Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
JonasThern

[FM2015] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

Num estilo de "Futebol Total" o que acham mais indicado?

Funções mais generalistas ou funções mais especificas para os jogadores?

E com isto muita fluidez ou rigidez?

No FM, jogar Futebol Total clássico é virtualmente impossível, porque nem sequer dá para dar instruções que reflitam com fidelidade o modelo e o sistema.

Olha para isto e pensa:

ajax-total-football-4-3-3-formation-position-switching-movements.png

E claro que é muito fluído.

Editado por infinito

Compartilhar este post

Link para o post

Tu já viste um jogo da Holanda do Michels?

O libero ia fazer de avançado, o médio ofensivo vinha fazer de libero, de repente o médio mais defensivo estava a fazer de extremo direito... Isto nem com trocas de posição muito bem pensadas fazes no FM.

E depois há a questão do pressing deles.

É que eles jogavam com os defesas junto da área, mas a pressionarem a todo o campo que nem loucos e em bandos de 5 ao portador da bola... Dificil de recrear...

Compartilhar este post

Link para o post

O libero ia fazer de avançado, o médio ofensivo vinha fazer de libero, de repente o médio mais defensivo estava a fazer de extremo direito... Isto nem com trocas de posição muito bem pensadas fazes no FM.

É que eles jogavam com os defesas junto da área, mas a pressionarem a todo o campo que nem loucos e em bandos de 5 ao portador da bola... Dificil de recrear...

certo ninguem tinha posiçoes era uma anarquia total nem sei como é que o GR nunca saiu da baliza lol mas agora a falar a serio, por isso é que aquilo era carrosel holandes, todos defendiam e todos atacavam

Compartilhar este post

Link para o post

qual vai ser o sistema tactico que estas a pensar usar?

Estou a pensar num 4-2-3-1 em que use extremos e um Nº10/MO...

Compartilhar este post

Link para o post

Mas era mesmo. Era uma anarquia organizada.´

"It was about making space, coming into space, and organizing space-like architecture on the football pitch"

E para que isto acontecesse a dinâmica era brutal. A um nível que não dá para recrear no jogo. Recomendo irem até ao Youtube ver um jogo deles no Mundial de 74 ou assim. Há lá uns quantos. É outro mundo...

Compartilhar este post

Link para o post

desculpa lá mas não estou bem a ver como é que jogas com os defesas junto da área e ao mesmo tempo a pressionar o campo todo :biggrin:

Acho que o pessoal por vezes se esquece que pode mandar trocar os jogadores de posições e quando o fazem, podem dizer ao jogador que ocupa a posição para ter uma função diferente do outro jogador.... não sei se isto saiu confuso ou explícito.

Compartilhar este post

Link para o post

Se não estás a ver apresento-te o mestre Michels:

Holanda - Argentina de 74: Todos os momentos de posse da Argentina

Como ter os defesas lá atrás e mesmo assim sufocar.

Editado por infinito

Compartilhar este post

Link para o post

Há uns tempos vi o cruyff a falar sobre isso, e chamava lhe desorganização organizada :rolleyes:

É muito, já não se faz disso .

Compartilhar este post

Link para o post

Ganharam um espaço na galeria das equipas mais lendárias de sempre... E a f*da é que ao minuto de jogo já estavam a limpar a Alemanha na final... Bad luck brians...

Compartilhar este post

Link para o post

e nas isntruçoes a equipa como tens a pressao?

Linha defensiva muito mais avançada

Pressionar mais

Evitar distribuição curta do GR

Eu acho que tem a ver com o Altamente Estruturado, na minha opinião, para jogar em posse neste FM2015 (já no 2014 achava o mesmo), quanto maior for a rigidez, melhor vai ser oa resultado final !

Aliás já foi falado aqui, que o Guardiola era muito rígido nos posicionamentos da equipa, apenas dava liberdade no processo ofensivo e mesmo assim, com limitações.

Compartilhar este post

Link para o post

Guardiola para mim é o mestre da táctica. Mas isto são meras opiniões... :wink:

Compartilhar este post

Link para o post

O que acham dos papeis definidos aos jogadores?

6YahKIt.jpg

E em relação às instruções?

ptwt2zW.jpg

Agora não sei se heide jogar fluido, visto que pedi serem mais expressivos, se heide jogar ao ataque, controlar, etc... :confuso:

Editado por FM93

Compartilhar este post

Link para o post

Malta , quero finalmente apostar numa tatica de posse e comecei a criar o esquema , que acham ?

1U67Geh.png

z16rQKg.png

Lokito e Michael , voces que tem sempre grandes resultados com este esquema , gostaria de saber a vossa opinião

Compartilhar este post

Link para o post

0w5lqLf.png

Eu tenho assim e tem resultado muito bem!

E acho que vou experimentar passar de fluído para flexível ou estruturado...

Editado por xskydrone

Compartilhar este post

Link para o post

Oh Dark, com essa Fluídez e com essas tarefas isso tá bom é para o futebol sem balizas... Ninguém ataca a profundidade aí?

Compartilhar este post

Link para o post

ao teu falso nove das instrução para rematar menos ?

Só pressionar mais. Leva 27 golos e 6 assistências em 23(4) jogos :mrgreen:

Não sei se hei-de colocar o procurar sobreposições ou não, é outra coisa a experimentar.

O que me irrita é o facto de sofrer sempre aqueles golos no único remate que fazem à baliza...antes eram bolas paradas, agora é o extremo que corre e corre e ninguém o pára, cruza e golo

Compartilhar este post

Link para o post

Só pressionar mais. Leva 27 golos e 6 assistências em 23(4) jogos :mrgreen:

Não sei se hei-de colocar o procurar sobreposições ou não, é outra coisa a experimentar.

O que me irrita é o facto de sofrer sempre aqueles golos no único remate que fazem à baliza...antes eram bolas paradas, agora é o extremo que corre e corre e ninguém o pára, cruza e golo

estas como eu então :estrelas:

Compartilhar este post

Link para o post

Malta , quero finalmente apostar numa tatica de posse e comecei a criar o esquema , que acham ?

Lokito e Michael , voces que tem sempre grandes resultados com este esquema , gostaria de saber a vossa opinião

Como disse o Infinito, precisas de largura e profundidade.

Eu adicionava o ser mais expressivo !

Também adicionava o jogar mais fechado para teres mais aglomeração de jogadores no meio, depois usas os alas para de tar a largura e profundidade.

Um exemplo:

416u6bd.png

Alas a dar largura e profundidade.

Meio campo com linhas juntas

Um dos Extremos Referência aKa Organizadores abertos a fazer de 2º avançado

No vídeo vês a recuperação da bola, com a equipa sempre muito subida e com uma construção paciente !

https://www.youtube.com/watch?v=0_fHQw9ohws

Editado por Lokito

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...