Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Liedson

Árbitros dizem basta e até podem avançar com uma greve

Publicações recomendadas

Citação do jornal "Record" online

lg_rec.png

A Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF), numa ação conjunta com o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), vai apresentar uma campanha que visa alertar para os atos de violência de que os árbitros têm sido alvo nas últimas épocas. No último fim-de-semana voltaram a acontecer agressões a oito juízes, em jogos do futebol distrital e de formação, factos que levaram a APAF a avançar com esta chamada de atenção para o problema. Caso a campanha não tenha os resultados pretendidos, os árbitros poderão extremar posições, inclusive com uma greve.

Assim, nos jogos do próximo fim-de-semana, todos os elementos das equipas de arbitragem das partidas de todos os escalões vão entrar em campo usando uma t-shirt branca apenas com a palavra Respeito inscrita.

Na conferência de imprensa na qual a campanha foi apresentada, José Gomes, Presidente da APAF, esteve acompanhado por José Lima, do IPDJ, e por Duarte Gomes, vice-presidente do Conselho Deontológico da APAF. O árbitro internacional, preocupado com o facto de serem cada vez menos os jovens juízes, espera que esta ação revele aos mais novos a preocupação com a classe por parte dos consagrados.

"As agressões têm-se sucedido frequentemente, perpetradas por adeptos, mas também por jogadores, dirigentes e até forças de segurança dos próprios clubes. Esta ação é para dizermos 'Basta!'", afirmou o árbitro internacional.

Compartilhar este post

Link para o post

Parece que um colega da minha turma que é um mal comportado e mal educado do caraças e dps queixa-se que os professores o perseguem e so o avisam a ele bla bla bla

secalhar se comecassem a fazer o trabalho deles como deve ser provavelmente estas coisas paravam

Compartilhar este post

Link para o post

Estamos a falar de árbitros de distrital e formação, não dos supostos "profissionais".

Compartilhar este post

Link para o post

se calhar não deviam ter permitido os clubes deixarem de colocar GNR nos campos, digo eu ;-)

Compartilhar este post

Link para o post

Era bonito era ver um desses adeptos apitar um jogo... as pessoas não têm noção da dificuldade e responsabilidade que é apitar um jogo de futebol... alem de que metade nem as regras sabem...

Mas tambem diga-se que os arbitros da liga são todos os fdps que cagam onde andaram a comer... quando há problemas com a distrital os arbitros da liga cagam.. mas quando os da liga querem uma coisa mais geral ja pedem aos da distrital para apoiarem...

Editado por mike

Compartilhar este post

Link para o post

Do que tenho visto este ano na AFL não tenho pena se tiverem sido alguns como apanhei .

Por pouco não entrei pra essa estatística num jogo esta época

Compartilhar este post

Link para o post

Também curtia de ver umas pauladas nos pontas de lança que falham golos isolados ou nos GR que sofrem frangos, por exemplo. Havia de ser igualmente engraçado.

Compartilhar este post

Link para o post

Também curtia de ver umas pauladas nos pontas de lança que falham golos isolados ou nos GR que sofrem frangos, por exemplo. Havia de ser igualmente engraçado.

O problema não é os erros isolados. Fosse isso e não tinha nenhum problema com árbitros.

Nao tive problema nenhum com um arbitro que me anulou um golo limpo e que no fim me pediu desculpa depois de falar com os auxiliares (acabamos por empatar 0-0). O problema é quando os erros são de propósito para enervar uma equipa por não terem gostado de uma boca de um jogador no inicio/meio do jogo, por esta nova fornada de arbitros serem respondoes, arrogantes e alguns ate gozoes durante um jogo. E é ai que acabam por "apanhar" como já vi uma vez.

Porque estão lá para apitar e manterem a calma num jogo onde se queira quer não os nervos estão sempre a flor da pele e quem tem de acalmar as coisas e ser calmo o jogo todo é quem apita. Se nao têm estofo para isso mais vale parem logo de apitar porque não têm condicoes.

Compartilhar este post

Link para o post

O problema não é os erros isolados. Fosse isso e não tinha nenhum problema com árbitros.

Nao tive problema nenhum com um arbitro que me anulou um golo limpo e que no fim me pediu desculpa depois de falar com os auxiliares (acabamos por empatar 0-0). O problema é quando os erros são de propósito para enervar uma equipa por não terem gostado de uma boca de um jogador no inicio/meio do jogo, por esta nova fornada de arbitros serem respondoes, arrogantes e alguns ate gozoes durante um jogo. E é ai que acabam por "apanhar" como já vi uma vez.

Porque estão lá para apitar e manterem a calma num jogo onde se queira quer não os nervos estão sempre a flor da pele e quem tem de acalmar as coisas e ser calmo o jogo todo é quem apita. Se nao têm estofo para isso mais vale parem logo de apitar porque não têm condicoes.

tão verdade o bold, alguns nota-se logo a léguas de distancia o que estão ali a fazer :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Como um árbitro auxiliar marcar um penalty num lance casual no outro lado do campo onde o árbitro principal em cima da jogada nada marca e manda jogar, moas como o árbitro auiliar era o chefe de equipa, marcam um penalty no último lance do jogo de modo a que a equipa da casa chegue ao empate...

e os dois árbitros auxiliares tinham arbitrado o jogo da minha equipa na jornada anterior...

Compartilhar este post

Link para o post

Só não percebo porque motivo dizem que fazem greve se depois toda a gente sabe que isso é treta. Mas isto é bem feita para a malta de todo o país (excepto Lisboa). O ano passado quando quiseram tirar o policiamento, a AFL parou os campeonatos em protesto e os outros continuaram tudo na mesma e hoje em dia são o unico distrito (ou dos poucos) a ter policiamento obrigatório.

E se vocês acham que violência é a solução para melhorar o futebol

Compartilhar este post

Link para o post

Tu vais ser o primeiro quando te apanhar . 8-)

O que mudaria sinceramente, para alem da mentalidade dos jogadores, é a mentalidade dos árbitros , cada vez mais os da tua geração são arrogantes como disse.

Apanhei um amigo meu naquele jogo em que tive de me controlar para não bater no arbitro, e o meu amigo esteve impecavel como auxiliar. Não respondeu a nenhum jogador e assinalou tudo bem e ganhou o respeito dos da minha equipa. E foi um jogador do clube que foi dispensado na transição para sénior. Foi profissional, e fez um bom trabalho que é o que são pagos pra fazer. Assim ganham o respeito dos jogadores

Compartilhar este post

Link para o post

Tu vais ser o primeiro quando te apanhar . 8-)

O que mudaria sinceramente, para alem da mentalidade dos jogadores, é a mentalidade dos árbitros , cada vez mais os da tua geração são arrogantes como disse.

Apanhei um amigo meu naquele jogo em que tive de me controlar para não bater no arbitro, e o meu amigo esteve impecavel como auxiliar. Não respondeu a nenhum jogador e assinalou tudo bem e ganhou o respeito dos da minha equipa. E foi um jogador do clube que foi dispensado na transição para sénior. Foi profissional, e fez um bom trabalho que é o que são pagos pra fazer. Assim ganham o respeito dos jogadores

Infelizmente, estando sempre com jogos + trabalho não tenho tido tempo de ir ver malta sem ser os meus amigos, no entanto é verdade isso que dizes sim. Qualquer um hoje em dia tira o curso e, não querendo falar demais aqui, o nível dos árbitros em Lisboa está nivelado por baixo porque estão demasiados a apitar Pro e Honra, daí este ano as coisas estarem pior. No entanto, felizmente, também existe muita gente boa. É como em todo o lado

Compartilhar este post

Link para o post

É curioso que a atividade de árbitro de futebol deve ser a única em que a incompetência, a arrogância ou a prepotência é castigada com mocada na corneta. E boa parte do povo aplaude e incentiva... "Ah poizé... o gajo não marcou o penalty de propósito só tem que levar nas orelhas..."

Reações violentas da mesma natureza em relação a um polícia, um empregado de um banco, um caixa de supermercado ou um enfermeiro num hospital são geralmente acompanhadas de um coro de protestos e recriminações. E muito bem, acrescento eu. A violência gratuita não é, nem pode ser, o método preferencial para reparar injustiças.

Mas como no futebol funciona a lei da selva...

Compartilhar este post

Link para o post

É curioso que a atividade de árbitro de futebol deve ser a única em que a incompetência, a arrogância ou a prepotência é castigada com mocada na corneta. E boa parte do povo aplaude e incentiva... "Ah poizé... o gajo não marcou o penalty de propósito só tem que levar nas orelhas..."

Reações violentas da mesma natureza em relação a um polícia, um empregado de um banco, um caixa de supermercado ou um enfermeiro num hospital são geralmente acompanhadas de um coro de protestos e recriminações. E muito bem, acrescento eu. A violência gratuita não é, nem pode ser, o método preferencial para reparar injustiças.

Mas como no futebol funciona a lei da selva...

Um enfermeiro, medico, etc se fizerem um mau trabalho, gozarem contigo, e tudo mais, podem ser processados e podes ganhar a causa e ser indemnizado.

Com um arbitro, nada acontece, quer façam bem ou mal nada pode ser protestado, os clubes e jogadores não são indemnizados. Num CNS que já mexe muito dinheiro, se um árbitro "quiser" uma equipa que planeou uma época, gastou centenas de milhares de euros para subir pode perder tudo num minuto por exemplo. Sabes o que acontece a esse árbitro? Ri-se e sao lhes dados uns favores.

E eles ate ganham alguma coisinha se forem espertos e quiserem apitar 7/8 jogos por fds.

Se acho correcto bater em alguém?! Não. Só que ha uns engracadinhos que se metem a jeito, tal como eu ou tu no nosso trabalho podemos levar um banano se for engraçado. Pelo menos no meu trabalho se prejudicar uma pessoa deliberadamente numa recuperação de uma operação posso ser processado pelo doente e ate pelo medico que operou. Para alem que se for uma pessoa mais "maluca" ate pode partir para a violência (se conseguir andar).

Resumindo a minha opinião, se calhar se fossem responsabilizados teriam mais profissionalismo e brio no que fazem. Mas também poderia baixar o numero de árbitros e isso não convém.

Compartilhar este post

Link para o post

Um enfermeiro, medico, etc se fizerem um mau trabalho, gozarem contigo, e tudo mais, podem ser processados e podes ganhar a causa e ser indemnizado.

Com um arbitro, nada acontece, quer façam bem ou mal nada pode ser protestado, os clubes e jogadores não são indemnizados. Num CNS que já mexe muito dinheiro, se um árbitro "quiser" uma equipa que planeou uma época, gastou centenas de milhares de euros para subir pode perder tudo num minuto por exemplo. Sabes o que acontece a esse árbitro? Ri-se e sao lhes dados uns favores.

Resumindo a minha opinião, se calhar se fossem responsabilizados teriam mais profissionalismo e brio no que fazem. Mas também poderia baixar o numero de árbitros e isso não convém.

Linha de pensamento totalmente errada.

1) Vocês, se sentirem lesados podem sempre fazer uma exposição à entidade organizadora

2) O não ter consequências não é assim tão linear. Se o árbitro estiver a ser observado e cometer um erro grave, essa época já foi.

E vamos responsabilizar como? Queres que seja eu a pagar essas centenas de milhares de euros porque falhei? E se for o avançado a falhar um golo isolado já não paga?

O número de árbitros para seniores é sempre mais do que suficiente em todos os distritos. Para futebol de formação (por serem mais jogos) é que já fica mais escasso, mas também não é grande problema, por isso o baixar o nº é treta

Compartilhar este post

Link para o post

Linha de pensamento totalmente errada.

1) Vocês, se sentirem lesados podem sempre fazer uma exposição à entidade organizadora

2) O não ter consequências não é assim tão linear. Se o árbitro estiver a ser observado e cometer um erro grave, essa época já foi.

E vamos responsabilizar como? Queres que seja eu a pagar essas centenas de milhares de euros porque falhei? E se for o avançado a falhar um golo isolado já não paga?

O número de árbitros para seniores é sempre mais do que suficiente em todos os distritos. Para futebol de formação (por serem mais jogos) é que já fica mais escasso, mas também não é grande problema, por isso o baixar o nº é treta

Estamos aqui a falar de arbitros que foram agredidos. A agressão acontece não por um erro "normal", normalmente acontece quando já ha um acumular de situações durante o jogo (resumindo, quando um arbitro faz de proposito e goza com um jogador/equipa).

Oh Jonny, o que é que acontece se eu fizer queixa que o arbitro me perseguiu durante o jogo a espera que eu falasse para me expulsar, fizesse vista grossa a dois penalties sobre mim e me expulsasse num lance em que corto a bola sem tocar no jogador? Achas que acontecia alguma coisa?

Quanto aos observadores, protegem sempre os árbitros, e regem-se por favores, tenho um conhecido num cargo alto na AFL sei como funcionam algumas coisas.

Editado por Jimpo

Compartilhar este post

Link para o post

Agressões aqui geralmente não há, houve uma há umas semanas atrás e que eu saiba foi a única.

No entanto aqui o ninho é tão grande e está feito de tal forma que não sei como não acontece mais vezes. Eu falo por mim, que já vou em 65 dias de molho e 300 paus de multas. Mas aqui deve ser a zona do país com mais árbitros, é cursos a uma frequência ridícula e depois o nível baixa que é uma coisa parva. Do que sei, fizeram exames há poucas semanas e parte daquela corja reprovou toda :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Oh Jonny, o que é que acontece se eu fizer queixa que o arbitro me perseguiu durante o jogo a espera que eu falasse para me expulsar, fizesse vista grossa a dois penalties sobre mim e me expulsasse num lance em que corto a bola sem tocar no jogador? Achas que acontecia alguma coisa?

Quanto aos observadores, protegem sempre os árbitros, e regem-se por favores, tenho um conhecido num cargo alto na AFL sei como funcionam algumas coisas.

Tu nada, mas o teu clube pode sempre fazer uma exposição à AFL.

Não sei quais árbitros são protegidos para ser sincero...

Compartilhar este post

Link para o post

Nestas discussões esse argumento aparece sempre, e é sempre absurdo, ridículo e patético.

Um erro de um avançado NÃO É IGUAL ao erro de um árbitro. NÃO É. NUNCA SERÁ. É suposto (ou esperado) os jogadores errarem, não o árbitro. Não é suposto um árbitro errar.

Da mesma maneira que, por exemplo, crimes cometidos por polícias são punidos de forma mais gravosa do que o mesmo crime cometido por um cidadão comum.

EDIT: Escusado será dizer que, ao achar isto, não ache que um árbitro que erre deva ser agredido. Não vivemos em cavernas, logo as coisas já não funcionam assim.

Editado por Ghelthon

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...