Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Guest Dpitz

Sporting - Futebol

Publicações recomendadas

Apesar de concordar com quase todo o argumento, como é que se dá o processo de ambientação de jogadores como, no caso, o Slavchev?

É que estás a falar do Barcelona, mas o Barcelona quando contrata, contrata produto acabado (ou quase), não contrata um jovem que pode evoluir, salvo raríssimas excepções. Os jovens que podem evoluir do Barcelona são da cantera do Barcelona e depois contrata produto acabado quando os da cantera não chegam (porque é impossível ter um 11 vindo todo da cantera).

O Sporting não pode fazer isso, o Sporting tem de colmatar as falhas da cantera com "diamantes por lapidar", isto se estivermos a pensar num projeto a longo prazo, porque os produtos acabados que o Sporting tem contratado são Maurícios, Jeffersons ou Heldons da vida (vá, fez-se um esforço pelo Montero, mas, lá está, foi um esforço singular e, pelo menos agora, não podemos dar 3M€ para cobrir todas as falhas, acho eu) e nenhum destes 3 chega para aquilo que os adeptos do Sporting querem para o Sporting. A estratégia de mercado deste ano, se fosse bem gerida, tinha sido bastante boa. Contratas talento para juntar ao talento e vais trabalhá-lo, sendo que o Gauld, o Slavchev, o Sarr, o Rabia e o Sacko foram contratados precisamente assim (nem estou a dizer que algum destes é talentoso, só estou a dizer que foi nessa ótica que foram contratados, quer tenha sido uma contratação falhada ou não). Depois no futuro tens uma equipa completamente lapidada em casa, uns formados cá, outros que chegaram um pouco mais tarde, sendo que depois os retoques serão muito menores, em vez de contratares um Alexis Sanchez, um Fabregas (apesar de ter sido um caso particular), um Mascherano e um Jordi Alba, só tens de contratar um Alexis Sanchez. No mundo ideal da competência, o Fabregas, o Mascherano e o Jordi Alba já foram contratados com 18, 19 ou 20 anos e desenvolveram-se cá dentro, porque o esforço que se fez para contratar o Alexis Sanchez tornou impossível que se repita o esforço para mais um jogador (acho que deu para passar a analogia do que quero dizer).

No fundo, eu concordo contigo, só acho é que o Sporting não pode seguir o modelo do Barcelona, precisamente porque não tem os fundos do Barcelona. Até pode seguir um modelo adaptado do modelo do Barcelona para a realidade do Sporting, mas não pode segui-lo ipsis verbis porque é impraticável e acaba por te acontecer algo semelhante ao que vai acontecendo no Athletic, em que tens posições com jogadores de autêntica classe mundial e outras em que os titulares nem lugar tinham na Liga Adelante (quase).

O Abel não criticava os Gauld's ou Wallyson's da vida mas sim os Slavchev's, Miguel Lopes, Rabia's e outros que tais.

Aliás, um dos grandes atritos do Abel o ano passado foi o Shikabala. Foi um processo que o deixou completamente f*dido porque tinha de deixar alguém de fora da convocatória que trabalhou uma época quase inteira para levar um egípcio que se foi buscar em Janeiro e que precisava de minutos.

Que aconteça o mesmo que aconteceu com o Paulo.

Paulo Oliveira ?

Compartilhar este post

Link para o post

O Abel não criticava os Gauld's ou Wallyson's da vida mas sim os Slavchev's, Miguel Lopes, Rabia's e outros que tais.

Qual é a diferença entre o Gauld e o Slavchev ou o Rabia? E vamos esquecer a questão da diferença de qualidade. São 2 anos? Os três chegaram ao Sporting já como seniores.

Mas eu percebo o problema do Abel, é extremamente injusto para o treinador e para o plantel que todos os dias trabalha com esse mesmo treinador, mas sendo a equipa B uma reserva da equipa A e um local para ir desenvolvendo os garotos (e aceito perfeitamente que a equipa B passe a trabalhar de acordo com um modelo real e não com esta salganhada), acho que o Abel, o João de Deus e outros que virão, já deveriam estar à espera de terem de aceitar ordens vindas do treinador principal ou da direção.

Agora que me digam que "o modelo desta equipa B é patético e o Abel estava contra isso", aí já me calo e deixo falar quem sabe mais do que eu, aliás, bastou ver os posts do Refutador e do Poeira para aprender um pouco mais acerca do Barcelona e do Ajax.

Compartilhar este post

Link para o post

Apesar de concordar com quase todo o argumento, como é que se dá o processo de ambientação de jogadores como, no caso, o Slavchev?

Mas que processo de ambientação? Se o jogador foi contratado para a equipa A, foi porque se considerou que ele tinha qualidade para constituir uma opção para a equipa A, mesmo podendo não ser um produto acabado. Então deve treinar com a equipa A e esperar a sua oportunidade, como todos os outros. No fundo, é mais uma opção para o treinador. Se, na pré-época, o treinador achar que ele ainda não está pronto, então que vá rodar para outro lado. Para a equipa B, não, de maneira nenhuma. Tirando raríssimas excepções, o modelo da equipa B deve ser pensado para acolher os jogadores da formação - sobretudo se a formação tiver muita qualidade, como é o caso - e prepará-los para a equipa principal.

O Carrillo, por exemplo, quando chegou cá, também não era um produto acabado, mas de certeza que aprendeu e evoluiu muito mais a treinar com os melhores todos os dias e a jogar alguns minutos na equipa principal do que se tivesse ido para a equipa B (se ela existisse na altura) tirar espaço aos miúdos que lá estivessem a aparecer. E, além disso, como a prospecção foi bem feita, acrescentou qualidade à equipa A, mesmo não estando no máximo das suas potencialidades. Ou seja, o processo de ambientação foi feito no plantel principal.

É que estás a falar do Barcelona, mas o Barcelona quando contrata, contrata produto acabado (ou quase), não contrata um jovem que pode evoluir, salvo raríssimas excepções. Os jovens que podem evoluir do Barcelona são da cantera do Barcelona e depois contrata produto acabado quando os da cantera não chegam (porque é impossível ter um 11 vindo todo da cantera).

O Sporting não pode fazer isso, o Sporting tem de colmatar as falhas da cantera com "diamantes por lapidar", isto se estivermos a pensar num projeto a longo prazo, porque os produtos acabados que o Sporting tem contratado são Maurícios, Jeffersons ou Heldons da vida (vá, fez-se um esforço pelo Montero, mas, lá está, foi um esforço singular e, pelo menos agora, não podemos dar 3M€ para cobrir todas as falhas, acho eu) e nenhum destes 3 chega para aquilo que os adeptos do Sporting querem para o Sporting. A estratégia de mercado deste ano, se fosse bem gerida, tinha sido bastante boa. Contratas talento para juntar ao talento e vais trabalhá-lo, sendo que o Gauld, o Slavchev, o Sarr, o Rabia e o Sacko foram contratados precisamente assim (nem estou a dizer que algum destes é talentoso, só estou a dizer que foi nessa ótica que foram contratados, quer tenha sido uma contratação falhada ou não). Depois no futuro tens uma equipa completamente lapidada em casa, uns formados cá, outros que chegaram um pouco mais tarde, sendo que depois os retoques serão muito menores, em vez de contratares um Alexis Sanchez, um Fabregas (apesar de ter sido um caso particular), um Mascherano e um Jordi Alba, só tens de contratar um Alexis Sanchez. No mundo ideal da competência, o Fabregas, o Mascherano e o Jordi Alba já foram contratados com 18, 19 ou 20 anos e desenvolveram-se cá dentro, porque o esforço que se fez para contratar o Alexis Sanchez tornou impossível que se repita o esforço para mais um jogador (acho que deu para passar a analogia do que quero dizer).

Concordo totalmente, nada a acrescentar.

Só discordamos no local onde os tais "diamantes por lapidar" devem evoluir. Eu acho que deve ser na equipa principal, porque na equipa B, não só vão evoluir pouco ou nada, como vão estar a tapar lugares que podiam ser de miúdos da formação que precisam mais desses minutos. Para esses miúdos, faz sentido treinarem e jogarem na equipa B, porque é (ou deve ser) um processo evolutivo, não caem ali de pára-quedas. O Gauld, por exemplo, que é um jogador em quem deposito algumas esperanças, não está a evoluir a ponta de um corno na equipa B e, além disso, está a tapar um lugar que podia ser do Chaby. Não faz sentido nenhum.

Este modelo para a formação/equipa B, combinado com meia dúzia de contratações cirúrgicas (Jefferson, Rosell, Montero, Nani, etc), dá para criar uma equipa competitiva. Vamos ter de ter alguns "diamantes por lapidar" na equipa principal, mas isso, tendo em conta que não somos o Barcelona em termos financeiros, é inevitável. Acontece o mesmo no Ajax, de resto. E se forem todos Carrillos, tudo bem :lol: Daí também a importância de um bom gabinete de prospecção e recrutamento, para evitar dar muitos tiros no pés.

No fundo, eu concordo contigo, só acho é que o Sporting não pode seguir o modelo do Barcelona, precisamente porque não tem os fundos do Barcelona. Até pode seguir um modelo adaptado do modelo do Barcelona para a realidade do Sporting, mas não pode segui-lo ipsis verbis porque é impraticável e acaba por te acontecer algo semelhante ao que vai acontecendo no Athletic, em que tens posições com jogadores de autêntica classe mundial e outras em que os titulares nem lugar tinham na Liga Adelante (quase).

Claro, claro, eu estava a falar num modelo adaptado à nossa realidade. Nem podia ser de outra forma.

Mas o que quero reforçar é que o modelo que o BdC pretende para a equipa B nem sequer é remotamente parecido com nenhum modelo de sucesso, o do Barcelona ou outro. E isso preocupa-me.

O Refutador só não está certo quando fala no nosso "modelo actual", não há modelo nenhum, ou se há não é de todo inteligível para o comum dos mortais.

Aquilo que eu entendo do modelo actual é que a equipa B funciona como uma equipa de reservas, ou seja, tudo aquilo que, por uma razão ou por outra, seja entulho, vai para a equipa B. Não posso concordar com esta visão.

Compartilhar este post

Link para o post

Para mim a equipa B deveria ser tudo o que o Refutador tem dito. E só isso é que faz sentido, ainda para mais tendo uma Academia e condições para montar esse modelo como as que temos.

Agora fazer duas equipas A é só estupidez.

E ainda para mais quando se sabe que isso não é nenhum modelo de sucesso.

Compartilhar este post

Link para o post

Qual é a diferença entre o Gauld e o Slavchev ou o Rabia? E vamos esquecer a questão da diferença de qualidade. São 2 anos? Os três chegaram ao Sporting já como seniores.

Mas eu percebo o problema do Abel, é extremamente injusto para o treinador e para o plantel que todos os dias trabalha com esse mesmo treinador, mas sendo a equipa B uma reserva da equipa A e um local para ir desenvolvendo os garotos (e aceito perfeitamente que a equipa B passe a trabalhar de acordo com um modelo real e não com esta salganhada), acho que o Abel, o João de Deus e outros que virão, já deveriam estar à espera de terem de aceitar ordens vindas do treinador principal ou da direção.

Agora que me digam que "o modelo desta equipa B é patético e o Abel estava contra isso", aí já me calo e deixo falar quem sabe mais do que eu, aliás, bastou ver os posts do Refutador e do Poeira para aprender um pouco mais acerca do Barcelona e do Ajax.

A diferença era o objectivo pretendido para todos.

O Gauld sempre foi desde o dia 1 uma contratação que era prevista andar na equipa B, os outros 2 não. (apesar de eu não concordar com o Gauld andar na equipa B)

E a equipa B seria supostamente uma plataforma para os nossos miúdos que saltam da formação para o futebol profissional + uma ou outra contratação que realmente dê jeito.

A verdade é que a equipa B do Sporting neste momento é uma m*rda de projecto, sem directrizes, sem nada. Queres saber quantos miudos da formação estavam no último 11 da equipa B ? 5.

Acho que diz muito daquilo que é o nosso projecto para esta equipa.

A equipa B do Sporting neste momento é o espaço para os jovens e o entulho que a direcção contrata que supostamente iria para a equipa principal e depois acaba por não ir.

É um projecto muito mal gerido.

Editado por HugoMLMartins

Compartilhar este post

Link para o post

No Porto, houve um jogador que foi contratado na altura exclusivamente para a equipa B e é o que salta mais à vista, o Zé António.

Compartilhar este post

Link para o post

Se não me engano o Barcelona faz isso também. Mas acho que agora não anda lá ninguém mais experiente. Há uns tempos andou por lá o Soriano, por exemplo.

Não tem nada que saber, o FC Porto fez o que qualquer estrutura inteligente faz: olhou para quem faz melhor, e adaptou.

As pessoas às vezes julgam que se tem de inventar tudo de novo.

Editado por Jone Eduardo

Compartilhar este post

Link para o post

No Porto, houve um jogador que foi contratado na altura exclusivamente para a equipa B e é o que salta mais à vista, o Zé António.

E fez o Porto muito bem. O Sporting também tinha um caso desses, embora o rapaz tivesse apenas 23 anos: o Kikas. Mas como era baixo e franzino, ainda por cima na posição 6, empandeiraram-no. Para agora jogar o colossal Fokobo.

De resto, concordo com tudo o que o Refutador tem dito, obviamente.

Compartilhar este post

Link para o post

E fez o Porto muito bem. O Sporting também tinha um caso desses, embora o rapaz tivesse apenas 23 anos: o Kikas. Mas como era baixo e franzino, ainda por cima na posição 6, empandeiraram-no. Para agora jogar o colossal Fokobo.

De resto, concordo com tudo o que o Refutador tem dito, obviamente.

Com o nome Kikas ninguém iria leva-lo a sério :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Leonardo Jardim:

«Eu tenho tido experiências com presidentes com personalidade vincada, alguns deles difíceis de trabalhar (risos). Mas o importante é as pessoas manterem o respeito e justificarem a sua posição. Eu não tenho de concordar sempre com os presidentes, mas sim manter as coisas viáveis. Mas atenção, eu tenho uma boa relação com ele. Trata-se de alguém que vive o Sporting com intensidade, foi necessário no processo de mudança do clube. É um facto que tem uma personalidade diferente da minha. Ele tinha as opiniões dele publicamente e em termos de futebol eu dava a estabilidade que eu entendia que o grupo necessitava. A forma de ser por vezes é difícil, realmente, se não estiver em consonância com aquilo que estamos a fazer, mas entre nós houve sempre respeito. Ao longo da época eu e o Bruno de Carvalho tivemos algumas opiniões diferentes, mas as nossas decisões foram sempre em prol do êxito do Sporting. As opiniões entre um treinador e um presidente nem sempre convergem, pois um presidente defende o clube e o treinador defende o grupo, mas há que levar sempre em consideração a estrutura»

«A sua presença no banco? Quando estou no jogo nem sinto a presença do presidente ou de qualquer factor extra-jogo. A mim não me cria qualquer problema uma realidade dessas. Nunca senti que o presidente tentasse interferir no que quer que seja. Aliás, nem me lembro de conversar com as pessoas durante o jogo».

«Acho que os projectos devem ser sempre dos clubes e não dos treinadores. Contudo, também não acho nada positiva a alteração de um técnico que, como já disse, eventualmente poderia estar melhor na Liga, mas que nas outras provas está a fazer um bom trajecto. Não vejo motivo ou razão para existir uma ruptura, para despedir Marco Silva, mas estou só a falar em termos desportivos»

Compartilhar este post

Link para o post

Leonardo Jardim:

«Eu tenho tido experiências com presidentes com personalidade vincada, alguns deles difíceis de trabalhar (risos).»

happy-i-see-what-you-did-there.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

A história do Marco querer sair do Sporting para ir para o Benfica já começa a pegar na cabeça de alguns Sportinguistas, infelizmente...

Compartilhar este post

Link para o post

Não há convocados para hoje? Este jogo parece que está esquecido.

Editado por Jose Fonte 6

Compartilhar este post

Link para o post

Sem saber os convocados, mando isto às cegas para hoje (o que eu acho que vai ser):

GR Marcelo

DD Esgaio

DC Rabia

DC Tobias

DE Jonathan

MDC Rosell

MC Slavchev

MAC Gauld

MAD Heldon

MAE Podence

PL Tanaka

Editado por R. Soares

Compartilhar este post

Link para o post

Blackout.

Deviam ter respeito pelo menos pelo pessoal que aposta... :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

O Rabia pelo Record não joga. Diz que teve problemas com o voo e chegou atrasado.

7f65028b680c920a3b93d092a3dd9ffd.png

20f03603f3efe96fb0fc5241e88e850b.png

bom 11

Compartilhar este post

Link para o post

Se o Iuri não entrar (ou se nem estiver no banco) é mesmo a confirmação mais do que confirmada de que ele não é visto como talento para o futuro.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...