Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
skipen

"Maioria das escolas manipula as notas dos alunos." CNE

Publicações recomendadas

Horários no 9º não são excessivos. Pelo menos o meu não foi. 3 tardes livres. Agora só tenho 1. :(

E agora (pelo menos aqui na minha escola) os alunos do 9º ano tem 1 hora por semana de Orientação Vocacional que é basicamente tentar guiar os alunos para o curso mais direcionado para eles, seja profissional ou científico-humanístico.

Compartilhar este post

Link para o post

Na minha antiga escola uma prof de Educação Fisica nunca deu mais de 15.. resultado os alunos juntaram-se e a prof teve que justificar as classificação.

Obviamente que toda a gente subiu.

Compartilhar este post

Link para o post

Horários no 9º não são excessivos. Pelo menos o meu não foi. 3 tardes livres. Agora só tenho 1. :(

E agora (pelo menos aqui na minha escola) os alunos do 9º ano tem 1 hora por semana de Orientação Vocacional que é basicamente tentar guiar os alunos para o curso mais direcionado para eles, seja profissional ou científico-humanístico.

Ainda bem! Sinal que mudou e para melhor. Eu lembro-me que no 5º ano, naquela passagem dificílima da escola primária para a escola básica, entrava ás 8:30 da manhã e saía ás 18:30 da tarde escuro como breu no inverno e foi assim até ao 7º ano. Uma tarde livre por semana e outra tarde livre por acaso, uma manha a entrar mais tarde mas eram excepções.

Editado por Mayday

Compartilhar este post

Link para o post

Não se trate de exclusão Red. Quando um aluno escolhe um curso profissional não se está a excluir, está simplesmente a fazer uma escolhe sensata. E essa escolha prevê que o aluno possa estudar e aprender parte daquilo que quer.

Concordo inteiramente que se deve estimular todos os alunos para todas as coisas (aliás este ponto para mim é o alicerce fundamental da educação escolar) mas não de forma obrigatória que é isso que deu azo a esta discussão. Até ao 9º ano os alunos ao invés de ter uma carga lectiva excessiva deveriam ter um programa mais leve mas mais variado de modo a permitir ao aluno escolher no secundário onde é que se quer especializar e o que quer aprender.

As escolas têm bibliotecas e as bibliotecas têm livros e computadores. Têm. Mas um aluno do básico por exemplo hoje passa cerca de 8/9 horas por dia na escola. Com intervalos de 10 a 15 minutos. Muitas das bibliotecas fecham antes do fim das aulas do dia. Onde é que está o tempo para o aluno estudar convenientemente? E mesmo que fechasse depois, qual era a criança que iria sair de casa ás 8 da manhã e voltar ás 19h/20h da noite?

Eu acho que num sistema ideal não deveria ser obrigatório o estímulo para as diversas vertentes do estudo... Mas infelizmente o que vemos é o desleixe geral, até quando há obrigatoriedade. Se agora é obrigatória a educação até ao 12º e/ou 18 anos (sempre avançou essa legislação, certo?), porque não aproveitar mesmo que com cargas leves de dar um pouco mais de tudo mesmo nos cursos mais profissionalizantes?

Não tenho qualquer desdém nem nada que se pareça pelo ensino profissional! Tenho muitos, mesmo muitos amigos no ensino profissional, que fazem o que gostam, que escolheram e bem aquela via, mas que sentem que tiveram de procurar fora da escola e pelos próprios meios alguma formação que acham que poderiam ter tido contida nos conteúdos leccionados... nomeadamente coisas básicas como Matemática ou como conhecimentos que são, no fundo, alguma cultura geral mais aprofundada e que apanhas imenso em Filosofia, Português e por aí fora.

Compartilhar este post

Link para o post

Bem me f*di no 10º ano a educação física, com natação. Nunca soube nadar e tive um 11 a estragar a média.. :estrelas: Eu acho que Ed. Física devia ser obrigatório, mas contar para a média devia ser opcional.

Eu sinceramente tou tão baralhado em relação a isto que até me faz impressão, já me disseram que aos de 95 a educação fisica conta obrigatoriamente, aos de 96 é opcional e 97 pa cima não conta. Alguém me pode esclarecer melhor?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que num sistema ideal não deveria ser obrigatório o estímulo para as diversas vertentes do estudo... Mas infelizmente o que vemos é o desleixe geral, até quando há obrigatoriedade. Se agora é obrigatória a educação até ao 12º e/ou 18 anos (sempre avançou essa legislação, certo?), porque não aproveitar mesmo que com cargas leves de dar um pouco mais de tudo mesmo nos cursos mais profissionalizantes?

Não tenho qualquer desdém nem nada que se pareça pelo ensino profissional! Tenho muitos, mesmo muitos amigos no ensino profissional, que fazem o que gostam, que escolheram e bem aquela via, mas que sentem que tiveram de procurar fora da escola e pelos próprios meios alguma formação que acham que poderiam ter tido contida nos conteúdos leccionados... nomeadamente coisas básicas como Matemática ou como conhecimentos que são, no fundo, alguma cultura geral mais aprofundada e que apanhas imenso em Filosofia, Português e por aí fora.

Mas isso não devia ser um problema. Não aprenderam antes, aprendem hoje ou amanhã. Qual é o problema? Olha o que eu sei hoje de história não aprendi na escola. Odiava aquilo. Fui aprender tudo nos livros, na televisão, nos filmes, no teatro, com as pessoas. E o mais engraçado é que sei mais do que muitos que fizeram tudo direitinho até ao 12º ano. Geografia? Nunca tive. Sei tudo o que devia ser suposto saber. A minha irmã mais nova teve dois ou três anos e não me sabe dizer onde fica o Uzbequistão ou Iraque.

E até este ano era assim que queria continuar a aprender. Mas porque há certos objectivos que tenho que me obrigam a ter uma licenciatura focado em determinado assunto tenho que a tirar.

Editado por Mayday

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

É só na minha escola que nos cursos profissionais é obrigatório ter Português e Inglês?

Claro que é tal como a Matemática. O Ensino Profissional devia ser o mais forte dos ensinos como na Escócia que está uns 20 anos à frente do nosso ensino, aliás lá na há ricos e pobres, há estudantes que têm as mesmas oportunidades ao contrário daqui.

Editado por Visitante

Compartilhar este post

Link para o post

Os escoceses não são grande exemplo no que diz respeito à educação :lolada:

Compartilhar este post

Link para o post

Claro que é em todos e aliás a desvalorização dos mesmos é quem não faz a minima ideia do que diz, alias o Ensino Profissional devia ser o mais forte dos ensinos como na Escócia que está uns 20 anos à frente no ensino.

Aqui todos querem ser Senhores Licenciados, Doutorados e Mestres de qualquer coisa. Mas é preciso fazê-lo como deve ser. Escola no minino pública onde o importante é ser social, ter calculadora cientifica para matemática e usar bata branca em físico química.

Um ensino profissional é para burros, pretos, pobres e ciganos.

Compartilhar este post

Link para o post

E mesmo que fechasse depois, qual era a criança que iria sair de casa ás 8 da manhã e voltar ás 19h/20h da noite?

Quando andava no básico, se o aluno morasse ainda um bocado longe da escola, era mais ou menos isso que acontecia, mas era porque tinha o horário cheio de aulas.

Lembro-me que era muito mau entrar todos os dias às 8 30/9 00 e sair quase sempre às 18 30 :(

Tinha-se umas 14 ou 15 disciplinas, contando com Moral.

Editado por Kratosthegod

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui todos querem ser Senhores Licenciados, Doutorados e Mestres de qualquer coisa. Mas é preciso fazê-lo como deve ser. Escola no minino pública onde o importante é ser social, ter calculadora cientifica para matemática e usar bata branca em físico química.

Infelizmente, é assim que o Ensino profissional em Portugal é visto (e com alguma razão até) mas conheço montes de gajos com cabeça, inteligentes e que conseguem mesmo entrar na universidade a fazer o ensino secundário pelo profissional. Tal como conheço gajos que queriam era trabalhar o mais rápidos possível, acabaram o seu curso e já andam a trabalhar na área. Cada caso é um caso, pena é que a maioria dos casos não sejam os melhores mas a culpa é daqueles que acham que o objetivo do Profissional é esse: "Meter as almas, que por milagre chegaram ao 10º, a conseguir completar o ensino obrigatório mesmo que aprenda pouco ou nada".

Compartilhar este post

Link para o post

O problema não é o que é ensinado. É a forma como é ensinado.

E é o existir uma clara focalização no ensino secundário para o topo da cadeia profissional no mercado ao invés de te dar ferramentas para te inserires na sociedade enquanto adulto. A especialização focada a esse topo do mercado deveria ser pensada a nível universitário.

Eu acho realmente grave é saíres do secundário, teres 18, poderes legalmente ter tudo e mais alguma coisa e não saberes o que é um IMI, um IRS o que é uma sociedade democrática, como fazer uso da tua inteligência emocional, estares de criatividade e no fundo com um córtex pré-frontal totalmente desestimulado.

Quer-se desde logo formar cientistas, engenheiros e médicos ao invés da prioridade ser primeiro formar pessoas e cidadãos.

Editado por infinito

Compartilhar este post

Link para o post

Quer-se desde logo formar cientistas, engenheiros e médicos ao invés da prioridade ser primeiro formar pessoas e cidadãos.

Exactamente. E Educação Fisica nos moldes que existe é um reflexo disso mesmo

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Mas porque é que um estudante do ensino profissional não pode ser engenheiro? Mas quem é que disse que não podes ir para a faculdade no ensino profissional?

Na profissional também fazes isso tudo e o ensino público hoje em dia passa-se mais tempo sem fazer nenhum nas aulas do que o contrário. Eu fui para a faculdade e não acabei o curso porque o governo diz que eu sou rico, e tenho colegas que também foram e já estão a acabar, esse estigma é completamente errado e ao lado, não há só uma estrada. Tenho amigos que estudaram contabilidade no profissional e entraram e acabaram o curso nas melhores faculdades de economia, mentalidade do português: o que não conhece é mau e verdade universal.

Na minha escola (que era bem mais exigente que a minha secundária) não existiam ciganos mas que houvesse, se quiserem estudar são pessoas como as outras. Na minha escola chumbavas um módulo pagavas 15e para poder repetir, tinhas de ter todos feitos para ir a estágio se não eram 500e + 25e cada módulo. Faltas? Tinhas 3 como num emprego, depois chumbavas.

Os escoceses não são grande exemplo no que diz respeito à educação :lolada:

Não são? Eu tive aulas lá e tomara tu teres o sistema de ensino deles, aliás nunca vai ser possivel cá nem na faculdade.

Editado por Visitante

Compartilhar este post

Link para o post

como fazer uso da tua inteligência emocional, estares de criatividade e no fundo com um córtex pré-frontal totalmente desestimulado.

em grande parte, a Filosofia serve para motivar isso.

Mas quando uma disciplina como Filosofia tem de obedecer a um programa arcaico, a coisa só aí dá logo em m*rda.

Compartilhar este post

Link para o post

em grande parte, a Filosofia serve para motivar isso.

Mas quando uma disciplina como Filosofia tem de obedecer a um programa arcaico, a coisa só aí dá logo em m*rda.

la esta...abstendo-me de tudo o que ta para tras que ja e bastante o meu prof de filosofia basicamente disse para deixarmos os livros em casa e ele e que deu aquilo que entendia ser o correcto a dar.se em filosofia e ele proprio disponibilizava os textos a estudar

Compartilhar este post

Link para o post

tiveste sorte. A parva da minha professora de Filosofia reclamava todos os dias do programa, mas mesmo assim ensinava segundo o programa. Falta de coragem para ensinar devidamente.

Mas não havia uma semana que não mencionava algo de errado com o programa. Irra.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas porque é que um estudante do ensino profissional não pode ser engenheiro? Mas quem é que disse que não podes ir para a faculdade no ensino profissional?

Na profissional também fazes isso tudo e o ensino público hoje em dia passa-se mais tempo sem fazer nenhum nas aulas do que o contrário. Eu fui para a faculdade e não acabei o curso porque o governo diz que eu sou rico, e tenho colegas que também foram e já estão a acabar, esse estigma é completamente errado e ao lado, não há só uma estrada. Tenho amigos que estudaram contabilidade no profissional e entraram e acabaram o curso nas melhores faculdades de economia, mentalidade do português: o que não conhece é mau e verdade universal.

Na minha escola (que era bem mais exigente que a minha secundária) não existiam ciganos mas que houvesse, se quiserem estudar são pessoas como as outras. Na minha escola chumbavas um módulo pagavas 15e para poder repetir, tinhas de ter todos feitos para ir a estágio se não eram 500e + 25e cada módulo. Faltas? Tinhas 3 como num emprego, depois chumbavas.

8-[

A ironia não é o meu forte está visto :cry:

Compartilhar este post

Link para o post

tiveste sorte. A parva da minha professora de Filosofia reclamava todos os dias do programa, mas mesmo assim ensinava segundo o programa. Falta de coragem para ensinar devidamente.

Mas não havia uma semana que não mencionava algo de errado com o programa. Irra.

O melhor prof que algum dia tive foi um maluco do caraças de filosofia que andou um ano inteiro a se cagar no programa. Passavamos as aulas a fazer debates e trocas de ideias e só nas semanas dos testes é que davamos a matéria.

Aprendi muita coisa com ele.

Compartilhar este post

Link para o post

o meu prof era um mestre naquilo, adorava aquilo e ensinava aquilo com muito gosto..adorei filosofia, foi uma cadeira onde aprendi muito

posteriormente tive psicologia com ele e foi talvez a disciplina mais interessante que tive...1h30 de aula pareciam 5 min

Editado por lordbifana

Compartilhar este post

Link para o post

Adorei filosofia e foi das disciplinas mais importantes que tive na minha formação pessoal. Além do mais, aperfeiçoou imensamente a minha capacidade de escrita. Logicamente, também a nota que tive (19) ajudou-me a gostar mais da disciplina.

Quanto a educação física, apesar de me ter prejudicado a média (menor forma física no 10º e 11º e uma professora ridícula), admito que é uma disciplina fundamental na formação pessoal do individuo, já que a prática desportiva é bastante importante na nossa vida social e boa disposição. Aliás, quando comecei a fazer ginásio melhorei a Matemática, por exemplo.

Editado por marte

Compartilhar este post

Link para o post

Es uma m*rda marte, acabei EF com 18 8)

Eu acabei com 15

Tendo 14 no 10º e 11º e 17 no 12º (:lol:)

Compartilhar este post

Link para o post

O melhor prof que algum dia tive foi um maluco do caraças de filosofia que andou um ano inteiro a se cagar no programa. Passavamos as aulas a fazer debates e trocas de ideias e só nas semanas dos testes é que davamos a matéria.

Aprendi muita coisa com ele.

a minha primeira professora, a do 10º ano, ainda foi baril. mesmo dando muito do programa, fazia filosofia ser interessante. As respostas no teste não eram óbvias nem exactas. A abordagem é que tinha de ser mais ao encontro do que a disciplina queria imbuir no estudante. Daí ter gostado imenso e ter acabado com boa nota sem estudar sequer.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...