kareca Publicado 24 Janeiro 2023 Citação de migxstoper, há 18 minutos: Os bancos emprestam até um máximo de 90% sendo que o rácio venda/avaliação tem que ser 80%. Hoje em dia até está mais restritivo na maior parte dos bancos mas regra geral há uns meses era esta. Pegando no vosso exemplo: Para uma casa de 100k e o banco emprestar 90k, a avaliação teria que vir a ~ 112k. 90% do valor de compra, não de avaliação. Compartilhar este post Link para o post
migxstoper Publicado 24 Janeiro 2023 Citação de kareca, há 7 minutos: 90% do valor de compra, não de avaliação. Foi o que eu disse, 90% da compra e 80% da avaliação. Sendo que neste momento até já estão 80% e 70% em muito sítio. Compartilhar este post Link para o post
Hammerfall Publicado 24 Janeiro 2023 Citação de trz, há 1 hora: Não consegui entender o teu exemplo. Imagina que tinhas acordado comprar a casa por 100k e a avaliação foi 120k. O banco vai emprestar 90% dos 100k, que foi o valor que acordaste. Porquê que tiveste sorte? @kareca no tlm é mais fácil assim. Imagina que a avaliação da casa saiu a 100, o banco empresta 90. Paguei escritura de 100. No entanto, ficou acordado que a casa sairia por 90 com a vendedora. Na data da escritura, ficou escrito que já teria pago 10 em cheque à vendedora (este cheque existe, mas é-me devolvido no fim da escritura) e faltaria pagar os 90, que seria os 10% dos 100 que o banco emprestou. Digo que tive sorte porque, na maioria dos casos, os vendedores não aceitam isso pois tinha de pagar mais valias de dinheiro extra do qual não receberam e nunca poderão reinvestir. Compartilhar este post Link para o post
Ego Sum Publicado 24 Janeiro 2023 Citação de noikeee, há 1 hora: Normalmente é 90% preço compra ou 85% preço avaliação, o valor mínimo dos 2. Foi o que aconteceu com o meu, tava a espera de só ter de dar 10% de entrada mas depois a avaliação veio exatamente igual ao preço de compra. Conclusão, tive de dar 15% de entrada, tive a sorte de ter os tais 5% a mais disponíveis ou estava bem entalado Aconteceu exatamente o mesmo comigo. Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 24 Janeiro 2023 Citação de Hammerfall, há 50 minutos: @kareca no tlm é mais fácil assim. Imagina que a avaliação da casa saiu a 100, o banco empresta 90. Paguei escritura de 100. No entanto, ficou acordado que a casa sairia por 90 com a vendedora. Na data da escritura, ficou escrito que já teria pago 10 em cheque à vendedora (este cheque existe, mas é-me devolvido no fim da escritura) e faltaria pagar os 90, que seria os 10% dos 100 que o banco emprestou. Digo que tive sorte porque, na maioria dos casos, os vendedores não aceitam isso pois tinha de pagar mais valias de dinheiro extra do qual não receberam e nunca poderão reinvestir. Pois, de facto é uma situação estranha da vendedora com o IRS. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 24 Janeiro 2023 Citação de kareca, há 2 horas: Pois, de facto é uma situação estranha da vendedora com o IRS. Mesmo... Então ela diz que recebeu 100 e só recebe 90? Como justifica os outros 10 em falta? 🤔 Compartilhar este post Link para o post
Hammerfall Publicado 24 Janeiro 2023 Citação de Ghelthon, há 21 minutos: Mesmo... Então ela diz que recebeu 100 e só recebe 90? Como justifica os outros 10 em falta? 🤔 O problema é mesmo os 10 de diferença de mais valias. Como reinvestiu um valor bastante superior ao da minha compra, não teve de se preocupar com isso. Compartilhar este post Link para o post
AdrianoGomes Publicado 24 Janeiro 2023 Citação de fns, há 10 horas: O que acontece neste caso da avaliação ser superior ao valor da compra do imóvel? Btw alguém já montou calhas para os cortinados em pladur? Queria saber se era fácil de se fazer. Convém ser superior. Também é sinal que estás a fazer um bom negócio. Como demorou mais de 1 ano entre dar a entrada e comprar, o preço valorizou. Dei de entrada 10% de 137k. Quando negociei com o banco pedi crédito para 90% de 137k. No final da negociação o banco avaliou em 167k, por isso para eles é tranquilo, sabem que se um dia eu não conseguir pagar que conseguem vender por um bom preço. E claro, emprestaram os 90% dos 137k. Na verdade só é um pouco mau para o construtor que podia ter vendido mais caro. Compartilhar este post Link para o post
pm2lp Publicado 24 Janeiro 2023 Citação de AdrianoGomes, há 1 minuto: Convém ser superior. Também é sinal que estás a fazer um bom negócio. Como demorou mais de 1 ano entre dar a entrada e comprar, o preço valorizou. Dei de entrada 10% de 137k. Quando negociei com o banco pedi crédito para 90% de 137k. No final da negociação o banco avaliou em 167k, por isso para eles é tranquilo, sabem que se um dia eu não conseguir pagar que conseguem vender por um bom preço. E claro, emprestaram os 90% dos 137k. Na verdade só é um pouco mau para o construtor que podia ter vendido mais caro. Há muita gente que não percebe isso e depois até créditos pessoais pensam em fazer para resolver o problema da baixa valorização. A não ser que tenham alguma inside info de algo que vá valorizar muito uma casa/terreno não faz muito sentido comprar algo avaliado abaixo do valor de compra ou sequer andar com filmes com o banco quando a valor não é o que precisavam. Compartilhar este post Link para o post
a.lopes Publicado 24 Janeiro 2023 Em Portugal não há proteção para quem compra apartamento enquanto eles estão em construção? Aqui na Polónia é super tranquilo fazer isso Compartilhar este post Link para o post
Hammerfall Publicado 24 Janeiro 2023 Citação de a.lopes, há 1 hora: Em Portugal não há proteção para quem compra apartamento enquanto eles estão em construção? Aqui na Polónia é super tranquilo fazer isso História gira que tenho. Andava a ver uns apartamentos em que a estrutura até já estava "em pé" e estavam a emparedar o interior, tubagens, etc. Isto em março +-. Eu ia vender o meu em maio e queria comprar um para fazer a mudança à mesma altura. O gajo que me levou a ver o apartamento, fomos lá até já estava pessoal a trabalhar, estive a ver o espaço, muito giro, sim senhor. Falei desse timing e ele disse que no máximo até julho estaria pronto, inclusive um senhor que estava a dar o apartamento à filha tinha posto uma cláusula qualquer em que o apartamento tinha de estar pronto até julho porque era a data do casamento ou uma m*rda assim... Anyways, eu e a maria pensamos durante a manhã e "perdemos" o apartamento para um casal qualquer que fez proposta primeiro que nós. Ok, era giro ter comprado novo, até estava um preço acessível na zona que era, etc... Compramos onde estamos agora e eu, em trabalho, passo algumas vezes por esse prédio. Ainda não tem ninguém lá a morar. Foi a melhor coisa que aconteceu ter "perdido" um apartamento novo, tinha escriturado aquela m*rda em maio do ano passado e andava a pagar 1. Apartamento novo 2. Um aluguer super inflacionado qualquer até hoje... Fds. Tinha ido à ruína e hoje estava a dar o cu só para ter um tecto onde dormir. 2 Compartilhar este post Link para o post
Ego Sum Publicado 24 Janeiro 2023 Citação de Hammerfall, há 12 minutos: História gira que tenho. Andava a ver uns apartamentos em que a estrutura até já estava "em pé" e estavam a emparedar o interior, tubagens, etc. Isto em março +-. Eu ia vender o meu em maio e queria comprar um para fazer a mudança à mesma altura. O gajo que me levou a ver o apartamento, fomos lá até já estava pessoal a trabalhar, estive a ver o espaço, muito giro, sim senhor. Falei desse timing e ele disse que no máximo até julho estaria pronto, inclusive um senhor que estava a dar o apartamento à filha tinha posto uma cláusula qualquer em que o apartamento tinha de estar pronto até julho porque era a data do casamento ou uma m*rda assim... Anyways, eu e a maria pensamos durante a manhã e "perdemos" o apartamento para um casal qualquer que fez proposta primeiro que nós. Ok, era giro ter comprado novo, até estava um preço acessível na zona que era, etc... Compramos onde estamos agora e eu, em trabalho, passo algumas vezes por esse prédio. Ainda não tem ninguém lá a morar. Foi a melhor coisa que aconteceu ter "perdido" um apartamento novo, tinha escriturado aquela m*rda em maio do ano passado e andava a pagar 1. Apartamento novo 2. Um aluguer super inflacionado qualquer até hoje... Fds. Tinha ido à ruína e hoje estava a dar o cu só para ter um tecto onde dormir. Por vezes as coisas correm pelo melhor. Quando queria comprar casa fiz uma proposta por um apartamento que estava bastante maltratado mas que tinha muito potencial. Mandei uns 15 ou 20k abaixo do que pediam pq no fundo era o dinheiro necessário para todas as obras. Acabaram por rejeitar. Passado 1 ou 2 meses liga-nos um agente imobiliário pq tinha chegado às mãos uma casa que preenchia todos os nosso requisitos da altura, ainda nem sequer estava listada publicamente. Passado 4 anos ainda cá estamos. Btw no grande Porto já começo a ver movimentos no mercado. O catálogo de casas parece estar a aumentar e os preços das moradias a baixarem geralmente -5% comparativamente com Dezembro. Compartilhar este post Link para o post
Axadrezado Publicado 24 Janeiro 2023 Citação de Hammerfall, há 28 minutos: História gira que tenho. Andava a ver uns apartamentos em que a estrutura até já estava "em pé" e estavam a emparedar o interior, tubagens, etc. Isto em março +-. Eu ia vender o meu em maio e queria comprar um para fazer a mudança à mesma altura. O gajo que me levou a ver o apartamento, fomos lá até já estava pessoal a trabalhar, estive a ver o espaço, muito giro, sim senhor. Falei desse timing e ele disse que no máximo até julho estaria pronto, inclusive um senhor que estava a dar o apartamento à filha tinha posto uma cláusula qualquer em que o apartamento tinha de estar pronto até julho porque era a data do casamento ou uma m*rda assim... Anyways, eu e a maria pensamos durante a manhã e "perdemos" o apartamento para um casal qualquer que fez proposta primeiro que nós. Ok, era giro ter comprado novo, até estava um preço acessível na zona que era, etc... Compramos onde estamos agora e eu, em trabalho, passo algumas vezes por esse prédio. Ainda não tem ninguém lá a morar. Foi a melhor coisa que aconteceu ter "perdido" um apartamento novo, tinha escriturado aquela m*rda em maio do ano passado e andava a pagar 1. Apartamento novo 2. Um aluguer super inflacionado qualquer até hoje... Fds. Tinha ido à ruína e hoje estava a dar o cu só para ter um tecto onde dormir. Agora só dá por gosto. 😎 2 Compartilhar este post Link para o post
Hammerfall Publicado 24 Janeiro 2023 Citação de Axadrezado, há 1 minuto: Agora só dá por gosto. 😎 Meu grande boi 😎 1 Compartilhar este post Link para o post
joe Publicado 25 Janeiro 2023 Para os amigos das humidades... Como é que fazem com madeiras? Tenho o tampo da secretária e umas estantes, os dois em pinho natural, sem tratamento, com uma camada fina daquilo que parece uma mistura de pó e bolor. Até achava que era só pó, mas depois apercebi-me que tb estava do lado de baixo do tampo 😕 Como são madeiras sem tratamento o material é altamente poroso, devem ter absorvido muita humidade. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 25 Janeiro 2023 Citação de joe, há 18 minutos: Para os amigos das humidades... Como é que fazem com madeiras? Tenho o tampo da secretária e umas estantes, os dois em pinho natural, sem tratamento, com uma camada fina daquilo que parece uma mistura de pó e bolor. Até achava que era só pó, mas depois apercebi-me que tb estava do lado de baixo do tampo 😕 Como são madeiras sem tratamento o material é altamente poroso, devem ter absorvido muita humidade. Assim de cabeça o que faria era arranjar um daqueles anti-fúgicos em spray, borrifar para um pano e passar o pano nas superfícies. 1 Compartilhar este post Link para o post
Casual 1904 Publicado 25 Janeiro 2023 Ou então envernizar, depois de limpar com um anti fungos. 1 2 Compartilhar este post Link para o post
Mafia_SCP Publicado 26 Janeiro 2023 Alguém que tenha renegociado o CH recentemente? Qual o melhor spread que conseguiram? Alguém já conseguiu spread mais baixo que 1%? Compartilhar este post Link para o post
Lavrador Publicado 27 Janeiro 2023 Citação de Mafia_SCP, há 15 horas: Alguém que tenha renegociado o CH recentemente? Qual o melhor spread que conseguiram? Alguém já conseguiu spread mais baixo que 1%? Fiz CH em dezembro com spread de 0.9 1 Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 27 Janeiro 2023 Citação de Lavrador, há 9 minutos: Fiz CH em dezembro com spread de 0.9 Tenho ideia que a generalidade das propostas neste momento andam há volta de 0,9% e 1.2% Compartilhar este post Link para o post
Hammerfall Publicado 27 Janeiro 2023 Citação de Mafia_SCP, há 15 horas: Alguém que tenha renegociado o CH recentemente? Qual o melhor spread que conseguiram? Alguém já conseguiu spread mais baixo que 1%? Estou à espera da resposta. Vai descer de 1.2 para 1%, com a "contrapartida" de fazer um ppr. Eu já tinha isso em mente, por isso não acho descabido. O que vou poupar nesses 0,2% vai ser o valor do ppr lol Mais uma coisa, ontem falei com o meu gestor de conta, ele disse que nem todas as renegociações de CH iam para a lista negra do BP porque não eram créditos em incumprimento, mas créditos renegociados. Fiquei de reunir com ele para perceber melhor os detalhes, mas haveria menos contrapartida do que se pensava inicialmente. Falei também em extensão do prazo, mas como eu já o fiz no prazo limite, penso que essa opção estará riscada no meu caso. Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 27 Janeiro 2023 Citação de Hammerfall, há 10 minutos: Estou à espera da resposta. Vai descer de 1.2 para 1%, com a "contrapartida" de fazer um ppr. Eu já tinha isso em mente, por isso não acho descabido. O que vou poupar nesses 0,2% vai ser o valor do ppr lol Mais uma coisa, ontem falei com o meu gestor de conta, ele disse que nem todas as renegociações de CH iam para a lista negra do BP porque não eram créditos em incumprimento, mas créditos renegociados. Fiquei de reunir com ele para perceber melhor os detalhes, mas haveria menos contrapartida do que se pensava inicialmente. Falei também em extensão do prazo, mas como eu já o fiz no prazo limite, penso que essa opção estará riscada no meu caso. É fundo ou seguro PPR? E como são as comissões? Compartilhar este post Link para o post
Hammerfall Publicado 27 Janeiro 2023 Citação de kareca, há 27 minutos: É fundo ou seguro PPR? E como são as comissões? É fundo. Comissões ainda não sei, estou à espera dos detalhes da proposta. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 27 Janeiro 2023 Mesmo assim não me parece uma contrapartida má. Poupas (a longo prazo, pelo menos) e tens benefícios fiscais, nada mau. 1 Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 27 Janeiro 2023 Citação de Ghelthon, há 9 minutos: Mesmo assim não me parece uma contrapartida má. Poupas (a longo prazo, pelo menos) e tens benefícios fiscais, nada mau. Isto. A mim uma vez queriam que eu contraísse um crédito para comprar um faqueiro para baixar o spread 3 Compartilhar este post Link para o post