Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Mesut Ozil

Querido, vou mudar de casa

Publicações recomendadas

Está sempre safo pois tem um documento válido emitido pelo Condomínio em que diz que aquela data nada se encontra em dívida logo não poderá ser-lhe imputado qualquer dívida.

Editado por PedroLobo1369

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de PedroLobo1369, Em 20/06/2022 at 11:35:

Relativamente ao Condomínio, basta ter uma declaração do mesmo a informar que naquela data a situação relativamente aquele Apartamento encontra-se regularizada e não existe qualquer dívida.

Sugeria que pedisses as 2 últimas atas (se for um Apartamento) para saberes se existe alguma obra planeada pois pode haver encargos extras com a mesma.

Na minha venda bastou uma declaração simples com o carimbo do condomínio (CGD). Na compra (Santander) a vendedora foi com uma dessas para lá no dia da escritura, exigiram que fosse autenticada por um notário e então a escritura foi para a frente, ficando a ressalva, que eu, comprador, concordava que a assinatura fosse pra frente sem essa declaração. 

Compartilhar este post

Link para o post

Precisava de tirar uma dúvida sobre CPCV.

Vamos imaginar um apartamento no valor de 200k em construção e que no final do ano estará concluída a obra.

Supostamente o valor a pagar no momento do CPCV é 10% do valor do apartamento, 20k neste caso. A minha questão é depois com o banco. Tenho de dar outros 10% de entrada ou os 10% que dei originalmente no CPCV serve de entrada já e só tenho de pagar taxas.

É a diferença entre a) pagar agora 10% (20k) e depois no fim da obra pagar só as taxas e b) pagar 10% agora (20k) e depois à posteriori pagar outros 10% (10% de 180k agora, 18k), um total de 38k mais taxas no fim.

Não sei se me estou a explicar bem. Sou novo nisto. Help.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de fns, há 11 minutos:

Vamos imaginar um apartamento no valor de 200k em construção e que no final do ano estará concluída a obra.

Supostamente o valor a pagar no momento do CPCV é 10% do valor do apartamento, 20k neste caso. A minha questão é depois com o banco. Tenho de dar outros 10% de entrada ou os 10% que dei originalmente no CPCV serve de entrada já e só tenho de pagar taxas.

É a diferença entre a) pagar agora 10% (20k) e depois no fim da obra pagar só as taxas e b) pagar 10% agora (20k) e depois à posteriori pagar outros 10% (10% de 180k agora, 18k), um total de 38k mais taxas no fim.

Não sei se cada caso não é um caso - ex: o teu banco dizer-te que tem de ser a tua opção a) ou a tua opção b). Mas o valor que pedes ao banco (x%) será sempre (penso eu) sobre o mínimo entre o valor patrimonial e a avaliação.

No meu caso, há um ano, demos 15% do valor no CPCV (negociação com o vendedor) e pedimos ao banco 90%. No momento da escritura, o banco passou o cheque dos 85% em falta e creditou-nos os 5% que usamos para pagar as taxas (edit: só creditaram passados uns dias, depois de pagarmos as taxas - no momento da escritura).

Editado por Adriano_inter
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Adriano_inter, há 4 minutos:

Não sei se cada caso não é um caso - ex: o teu banco dizer-te que tem de ser a tua opção a) ou a tua opção b). Mas o valor que pedes ao banco (x%) será sempre (penso eu) sobre o mínimo entre o valor patrimonial e a avaliação.

No meu caso, há um ano, demos 15% do valor no CPCV (negociação com o vendedor) e pedimos ao banco 90%. No momento da escritura, o banco passou o cheque dos 85% em falta e creditou-nos os 5% que usamos para pagar as taxas (edit: só creditaram passados uns dias, depois de pagarmos as taxas - no momento da escritura).

Então faço outra questão. Consigo já tratar do CPCV no banco para um apartamento que só vai estar pronto a habitar em fevereiro? 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de fns, há 2 minutos:

Então faço outra questão. Consigo já tratar do CPCV no banco para um apartamento que só vai estar pronto a habitar em fevereiro? 

Falo apenas sobre a minha experiência, não trabalho na área, são coisas diferentes. Quando assinamos o CPCV ainda não tínhamos o banco definido, já tínhamos duas propostas (que nos deixaram confortáveis para assinar o CPCV) mas ainda quisemos negociar a ver se davam um spread mais baixo. Respondendo à tua pergunta, podes e deves ter o crédito negociado/aprovado quando assinares o CPCV, embora fiques a "dever" ao banco as licenças e afins que a construtora te deve a ti. Se não entrares em loucuras, a avaliação será superior ao preço de compra.

Compartilhar este post

Link para o post

É neste tópico que de vez em quando se fala em aspiradores né?
Até agora não me dou bem com nenhum.
Inicialmente tentei um roomba mas chateava-me ter de ficar meia hora a limpar as escovas que ficavam enroladas nos pêlos da cadela e nos cabelos da esposa. Para isso perdia meia hora a aspirar com um aspirador normal.
Mudei para um aspirador normal, os de saco, agora fico lixado das costas porque como sou alto tenho de estar todo inclinado para agarrar no cabo. E às vezes quero só aspirar um tufo de pêlo qualquer que aparece nos cantos e não é prático.
Comecei a pensar num aspirador vertical mas parece-me que não há nenhum de saco, o que é m*rda porque vou perder tempo a lavá-lo, ou não?

O que recomendam para um preguiçoso que só queria pegar num aspirador 15min sem ficar com dores nas costas e sem ter de ir limpar o aspirador depois de aspirar.
Mandar a esposa aspirar não é solução.

Compartilhar este post

Link para o post

Comprei o vertical da Xiaomi G9 e estou satisfeitíssimo. Aspiro a casa toda num intante porque não tenho que andar a ligar e desligar cabos, leve, maneirinho. Recomendo.

Quanto ao não ter saco, eu só vou ao lixo, clico no botão que abre o depósito (abre por baixo, portanto basta abrir em cima do lixo e deixar o pó e pelos cair), dou umas sacudidelas e tá feito. Tiro o pó do aspirador em 30 segundos.

Editado por NIkeL
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei se este será o tópico mais adequado, mas cá vai

Alguem me explica, que sou completamente leigo nestas coisas, o que é o direito de superficie?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de FabioK, há 51 minutos:

Não sei se este será o tópico mais adequado, mas cá vai

Alguem me explica, que sou completamente leigo nestas coisas, o que é o direito de superficie?

Penso que é o aluguer de um terreno para outra pessoa construir, durante um determinado tempo e valor anual.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 1 minuto:

Penso que é o aluguer de um terreno para outra pessoa construir, durante um determinado tempo e valor anual.

🤨

Tinha isso na descrição da venda de um imovel (apartamento).... não estou a ver como se possa enquadrar..

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 2 horas:

Não é um aluguer, mas para se entender é basicamente isto, sim.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de NIkeL, há 20 horas:

Comprei o vertical da Xiaomi G9 e estou satisfeitíssimo. Aspiro a casa toda num intante porque não tenho que andar a ligar e desligar cabos, leve, maneirinho. Recomendo.

Quanto ao não ter saco, eu só vou ao lixo, clico no botão que abre o depósito (abre por baixo, portanto basta abrir em cima do lixo e deixar o pó e pelos cair), dou umas sacudidelas e tá feito. Tiro o pó do aspirador em 30 segundos.

Ando à procura de um e também ando inclinado para o Xiaomi (o G10, não há de ser muito diferente). O preço dos Dyson é um absurdo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de verY, há 1 hora:

Ando à procura de um e também ando inclinado para o Xiaomi (o G10, não há de ser muito diferente). O preço dos Dyson é um absurdo.

O G10 é ligeiramente mais potente (estou a usar o G9 na potencia mínima e média portanto não me faz diferença) e tem um mini display que mostra a bateria (este tem 3 luzinhas para isso). Na altura não achei que valesse a diferença de preço.

Compartilhar este post

Link para o post

Existe algum sistema wireless para ligar a TV (sem box) sem ser necessário o coaxial?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 2 horas:

Existe algum sistema wireless para ligar a TV (sem box) sem ser necessário o coaxial?

Ligar a TV ao quê?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de whatever, há 4 horas:

Ligar a TV ao quê?

Antena/router

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de fns, Em 22/06/2022 at 15:18:

Isso é feito entre ti e o construtor, o banco não tem nada a ver com isso. Podes até assinar um contrato com cláusula de não financiamento, caso o vendedor esteja de acordo, que te garante que, se o financiamento não for aprovado, devolvem-te o dinheiro. Em princípio o banco só vai fazer essa avaliação quando a casa estiver pronta. Depois podes contar como despesas o IMT (depende de zona para zona, procura no google e encontras), e impostos sobre a compra da casa e empréstimo (0,08% e 0,06% dos valores, respectivamente), mais a escritura e registos, ficam uns 800 paus. Comprei casa em Abril e por 162000 pagámos à volta de 7000€ disso.

Citação de fns, Em 22/06/2022 at 15:00:

O CPCV é pago ao vendedor, como te disse, não tem nada a ver com o banco, o banco só te empresta x percentagem do valor da casa (varia de banco para banco e das tuas condições), se pagas 10% agora fica pago e esses 10% abatem do valor da casa e o banco empresta o resto, não tens que dar 10% ao banco.

Editado por Grillo

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Duda34, Em 24/06/2022 at 09:24:

Comprei este aspirador vertical da Rowenta e é uma maravilha: https://www.radiopopular.pt/produto/aspirador-vert-rowenta-rh6737-wh

Para pessoas altas (também sou) facilita bastante

Então quando tens uma escoliose a acompanhar 👌

Alguém sabe se estes aspirador de seco/molhado valem a pena para a casa?
https://www.ferramentaspro.pt/pt/einhell/aspirador-seco-molhado-tc-vc-1812-s-ref.2342370-einhell_p22954.html

Eu tenho um daqueles de água, mas é uma carga de trabalhos. Basta virar um bocadinho e já não aspira direito, mudar a água é uma porcaria descomunal...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 18 horas:

Coaxial não sei, as powerline trabalham com RJ45. Não sei se é possível fazer o que queres.

Eu por acaso utilizo powerline para os quartos e estou muito satisfeito.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bug, há 29 minutos:

Coaxial não sei, as powerline trabalham com RJ45. Não sei se é possível fazer o que queres.

Eu por acaso utilizo powerline para os quartos e estou muito satisfeito.

Hmm pode ser uma solução. Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

@kareca, também há disto:

transmissor-video-ev400-iberosat-2.jpg

O meu pai tem isso em casa ligado à box dos canais da bola (cof cof), e se bem me lembro, sai uma ligação da box para um desses emissores, que depois transmite o sinal para o outro. Com esse emissor de infravermelhos (aquele objecto pequeno que está em baixo nessa foto), consegues usar o telecomando no outro sítio.

Mas o desempenho depende muito da distância, número de paredes entre os emissores, etc.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 39 minutos:

@kareca, também há disto:

transmissor-video-ev400-iberosat-2.jpg

O meu pai tem isso em casa ligado à box dos canais da bola (cof cof), e se bem me lembro, sai uma ligação da box para um desses emissores, que depois transmite o sinal para o outro. Com esse emissor de infravermelhos (aquele objecto pequeno que está em baixo nessa foto), consegues usar o telecomando no outro sítio.

Mas o desempenho depende muito da distância, número de paredes entre os emissores, etc.

Como se chama isso?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 21 minutos:

Como se chama isso?

O nome que eu conheço é "pirâmides", o nome técnico deve ser transmissor a/v ou assim.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...