Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Red Prince

Saúde

Publicações recomendadas

Ruy de Carvalho internado com um enfarteAVC

Editado por Almeno

Compartilhar este post

Link para o post

Caixas de óculos deste fórum, em que ópticas fazem os vossos? 

Compartilhar este post

Link para o post

Para quem perceba mais destes assuntos.

Estou de baixa até à próxima segunda-feira. Acontece que, como só há mais  1 pessoa habilitada para fazer o meu trabalho e essa pessoa vai ter de faltar um dia porque já tinha um casamento marcado, posso ir trabalhar nesse dia e depois dar continuidade à baixa?

Como proceder neste caso em específico?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de ComiC, há 6 minutos:

Para quem perceba mais destes assuntos.

Estou de baixa até à próxima segunda-feira. Acontece que, como só há mais  1 pessoa habilitada para fazer o meu trabalho e essa pessoa vai ter de faltar um dia porque já tinha um casamento marcado, posso ir trabalhar nesse dia e depois dar continuidade à baixa?

Como proceder neste caso em específico?

Podes interromper a baixa mas para continuá-la terás que ter uma nova e voltas a ter os 3 dias sem receber. A única maneira de fazeres isso que queres é ires trabalhar mas na realidade continuares de baixa e todos comportarem-se como se fosse esse o caso (que não é legal).

Infelizmente até percebo algo de baixas do ponto de vista do utilizador por isso mais alguma dúvida diz.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 17 minutos:

Podes interromper a baixa mas para continuá-la terás que ter uma nova e voltas a ter os 3 dias sem receber. A única maneira de fazeres isso que queres é ires trabalhar mas na realidade continuares de baixa e todos comportarem-se como se fosse esse o caso (que não é legal).

Infelizmente até percebo algo de baixas do ponto de vista do utilizador por isso mais alguma dúvida diz.

Obrigado pela ajuda. 

Ou seja, cumprindo com a legalidade, teria sempre de comunicar à segurança social o regresso antecipado ao trabalho e depois teria de pedir nova baixa, uma vez que já não seria válida para os restantes dias? 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de ComiC, há 5 horas:

Obrigado pela ajuda. 

Ou seja, cumprindo com a legalidade, teria sempre de comunicar à segurança social o regresso antecipado ao trabalho e depois teria de pedir nova baixa, uma vez que já não seria válida para os restantes dias? 

Exacto.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 1 hora:

Exacto.

E a auto declaração de ausência 3 dias da SNS, isso é realmente válido? 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de ComiC, há 35 minutos:

E a auto declaração de ausência 3 dias da SNS, isso é realmente válido? 

Sim, é válido. Mas não recebes nada. O que acontece ao interromperes a baixa é que voltas ao início, isto é, para uma mesma baixa em vez dos 3 dias sem receber, terás 6.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 7 horas:

Sim, é válido. Mas não recebes nada. O que acontece ao interromperes a baixa é que voltas ao início, isto é, para uma mesma baixa em vez dos 3 dias sem receber, terás 6.

Obrigado uma vez mais. 

Desculpa continuar a chatear te com isto, mas por exemplo se eu for a uma consulta 1 ou 2 dias antes do término da baixa e esta for renovada, o dia do início dessa nova baixa será quando terminar a anterior, certo? 

Ou como devo agir neste caso de renovação de baixa, ir à consulta no mesmo dia em que esta expira? 

Compartilhar este post

Link para o post
Publicado (editado)
Citação de ComiC, há 48 minutos:

Obrigado uma vez mais. 

Desculpa continuar a chatear te com isto, mas por exemplo se eu for a uma consulta 1 ou 2 dias antes do término da baixa e esta for renovada, o dia do início dessa nova baixa será quando terminar a anterior, certo? 

Ou como devo agir neste caso de renovação de baixa, ir à consulta no mesmo dia em que esta expira? 

A consulta até pode ser depois, o médico tem é que seleccionar prorrogação da baixa (e data de início no dia depois da outra terminar) e fica como continuação da baixa anterior, sem perderes dias.

No papel tens mesmo que ver se ele colocou a cruzinha na "prorrogação", porque se coloca na "inicial" o processo começa de novo e perdes os tais 3 dias.

Editado por smashing_pumpkin
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Publicado (editado)

Não sei se alguém me poderá dizer o que isto poderá ser (@Jimpo?), mas tenho tenho a virilha/coxa lixada. Basicamente, quando levanto a perna, dá-me um esticão que vai até à parte interior da coxa e uma sensação de ardor, parece que sinto bem os tendões a esticar e a arder.

Sinto também a perna pesada e fraca, parece que custa levantar, e quando levanto surgem esses sintomas. E tenho também essa zona que vai desde pouco acima do joelho à quase à virilha com algumas zonas negras.

Entretanto vou fazer uma RM, o RX nada detetou. Alguma ideia do que poderá ser?

Editado por ComiC

Compartilhar este post

Link para o post

Que tipo de esforço fizeste antes do aparecimento dessa dor? 

Pela localização que referes são os adutores. A presença de hematomas (zonas negras) pode indicar rutura de fibras musculares/vasos sanguíneos.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 36 minutos:

Que tipo de esforço fizeste antes do aparecimento dessa dor? 

Pela localização que referes são os adutores. A presença de hematomas (zonas negras) pode indicar rutura de fibras musculares/vasos sanguíneos.

Basicamente já andava com uma ligeira dor nessa zona, forcei ao fazer exercicio e piorou. Quando estava a fazer mountain climbers senti uns estalos nessa zona e tive de parar. 

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém tem visto a questão do hantavirus ? 

Toda aquela situação parece um bocado estranha de como acontece.

Compartilhar este post

Link para o post

Ui, queremos saber essa teoria.

• Like 3
  • Haha 5

Compartilhar este post

Link para o post

Foi o pessoal do Porto a criar vírus para meter nos balneários das Antas.

• Like 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 9 horas:

Ui, queremos saber essa teoria.

Não tenho nenhuma teoria, só acho estranho que um vírus que é transmitido pelas fezes e mijo de rato se tenha propagado assim por 8(pelo menos as confirmadas para já, mas não me admirava se fosse para aí as 20/30 daquele navio) pessoas. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Banks29, há 27 minutos:

Não tenho nenhuma teoria, só acho estranho que um vírus que é transmitido pelas fezes e mijo de rato se tenha propagado assim por 8(pelo menos as confirmadas para já, mas não me admirava se fosse para aí as 20/30 daquele navio) pessoas. 

Porque talvez esta estirpe não seja apenas assim, como sempre se soube?

E que apesar disso é preciso ser por contacto bastante próximo, o que estando no cruzeiro torna tudo mais propício?

Citação de Edu Seba, há 9 horas:

Abram já um tópico só para isso

@Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post
Publicado (editado)
Citação de smashing_pumpkin, há 18 minutos:

Porque talvez esta estirpe não seja apenas assim, como sempre se soube?

E que apesar disso é preciso ser por contacto bastante próximo, o que estando no cruzeiro torna tudo mais propício?

@Ticampos

Não sei, só acho estranho. O casal ainda é naquela porque podiam ter estado os dois em contacto com os ratos, agora haver mais com o vírus é que a meu ver torna a situação estranha tendo em conta que eles reportem que o vírus não se transmite assim de pessoa para pessoa. Ou o vírus modificou e eles ainda não identificaram essa modificação ou andaram a fazer uma festa dentro do barco de Lambe cus a ratos 🤣

Editado por Banks29

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Banks29, há 15 minutos:

Não sei, só acho estranho. O casal ainda é naquela porque podiam ter estado os dois em contacto com os ratos, agora haver mais com o vírus é que a meu ver torna a situação estranha tendo em conta que eles reportem que o vírus não se transmite assim de pessoa para pessoa. Ou o vírus modificou e eles ainda não identificaram essa modificação ou andaram a fazer uma festa dentro do barco de Lambe cus a ratos 🤣

Wrong

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Banks29, há 23 minutos:

Sabes que os ratos podem contaminar alimentos, certo?

Compartilhar este post

Link para o post
Publicado (editado)
Citação de Carson Wentz, há 22 minutos:

Wrong

Só vi o que dizia a sic (acho eu)ontem que tinha de haver partilha de alimentos ou de parceiros sexuais porque era assim que era transmitido entre humanos e mesmo assim era complicado transmitir a grandes grupos. 

Mais do que isso também não faço ideia, vi pouco e porque prefiro nem ler e até a notícia só vi que a OMS disse que era baixa uma pandemia portanto segui em frente. 

Na minha óptica, é arder com o navio e quem lá estiver dentro, resolve logo a situação 🤣🤣(estou só a brincar) 

Citação de smashing_pumpkin, há 8 minutos:

Sabes que os ratos podem contaminar alimentos, certo?

Sim

Editado por Banks29

Compartilhar este post

Link para o post
Publicado (editado)

Sim o que está a circular é que o vírus tem muita dificuldade em se transmitir de pessoa para pessoa. 

https://www.dgs.pt/a-direccao-geral-da-saude/comunicados-e-despachos-do-director-geral/comunicado-sobre-o-surto-de-hantavirus-no-navio-mv-hondius-pdf.aspx

Citação

A OMS1 e o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC, na sigla inglesa)2
consideram que a exposição a este vírus terá ocorrido antes do embarque no navio, no contexto
de percursos e contactos com a vida selvagem em regiões endémicas do Hantavírus na América
do Sul, antes do embarque no navio de cruzeiro.

A transmissão pessoa a pessoa, apesar de pouco frequente e de ser necessário um contacto
prolongado e próximo, poderá também ter ocorrido no contexto de interações no navio, devido ao
ambiente fechado e às áreas e atividades sociais partilhadas.

Risco para a população geral

A OMS e o ECDC referem que o risco para a população geral da disseminação do surto no navio
cruzeiro MV Hondius é muito baixo. Qualquer eventual transmissão deverá permanecer limitada,
atendendo à natureza do contacto necessário para a transmissão, bem como às medidas de
prevenção e controlo de infeção implementadas a bordo, durante o desembarque e no
subsequente acompanhamento dos passageiros e tripulação.
Assim, e face à evidência atual e à data, a Direção-Geral da Saúde avalia o risco para residentes em
Portugal como muito baixo, não se esperando transmissão generalizada.

Informação sobre o vírus e a doença

O Hantavírus é, na realidade, um grupo de vírus (ortohantavírus) que se encontram principalmente
em roedores, em regiões selvagens ou rurais em diferentes partes do mundo. O Hantavírus pode
causar uma doença grave conhecida como Síndrome Pulmonar por Hantavírus, uma infeção que
afeta, sobretudo, os pulmões e pode evoluir rapidamente para situações fatais.
A doença por Hantavírus transmite-se aos seres humanos através da inalação de partículas
contaminadas suspensas no ar – por exemplo durante a limpeza de espaços com presença de
ratos - provenientes de fezes secas, urina ou saliva de roedores. A transmissão pode, também,
ocorrer através de uma mordedura ou arranhão.
A exposição ocorre, maioritariamente, no contexto de vida selvagem e rural (habitação rural,
atividades agrícolas/florestais, limpeza de espaços fechados). A transmissão pessoa-a-pessoa é
rara, descrita principalmente com o vírus Andes dos Hantavírus, em contextos de contacto próximo
e prolongado.

Editado por Almeno

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...