Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
mike

Vida no estrangeiro

Publicações recomendadas

O meu pai está de momento em Moçambique.

Da experiência que teve até agora, algumas notas:

- Apesar da situação política, o meu pai só por uma vez presenciou um momento de confusão relacionado, numa rua de Maputo.

- Conduzir é uma proposta arrojada para quem não se sente seguro. Andar em contra-mão, andar sem luzes à noite, ultrapassagens perigosas, chico-espertice constante no trânsito... há de tudo. Em termos de operações STOP, o meu pai já apanhou em duas. Numa, apenas lhe perguntaram de onde vinha. Na outra, nem se deram ao trabalho de pedir os documentos. Mandaram parar a pick-up, deram 2 voltas ao carro e mandaram seguir.

- Corrupção é coisa comum. O meu pai teve que pagar 150 € para não ficar retido na África do Sul, devido a um suposto carimbo falso no passaporte, e quando apanhou o voo para Portugal, foi questionado no aeroporto sobre o valor de kwanzas que trazia na carteira, com o polícia a querer ficar com metade do dinheiro (o equivalente a 50 €).

- Ao nível dos serviços, é bastante burocrático e demorado. No banco, a coisa correu bem. Em menos de um mês recebeu o cartão e o login para o Homebanking. É permitido transferir para cá +/- 3500 € de 3 em 3 meses.

- O nível de vida é naturalmente caro para os moçambicanos mas não é tão puxado como Angola para os padrões portugueses. Arrenda-se um apartamento de qualidade média por 1000/1500 €/mês, almoça-se num restaurante minimamente decente por 30/40 € e no supermercado os produtos custam talvez 40 a 50 % mais do que em Portugal.

- Ao nível da segurança, é perigoso sair à noite sozinho, ainda para mais se estiverem numa cidade/vila pequena, mas até agora o pessoal que está a trabalhar com o meu pai não teve grandes problemas.

- Em termos de beleza natural, aí sim o meu pai diz que é espectacular. Apanhar com macacos no meio da obra a querem subir para o carro não é coisa a que estejamos habituados.

Compartilhar este post

Link para o post

Grande w0 :compinchas:

E não tem a ver com o assunto mas tenho a certeza que davas uma grande entrevista tal a tua experiência de vida, que inveja ( no bom sentido) :)

Enorme

Obrigado Diogo :compinchas: Vindo de um user tão experiente é uma honra :)

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado Diogo :compinchas: Vindo de um user tão experiente é uma honra :)

Que maneira simpática de chamar velho. Curti.

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso são duas entrevistas que curtia ler, w0 e Diogo.

Despeçam o infinito. :mrgreen:

:compinchas:

mas dou toda a primazia ao w0 e se quiserem posso ser escolhido para o ano que vem porque há muito boa gente aqui com mais histórias e experiências que eu certamente :)

Oblivion eu também acho que foi :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso, joguei online com bastante pessoal do Brasil, e todos tinham uma opinião em comum: SP era o pior do Brasil. Pessoal da Goiania, Rio de Janeiro e outros lugares que me disseram isso. Só conheci um de lá, e era boa pessoa, vivia na favela em condições precárias, mas não me pareceu ser criminoso :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

A malta brasileira aqui da minha zona é quase toda de Minas Gerais, e falam-me maravilhas daquilo.

Compartilhar este post

Link para o post

O paraíso do Brasil é a Bahia. Pessoas 5 estrelas, ali sim um clima de segurança brutal (pelo menos aparente :lol:), casas abertas ao mundo, sorrisos rasgados, uma pasmaceira total e paisagens brutais. Transportes, comunicações, tudo isso era uma valente bosta (2009), mas para ter uma vida santa num sítio só não deve haver sítios muito melhores...

Estou a falar sem contar com Salvador/cidades grandes. Porto Seguro, Cabrália, Trancoso... foi onde passei mais tempo

Editado por Red Prince

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho grandes amigos em Luanda, Bruxelas, Frankfurt, Istambul e um tio no Brasil. Se precisarem de alguma coisa, digam.

Compartilhar este post

Link para o post

- O nível de vida é naturalmente caro para os moçambicanos mas não é tão puxado como Angola para os padrões portugueses. Arrenda-se um apartamento de qualidade média por 1000/1500 €/mês, almoça-se num restaurante minimamente decente por 30/40 € e no supermercado os produtos custam talvez 40 a 50 % mais do que em Portugal.

Em Angola não é preciso se gastar 30 a 40€ para almoçar num sítio decente.

Eu estou lá num projeto agora em que almoço entre 10 a 12 USD.

Em termos de hipermercado do que estou familiarizado são mais ou menos esses preços tb.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso do pessoal se sentir inseguro acaba por ser normal. Há zonas e pessoas manhosas em todo o lado, é uma questão de evitar essas zonas e ter cuidados redobrados se se sentem assim com receio de ser "assaltado". Vivo há 21 anos (desde que nasci) na Margem Sul (Almada/Monte de Caparica) e só fui assaltado 1x e foi na avenida principal de Almada, a 20m de uma bomba de gasolina às 15/16h :lol: .

Fora isso sempre achei que se faz um filme do crl em relação à Margem Sul ser super perigosa. Sinto-me menos seguro (não que não me sinta seguro, mas vá, tenho mais cuidados) no Porto por exemplo, mas acredito que isso esteja relacionado com o facto de lá ir 2/3x por ano e não me sentir "em casa" como deste lado do Tejo.

a repsol? :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tive uma proposta para ir em Janeiro estudar meio ano para o Brasil, Recife. Um protocolo do ISCAP com uma Universidade de lá. Não estava nos meus planos mas o facto de um amigo meu já ter ido em Julho (e vai voltar em Janeiro) e me dizer maravilhas daquilo, passou-me a vontade de ir, e viver uma experiência para a vida. Tenho de ver em termos monetários, já não falta muito, já ando a procurar informações. Vamos lá ver... :)

Compartilhar este post

Link para o post

Tive 2 meses em Toronto e 1 em Quebec.

Gostei mais da primeira.

Compartilhar este post

Link para o post

a repsol? :lol:

Yup :lol:

dekap, a Margem-Sul teve/tem zonas perigosas.

Sim, eu sei. Mas o pessoal exagera (generaliza) um pouco.

Compartilhar este post

Link para o post

Não entendo bem isso dos assaltos na rua, vou ser sincero, eu desde para aí os meus 15 anos que não sou abordado por ninguém.

Tu tens ar que assalta ladrões, é normal 8)

antiga :heart: Ainda tenho fé que vamos aí uma noite espalhar em magia conjunta.

Compartilhar este post

Link para o post

pedrituh_9 eu tenho uma amiga que vai trabalhar para Guldford tambem em Novembro, vai na volta ainda a vais conhecer.

Acho que Guildord é uma coisa maior que frimleylol... ainda tenho de la ir não fica muito longe de onde estou. Pelo que me contaram esta zona de frimley, camberley, farnborought, guildford... é a seguir às grandes cidade a zona mais cara.

Compartilhar este post

Link para o post

Olha que Miratejo, nos anos 90, não era um local muito famoso. Atualmente, as coisas melhoraram um pouco (bastante), ainda que tenham uma certa tendência a piorar no Verão. Algumas coisas que não aconteciam há alguns anos, tiroteios na rua, ocorreram nos últimos dois anos nessa altura do ano. O cerne da questão, pelo menos em Miratejo, é que a maioria das situações ocorre durante a noite e as pessoas não dão por isso, só quem anda na rua é que vê o que se passa.

Compartilhar este post

Link para o post

Yup :lol:

Na madrugada de sexta para sábado às 4h a subir essa avenida para almada velha até me caguei todo ainda por cima bêbado :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não acho que seja assim tão exagerado. A verdade é que nós vivemos por lá e nos vamos habituando, sabendo que zonas a evitar. Por exemplo, aquela zona do Pragal e da estação à noite, bem como o caminho para a FCT passando por lá, é bem perigosa. De dia também. Quando por lá andas já sabes as manhas da cidade e que zonas não deves ir.

Compartilhar este post

Link para o post

pedrituh_9 eu tenho uma amiga que vai trabalhar para Guldford tambem em Novembro, vai na volta ainda a vais conhecer.

Acho que Guildord é uma coisa maior que frimley lol... ainda tenho de la ir não fica muito longe de onde estou. Pelo que me contaram esta zona de frimley, camberley, farnborought, guildford... é a seguir às grandes cidade a zona mais cara.

Pode ser que sim. Se calhar foi recrutada pela mesma agência.

Pelo que estive a ler, é uma zona cara sim. A minha namorada vai receber um bónus no salário, em relação a outros sitios, devido a isso mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho um amigo que vive e estuda em Guildford na universidade de Surrey e é mesmo cara.

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho um amigo que vive e estuda em Guildford na universidade de Surrey e é mesmo cara.

Que diz ele da vida lá na zona?

Compartilhar este post

Link para o post

Odiei SP, cidade com uma dimensão ridicula, muita confusão, sem espaços verdes de jeito... No entanto admito que é uma cidade incrível em termos de oferta cultural, bares, lojas, museus, etc. Ou seja, é mesmo uma cidade para quem gosta e tem um estilo de vida urbanizado e cosmopolita, e sobretudo, para quem tem dinheiro.

Em termos de segurança, depende muito das zonas que se frequente, mas confesso ter sido um choque quando lá cheguei de avião, saí do aeroporto enfiei-me logo num autocarro em direcção ao centro histórico da cidade, Praça da Républica e nessa viagem aeroporto-centro levas com toda a realidade da miséria associada àquela cidade e à sua periferia da forma mais nua e crua possivel, passa-se pelo rio Tietê cheio de lixo com gente a viver nas suas margens, debaixo das pontes, passa-se por 2 ou 3 prisões com filas enormes de familiares à porta, etc. À saída do bus, já centro da cidade e nessa zona em particular, ali paredes meias com uma zona com o auspicioso nome popular de "crackolândia", pode ao mais distraido parecer que entrou num episodio de Walking Dead ao ver as centenas de agarrados ao crack a deambular ou deitados na rua.

Nunca me senti ameaçado directamente em SP mas confesso que tive medo por uma ou duas ocasiões e aliás, eu que já estive em sitios com famas terriveis foi em SP a unica vez que desisti de chegar a um sítio onde queria ir por achar que não devia continuar a andar em frente naquelas ruas. Não foi por ninguem me ameaçar ou ver algo que me assustasse, foi simplesmente com a atmosfera pesada que se sente em algumas partes da cidade.

Resumindo, acredito que haja muita gente que goste de lá viver e que se não saindo muito dos seus circuitos habituais nem sequer dê de caras com a miséria ou se sinta em perigo, agora eu pessoalmente fiquei feliz quando saí de lá.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...