a acreditar e apoiar. Não consigo sinceramente ver o que é que possivelmente podes ver de errado nisto.

E claro que para ti, o gentleman politicamente correcto do CMPT, esses argumentos aí do "típico" Sportinguista conformado e que não tem exigência nenhuma, carecem todos de fundamentação. É que, curiosamente, são quase todos verdades. Estivemos frágeis financeiramente, os outros 2 rivais investem imensamente mais que nós, a equipa é a mais jovem e é inexperiente, obviamente que não se atinge o potencial de um clube reestruturado há menos de 2 anos, e depois vem o último, que é mais que tabu neste fórum. Não, claro que a corrupção no futebol é algo que não existe, só nas nossas cabeças. Claro que FCP e SLB não beneficiaram descaradamente de arbitragens escandalosas nos últimos anos :lol:

É difícil falar com alguém que quer ser tão certinho, que fecha aos olhos ao mundo em que vive e cria a sua própria realidade onde os títulos e sempre foram unica e exclusivamente decididos em campo e que ganha sempre o melhor. E depois fala em utopias...

Não percebi realmente o que vos fez tanta comichão, excepto a vontade de implicar e desfazer de outrem, como é hábito por estes lados.

(...)

Fui tentando perceber onde querias chegar com todas as tuas intervenções, e confesso que tive algumas dificuldades.

Mas foquemo-nos no bold. Mais bonito do que dizer o que o Poeira disse, é aludir à corrupção e a que "não ganha sempre o melhor". Para efeitos de discussão, vamos considerar isso verdade. A minha pergunta é: quando é que nós fomos, mesmo, o melhor? Eu compreendo e até concordo com uma parte das queixas à arbitragem, e acho que, dos 3 grandes, somos globalmente o mais prejudicado. Agora, e levando isto para o teu campo do Sportinguismo, como adepto do Sporting eu apoio o clube. Incondicionalmente. Mas apoiar não é necessariamente aplaudir. Apoiar é procurar sempre o melhor para ele, é pensar nele em primeiro lugar. E pensar nele em primeiro lugar envolve... pensar nos erros dele em primeiro. Porque é com a melhoria que podemos evoluir de forma constante e ter sucesso. Só depois dessa análise se deve pensar no resto. Daí que, mesmo que outros fatores nos possam prejudicar, é a melhoria do clube que preocupa em primeiro lugar. Melhoria essa que consiste, simplesmente, na busca pela maior competência possível.

Importa, então, saber o que é "competência". Competência é procurar constantemente o melhor aproveitamento possível dos recursos ao nosso dispor, é ter uma postura auto-crítica constante, para se perceber os erros que se cometem. É ser o mais racional possível a tomar decisões, para que o clube saia, a cada instante, o mais beneficiado(ou menos prejudicado) possível. Também não concordo que signifique "títulos", no sentido títulos->competência. Porque acredito que a relação é a inversa(competência->títulos). Os títulos não conduzem necessariamente a uma melhoria, mas eu acredito neles como consequência do que referi acima, ou seja, do trabalho competente, a tal "melhoria". Ou seja, isto leva-nos a algo muito simples. É através de um trabalho o mais competente possível em todos os sentidos que estaremos mais perto do sucesso. Neste momento o futebol que a equipa joga afasta-nos do sucesso de forma dificilmente reparável. Temos sido perfeitamente incompetentes. E é essa incompetência que é criticada. Quando o que disse acima for escrupulosamente cumprido, e fatores externos nos afastarem de títulos, serei o primeiro a insurgir-me. Até lá prefiro pensar no que faz... o Sporting.

E a questão da massa adepta levantada é pertinente. Repara, eu serei sempre Sportinguista, mesmo que o clube não ganhe nada durante muito tempo. Tentarei lutar contra esse estado de coisas da melhor forma possível e comportar-me da forma que descrevi acima. Agora, é óbvio que quanto mais os resultados do clube cairem, menor será a massa adepta. Era bonito que assim não fosse, mas a verdade é que é. Cabe-nos, a todos os que gostam do clube, cumprir os desígnios do fundador da melhor forma que conseguirmos. Eu confio no que disse acima. Há quem prefira uma mentalidade mais "miserabilista", que eu, embora não concorde, tenho de respeitar. Mas sempre tentando argumentar o porquê de, a meu ver, estar errada.

A postura crítica e exigente do Poeira, do Hugo e de outros aqui faz deles, na minha opinião, grandes adeptos do clube. Fossem todos assim. É esse comportamento de crítica consciente e inteligente por parte de TODOS, desde o presidente a qualquer sócio, que nos permitirá melhorar constantemente. Podes é achar que as críticas deles não são conscientes nem inteligentes, e aí cabe-te rebateres o que eles dizem. Mas sem entrares em considerações pessoais. Não faço qualquer juízo de valor sobre a contribuição mais direta(associativismo, compra de merchandising do clube, ida a jogos, entre muitas outras), porque cada um tem as suas possibilidades e, acima de tudo, porque considero que, mais do que dar dinheiro ao clube, um sócio tem de fazer o que disse acima. Mais do que dinheiro de quotização(que é importante), é essencial que a mentalidade crítica e exigente perdure. De clube grande, portanto.

Editado por AndreSCP7

Compartilhar este post

Link para o post

José de Pina - Sporting C.P. Ando há meses a repetir aqui e na Sporting TV: o que se passou na época passada foi algo de extraordinário que não poderia nunca ser replicado para esta época. O nosso campeonato o ano passado foi de um brilhantismo incrível e deveu-se a um porto mais fraco que o habitual e ao Leonardo Jardim. Este ano as expectativas foram colocadas demasiado altas.

José de Pina - Sporting C.P. O que está no post é o global da época até agora. Inclui actual classificação na Liga, Champions e Taça de Portugal. Empates em casa esquisitos também o porto os teve.

:lol:

tem razão no bold

és tu de Pina?

Compartilhar este post

Link para o post
o Tiago Ribeiro nunca, jamais, se intrometeu nas escolhas do Marco. A confiança no seu trabalho, e em primeira instância no seu julgamento, é em meu entender o principal motivo para que este binómio SAD-Marco ter funcionado tão bem. Não me vou pronunciar sobre os níveis da Estratégia no Sporting mas quer a mim parecer que existem muitos canais de ingerência naquilo que vai do topo da hierarquia (Bruno) até ao departamento técnico. Logo por aqui parece existir uma certa, ou mesmo total, perda de confiança entre as estruturas.

Quando o MS não tem uma desculpa tem outra.

Assumindo que realmente tudo o que se diz é verdade e eu até já ouvi de uns sujeitos que dizem que compravam pão na padaria de uma prima do MS (!) que BdC até na folha do onze inicial do Sporting se queria intrometer, nada disso justifica as substituições trazidas de casa e a evidente falta de preparação em determinadas situações de jogo como as bolas paradas ofensivas. A questão aqui é que o MS já há muito que foi além da linha de tolerância que o estilo de liderança do BdC lhe dava.

De qualquer forma fico confuso, quando falas em perda de confiança, alguém acredita que o BdC sendo como é ainda tinha o MS no Sporting se não confiasse nele?

Ainda há menos de um mês disse isto: "é um excelente treinador, jovem e que vive a sua primeira experiência num clube com a dimensão do Sporting", acrescentando ainda que é "normal que ao longo da época seja necessário fazer alguns ajustamentos", que motivaram "um esforço de todas as partes"

http://www.dn.pt/desporto/sporting/interior.aspx?content_id=4387667

Em relação ao Pina, deve querer estar a dar razão ao Danny e a ver se passa pelo Pedro Guerra do Sporting. Que tristeza de comentário.

Editado por whatever

Compartilhar este post

Link para o post

Agora anda tudo a usar o jogo contra o Wolfsburgo como desculpa para o mau resultado, e simultaneamente como prova da qualidade deste Sporting. A malta não olha a estatísticas? Estes alemães são mesmo assim, não sabem gerir jogos. Nos últimos 20 jogos disputados (não contando com os do Sporting) sofreram golos em 14. Eles concederem ocasiões de golo ao Sporting não me admirou, só me surpreendeu termos sido uma das poucas equipas que não lhe conseguiram marcar golos... não em uma, mas em duas tentativas!

Quanto ao cansaço, refira-se que o mesmo Wolfsburgo teve um jogo exigente no Domingo, pouco antes do nosso: estiveram a perder 1-0, 2-1 e 3-2, mas ganharam 5-3. E com uma viagem de avião pelo meio...

Compartilhar este post

Link para o post

Fui tentando perceber onde querias chegar com todas as tuas intervenções, e confesso que tive algumas dificuldades.

Mas foquemo-nos no bold. Mais bonito do que dizer o que o Poeira disse, é aludir à corrupção e a que "não ganha sempre o melhor". Para efeitos de discussão, vamos considerar isso verdade. A minha pergunta é: quando é que nós fomos, mesmo, o melhor? Eu compreendo e até concordo com uma parte das queixas à arbitragem, e acho que, dos 3 grandes, somos globalmente o mais prejudicado. Agora, e levando isto para o teu campo do Sportinguismo, como adepto do Sporting eu apoio o clube. Incondicionalmente. Mas apoiar não é necessariamente aplaudir. Apoiar é procurar sempre o melhor para ele, é pensar nele em primeiro lugar. E pensar nele em primeiro lugar envolve... pensar nos erros dele em primeiro. Porque é com a melhoria que podemos evoluir de forma constante e ter sucesso. Só depois dessa análise se deve pensar no resto. Daí que, mesmo que outros fatores nos possam prejudicar, é a melhoria do clube que preocupa em primeiro lugar. Melhoria essa que consiste, simplesmente, na busca pela maior competência possível.

Importa, então, saber o que é "competência". Competência é procurar constantemente o melhor aproveitamento possível dos recursos ao nosso dispor, é ter uma postura auto-crítica constante, para se perceber os erros que se cometem. É ser o mais racional possível a tomar decisões, para que o clube saia, a cada instante, o mais beneficiado(ou menos prejudicado) possível. Também não concordo que signifique "títulos", no sentido títulos->melhoria. Porque acredito que a relação é a inversa(melhoria/competência->títulos). Os títulos não conduzem necessariamente a uma melhoria, mas eu acredito neles como consequência do que referi acima, ou seja, do trabalho competente, a tal "melhoria". Ou seja, isto leva-nos a algo muito simples. É através de um trabalho o mais competente possível em todos os sentidos que estaremos mais perto do sucesso. Neste momento o futebol que a equipa joga afasta-nos do sucesso de forma dificilmente reparável. Temos sido perfeitamente incompetentes. E é essa incompetência que é criticada. Quando o que disse acima for escrupulosamente cumprido, e fatores externos nos afastarem de títulos, serei o primeiro a insurgir-me. Até lá prefiro pensar... no Sporting.

E a questão da massa adepta levantada é pertinente. Repara, eu serei sempre Sportinguista, mesmo que o clube não ganhe nada durante muito tempo. Tentarei lutar contra esse estado de coisas da melhor forma possível e comportar-me da forma que descrevi acima. Agora, é óbvio que quanto mais os resultados do clube cairem, menor será a massa adepta. Era bonito que assim não fosse, mas a verdade é que é. Cabe-nos, a todos os que gostam do clube, cumprir os desígnios do fundador da melhor forma que conseguirmos. Eu confio no que disse acima. Há quem prefira uma mentalidade mais "miserabilista", que eu, embora não concorde, tenho de respeitar. Mas sempre tentando argumentar o porquê de, a meu ver, estar errada.

A postura crítica e exigente do Poeira, do Hugo e de outros aqui faz deles, na minha opinião, grandes adeptos do clube. Fossem todos assim. É esse comportamento de crítica consciente e inteligente por parte de TODOS, desde o presidente a qualquer sócio, que nos permitirá melhorar constantemente. Podes é achar que a crítica deles não é consciente nem inteligente, e aí cabe-te rebateres o que eles dizem. Mas sem entrares em considerações pessoais. Não faço qualquer juízo de valor sobre a contribuição mais direta(associativismo, compra de merchandising do clube, ida a jogos, entre muitas outras), porque cada um tem as suas possibilidades e, acima de tudo, porque considero que, mais do que dar dinheiro ao clube, um sócio tem de fazer o que disse acima. Mais do que dinheiro de quotização(que é importante), é essencial que a mentalidade crítica e exigente perdure. De clube grande, portanto.

Começo por agradecer-te a decência e o respeito que demonstraste pela minha pessoa e por este espaço ao elaborares um post, com conteúdo e com o objectivo de promover o debate e não as habituais picardias e desrespeitos. Pode parecer engraçado e pode ser irrelevante vindo de um user tão impopular neste espaço, mas fica registado o meu agradecimento para contigo, valha o que valer.

Essa questão é... é uma coisa enorme. Já tive imensas vezes essa conversa, dentro e fora de fóruns, e é coisa para estar meia hora a falar/escrever e sinceramente já perdi mais que a paciência para isso, até porque os títulos estão mais que entregues e a seca Sportinguista está estabelecida. Mas assim de cabeça... acho que fomos os melhores em 2004/2005 e em 2006/2007. Se foi realmente por arbitragens erróneas que deixámos ou não de conquistar o campeonato, não sei. Possivelmente foi, mas é apenas água para um balde já cheíssimo.

Até é capaz de ser mais fácil fazer o exercício inversamente: será que, nesta seca de 13 anos, não fomos mesmo a melhor equipa em nenhuma dessas épocas? Eu acho que sim, mas nem quero aprofundar... é chover no molhado, como se costuma dizer.

A partir daqui, concordo com a esmagadora maioria do que escreveste. No âmbito interno da coisa, a minha mentalidade como Sportinguista, é a de querer que sejamos o mais competentes possíveis. Isto é do mais simplista que há. Apesar de ser da opinião que as arbitragens são mais que capazes de decidir campeonatos, não é, obviamente, essa a mentalidade que quero que os profissionais do Sporting adoptem. Eles têm sempre de dar 100%, porque nunca serão perfeitos e haverá sempre espaço para melhorar, e ai DELES que desculpem alguma falta de motivação e/ou de rendimento desportivo por se sentirem frustrados com situações alheias ao futebol jogado, porque eles são profissionais, corresponder ao que lhes é pedido é a sua função.

Agora, esta mentalidade eu tenho numa AG, ou em eleições, isto é, quando tenho de facto algum poder de escolha e a mim me cabe ser exigente. Mas isto deve ser tipo 1% dos casos. Em 99% dos casos, nós somos outsiders, somos espectadores, somos adeptos. O que pensamos ou deixamos de pensar, acaba por ser irrelevante, por muito frio que isto pareça. E quando se separam as águas, eu posso, com certeza, apontar o dedo aos tais casos de arbitragens erradas que decidem o que o futebol jogado não consegue.

A questão é que, por exemplo, este ano, o SLB tem estado mal no cômputo geral, o que levou a ser eliminado da UCL e da Taça de Portugal. Mais dói quando, no campeonato, não foram de todo a consistente que costumam ser, e já devem ter sido beneficiados com influência directa no marcador em para aí 4 ou 5 jogos. E depois não é só isto. É que quando realmente fazem um jogo bem conseguido(apesar do Estoril estar em cacos), vem malta dizer que é por isto é que eles estão lá em cima e nós não, ignorando completamente o possível e provável efeito que uma maior proximidade na tabela classificativa tinha na nossa equipa(e mesmo no FCP), equipa esta que vai do 8 ao 80 mediante a motivação dos jogadores.

Repito que não é nem pode ser esta a mentalidade dos nossos profissionais, porque eles não se podem agarrar a desculpar. Porque o sucesso desportivo depende deles. Mas nós, como adeptos de futebol e do Sporting, estamos mais que à vontade para avaliar a coisa mediante um certo contexto, que com uma muito rudimentar análise se é capaz de justificar o porquê de, em Março já estarmos 'K.O' no campeonato.

"E se o SLB não tivesse sido beneficiado em alguns jogos que potencialmente fizeram a diferença?" - "E se o SLB não tem marcado aquele golo ao último minuto, como teria respondido a equipa do Sporting nestes últimos 4 jogos?"

Estas coisas, diz quem está de fora, e di-lo com todo o direito e não necessariamente errado, de todo. Mas isto não pode, nunca dizer o profissional do Sporting, seja o jogador, o treinador ou o presidente. É esta a minha exigência para com o Sporting: dêem tudo.

Acho estúpido um adepto "exigir" títulos, porque a exigência dá a entender que, caso não se consigam os tais títulos, haverá uma reacção. E que reacção é essa? O Sporting este ano, muito provavelmente, não será campeão, infelizmente. E agora eu, caso tivesse "exigido" o título, ia fazer o quê? Quereria os jogadores todos dali para fora? Quereria novas eleições presidenciais? Quereria despedir o treinador? Ou, pior que tudo e impensavelmente, deixaria de apoiar o Clube?

A minha resposta a todos esses cenários, é óbvia: não. Curiosamente sou completamente a favor de que se substitua o Marco Silva, mas não é, de todo, unica e exclusivamente derivado à falha em ser campeão nacional, mas sim a uma panóplia de factores (o aparente perfil psicológico "manso" demais, a progressiva decadência da qualidade do nosso futebol, quer defensivo, quer ofensivo, quer na circulação de bola... as convocatórias pouco impressionantes, as sempre algo previsíveis alterações, e a aparente incapacidade de liderar a equipa psicologicamente frágil que tem).

A questão é que, "exigem", o Clube não está a conseguir corresponder às tais expectativas, mas o que vão fazer em relação a isso, na prática, é pura e simplesmente nada a não ser manter a postura de adepto afectivo ao SCP que sempre tiveram, porque não são mais Sportinguistas por ganhar ou perder um campeonato. E sim, tenho perfeita noção de que ser campeão nacional traria uma leque de efeitos brutalmente positivos para o Sporting, tanto a nível financeiro, como a nível de reconhecimento, como a nível de grandeza(se bem que nunca foi a quantidade de adeptos que me fez ser Sportinguista, pois se assim fosse éramos "todos" lbenfiquistas), mas não é essa a questão que se levantou, ou que eu infelizmente levantei.

Terminando o raciocínio e para acabar de responder ao que disseste... não me considero um adepto com uma mentalidade "miserabilista". Sou um adepto do Sporting que sente bastante o Clube e que lhe é extremamente leal. Para mim, não é vergonha absolutamente nenhuma dizer que sou daqueles que diz de boca cheia que "para o ano é que é", porque acredito realmente nisso, e tenho orgulho nisso. Este ano muito provavelmente já foi, e por muito que isso me entristeça, por muito que queira ver o verde e branco de volta ao seu lugar como número 1 no futebol nacional, não é mais uma temporada falhada que, por muito que me magoe, me vai de alguma forma abalar o meu Sportinguismo e mesmo a minha fé no sucesso desportivo do futebol profissional do Clube.

Especialmente com a direcção actual. Com as 'armas' ao nosso dispor, com esta massa adepta imensamente fiel, com esta mais que provável evolução sustentável do Sporting Clube de Portugal, ninguém me tira da cabeça que o futuro é mais que brilhante e que uma hegemonia leonina se avizinha. Devo ser uma(e perdoem-me a expressão) ave rara neste aspecto, mas é uma posição que se enquadra com a minha personalidade naturalmente optimista.

Discordo de alguns pontos no teu último parágrafo mas não vale realmente a pena aprofundar este tipo de coisas que só acabam em diálogos de que de nada me orgulho (até porque acabo sempre a levar o e-enxerto de porrada :mrgreen:).

Não. O José de Pina é inteligente.

É nada, o José de Pina é um burro. Todos sabemos que quem realmente percebe de futebol anda por fóruns online, e que estas figuras mais conhecidas e conceituadas no univero Sportinguista não percebem ponta disto.

Agradeço também o habitual nível de 'diálogo', porque se te dás ao trabalho de vir a um fórum escrever uma post que só visa denegrir, é porque te sentes realmente bem em fazê-lo, e mal de mim tentar sequer privar-te de tal luxo.

Agora anda tudo a usar o jogo contra o Wolfsburgo como desculpa para o mau resultado, e simultaneamente como prova da qualidade deste Sporting. A malta não olha a estatísticas? Estes alemães são mesmo assim, não sabem gerir jogos. Nos últimos 20 jogos disputados (não contando com os do Sporting) sofreram golos em 14. Eles concederem ocasiões de golo ao Sporting não me admirou, só me surpreendeu termos sido uma das poucas equipas que não lhe conseguiram marcar golos... não em uma, mas em duas tentativas!

Quanto ao cansaço, refira-se que o mesmo Wolfsburgo teve um jogo exigente no Domingo, pouco antes do nosso: estiveram a perder 1-0, 2-1 e 3-2, mas ganharam 5-3. E com uma viagem de avião pelo meio...

Desconhecia esse percurso recente do Wolfsburg, mas sendo um dos que "usa o jogo contra o Wolfsburgo como desculpa para o mau resultado", me cabe dizer que não tenho dúvidas absolutamente nenhumas que o efeito psicológico que esse jogo teve na equipa foi indubitavelmente um factor decisivo para a inenarrável exibição que realizámos no Dragão. E sinceramente nem acho que isto seja discutível.

Uma equipa que faz aquele jogo arrasador(embora ineficaz, mas irrelevante para a questão) contra os alemães e depois, contra o FCP, não faz 3 passes seguidos, não recupera bolas, tem uma linha defensiva amadora em 5 ou 6 lances, não cria oportunidades absolutamente nenhumas e acaba o jogo com, tipo, um remate à baliza... não sei como é que realmente justificas isso, sem fazer a óbvia ligação com o jogo para LE, 3 dias antes.

Edit: A não ser que te estejas a referir exclusivamente ao factor do cansaço. Se sim, fui uma besta :mrgreen:

Editado por Shabby

Compartilhar este post

Link para o post

A coragem desse gajo :lol: ainda mais quando neste ano, além de termos um plantel superior ao do ano passado, essa diferença em qualidade comparativamente à do Benfica diminuiu. Se podia haver época nestes últimos anos em que não podiamos jogar a cartada da diferença abismal no plantel para os outros 2, era esta.

Se bem que o plantel do Porto melhorou substancialmente. E já agora, também o do Braga.

Compartilhar este post

Link para o post

Gostaria de te dar uma resposta mais elaborada, mas grosso modo, quando uma equipa tem estas variações exibicionais podem haver, em minha opinião, duas explicações: ou a equipa está demasiado dependente da qualidade individual dos seus jogadores, andando à deriva da sua inspiração; ou vive conforme o seu grau de confiança, jogando melhor e com maior dinâmica quando motivada mas roçando a desgraça quando algo corre mal. De notar que as duas se podem conjugar, que é aquilo que me parece ocorrer atualmente no Sporting. A equipa está mal preparada, os jogadores não sabem o que fazer em campo e vão rendendo aquilo que calha, conforme o que o jogo lher der.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não preciso de ser chamado cá para nada pois vossa excelência já tratou de sintetizar na perfeição aquilo que foi o trajecto do Marco no Estoril, em especial no que diz respeito à abordagem ao jogo. :) Devo-te dizer que o jogo em casa com o Sevilla, que marcou a estreia do clube na fase de grupos da Liga Europa, é provavelmente aquele que guardo com mais carinho na memória, não só por ser o nosso primeiro jogo de sempre nestas andanças europeias, mas sobretudo pela forma destemida, e a espaços autoritária, com que o Estoril jogou contra aquele que viria ser o vencedor da competição.

Uma vez que à análise táctica não há nada a acrescentar, vou me focar naquilo que consubstancia a preparação da temporada e a construção do plantel. No Estoril Praia, o Marco foi, desde o primeiro momento, o responsável máximo pela construção da equipa. Primeiro como Director Desportivo e mais tarde, após a saída do Vinicius Eutrópio, enquanto treinador. E aqui para mim reside a chave do sucesso da relação Estoril-Marco Silva: o Tiago Ribeiro nunca, jamais, se intrometeu nas escolhas do Marco. A confiança no seu trabalho, e em primeira instância no seu julgamento, é em meu entender o principal motivo para que este binómio SAD-Marco ter funcionado tão bem. Não me vou pronunciar sobre os níveis da Estratégia no Sporting mas quer a mim parecer que existem muitos canais de ingerência naquilo que vai do topo da hierarquia (Bruno) até ao departamento técnico. Logo por aqui parece existir uma certa, ou mesmo total, perda de confiança entre as estruturas.

Outro ponto que considero interessante, e pelo qual sempre pensei que fosse distinguir o Marco do Paulo Fonseca, já que se falou dele por aqui, concerne à questão da liderança e do ego. Isto é meramente o ponto de vista de quem está por fora contudo sempre olhei para o Paulo e vi ali um porreiraço que iria ter sérias dificuldades em lidar com egos e tiques de vedetismo. Com o Marco, apesar de reconhecer essa faceta do porreirão para os seus, sempre me pareceu aquele gajo capaz de dar um murro na mesa e impôr a ordem. Ele é o melhor amigo dos jogadores mas não se deixa levar em cantilenas. Ao primeiro impacto o tipo não é flor que se cheire mas depois, se lhe mostrares trabalho, ele acaba por ser o teu maior amigo.

My two cents...

thanks. É a ideia que tenho e a ideia que sempre tive. A coisa que mais podem fazer por aqui, com todas as razões e mais algumas, é criticar o Marco por muita coisa que tem feito desde que está cá. Agora, estar a começar a contar mentiras de que o Estoril era assim e assado, e no Estoril ele não jogava nada. O Marco do Estoril-Praia era e foi a equipa "pequena" mais personalizada que vi desde que acompanho a Liga Portuguesa com regularidade (a outra é o Boavista do Pacheco 2000-2002, mas era outro tipo de personalizado :mrgreen:), tanto que eu acompanhava os jogos do Estoril regularmente pelo que eles jogavam. Não foi obra do acaso, ao contrário do que se começa a pintar.

Se calhar também foi obra do acaso ele ter metido o Licá no FC Porto (este, principalmente). Ou o Jefferson no Sporting. Ou o Evandro no FC Porto. Ou o Steven Vitória no Benfica. Ou o Gonçalo na Croácia. Um ou outro pode ter sentido alguma falta de qualidade na transição para o grande (principalmente o Licá), mas a maioria destes tem qualidade e correspondeu, e foi excepcionalmente potenciado pelo Marco. O Anderson Luis, um lateral vulgar, até chegou a ser apontado a um grande sob as ordens do Marco, e foi muito elogiado por um/dois users por aqui. Idem aspas para o Luis Leal, que chegou a ser apontado ao Sporting e não acho que seja material para um grande. Idem aspas para o Vagner, que chegou a ser apontado a Benfica e Sporting...

Eu não tenho a mínima dúvida que algo falhou na estratégia para esta época, e também não tenho dúvidas que se o Marco escolheu 1/2 jogadores, foi muito. Se nem teve palavra nas saídas, quanto mais terá tido em entradas...Uma das vantagens do Marco enquanto estava no Estoril foi poder escolher com quem queria trabalhar, mesmo apesar de ter que se sujeitar a um ou outro vindo da Traffic, e mesmo esses, na maioria, eram sempre bem sacados. O Carlos Eduardo do FC Porto e Jefferson eram da Traffic...

Agora, ele também já sabia de antemão para o que vinha. E por outro lado se a estratégia é para, em 4 anos, vencer com os jogadores jovens à disposição, também é absurdo assumir uma candidatura ao título tanto por parte do Marco, como por parte do Bruno, logo na primeira conferência de imprensa. Foi absurdo, e só agora isso se está a confirmar. E agora também se está a confirmar que, além de uma estratégia completamente falhada, temos graves problemas ao nível de estrutura e comunicação entre as diversas partes que planificam a época e o dia-a-dia do nosso futebol. Se as coisas estão melhores que há 2 anos? Ninguém duvida disso. Então financeiramente é como comparar o dia e a noite.

Eu não posso deixar de torcer o nariz a muitos que dizem que ele não serve, depois de tudo o que vi no Estoril e até a espaços por cá, onde deu para ver em 2/3 jogos o Estoril do Marco. E mesmo que não esteja a resultar, eu posso afirmar com 99% de certezas que o potencial para ser um dos melhores está lá. Agora, algo falhou pelo caminho, e o Marco tem cometido erros atrás de erros que o comprometem até mais não. E isso, nem posso criticar quem o critica. Aliás, até estou do lado deles. E um dia, poderá ser tarde demais para o Marco que, mesmo com todos os defeitos que tem, porque isso é inevitável ao ser humano e à atividade profissional de treinador, tem tudo para ser um treinador de excelência. E acredito que, mesmo falhando por cá, vai la chegar.

Editado por Jone Eduardo

Compartilhar este post

Link para o post

thanks. É a ideia que tenho e a ideia que sempre tive. A coisa que mais podem fazer por aqui, com todas as razões e mais algumas, é criticar o Marco por muita coisa que tem feito desde que está cá. Agora, estar a começar a contar mentiras de que o Estoril era assim e assado, e no Estoril ele não jogava nada. O Marco do Estoril-Praia era e foi a equipa "pequena" mais personalizada que vi desde que acompanho a Liga Portuguesa com regularidade (a outra é o Boavista do Pacheco 2000-2002, mas era outro tipo de personalizado :mrgreen:), tanto que eu acompanhava os jogos do Estoril regularmente pelo que eles jogavam. Não foi obra do acaso, ao contrário do que se começa a pintar.

É do tipo campeão :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Gostaria de te dar uma resposta mais elaborada, mas grosso modo, quando uma equipa tem estas variações exibicionais podem haver, em minha opinião, duas explicações: ou a equipa está demasiado dependente da qualidade individual dos seus jogadores, andando à deriva da sua inspiração; ou vive conforme o seu grau de confiança, jogando melhor e com maior dinâmica quando motivada mas roçando a desgraça quando algo corre mal. De notar que as duas se podem conjugar, que é aquilo que me parece ocorrer atualmente no Sporting. A equipa está mal preparada, os jogadores não sabem o que fazer em campo e vão rendendo aquilo que calha, conforme o que o jogo lher der.

Sim, concordo plenamente. A equipa fez excelentes jogos quando se atingiu a nível individual e/ou anímico, e quando engatou, era relativamente dominadora a atacar, apesar dos processos muito simples.

Basicamente, é o resultado de um mau trabalho de quem treina. Acho que nem é grande discussão nisto, é simplesmente má preparação da equipa, o que resulta em desempenhos inconsistentes para catano. E nem tenho qualquer tipo de hate ao MS...

Compartilhar este post

Link para o post

cheira-me que o shabby é daqueles que diz que o único motivo pelo qual não fomos campeões foi:

a) a mão do ronny

b) a lesão do rinaudo

c) os árbitros

lol

Compartilhar este post

Link para o post

Toda a gente sabe que em Portugal o futebol é limpo, correto e justo e ai de quem ousar simplesmente exigir que todos partam em condições de igualdade à partida para que, aí sim, se possa aferir acerca da incompetência de uns e competência de outros...

Felizmente, a teoria de só olhar para os erros internos (que existem e que são observados e comentados) e ignorar os erros alheios que nos prejudicam só porque nós também erramos nunca colou seriamente nos adeptos deste clube. Aí sim, seria o dia em que poderíamos ser considerados conformados e resignados, porque a revolta para dentro é sempre mais fácil do que a revolta para fora. É o chamado rugir para dentro, miar para fora que tanto foi defendido por quem liderou este clube durante quase duas décadas.

Compartilhar este post

Link para o post

Fala-se que o Musta (líder da Juve Leo) foi hoje detido pela Unidade Nacional de Contraterrorismo da PJ, na mesma operação do PPC.

Editado por doom_master

Compartilhar este post

Link para o post

Há diferença entre "Rugir para dentro, miar para fora" e disfarçar os nossos problemas/deficiências com razões externas. Tenho para mim que antes de me preocupar com os problemas da rua devia resolver os que tenho em casa.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...