Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
JonasThern

[FM2015] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

Sim, é. Vou experimentar jogar em estruturado e ver como corre. Supostamente serão mais certinhos defensivamente, não?

vao cumprir mais as suas funçoes a risca é bom quando usa funçoes mais espeficifas, tipos organizados pivos, recuperadores, bloqueadores, cobridores, reumedeuter e AI avançado sobre, avançados completos e defensivos, falsos 9

Compartilhar este post

Link para o post

http://i.imgur.com/YqOtIoB.jpg

Primeiro jogo foi isto. Apesar de termos tido bastante remates acho que o ponta de lança esteve bastante desaparecido o que não me agrada pois quero um matador... Verifiquei que o Talisca quando o guarda redes adversário tinha a bola encostava-se muito ao Lima, o que não me agradou muito..

No meio campo, não estiveram mal, mas o processo defensivo também foi um pouco pobre, em relação à cobertura.

A defesa esteve bem, Lisandro jogou bem e uma coisa que não tava à espera foi o adiantamento do J. César para seguir o jogo para a frente --'

Preciso de umas dicas dos mais sábios :happy:

Não me considero nada disso mas posso ajudar. Mostra o esquema que estás a usar O:)

Editado por MarcoBaiao7

Compartilhar este post

Link para o post

Esquema:

6YahKIt.jpg

Vou rectificar as instruções daqui a nada e fazer mais 2 jogos, depois posto aqui as screens.

PS: Não sei que instruções hei de dar ao avançado e extremos :cadeirada:

Compartilhar este post

Link para o post

Esquema:

Vou rectificar as instruções daqui a nada e fazer mais 2 jogos, depois posto aqui as screens.

Estratégia? Fluidez? Jogas em posse?

Compartilhar este post

Link para o post

Queria jogar em posse, mas fazendo bastante golos...

O que me aconselham?

Compartilhar este post

Link para o post

Controlar; Fluído; Passe mais curto em todos;

http://i.gyazo.com/bf4fce3c5c6e365c5fe92e06a20eceb6.png[/img

http://i.gyazo.com/7878acd6544271059347c5ce2918dfcb.png[/img

Que acham das minhas ideias amigos?

Queres posse entre os médios e pressão à VP né?

Pá, pensando no futebol do VP é o seguinte:

A nível de modelo de jogo:

Manter a posse + Passes curtos + Levar até à área + Jogar a partir da defesa está perfeito.

Nos cruzamentos deixava os jogadores decidirem eles mesmos. O VP era adepto de cruzamentos rasteiros e atrasados, mas a equipa variava.

Claramente o tipo de posse que o Porto praticava, tal como o Guardiola gosta também, é uma posse focada em manter a bola nas laterais, pelo que jogar pelos flancos é o ideal. Procurar sobreposições também. Danilo e Alex Sandro a irem por ali fora nas costas do James e do Atsu ou do Varela.

Jogar mais aberto era também o ideal porque era uma equipa que gostava de alargar o campo e sobretudo de pressionar aberta, a toda a largura do terreno.

A linha defensivo do VP não era muito subida, era média/alta. Deixava neutro eu, porque com mentalidade Controlar já vai ficar no ponto em princípio.

No deambular não mexia. Mexia só individualmente, porque uns eram mais fixos, outros mais vagabundos.

Pressionar Muito Mais é o que queres. A equipa reagia à perda como se não houvesse amanhã.

Desarme misto.

Defesa em linha e evitar distribuição curta sim. Menos intensidade. Era uma equipa paciente e que fazia posse pela posse, mas que também era capaz de acelerar de vez em quando.

Mais disciplinado. Jogadores com funções bem definidas e sem grande criatividade à excepção de quando era bola no James ou no Lucho. Era mais pela inteligência e paciência. Mas privilegiava sempre primeiro o equilíbrio.

Mentalidade: Controlar claramente e Fluídez, provavelmente a caír para o Fluído/Muito Fluído. Isto porque não era raro ver por exemplo o Fernando a ir perto da grande área adversária ou o Danilo a vir fazer de médio, etc... Não era um sistema fechado em que cada um só fazia um coisa, embora, mais uma vez, seja dificil de expressar no FM, porque ao mesmo tempo os jogadores tinham todos muito presente as suas funções. O combo com o Mais Disciplinado deve ajudar.

Quanto a tarefas e funções:

GR Líbero - Apoiar claramente e distribuição curta nos centrais.

O Danilo é Lateral Invertido e o Alex Sandro Ala Completo.

No meio, o Mangala e o Ota são dependendo da dificuldade do adversário ou só Centrais ou Centrais com Bola. Mangala é bloqueador claramente e o Ota é defender (não vai influenciar a defesa em linha acredita em mim).

Fernando. Bem o Fernando é um caso bicudo... Devia haver a função "Médio Defensivo Completo". Ele era Pivot Defensivo, Trinco, Médio Defensivo - Apoiar, tudo ao mesmo tempo... Eu apostava em Médio Defensivo - Apoiar para ser mais fidedigno. Se não correr bem, Pivot Defensivo.

Depois o Lucho é CJ Av. - Apoiar e o J. Moutinho é Roaming Playmaker. Por aí...

O James na esquerda é CJ Av. - Atacar e o outro extremo por norma é mais na onda de Extremo - Apoiar ou Avançado Interior - Apoiar/Atacar dependo do jogador e dos jogos, mas julgo que se tivesse jogadores para isso ele metia lá dois James, ou seja dois CJ Av. - Atacar.

Na frente o Jackson é Avançado Completo - Atacar, à primeira vista...

Mais individualmente:

O Danilo, o Fernando, o Moutinho e o James com deambular de posição. Os outros mais estáticos.

GR distribui curto nos centrais, mas passe é misto e desarme duro.

O Lucho é passe misto. O James é passe direto. O resto é curto.

Laterais pressionam bem alto no campo (Pressionar Muito Mais ou Pressionar Mais, tinha de testar) e talvez seja melhor posicioná-los como Alas para já estarem lançados na saída de jogo. Desarme Duro para não deixarem o adversário virar.

Nos centrais, quando Def. Com Bola, metia Driblar mais vezes, para atacarem espaços livres e subirem logo ali no terreno. O Ota pressiona pouco, o Mangala como bloqueador pressiona muito. Desarme duro no Mangala, Desarme misto no Ota. Mangala Marca apertado.

Fernando chuta menos vezes, chega mais à frente, e pressiona pouco (ou muito pouco até), no sentido em que é mais posicional defensivamente (não sai à doida a deixar o meio descoberto). Desarme duro.

Lucho dribla menos vezes, cruza menos, pressiona pouco, desarme leve. Moutinho faz mais passes de risco, move-se para os corredores, pressiona muito mais, desarma duro e marca apertado.

O Extremo - Apoiar chega mais à frente, pressiona muito mais e desarme leve.

O James joga mais dentro, pressiona mais e desarme leve.

O Jackson pressiona muito mais, desarme leve.

É isto, mais ou menos, o futebol do VP no FM... Eu tenho em inglês por isso se falhei alguma terminologia desculpa aí mano... :lol:

Editado por infinito

Compartilhar este post

Link para o post

O que me aconselham?

Em primeiro lugar que tenhas construtores de jogo. Talvez seja possível sem eles, mas eu gosto de ter alguém que pegue no jogo mais atrás e alguém que trate de o construir mais na frente. Por isso em vez desse MRB, que te abre muito espaço no meio campo metia um CJR (a defender ou apoiar, dependendo da segurança que tenhas com um ou com outro).

Compartilhar este post

Link para o post

O que me aconselham?

Guide to Football Manager 2015

Esquema:

mc (d) e cjr (d)

Não precisas de dar instruções aos jogadores, salvo alguma coisa pontual ou específica que pretendas de um jogador ou outro. Por isso é que se chamam instruções à equipa, afectam a equipa.

Compartilhar este post

Link para o post

E depois de um mau começo, tb ainda estava a testar a tática, parece que a equipa assentou o seu jogo, vamos lá ver como corre daqui para a frente :celebracao:

Evd44uN.png

Compartilhar este post

Link para o post

Não precisas de dar instruções aos jogadores, salvo alguma coisa pontual ou específica que pretendas de um jogador ou outro. Por isso é que se chamam instruções à equipa, afectam a equipa.

Mas por exemplo o Bebé quando jogou a titular foi uma autêntica vergonha, só rematava desnecessariamente. E o meu PL não fez muitos golos, mas também só fiz 2 jogos..

PS: MichaelAndrews era mesmo isto que queria, algo para começar a entender realmente o jogo.

No entanto continua aberto a sugestões de melhorias ;)

obrigado pessoal

Editado por FM93

Compartilhar este post

Link para o post

Boas pessoal andei a fazer uma táctica não é nada de outro mundo mas até me está a dar resultados possitivos em 10 jogos 7 vitórias e 3 derrotas como não conssigo meter imagens porque o pc bloqueia e começa a dar erros ( nunca percebi a razão ) vou deixar aqui um resumo do esquema tal como alguns resultados, se alguem quiser testar para ajudar na correcção de erros ou simplesmente para ver se funciona mande MP.

Equipa - SLB

Esquema - 4-2-4

GR - Defender - Distribuir para laterais

ALAS - Apoiar ( jogam mais avançados ou seja não em linha com os DC ) Pressionar menos, encurtar linhas e cruzamentos a apontar ao meio

DC's - Pressionar menos

MC (lado direito) - Defender - Rematar e fintar menos, passe curto e marcação apertada. Quero que este fique a jogar no meio dos centrais quando a equipa sobe mas ainda nao consegui pois ele vai sempre lá acima

MC (lado esquerdo) - é Organizador Move Apoiarl - Passe mais curto, rematar mais e pressionar menos

Extremos lado direito - Atacar - Marcação apertada e cruzamentos apontar ao centro

Raumdeuter lado esquerdo - Rematar mais e marcação apertada

Falso 9 (lado direito) - Rematar mais, passe mais curto e pressionar mais

Ponta de lança - Atacar - Rematar mais e pressionar mais.

Atacar - Altamente Estruturado

Manter posse de bola, passe mais curto, passar para o espaço, levar a bola até a area, cruzamentos lançados.

Explorar flancos e procurar sobreposições, Jogar mais aberto e pressionar mais alto.

Pressionar menos, marcação apertada, usar defesa em linha e evitar distrubuição ao GR

Mais entensiadade.

Resultados: Campeonato a partir da 3ºjornada:

SLB 4 - Rio Ave 1 , Academica 2 - SLB 5 , Gil Vicente 3 - SLB 2 , SLB 1 - Porto 0 , Braga 1 - SLB 4 , Paços 2 - SLB 1

Champions ( grupo complicado ) - Ajax 1 - SLB 3 , SLB 3 - Roma 0 , Man City 4 - SLB 3

Taça de Portugal - SLB 5 - Electrico 1.

E é isto meu amigos, gostava de ter uma opinião dos mestres da tactica do FM.

Maus uma vez desculpem o longo texto mas tem que ser assim.

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas por exemplo o Bebé quando jogou a titular foi uma autêntica vergonha, só rematava desnecessariamente. E o meu PL não fez muitos golos, mas também só fiz 2 jogos..

PS: MichaelAndrews era mesmo isto que queria, algo para começar a entender realmente o jogo.

No entanto continua aberto a sugestões de melhorias ;)

obrigado pessoal

Talvez o problema não seja do Bebé, mas seja por não ter linhas de passe e, nesse caso, opta pelo remate

Compartilhar este post

Link para o post

processo defensivo

F3O9UdB.jpg

processo ofensivo

bzCUCaN.jpg

sendo que aqui aquela igualdade numerica atras nao me agrada mas isso depois afina-se

recuperaçao de bola e saida em contra ataque :celebracao:

DY85ix5.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Sabem se há maneira de tornar a marcação específica ao homem "permanente"?

Queria meter os meus extremos a marcar os extremos adversários sem ter que o estar a fazer em todos os jogos.

Tenho ideia de que no 14 dava para o fazer guardando a tática a meio do jogo, mas neste não estou a conseguir com que a opção fique ativa...secalhar não dá :confuso:

Editado por xskydrone

Compartilhar este post

Link para o post

Queria meter os meus extremos a marcar os extremos adversários sem ter que o estar a fazer em todos os jogos.

Tenho ideia de que no 14 dava para o fazer guardando a tática a meio do jogo, mas neste não estou a conseguir com que a opção fique ativa...secalhar não dá :confuso:

ja que falas nisso como faço para os meus extremos recuarem e ajudar na marcaçao na defesa...e ja agora tb o meu falso 9....tou num 4-24 a moda do jesus...

tenho andado a tentar mas nao tem funcionado :confuso:

Editado por zeneves24

Compartilhar este post

Link para o post

ja que falas nisso como faço para os meus extremos recuarem e ajudar na marcaçao na defesa...e ja agora tb o meu falso 9....tou num 4-24 a moda do jesus...

tenho andado a tentar mas nao tem funcionado :confuso:

função de apoio, marcação apertada, ou marcação específica h*h

Compartilhar este post

Link para o post

É isto, mais ou menos, o futebol do VP no FM... Eu tenho em inglês por isso se falhei alguma terminologia desculpa aí mano... :lol:

infinito :heart: vou testar isso mesmo agora, apesar de os laterais que tenho serem um bocado (muito) m*rda para isto :cry: mas só meio campo :heart:

Compartilhar este post

Link para o post

OZTcILH.png

soubemos gerir muito bem o controlo de jogo com a nossa Posse e tivemos uma grande vitória

apesar dos 2 golos sofridos que foram por desatençoes defensivas , gostei muito do nosso jogo

Compartilhar este post

Link para o post

f9d21587035192e3ac3d7f73677b12e3.png

809f86c528763e76b5d0567a5e4b826a.png

1ed92cab05c8a6dbc0b408dcefe746c8.png

de36e2405c93946e3e2c81ec4fe6de7e.png

99770da30d13a7298741c49992967651.png

f44f22fb2a7ff8b16c4fba9cd443b4b0.png

Neste ultimo jogo contra o Real visto que precisava de arriscar mais pois tinha perdido na 1ª mão, utilizei a tática do Tommy que esta na 1ª pagina Aqui , utilizei tambem a tatica no ultimo jogo para a liga contra o braga para ver como era tatica e para equipa se adptar minimamente. As bolas paradas também pus as que utilizo no meu 433, e já agora 2 dos 3 golos q marque surgiram de bolas paradas (canto e lançamento)

Tenho também algumas instruções a jogadores num geral a quase todos desarme mais agressivo

Editado por tuffboy

Compartilhar este post

Link para o post

Extremos a marcar extremos ???? :estrelas: bom ok, quando estás no menu do jogo que vais disputar vais às instruções aos jogadores, clicas no extremo e por baixo da instrução Marcação Apertada tens marcação específica e defines qual o jogador adversário a ser marcado.

Compartilhar este post

Link para o post

haver ha é gravares a tactica no fim do jogo e fica sempre a marcaçao hxh que escolheste so que sempre que o adversario muda de sistema isso muda tudo quem tinhas posto a marcar um extremo pode passar a ficar um dc ou um mc, é uma questao de ires tendo atençao

Compartilhar este post

Link para o post

Extremos a marcar extremos ???? :estrelas: bom ok, quando estás no menu do jogo que vais disputar vais às instruções aos jogadores, clicas no extremo e por baixo da instrução Marcação Apertada tens marcação específica e defines qual o jogador adversário a ser marcado.

Tem resultado bem em alguns jogos. Contra o Sporting então o Nani nem se viu...é mais um a ajudar o lateral!

E até aí eu sei, não sei é tornar essa instrução permanente, acho que vou ter que o fazer sempre que achar necessário e pronto

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...