Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
skipen

"Maioria das escolas manipula as notas dos alunos." CNE

Publicações recomendadas

O alerta foi dado pelo Conselho Nacional da Educação (CNE) e deixa bem clara a tendência de “uma maioria considerável das escolas” de manipular e alterar a nota de alunos, por vezes sem o conhecimento ou consentimento destes, lê-se no Jornal de Notícias (JN).

O relatório ‘Estado da Educação 2013’ traz à baila uma tendência que há muitos anos parecia adormecida. Segundo o Conselho Nacional da Educação (CNE) “uma maioria considerável das escolas” manipula e altera a nota dos alunos, por vezes sem o conhecimento ou consentimento destes.

“Há escolas que sistematicamente inflacionam as classificações dos seus alunos, especialmente no Ensino Secundário, enquanto outras, por excesso de exigência, prejudicam os seus alunos por atribuírem uma classificação muito inferior a que os alunos merecem”, lê-se no relatório.

Quantas e quais escolas recorrem a esta prática, não se sabe, mas o CNE alerta que esta manipulação acontece por diversos fatores.

Um deles, destaca a publicação, diz respeito às notas em exames nacionais que dão acesso ao Ensino Superior e que, sem qualquer inflação, não chegariam para concorrer à faculdade. Mas o oposto também ocorre: algumas escolas, em especial as privadas e “por excesso de exigência”, prejudicam os seus alunos por atribuírem uma classificação interna inferior ao que os alunos merecem.

A retenção de alunos foi ainda destacada no relatório e o CNE alerta para o facto de as escolas estarem a adotar “prática de seletividade visando assegurar uma maior proporção de aprovações em exame”, evitando levar às provas finais aqueles que não estarão capazes de garantir bons resultados.

"O problema não seria grave se esta prática não tivesse consequências diretas. No caso do ensino secundário, essa classificação poderá ditar a entrada ou a exclusão em alguns cursos do ensino superior. Coloca-se portanto uma questão de justiça. Seria aconselhável que o MEC tentasse identificar estes casos e agisse em conformidade", recomenda o presidente do CNE, David Justino.

http://www.noticiasaominuto.com/pais/278522/maioria-das-escolas-manipula-as-notas-dos-alunos

Nada de novo portanto.

Compartilhar este post

Link para o post

Toda a gente sabe disto.

Até no superior há notas manipuladas :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Da ultima vez que ouvi Educação Fisica não contava para a media de entrada no Ensino Superior. Mas antigamente esse era o caso mais gritante

Compartilhar este post

Link para o post

Da ultima vez que ouvi Educação Fisica não contava para a media de entrada no Ensino Superior. Mas antigamente esse era o caso mais gritante

Acho que só para o ano é que já não conta.

Editado por Corppiz

Compartilhar este post

Link para o post

A novidade..

Até eu fui beneficiado.

Quanto a isso de Educação Física não contar para a média, acho mal.

Editado por Underscore

Compartilhar este post

Link para o post

Era ver as marronas da turma a cagarem completamente nas aulas de EF e depois, no final do ano, iam fazer o choradinho para o professor lhes dar 17 para manterem a média. E deu-lhes.

E esta m*rda acontece/acontecia em todo o lado.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

EF devia contar se é obrigatório tem de contar.

Mas que as escolas manipulam notas isso não é nada de novo, com os meninos bonitos dos professores então é uma festa.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso é verdade, mas a culpa não é da disciplina em si.

Esta medida só vai fazer com que o pessoal que tem menos interesse pela disciplina deixe de praticar desporto.

Compartilhar este post

Link para o post

Esta medida só vai fazer com que o pessoal que tem menos interesse pela disciplina deixe de praticar desporto.

Acho que EF só passou a fazer parte da média lá para 2005, dantes não contava e não era por isso que o pessoal não deixava de fazer as aulas normalmente.

Compartilhar este post

Link para o post

noutras notícias o céu é azul e a água é molhada

Compartilhar este post

Link para o post

Isso pensas tu. EF contar para média era a coisa mais ridícula que havia no meu secundário.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Isso pensas tu. EF contar para média era a coisa mais ridícula que havia no meu secundário.

Era? Porquê? Eu odiava filosofia e tinha de mamar com ela e ela contava para a média.

Editado por Visitante

Compartilhar este post

Link para o post

Ridículo é esse post, desculpa lá. Porque é que não devia de contar?

Compartilhar este post

Link para o post

Para mim acho muito bem que educação física não conte para a média...era mais uma para me baixar a média.

O único desporto que gosto é futebol e tou-me completamente a cagar para basquetes,andebois e volleys que nem sequer são desportos-reis em portugal (mais depressa o hóquei tem mais seguidores que essas palhaçadas e eu nem sei as regras).Para não falar das danças que tenho que obrigatoriamente saber.A minha nota o ano passado a esse disciplina foi onze (acho eu) e vou todos os dias ao ginásio e gosto bastante de futebol.

Outra mundaça que fazia era as especificas contarem mais para a média que as outras.Ou mesmo só as especificas contarem para a média.Acho que não faz sentido um curso de ciências ter que aturar filosofia,sendo que não vai ser útil no futuro.É óbvio que matemática,fisica-quimica e biologia e geologia são muito mais importantes e deviam ter um peso maior na média do secundário.

Ridículo é esse post, desculpa lá. Porque é que não devia de contar?

E porque haveria de contar?

Editado por kazzanova

Compartilhar este post

Link para o post

O pessoal não curtia de EF por várias razões na minha altura, uns não tinham jeito e acabavam sempre com uma nota baixa por muito que se esforçassem, outros que tinham aptidão para aquilo andavam lá a brincar, mas isso era como tudo.

O problema estava no facto dos profs. de EF que apanhei tornarem os alunos que tinham mais aptidão para aquilo nos seus "predilectos" por assim dizer, era risinho aqui, piada ali, os gajos metade das vezes nem faziam nada nas aulas, literalmente e no fim as notas eram 17, 18 ou 19, só não tinham 20 porque dava muita cana. Já os outros, mesmo não tendo jeito para aquilo, havia quem se esforçasse por melhorar mas isso nunca era reflectido nas notas, o prof. estava-se pouco cagando e dava um 12 ou um 13 só para não parecer muito mal. Quem se desse mais ao trabalho levava um 14 e já ficava todo feliz.

Para mim acho muito bem que educação física não conte para a média...era mais uma para me baixar a média.

O único desporto que gosto é futebol e tou-me completamente a cagar para basquetes,andebois e volleys que nem sequer são desportos-reis em portugal (mais depressa o hóquei tem mais seguidores que essas palhaçadas e eu nem sei as regras).Para não falar das danças que tenho que obrigatoriamente saber.A minha nota o ano passado a esse disciplina foi onze (acho eu) e vou todos os dias ao ginásio e gosto bastante de futebol.

Outra mundaça que fazia era as especificas contarem mais para a média que as outras.Ou mesmo só as especificas contarem para a média.Acho que não faz sentido um curso de ciências ter que aturar filosofia,sendo que não vai ser útil no futuro.É óbvio que matemática,fisica-quimica e biologia e geologia são muito mais importantes e deviam ter um peso maior na média do secundário.

E lá porque gostas de futebol e vais ao ginásio achas que só por isso mereces mais que 11? O prof. está-se a cagar para o que tu gostas ou deixas de gostar, se queres ter nota tens de mostrar que sabes fazer as coisas que ele pede e melhorar e mais nada, se tu próprio falas do desporto com esse desprezo imagino o teu empenho nas aulas, não admira que não tenhas passado disso.

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho um amigo meu que não entrou em medicina porque a nossa professora lembrou-se que não queria dar mais de 15 a ninguém. Noutra turma havia malta que ia às aulas mas não faziam nada, ficavam só lá a ver e tiraram 18.

Ridículo é isto, não sou eu. Já nem posso basear a minha opinião em casos verídicos?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que a nota deva contar, só era contra a descriminação nas aulas com os alunos que tinham mais jeito para o desporto que outros, o talento é importante mas o esforço tambem devia ser reconhecido.

Compartilhar este post

Link para o post

E lá porque gostas de futebol e vais ao ginásio achas que só por isso mereces mais que 11? O prof. está-se a cagar para o que tu gostas ou deixas de gostar, se queres ter nota tens de mostrar que sabes fazer as coisas que ele pede e melhorar e mais nada, se tu próprio falas do desporto com esse desprezo imagino o teu empenho nas aulas, não admira que não tenhas passado disso.

Mas eu queixei-me da nota? :facepalm:

Eu apenas disse que sou uma pessoa saudável,para os que diziam os que se estavam a cagar tinham tendencia a deixar de praticar desporto.Alias as minhas auto-avaliações peço sempre o 10 (também porque não conta para média :biggrin: )

Agora se achas justo que esse 11 me baixasse ainda mais a média,porque não quero saber desses desportos rídiculos que nunca me vai ser útil para o futuro....

Tenho um amigo meu que não entrou em medicina porque a nossa professora lembrou-se que não queria dar mais de 15 a ninguém. Noutra turma havia malta que ia às aulas mas não faziam nada, ficavam só lá a ver e tiraram 18.

Ridículo é isto, não sou eu. Já nem posso basear a minha opinião em casos verídicos?

E é isto.Estamos eventualmente a perder futuros grandes médicos,cientistas e engenheiro,por causa de uma disciplina que eu acho que o programa está muito mas MUITO mal formulado.

Editado por kazzanova

Compartilhar este post

Link para o post

Eu até defendo que a Educação Física devia ser opcional (em certos cursos).

Compartilhar este post

Link para o post

Que raio tem isso a ver com a disciplina?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu apenas disse que sou uma pessoa saudável,para os que diziam os que se estavam a cagar tinham tendencia a deixar de praticar desporto.Alias as minhas auto-avaliações peço sempre o 10 (também porque não conta para média :biggrin: )

Agora se achas justo que esse 11 me baixasse ainda mais a média,porque não quero saber desses desportos rídiculos que nunca me vai ser útil para o futuro....

E é isto.Estamos eventualmente a perder futuros grandes médicos,cientistas e engenheiro,por causa de uma disciplina que eu acho que o programa está muito mas MUITO mal formulado.

Se eu não gostar de Saramago, também é injusto que tenha uma nota baixa porque não li o Memorial e tive negativa?

Editado por Bumblefoot

Compartilhar este post

Link para o post

O programa está errado, sim. Mas há problemas piores nesta área do que o programa. Há professores muito pouco profissionais e com um nível péssimo a nível de notas.

Também se pode falar sobre Filosofia e já agora Português. A nível de programa estas estão muito afastadas da realidade dum curso de Ciências e Tecnologias. Não revejo qualquer qualidade actualmente como estudante de ensino superior que retirei dessas disciplinas. Eu até que gostei de Filosofia, abriu-me um bocado a visão para outras ideologias mas em Português deveríamos ser ensinados a fazer coisas úteis para a nossa área como preenchimento de relatórios, requisitos, cartas e muitos mais debates e apresentações.

Compartilhar este post

Link para o post

Da maneira como tu descreves-te como é que querias que fosse interpretado?

E a questão da justiça da nota não é assim tão linear, para ti não te serve para nada, mas para outros pode ser uma das notas de acesso ao curso. Mas seja como for, é uma disciplina obrigatória do programa curricular do ensino desde o básico até ao final do secundário, deixar de contar para a nota só porque sim era idiota, era a forma mais rápida de acabar com a disciplina porque ia-se estar tudo a cagar para aquilo.

Eu até defendo que a Educação Física devia ser opcional (em certos cursos).

Aí já consigo concordar.

O programa está errado, sim. Mas há problemas piores nesta área do que o programa. Há professores muito pouco profissionais e com um nível péssimo a nível de notas.

Também se pode falar sobre Filosofia e já agora Português. A nível de programa estas estão muito afastadas da realidade dum curso de Ciências e Tecnologias. Não revejo qualquer qualidade actualmente como estudante de ensino superior que retirei dessas disciplinas. Eu até que gostei de Filosofia, abriu-me um bocado a visão para outras ideologias mas em Português deveríamos ser ensinados a fazer coisas úteis para a nossa área como preenchimento de relatórios, requisitos, cartas e muitos mais debates e apresentações.

Tu querias dar preenchimento de relatórios, requisitos e escrever cartas em português? Epá :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Se eu não gostar de Saramago, também é injusto que tenha uma nota baixa porque não li o Memorial e tive negativa?

Não vamos comparar a disciplina de Português com Educação Física

Em Português aprendes a escrever e a falar (apresentar) o que é muito importante para o futuro.Essas obras,como os Maias,Lusiadas,Memorial etc,ajudam-te nesses aspetos e são as obras que o ministério acha melhores,portanto quem sou eu para contrariar.Claro que o ano passado não live os Maias e baixei a nota,mas são opções e nem me queixo disso.Agora como disse acho que as especificas DEVIAM ter um peso maior na media do secundário.

Agora em Educação Fisica é uma importância extrema saber as regras do basquet.......ou saber dançar o merengue ou a salsa e não sei mais o que :funny:

Português epá por muito que não goste acho que é importante para o futuro tal como o Inglês.Contudo seria interessante por exemplo que as obras tratadas no secundário nos cursos fossem diferentes.Por exemplo,em vez dos Maias,em ciencias se lesse um livro sobre ciencias ou ficção cientifica,pelo menos acho muito mais apelativo e concerteza iria ler.

Agora Filosofia nem comento que esse disciplina dá-me vómitos.

Editado por kazzanova

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...