Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Mesut Ozil

Querido, vou mudar de casa

Publicações recomendadas

Citação de Bumba, há 45 minutos:

um background check de 3 meses para um empréstimo que dura 40 anos ? makes total sense

E no entanto é o que pedem... se pensarmos assim então os 10% acabam por fazer sentido...

Foi como já disse, consigo ver os dois lados de quem pede e quem empresta, mas neste momento, está muito difícil para amealhar os tais 10%.

Compartilhar este post

Link para o post

O estar dificil é um estado de espirito. 

espirito de pobre. 

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 11 minutos:

Ainda se empresta a 40 anos? Pensava que o máximo agora era 30

Deram-me opções de 40 anos em 3 bancos.

Compartilhar este post

Link para o post

Não acho que sejam as regras dos bancos o principal fator condicionante na compra de casa (embora nunca me tenha inteirado ao todo de tudo o que é necessário, talvez um dia), o principal entrave é mesmo o preço das casas conjugado com os salários baixos e a dificuldade em poupar.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de UnReal, há 32 minutos:

Não acho que sejam as regras dos bancos o principal fator condicionante na compra de casa (embora nunca me tenha inteirado ao todo de tudo o que é necessário, talvez um dia), o principal entrave é mesmo o preço das casas conjugado com os salários baixos e a dificuldade em poupar.

Estou a pagar menos pelo um T3 comprado do que um T2 alugado. Eu, na minha opinião, acho que o maior entrave está aí.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 25 minutos:

Estou a pagar menos pelo um T3 comprado do que um T2 alugado. Eu, na minha opinião, acho que o maior entrave está aí.

Eu estou a pagar metade. Mas também tive alguma sorte na compra que fiz porque foi barato.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de UnReal, há 46 minutos:

Chego a ver apartamentos para alugar aqui por 600€, quando estou a pagar 210 pelo meu...comprado. Por isso é que disse aí para trás que a altura ideal para poupar é enquanto se vive com os pais, claro que em alguns casos saiem de casa muito cedo, ou têm de ajudar os pais e aí fica complicado, mas muitos nem a alimentação em casa pagam e chegam ao fim do mês sem um cêntimo. É que começarem a poupar quando já estão a viver juntos a pagar 500/600euros de renda, fica complicado

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que é consensual que se gasta bem menos mensalmente por uma prestação do banco do que por uma renda.

O ponto to UnReal é que para conseguires ter acesso a isso tens uma barreira à entrada, que é uma entrada de uns 15% do valor de aquisição + uns 3-4% de impostos e taxas.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ego Sum, há 1 minuto:

Acho que é consensual que se gasta bem menos mensalmente por uma prestação do banco do que por uma renda.

O ponto to UnReal é que para conseguires ter acesso a isso tens uma barreira à entrada, que é uma entrada de uns 15% do valor de aquisição + uns 3-4% de impostos e taxas.

Também tem que se ter em atenção que comprando pagas condomínio, imi, eventuais obras que possam aparecer no prédio, se for casa não pagas condomínio mas toda e qualquer obra é paga exclusivamente por ti, mas mesmo assim, no meu caso por exemplo dividindo o imi pelos 12 meses, prestação, seguros, condomínio...340 por mês, em vez de uma renda de 500 mensais, são 160€ mês que posso eventualmente poupar, mesmo que apareçam obras no prédio compensa e muito.

Poupar esses 15% é uma questão de te sujeitares a estar mais tempo em casa dos pais, ou alugar um quarto em vez de um apartamento, nas saídas gastar o minimo possível, não comprar roupa,...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mafia_SCP, há 17 minutos:

Também tem que se ter em atenção que comprando pagas condomínio, imi, eventuais obras que possam aparecer no prédio, se for casa não pagas condomínio mas toda e qualquer obra é paga exclusivamente por ti, mas mesmo assim, no meu caso por exemplo dividindo o imi pelos 12 meses, prestação, seguros, condomínio...340 por mês, em vez de uma renda de 500 mensais, são 160€ mês que posso eventualmente poupar, mesmo que apareçam obras no prédio compensa e muito.

Poupar esses 15% é uma questão de te sujeitares a estar mais tempo em casa dos pais, ou alugar um quarto em vez de um apartamento, nas saídas gastar o minimo possível, não comprar roupa,...

Eu e tu compramos casa por preços semelhantes então :mrgreen:

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

..

Edit: Claramente tópico errado.

Editado por Erwin

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 4 horas:

Ainda se empresta a 40 anos? Pensava que o máximo agora era 30

40 e com idades limites, entre os 70 e 75. 

mas isto também depende de banco para banco. 

Citação de Hammerfall, há 6 horas:

Mas para isso é que eles pedem o extrato dos últimos 3 meses, vão ver ao banco de Portugal se o teu nome está na lama, basicamente fazem-te um background check para terem a certeza a quem estão a emprestar o dinheiro.

Queres que te de a lista de documentos necessários para uma avaliação de risco num crédito habitação? 

nada disso é novidade para mim. Mas o facto de eu ter um crédito de dois anos de um carro não é o mesmo de ter um crédito habitação de 40. Quando mais prolongado for o período de um crédito, maior é a probabilidade de haver um incumprimento. Por diversos motivos: ou porque durante os 40 anos vai haver pelo menos uma altura em que possam ficar desempregados; ou porque a economia pode simplesmente não se aguentar; ou porque o casal até se separa e o outro não tem condições para assegurar o crédito...dezenas de situações que envolvem risco para a entidade bancária. 

a minha explicação vinha no sentido de perceberem a regra de ter de haver sempre capital próprio para que seja possível efectuar um crédito habitação. E são regras do Banco de Portugal, não é de um banco em específico. 
E quanto a isso parece-me mais do que justificada a medida. Acabaram-se os créditos habitação para se poder comprar a casa, remodelar a casa, comprar um carro e uma gaiola para o periquito. Foi esse uso abusivo e excessivo que fez com que milhares de pessoas se endividassem durante largas dezenas de anos. Este foi o método que encontraram para estancar de alguma forma o Crédito Habitação abusivo 

Editado por Legi
  • Concordo! 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mafia_SCP, há 1 hora:

Chego a ver apartamentos para alugar aqui por 600€, quando estou a pagar 210 pelo meu...comprado. Por isso é que disse aí para trás que a altura ideal para poupar é enquanto se vive com os pais, claro que em alguns casos saiem de casa muito cedo, ou têm de ajudar os pais e aí fica complicado, mas muitos nem a alimentação em casa pagam e chegam ao fim do mês sem um cêntimo. É que começarem a poupar quando já estão a viver juntos a pagar 500/600euros de renda, fica complicado

Não que tenha andado muito nessa vida de chapa ganha chapa gasta, mas hoje, aos 30 anos, olho para trás e penso que gastei dinheiro tão mal gasto, se calhar actualmente teria mais 3000 ou 4000 € na conta que me ajudariam a mobilar uma parte da casa, por exemplo.

• Like 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Legi, há 19 minutos:

Acabaram-se os créditos habitação para se poder comprar a casa, remodelar a casa, comprar um carro e uma gaiola para o periquito. Foi esse uso abusivo e excessivo que fez com que milhares de pessoas se endividassem durante largas dezenas de anos. Este foi o método que encontraram para estancar de alguma forma o Crédito Habitação abusivo 

Mas tentam empurrar créditos à força toda a quem já tem crédito habitação. Em Abril, ligaram-me do banco que eu tinha um crédito pré aprovado não sei de quantos mil, que bastava eu aceitar e ia ter o dinheiro, disse não obrigado, ah veja lá que com isto do covid, desemprego e tal é uma segurança e projetos que tenha pendentes e etc...

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso gostava de entender essa. Nos créditos habitação é todos os cuidados e mais alguns, nos créditos pessoais parece que se estão a cagar

O ano passado, por esta altura, fui ao banco e tentaram-me vender um produto qualquer relacionado com os três grandes e era uma coisa cara ( para cima de 1500 paus ), disseram-me logo que financiavam aquilo a 100% e blá blá fiquei tipo....ok.... 😂

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de FabioK, Agora:

Por acaso gostava de entender essa. Nos créditos habitação é todos os cuidados e mais alguns, nos créditos pessoais parece que se estão a cagar

O ano passado, por esta altura, fui ao banco e tentaram-me vender um produto qualquer relacionado com os três grandes e era uma coisa cara ( para cima de 1500 paus ), disseram-me logo que financiavam aquilo a 100% e blá blá fiquei tipo....ok.... 😂

São valores mais baixos, devem ser mais facilmente aprovados, devem ganhar comissões com cada empréstimo feito e pronto, é um tal ligar à malta a "oferecer" crédito. É o mesmo que um amigo teu te pedir 1€ e tu emprestas na boa, toma lá, se te pedir 200€ já vais querer saber para quê, porquê, quando te paga,...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de FabioK, há 1 hora:

O banco sabe os teus movimentos, a tua solvabilidade. Sabe que tens capacidade para pagar e ganha juros com isso. Claro que vai querer que faças um crédito pessoal

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Peplin, há 1 hora:

Não que tenha andado muito nessa vida de chapa ganha chapa gasta, mas hoje, aos 30 anos, olho para trás e penso que gastei dinheiro tão mal gasto, se calhar actualmente teria mais 3000 ou 4000 € na conta que me ajudariam a mobilar uma parte da casa, por exemplo.

Completamente igual aqui. Aliás, a minha maior frustração é essa, olha para trás e ver o que poderia ser a minha situação actual.

Compartilhar este post

Link para o post

Já eu, que agora tenho responsabilidades que me levam a evitar gastos só porque sim, só lamento não ter aproveitado um pouquinho mais em termos de irresponsabilidade financeira os tempos em que a responsabilidade era pouca e o futuro era apenas o fim do mês.

Editado por smashing_pumpkin
  • Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Legi, há 19 horas:

40 e com idades limites, entre os 70 e 75. 

mas isto também depende de banco para banco. 

Queres que te de a lista de documentos necessários para uma avaliação de risco num crédito habitação? 

nada disso é novidade para mim. Mas o facto de eu ter um crédito de dois anos de um carro não é o mesmo de ter um crédito habitação de 40. Quando mais prolongado for o período de um crédito, maior é a probabilidade de haver um incumprimento. Por diversos motivos: ou porque durante os 40 anos vai haver pelo menos uma altura em que possam ficar desempregados; ou porque a economia pode simplesmente não se aguentar; ou porque o casal até se separa e o outro não tem condições para assegurar o crédito...dezenas de situações que envolvem risco para a entidade bancária. 

a minha explicação vinha no sentido de perceberem a regra de ter de haver sempre capital próprio para que seja possível efectuar um crédito habitação. E são regras do Banco de Portugal, não é de um banco em específico. 
E quanto a isso parece-me mais do que justificada a medida. Acabaram-se os créditos habitação para se poder comprar a casa, remodelar a casa, comprar um carro e uma gaiola para o periquito. Foi esse uso abusivo e excessivo que fez com que milhares de pessoas se endividassem durante largas dezenas de anos. Este foi o método que encontraram para estancar de alguma forma o Crédito Habitação abusivo 

Tu quando queres falas bem.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 3 horas:

Tu quando queres falas bem.

Tu quando queres até sabes elogiar ❤️

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Instantaneo, há 1 hora:

Está tão crescida! 🥰

Se me tivesses no face saberias, seu falso 😘

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...