Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Mesut Ozil

Querido, vou mudar de casa

Publicações recomendadas

Aspirador vertical o mais barato possível, recomendam algum? Tenho um robot e um tradicional, mas ás vezes para aspirar alguma coisa rápida sem ter de andar a ligar à ficha e assim, queria algo mais prático

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei se alguém passou por algo parecido, mas cá vai: o meu pai instalou 3 painéis fotovoltaicos através da EDP em Fevereiro do ano passado. Hoje fui lá a casa e, por acaso, a conversa foi parar aí e ele disse-me que achava que a factura estava igual, e portanto a poupança era nula.

Mostrou-me a app lá dos painéis, fui ver o histórico de produção/consumos e, desde que os instalou, praticamente 100% da produção foi para a rede.

Eu não percebo grande coisa do assunto, mas qual pode ser a causa além de má instalação/configuração por parte da EDP? Há mais alguma coisa a fazer além de ligar para eles a reclamar?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 10 horas:

Não sei se alguém passou por algo parecido, mas cá vai: o meu pai instalou 3 painéis fotovoltaicos através da EDP em Fevereiro do ano passado. Hoje fui lá a casa e, por acaso, a conversa foi parar aí e ele disse-me que achava que a factura estava igual, e portanto a poupança era nula.

Mostrou-me a app lá dos painéis, fui ver o histórico de produção/consumos e, desde que os instalou, praticamente 100% da produção foi para a rede.

Eu não percebo grande coisa do assunto, mas qual pode ser a causa além de má instalação/configuração por parte da EDP? Há mais alguma coisa a fazer além de ligar para eles a reclamar?

Não percebo nada do assunto, mas tem bateria? 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 1 hora:

Não percebo nada do assunto, mas tem bateria? 

Não tem, e portanto nunca iria conseguir aproveitar 100% da produção, isso parece-me claro. Mas aproveitar quase 0% durante um ano é impossível, está a pagar 2 vezes: paga o que consome e paga para produzir energia que depois oferece à EDP.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 40 minutos:

Não tem, e portanto nunca iria conseguir aproveitar 100% da produção, isso parece-me claro. Mas aproveitar quase 0% durante um ano é impossível, está a pagar 2 vezes: paga o que consome e paga para produzir energia que depois oferece à EDP.

A casa costuma estar fechada durante o dia?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 3 minutos:

A casa costuma estar fechada durante o dia?

Não, bem pelo contrário. Não é esse o motivo também, portanto ou a app está a dar informação errada, ou há alguma falha na instalação. Se bem que as facturas parecem indicar que não há qualquer problema com a app, porque antes ele pagava na ordem dos 100€/mês, hoje paga 150€, onde os 50€ são da mensalidade dos painéis.

Editado por Ghelthon

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 59 minutos:

Não, bem pelo contrário. Não é esse o motivo também, portanto ou a app está a dar informação errada, ou há alguma falha na instalação. Se bem que as facturas parecem indicar que não há qualquer problema com a app, porque antes ele pagava na ordem dos 100€/mês, hoje paga 150€, onde os 50€ são da mensalidade dos painéis.

Tens um grupo no Facebook "autoconsumo fotovoltaico", sendo um grupo específico sobre isso, de certeza que te ajudam

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mafia_SCP, há 28 minutos:

Tens um grupo no Facebook "autoconsumo fotovoltaico", sendo um grupo específico sobre isso, de certeza que te ajudam

É isto. 

Btw o teu pai fez um péssimo negócio. Era melhor ele comprar os painéis e vender o excedente.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de challenger, há 42 minutos:

tw o teu pai fez um péssimo negócio. Era melhor ele comprar os painéis e vender o excedente.

Provavelmente, mas não falou comigo quando decidiu. Mas pior ainda que o negócio em si é estar a pagar à EDP para lhes oferecer energia, que é basicamente o que está a acontecer agora. 😅

Mas depois de os pagar imagino que eles sejam dele, e portanto possa fazer o que quiser, não?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 2 horas:

Provavelmente, mas não falou comigo quando decidiu. Mas pior ainda que o negócio em si é estar a pagar à EDP para lhes oferecer energia, que é basicamente o que está a acontecer agora. 😅

Mas depois de os pagar imagino que eles sejam dele, e portanto possa fazer o que quiser, não?

O que sempre li no tal grupo que te indiquei é que meter os paineis através de edp/galp/etc não é grande ideia. Não dão grande assistência e muitas vezes em vez de baixar, a fatura ainda sobe porque está a injetar na rede como gasto(nunca percebi ao certo essa parte nem se é verdade)

Compartilhar este post

Link para o post

Malta, uma ajuda. 

Recebi hoje email do construtor da minha casa a indicar que no final do mês a EDP vai retirar o contador das obras do prédio e que devo ligar para a mesma EDP para me instalarem o contador no meu apartamento. 

Tenho algumas dúvidas sobre isto. 

Essa parte do contador é exclusiva da EDP ou posso/devo escolher outro fornecedor? Atualmente e da vossa experiência, qual o melhor fornecedor do serviço de eletricidade? Se for precisa mais alguma informação ou houver algo centralizado onde possa procurar resposta a estas perguntas indiquem-me, por favor. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Thierry Henry, há 25 minutos:

Malta, uma ajuda. 

Recebi hoje email do construtor da minha casa a indicar que no final do mês a EDP vai retirar o contador das obras do prédio e que devo ligar para a mesma EDP para me instalarem o contador no meu apartamento. 

Tenho algumas dúvidas sobre isto. 

Essa parte do contador é exclusiva da EDP ou posso/devo escolher outro fornecedor? Atualmente e da vossa experiência, qual o melhor fornecedor do serviço de eletricidade? Se for precisa mais alguma informação ou houver algo centralizado onde possa procurar resposta a estas perguntas indiquem-me, por favor. 

Quem instala o contador é o operador da rede, que é a E-redes. Podes contratualizar com o fornecedor de electricidade que quiseres, eles tratam de comunicar à E-redes para ir instalar o contador (se não me engano). 

Neste momento o mais vantajoso são os tarifários indexados (Luzboa por exemplo). Mas tem de se ir verificando regularmente se continuam a valer a pena já que variam com os preços de mercado. O que se prevê é que até ao final do ano valham a pena.

Podes sempre ao simulador da Erse comparar ofertas. 

Tem atenção à potência que contratas. Não vale a pena estares a contratar potência a mais, se não é necessário (quanto mais potência mais pagas de termo fixo). Eu por exemplo tenho 3,45 kva e chega perfeitamente. 

• Like 1
  • Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post

No seguimento do post acima, e no tema dos tarifários de electricidade indexados, este foi o primeiro mês em que tive uma fatura de uma mês completo com tarifário indexado. Paguei 14€ por 175 Kwh consumidos com potência de 3,45kva. Como termo de comparação no mercado regulado a mesma fatura ficaria em +52€ (excluindo IVA). 

Fica o alerta para terem atenção ao que estão a pagar e para irem simulando as melhores opções para os vossos casos. 

Compartilhar este post

Link para o post

Maltinha que percebe de construção, se puderem dar umas luzes para quem está a pensar dar o passo de se meter numa contrução de raiz mande aí umas dicas. Cenas como tipo de telhado (o filme das infiltrações, o mais adequado e o moderno vs clássicos prós e contras), tipos de isolamento e material adequados, entre outros. Até podem dar o vosso testemunho se já passaram por um processo semelhante 😉 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de BrunoCardoso, há 8 minutos:

d50ce2ae69cefdd80a0af9c9c0208550.png

Por 30€ vale a pena ir lá analisar.

Alguém que compre e diga se vale a pena!

Compartilhar este post

Link para o post

Mais barato que um ferro de engomar, não sejam anjinhos.

Compartilhar este post

Link para o post

A de 30 é muito pequena (2l), a outra de 50€ sim, é de 4.5l e se não estiver esgotada quando chegarem à loja, aproveitem. O PD já teve uma fixe a um preço parecido (55€) mas era de 3.8l, essa é maior e mais barata. Não encham é isso até cima como está na imagem sff.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 5 horas:

Mais barato que um ferro de engomar, não sejam anjinhos.

A Tristar é uma marca de confiança, não é por aí.

O problema ali é mesmo a litragem. 2L é muito pouco. 

E a partir de hoje e enquanto as fritadeiras estiverem à venda os produtos para confeccionar devem subir ligeiramente, quiçá até estarão em promoção - mais caros.

Compartilhar este post

Link para o post

Essas fritadeira são boas?

Lembro-me que a minha mãe comprou uma fritadeira parecida, lá para (2018/19) e ninguém gostou cá em casa.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...