Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
F_Tex

Adeus Explorer. Foi um prazer conhecer-te

Publicações recomendadas

Citação do jornal "Expresso" online

icon.png

Adeus Explorer. Foi um prazer conhecer-te

A Microsoft anunciou oficialmente a morte do browser por si criado há cerca de duas décadas, mas que não conseguiu acompanhar a concorrência nos tempos dos novos smartphones e tablets.

internet-explorer-1207664c-d981.jpg

A Microsoft está a desenvolver um novo browser que irá suceder ao 'velhinho' Explorer e que irá surgir no Windows 10, anunciou o responsável de marketing, Chris Capossela, esta terça-feira, na conferência de Convergência da Microsoft que está a decorrer em Atlanta, Estados Unidos.

"Nós estamos agora a pesquisar para a nova marca, ou para o novo nome, do nosso browser que deverá vir com o Windows 10", afirmou Capossela, indicando que o Explorer será mantido apenas em algumas versões profissionais, para efeitos de compatibilidades.

Criado há quase duas décadas, o browser da Microsoft chegou a ter cerca de 80% do mercado, mas ficou claramente para trás nos últimos anos, não conseguindo acompanhar a concorrência do Chrome da Google, do Mozilla da Firefox ou do Safari da Apple, numa altura em que os novos dispositivos móveis, smartphones e tablets, criaram novas exigências.

Uma rota de declínio que o Explorer 6 não foi capaz de inverter, levando agora a Microsoft a anunciar a sua descontinuação.

Por enquanto, o novo browser está a ser desenvolvido sob a designação de Projeto Spartan. Mas Capossela adiantou que, muito provavelmente, o nome final do produto terá a palavra Microsoft incluída, por acreditar que a associação direta da marca será uma enorme mais-valia.

Ler mais: http://expresso.sapo.pt/adeus-explorer-foi-um-prazer-conhecer-te=f915673#ixzz3UkTqbpiB

Ler mais: http://expresso.sapo.pt/adeus-explorer-foi-um-prazer-conhecer-te=f915673#ixzz3UkTqbpiB

Fonte: Expresso

Compartilhar este post

Link para o post

As últimas versões até estavam interessantes a nível de desempenho e compatibilidade com web standards, mas até podia ser o melhor browser de sempre que o nome "Internet Explorer" por si só hipotecaria as suas hipóteses de ter sucesso.

Estamos a falar de uma grande empresa mas a capacidade de antecipação é péssima, mudar de nome era para ontem, já há muito que se tratava da única alternativa viável para manter algum market share.

Editado por Mica

Compartilhar este post

Link para o post

Daqui a uns 2 anos o Internet Explorer vai finalmente perceber que foi substituido.

Compartilhar este post

Link para o post

Uso bastante para trabalhar, é uma m*rda. Deixa ver como vai ser no futuro lol.

Compartilhar este post

Link para o post

Ou seja, vão só trocar o nome porque nos últimos anos o 'Internet Explorer' tem uma reputação de m*rda.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Tanta hora extra que eu fiz à pala do IE7 e do IE8, até com o encoding essa m*rda berrava, era queimar o gajo que inventou isso vivo. O IE10 já se safava para quem produzia.

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo que li terá compatibilidade com plugins do Chrome. Deixei de usar o browser da Google porque é uma autêntica sanguessuga de RAM, mas até me dava jeito porque é oq ue uso no android. Para já fico com o Firefox até este sair cá apra fora.

Compartilhar este post

Link para o post

Os anos dourados do Chrome também já eram, principalmente desde que saiu o Firefox 30 no ano passado. Firefox+Skin FT DeepDark+ABP+Firebug+funcionalidade de sincronizar favoritos e bb Chrome.

Mas é ao gosto de cada um, claro.O Chrome tem uma fama enormíssima que o Firefox nunca conseguiu, talvez por não pertencer a nenhum gigante da informática.

Compartilhar este post

Link para o post

As últimas versões já estavam melhores, o pessoal não usava porque entretanto tinha-se habituado a outro e já tinha tudo orientado fora do IE. O Spartan vai ser melhorzito pelo que já li, mas continua a correr atrás da concorrência porque agora é complicado recuperar de volta utilizador, extensões, aparência, ferramentas a que estamos habituados estão no Chrome ou no FF, por isso usar para quê? No Windows Phone, por exemplo, não tenho razão de queixa, é mais rápido que a concorrência.

Compartilhar este post

Link para o post

Não tem vida o Spartan, basta não ser multiplataforma. Já não me passa pela cabeça usar um browser no qual não possa sincronizar favoritos para usar entre o Linux, Windows e as máquinas virtuais que uso para trabalhar.

Compartilhar este post

Link para o post

Sou "obrigado" a usar o IE no tablet e n tenho queixas, até é bastante rápido, organizado e fácil de utilizar. Curioso para ver o novo :)

Compartilhar este post

Link para o post

Atualmente o Opera não passa de um Chrome com outro aspeto. Mudaram o motor de renderização porque o anterior (que era deles), apesar de ser top a nível de desempenho, era incompatível com alguns plugins e nem sempre as páginas eram mostradas corretamente. Usei durante muito tempo o Opera, mas depois fui forçado a abandoná-lo devido a estes problemas.

Editado por Mica

Compartilhar este post

Link para o post

Os anos dourados do Chrome também já eram, principalmente desde que saiu o Firefox 30 no ano passado. Firefox+Skin FT DeepDark+ABP+Firebug+funcionalidade de sincronizar favoritos e bb Chrome.

E algum desses extensões torna o browser mais rápido? É que há coisa de 3 meses resolvi dar uma nova oportunidade ao firefox e só aguentei um dia.

Compartilhar este post

Link para o post

E algum desses extensões torna o browser mais rápido? É que há coisa de 3 meses resolvi dar uma nova oportunidade ao firefox e só aguentei um dia.

É uma skin preta que nem é assim nada de especial e é uma ferramenta que ajuda os devs, se calhar nada que te interesse. ABP é a extensão que bloqueia publicidade, mas isso todos devem conhecer.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, eu estava a falar naquilo que me interessa, não o que o torna mais rápido :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

É uma skin preta que nem é assim nada de especial e é uma ferramenta que ajuda os devs, se calhar nada que te interesse. ABP é a extensão que bloqueia publicidade, mas isso todos devem conhecer.

Sim, essa eu conheço, também a tenho no chrome. Não estou totalmente satisfeito com o chrome porque às vezes buga com os vídeos do youtube, e por vezes também dá uns erros estranhos que acabam por me encerrar o browser. É um pouco chato, ainda que fique tudo guardado. Decidi voltar ao firefox e era uma lentidão a carregar as páginas. Nem vale a pena experimentar outro, pois não? Queria um que fosse rápido, raramente desse erros e também tivesse bons níveis de segurança, com alguma extensão que bloqueie publicidade eficientemente.

Compartilhar este post

Link para o post

Junta a essas o Social Unlocker se bem que já não uso tanto, era mais para ver aqueles vídeos estúpidos que de vez em quando aparecem no Face e nos obrigam a por like na página.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...