Tio Hans Publicado 30 Setembro 2021 Citação de whatever, há 33 minutos: Eu tenho ouvido esse argumento várias vezes, mas, mesmo sabendo que o que vou apresentar é um bocado lógica de merceeiro, a verdade é que me custa a acreditar que as casas, pelo menos, para o português comum se tornem mais acessíveis. Digo isto porque as famílias que devido ao fim das moratórias tenham de as vender ou entregar ao banco vão ter de ir viver para algum lado, se conseguirem vender provavelmente vão aplicar o dinheiro na compra de outro imóvel, pelo que provavelmente a procura de imóveis a preços não exorbitantes vai aumentar. Sim, infelizmente poderão haver várias famílias sem para cumprir com os créditos à habitação com o fim das moratórias, agora a verdade é que estas pessoas não vão desaparecer nem viver para um parque de campismo. Tendo em conta que uma renda no mercado actual é quase de certeza superior ao valor que pagam mensalmente ao banco pelo crédito não vejo grande alternativa à compra de uma outra habitação. Casa dos pais. Compartilhar este post Link para o post
Mafia_SCP Publicado 30 Setembro 2021 Citação de Gorki, há 3 horas: Só tens esse dijuntor de 15A? O que está para 15A é aquele maior do lado direito Compartilhar este post Link para o post
HIM Publicado 2 Outubro 2021 (editado) Citação de NIkeL, Em 20/09/2021 at 18:28: T2 por 95k ... Entretanto ando a fazer contas à vida porque não encontro nada que goste abaixo dos 200k 😂 Gravedigger, mas estamos no mesmo barco... tudo surrealmente caro. Na zona onde vivo, pedem 220k por um T2 com 80m2. E estamos a falar de uma zona fixe mas não "premium". Quem vive na zona de Lisboa, falo de Odivelas e das zonas circundantes (Colinas, Amoreira, Ramada). Mesmo em zonas diferentes, tipo para os lados de Alverca, Santa Iria, etc continua tudo exageradamente caro. Estou demasiado apreensivo para largar +220k por uma casa numa zona decente perto de Lisboa, porque tenho em mente que grande parte das zonas já atingiram o pico de valorização máximo. Para além disso, a questão das moratórias e a situação da Evergrande ainda me deixam mais reticente... É um processo mental de m*rda. Editado 2 Outubro 2021 por HIM Compartilhar este post Link para o post
HIM Publicado 2 Outubro 2021 Citação de whatever, Em 30/09/2021 at 16:14: Eu tenho ouvido esse argumento várias vezes, mas, mesmo sabendo que o que vou apresentar é um bocado lógica de merceeiro, a verdade é que me custa a acreditar que as casas, pelo menos, para o português comum se tornem mais acessíveis. Digo isto porque as famílias que devido ao fim das moratórias tenham de as vender ou entregar ao banco vão ter de ir viver para algum lado, se conseguirem vender provavelmente vão aplicar o dinheiro na compra de outro imóvel, pelo que provavelmente a procura de imóveis a preços não exorbitantes vai aumentar. Sim, infelizmente poderão haver várias famílias sem para cumprir com os créditos à habitação com o fim das moratórias, agora a verdade é que estas pessoas não vão desaparecer nem viver para um parque de campismo. Tendo em conta que uma renda no mercado actual é quase de certeza superior ao valor que pagam mensalmente ao banco pelo crédito não vejo grande alternativa à compra de uma outra habitação. As zonas com preços mais acessíveis vão ter mais procura. Por exemplo, a linha de Sintrra na zona de Lisboa. Normalmente quem entrega casa está já naquela fase do desespero total, por isso será natural que o preço caia, penso. Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 2 Outubro 2021 Odivelas tem muita casa abaixo de 200, tirando as colinas do cruzeiro, claro Compartilhar este post Link para o post
HIM Publicado 2 Outubro 2021 Citação de kareca, há 7 minutos: Odivelas tem muita casa abaixo de 200, tirando as colinas do cruzeiro, claro Odivelas central sim. Estou a falar de zonas fixes, tipo Amoreira, Ramada, Chapim, Quinta Nova, Colinas, etc. Compartilhar este post Link para o post
Quan Chi Publicado 2 Outubro 2021 Citação de HIM, há 4 minutos: Odivelas central sim. Estou a falar de zonas fixes, tipo Amoreira, Ramada, Chapim, Quinta Nova, Colinas, etc. Comprei casa nessa zona no final do ano passado e, pelo menos nessa altura, compensava bastante comprar um T3, o preço por m2 era bem mais baixo que nos T2. Compartilhar este post Link para o post
HIM Publicado 2 Outubro 2021 Citação de Quan Chi, há 41 minutos: Comprei casa nessa zona no final do ano passado e, pelo menos nessa altura, compensava bastante comprar um T3, o preço por m2 era bem mais baixo que nos T2. +- quanto por m2? Tudo o que ando a ver anda entre 2.8 a 3k por m2. Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 2 Outubro 2021 Citação de HIM, há 1 hora: Odivelas central sim. Estou a falar de zonas fixes, tipo Amoreira, Ramada, Chapim, Quinta Nova, Colinas, etc. Epa, zonas fixes tens em todo o lado e sempre foram mais caras que as outras ou não? Compartilhar este post Link para o post
HIM Publicado 2 Outubro 2021 Citação de kareca, há 1 minuto: Epa, zonas fixes tens em todo o lado e sempre foram mais caras que as outras ou não? Claro, mas dai a chegarem a pedir 250k na Ramada por um T2 com 80m2 como vi recentemente, calma ai... não estamos propriamente a falar da zona mais cara de Odivelas, por exemplo. Isto tb está associado ao processo mental pelo qual temos (ou tenho) de passar antes de fazer o investimento. Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 2 Outubro 2021 (editado) Citação de HIM, há 14 minutos: Claro, mas dai a chegarem a pedir 250k na Ramada por um T2 com 80m2 como vi recentemente, calma ai... não estamos propriamente a falar da zona mais cara de Odivelas, por exemplo. Isto tb está associado ao processo mental pelo qual temos (ou tenho) de passar antes de fazer o investimento. Sim, há quem se estique. Mas uma boa opção é encontrar algo que precise de renovação, bem mais barato numa zonas que prefiras e fazer algo ao teu gosto. Há casas interessantes que ao mandar uma parede abaixo já dá para fazer algo bacano e ganha-se logo um espaço maior. Editado 2 Outubro 2021 por kareca Compartilhar este post Link para o post
Quan Chi Publicado 2 Outubro 2021 Citação de HIM, há 1 hora: +- quanto por m2? Tudo o que ando a ver anda entre 2.8 a 3k por m2. 2.0, no Jardim da Radial. Mas fiz um bom negócio, se a fosse vender hoje acho que conseguia facilmente 2.3. Compartilhar este post Link para o post
HIM Publicado 2 Outubro 2021 (editado) Citação de Quan Chi, há 9 minutos: 2.0, no Jardim da Radial. Mas fiz um bom negócio, se a fosse vender hoje acho que conseguia facilmente 2.3. Ui! Grande negocio que sacaste! Agora conseguias 2.5k facilmente, acredito. Essa zona tem tudo agora.... escolas (todas), supermercado (vai abrir um Pingo Doce na Serra), transportes (podiam ser melhores, mas enfim). Citação de kareca, há 1 hora: Sim, há quem se estique. Mas uma boa opção é encontrar algo que precise de renovação, bem mais barato numa zonas que prefiras e fazer algo ao teu gosto. Há casas interessantes que ao mandar uma parede abaixo já dá para fazer algo bacano e ganha-se logo um espaço maior. Sim, é a alternativa mais viável, sem dúvida. Vou ter é de fugir da zona que queria, mas é o que é. Editado 2 Outubro 2021 por HIM Compartilhar este post Link para o post
Quan Chi Publicado 2 Outubro 2021 (editado) Citação de HIM, há 1 hora: Essa zona tem tudo agora.... escolas (todas), supermercado (vai abrir um Pingo Doce na Serra), transportes (podiam ser melhores, mas enfim). Abriu ontem, fui lá mamar o arroz doce grátis. 😁 Ter escolas é bom e mau (trânsito), transportes é mais fraco mas estou com fé que o metro de superfície não vai ficar para 2050. De resto, não stresses. Antes de comprar casa aqui, andei a ver Corroios, Fernão Ferro, Paio Pires, Caneças, Infantado... É um processo que é demorado, e é bom que assim seja, é sinal que estamos a amadurecer as ideias e a perceber o que é que pretendemos verdadeiramente numa casa. Editado 2 Outubro 2021 por Quan Chi 1 Compartilhar este post Link para o post
HIM Publicado 2 Outubro 2021 Citação de Quan Chi, há 36 minutos: Abriu ontem, fui lá mamar o arroz doce grátis. 😁 Ter escolas é bom e mau (trânsito), transportes é mais fraco mas estou com fé que o metro de superfície não vai ficar para 2050. De resto, não stresses. Antes de comprar casa aqui, andei a ver Corroios, Fernão Ferro, Paio Pires, Caneças, Infantado... É um processo que é demorado, e é bom que assim seja, é sinal que estamos a amadurecer as ideias e a perceber o que é que pretendemos verdadeiramente numa casa. Uepa, não sabia! Tenho de lá ir! Sim, ali a zona da rotunda das escolas é um pesadelo... Acaba sempre por ser um stress, porque estou mesmo a ver que o meu senhorio vai aumentar uns bons 100/150e de renda. :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
RoMbA Publicado 2 Outubro 2021 (editado) Eu estou a pensar seriamente em vender ou alugar o meu T2 e comprar uma moradia T4 por causa do benfiquista que vem a caminho. Estou a pensar em alugar aí por 650€ que dá quase para 3 prestações minhas ao banco. Comprei por 100k e passado dez anos está avaliado em 160k. Sei que se o meter à venda, numa semana está vendido 😜 O problema disto tudo é que as moradias que supostamente valem uns 200k, andam a ser vendidas aos 350k e afins. O problema disto é que a malta compra logo isto só sobe. Estou a ver como decorre esta fase do fim das moratórias porque o azar de uns pode ser a nossa sorte (sei que parece mal dizer isto) e pelo que vejo no meu trabalho, vamos ficar em lay off em Dezembro por isso ainda nem sei. Editado 2 Outubro 2021 por RoMbA Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 2 Outubro 2021 (editado) Citação de Quan Chi, há 5 horas: Ter escolas é bom e mau (trânsito), transportes é mais fraco mas estou com fé que o metro de superfície não vai ficar para 2050. Se for escola preparatória "para cima" é mau. Os putos saem da escola e vão fumar para o meio dos prédios, começar a treinar tags em paredes ali perto e barulho. Editado 2 Outubro 2021 por kareca 1 Compartilhar este post Link para o post
Quan Chi Publicado 2 Outubro 2021 Citação de kareca, há 11 minutos: Se for escola preparatória "para cima" é mau. Os putos saem da escola e vão fumar para o meio dos prédios, começar a treinar tags em paredes ali perto e barulho. No "bairro" de que estávamos a falar, vai desde JI+1º ciclo (no limite norte do bairro) até ao 2º, 3º e secundário (no limite sul). Nunca vi stress nenhum com os miúdos, o problema são mesmo as dezenas de papás que vão levar os meninos até ao portão da escola, isto num bairro que de uma ponta à outra são 11 minutos a pé e a andar devagar. Lixam o trânsito todo a quem quer sair para apanhar os acessos a Lisboa. Compartilhar este post Link para o post
Ego Sum Publicado 3 Outubro 2021 Citação de RoMbA, Em 02/10/2021 at 20:04: Comprei por 100k e passado dez anos está avaliado em 160k. Sei que se o meter à venda, numa semana está vendido 😜 O problema disto tudo é que as moradias que supostamente valem uns 200k, andam a ser vendidas aos 350k e afins. O problema disto é que a malta compra logo isto só sobe. Há sempre esse problema, a não ser que a estratégia e a carteira permitam ter duas casas ao mesmo tempo. Compartilhar este post Link para o post
RoMbA Publicado 4 Outubro 2021 Citação de Ego Sum, há 1 hora: Há sempre esse problema, a não ser que a estratégia e a carteira permitam ter duas casas ao mesmo tempo. Eu se alugar o apartamento por 600€ e apresentar o contrato no banco, fico a "zero" com as despesas do apartamento (aliás, fico com uns 350€ de lucro ainda) e deixam-me comprar outra casa até 260k. Assim até sou rico ao ter duas casas 😂 Ainda pensei em recuperar uma casa velha mas aqui em Aveiro centro, uma casa velha custa em média 80k. Renovar e afins fica quase ela por ela. Isto está estupidamente abusado. Compartilhar este post Link para o post
Ricardo Pinto Publicado 4 Outubro 2021 Conheço pessoas da minha idade nos USA que compraram casa com um empréstimo ao banco, pouco tempo depois compraram outra nas mesmas condições e arrendam a estudantes, a renda dá para os dois empréstimos e ainda sobra, mas estamos a falar de realidades diferentes, com rendas altas e prestações baixas. Aqui tendo uma casa e querendo mudar, acho uma boa estratégia comprar para arrendar ou neste caso, ir viver para a que se compra e arrendar a outra, o valor da renda vai pagando as prestações e no fim fica-se duas casas. Compartilhar este post Link para o post
noikeee Publicado 4 Outubro 2021 A não ser que as taxas de juro subam significativamente. Compartilhar este post Link para o post
pm2lp Publicado 4 Outubro 2021 Essa ideia de comprar uma casa, arrendar e comprar outra é perfeita, até deixar de o ser. Ao menos que não estejam a fazer créditos NINJA nos EUA, se não qualquer dia temos 07/08 all over again. Compartilhar este post Link para o post
RoMbA Publicado 4 Outubro 2021 (editado) Citação de Ricardo Pinto, há 7 horas: Conheço pessoas da minha idade nos USA que compraram casa com um empréstimo ao banco, pouco tempo depois compraram outra nas mesmas condições e arrendam a estudantes, a renda dá para os dois empréstimos e ainda sobra, mas estamos a falar de realidades diferentes, com rendas altas e prestações baixas. Nos states é outra história. Tens rendas de 2 mil dólares mas ganhas isso em duas semanas de trabalho. Se o cônjuge estiver na mesma situação é uma maravilha. Tinha familiares em Harrison, Newark, a uns cem metros do estádio do Red Bull. Viviam naquelas casas características dos bairros. Alugaram e agora vivem a reforma naqueles casarões que vemos nos filmes à pala da renda da casa 😁 Citação de Ricardo Pinto, há 7 horas: Aqui tendo uma casa e querendo mudar, acho uma boa estratégia comprar para arrendar ou neste caso, ir viver para a que se compra e arrendar a outra, o valor da renda vai pagando as prestações e no fim fica-se duas casas. Tudo depende da tua taxa de esforço. Se for viável, é uma maravilha. Tenho amigos que compraram apartamento na mesma altura que eu na altura da crise (2009) e como as prestações estavam tão baixas, decidiram comprar uma moradia e alugaram o apartamento. Aí sim compensou imenso porque ficaram com dois empréstimos elevados mas a valores mínimos. Eu preferi andar a viajar pelo mundo 😄 Citação de noikeee, há 6 horas: A não ser que as taxas de juro subam significativamente. O meu spread é de 0,3%. Quando fui ver simulações até me passei com os spreads actuais. Tudo indica que se irá manter ou até mesmo baixar. Se agora muita gente não consegue comprar e no contexto em que estamos, se aumentarem os valores, muitas casas serão entregues. Eu ando a pensar bem na mudança porque o que hoje é certo, amanhã já não o pode ser. Ainda por cima, tudo indica que vamos entrar em lay-off novamente logo não quero dar um passo em frente para depois ter que dar dois ou três atrás 😕 Editado 4 Outubro 2021 por RoMbA Compartilhar este post Link para o post
noikeee Publicado 4 Outubro 2021 (editado) Citação de RoMbA, há 2 horas: O meu spread é de 0,3%. Quando fui ver simulações até me passei com os spreads actuais. Tudo indica que se irá manter ou até mesmo baixar. Fonix. Spread de 0.3? A Euribor tá mais negativa do que esse spread. O banco paga-te para comprares a casa? Não entendi o "irá se manter ou até mesmo baixar". A Euribor está em terrenos negativos em mínimos históricos. A tendência lógica esperada será ao longo dos próximos anos a Euribor progressivamente aumentar, pelo menos até re-entrar em terreno positivo. Isso irá fazer com que a prestação naturalmente aumente. Os spreads não variam, o spread continua sempre com o valor que foi contratado no início do crédito. No meu caso o melhor que consegui negociar agora (com descontos nos seguros e sem produtos associados), foi um spread de 1.1%, que com a Euribor a rondar os -0.5% fica uma taxa real de cerca de 0.6%. Mas se a Euribor sobe p.ex para 0.5% positivos já sei que irei pagar uma prestação a 1.6% A não ser que estejamos a falar de créditos com taxas fixas. Mas nesse caso nada varia, mantém-se tudo sempre. Ah e muito cuidado com a variação da Euribor. No meu caso se a Euribor subir 1 ponto percentual completo, de -0.5% para +0.5%, é logo uma subida de mais 60€ por mês. Se regressasse para os máximos de 5% que esteve por volta de 2008-2009 (não creio que volte a acontecer mas é uma possibilidade, embora remota) estamos a falar de mais do que duplicar a prestação. Acho que muitas pessoas que compram casa não têm noção deste risco e apenas olham ao valor da prestação inicial que é enganadora. Para além do custo dos seguros associados também aumentar ao longo do plano financeiro. Podem simular diferentes valores de prestação aqui: https://www.doutorfinancas.pt/calculadora-de-prestacao-de-credito-habitacao/ Editado 4 Outubro 2021 por noikeee 1 Compartilhar este post Link para o post