Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ghelthon

Problemas Matemáticos e de Lógica

Publicações recomendadas

Escolham um número de 1 a 31 e digam em que grupo ou grupos está inserido.

Grupo 1

1 3 5 7

9 11 13 15

17 19 21 23

25 27 29 31

Grupo 2

2 3 6 7

10 11 14 15

18 19 22 23

26 27 30 31

Grupo 3

4 5 6 7

12 13 14 15

20 21 22 23

28 29 30 31

Grupo 4

8 9 10 11

12 13 14 15

24 25 26 27

28 29 30 31

Grupo 5

16 17 18 19

20 21 22 23

24 25 26 27

28 29 30 31

Cada grupo vale os "pontos" que estão no bold. Depois é só somar esses valores dos grupos que nos dizem. É isto, certo?

Compartilhar este post

Link para o post

O problema matemático do momento e que foi colocado nos Scottish Qualifications Authority Higher Math (creio que é o equivalente aos exames nacionais de Matemática cá em Portugal)

Screen-Shot-2015-10-09-at-14.51.22.png

Resolução:

Compartilhar este post

Link para o post

Sem ver a resolução e sem resolver, apenas pensando no que é que para fazer, mas posso estar errado porque nem tentei.

(a) (i) Fazer T(20)

(a) (ii) Fazer T(0)

(b) dT/dx = 0 e encontrar o valor de x, se houver mais do que um, fazer a segunda derivada e ver para que valores de x é que a segunda derivada é positiva, depois fazer T(xmín)

Compartilhar este post

Link para o post

5x3, o novo problema matemático que se tornou viral

Conta de multiplicar de um trabalho de casa da escola primária divide opiniões na Internet

1*Yu_hxLNNdlEFyouNQBLwlQ.jpeg

Uma professora primária nos EUA, que corrigiu uma operação matemática feita por um aluno na resposta a uma pergunta de um trabalho de casa, causou escândalo na Internet, assim que a foto do trabalho de casa foi publicada numa rede social.

De acordo com a BBC News, o exercício pedia para utilizar a equação da soma repetida para resolver 5x3. O rapaz respondeu que o resultado era 15 e que o processo que realizou para chegar ao resultado foi 5+5+5.

O aluno respondeu de forma acertada, mas a professora considerou a resposta incorreta porque ele chegou ao resultado pelo método errado. O aluno seguiu a seguinte lógica: 5+5+5=15. Mas a professora queria que ele fizesse a conta de outra forma: 3+3+3+3+3=15.

A família do aluno colocou uma imagem do teste no site Reddit e, a partir daí, gerou-se uma onda de indignação na Internet contra a professora e a favor do aluno.

Só que a Associação de Professores de Matemática dos Estados Unidos veio dar razão à docente.

"Queremos que os alunos percebam o que estão a fazer e não apenas a dar a resposta correta", afirmou Diane Briars, presidente do organismo.

Solução

A multiplicação é uma operação que envolve a adição de um número tantas vezes quanto indicado pelo segundo fator. Para 5x3 iria adicionar três vezes o valor de cinco: 5+5+5.

Ao dar um resultado equivalente (15), a estratégia de adição repetida utilizada nos Estados Unidos como um método de ensino, envolve a adição do segundo número tantas vezes quanto especificadas pelo primeiro fator. Para 5x3, o método de adição seria repetido: 3 + 3 + 3 + 3 + 3.

Por acaso se nos basearmos na tabuada seria:

5x1 = 5

5x2 = 5+5

5x3 = 5+5+5

(...)

Mas se nos centra no português são "cinco vezes três" ou seja 3+3+3+3+3=15.

Nunca tinha pensado nisso :lol:

Editado por gunthi

Compartilhar este post

Link para o post

Ele cometeu o mesmo "erro" na 2ª pergunta. A meu ver, o defeito está na pergunta e não na resposta. A pergunta é dúbia, tem dupla interpretação, logo ambas as respostas são válidas, na minha opinião.

Além disso, a conta do gunthi não dá 15, nem 20, dá 25 :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

A segunda ainda percebo, a primeira é só implicância.

Compartilhar este post

Link para o post

Vais ter 20

Ou 25, vá.

Ele cometeu o mesmo "erro" na 2ª pergunta. A meu ver, o defeito está na pergunta e não na resposta. A pergunta é dúbia, tem dupla interpretação, logo ambas as respostas são válidas, na minha opinião.

Também acho, dá para interpretar das duas maneiras.

Compartilhar este post

Link para o post

Escrevi isto tão à pressa para sair para almoço que nem me dei conta do erro :lol:

já está corrigido

Compartilhar este post

Link para o post

Ok, pensando melhor nisto, em português faz sentido das duas maneiras, mas em inglês se calhar a professora tem razão. 5 times 3, como quem diz o 3 cinco vezes. Para ser 5+5+5, já seria 3 times 5 (o 5 três vezes).

Compartilhar este post

Link para o post

Faz sentido. O que interessa aprender é o método certo para chegar aos resultados.

Compartilhar este post

Link para o post

Sempre me ensinaram que mais importante que o resultado era a forma de como lá chegar. Se o raciocínio está errado apesar de ter acertado no resultado, a professora esteve bem na correcção. Mais vale aprenderem correcto em pequenos para mais tarde não errarem em coisas básicas.

Compartilhar este post

Link para o post

Malta, preciso de ajudar o meu primo nos TPC's e não estou a conseguir:

Numa balança de pratos, um queijo é equilibrado por 3/4 de um queijo igual, mais um peso de 1/2 kg.

Quanto pesa o queijo?

Como é que resolvo isto sem usar uma equação de 1º grau?

Isto é matéria de 5º ano, deve-me estar a escapar qualquer coisa, mas não consigo chegar à resposta certa que é 2kg sem usar a equação.

Só chego lá desta maneira:

x = 3/4x + 1/2

Compartilhar este post

Link para o post

x= 3x/4 + 1/2

x = (3x + 2)/4

4x = 3x + 2

4x -3x = 2

x = 2

PS: Só agora vi que é sem usar a equação... :mrgreen:

Pensemos conceptualmente. O peso do queijo é igual a 3/4 do seu peso mais meio quilo... O que significa que 1/4 do seu peso será meio quilo. Então o peso é 4 vezes meio quilo que são 2 quilos.

Compartilhar este post

Link para o post

x= 3x/4 + 1/2

x = (3x + 2)/4

4x = 3x + 2

4x -3x = 2

x = 2

PS: Só agora vi que é sem usar a equação... :mrgreen:

Pensemos conceptualmente. O peso do queijo é igual a 3/4 do seu peso mais meio quilo... O que significa que 1/4 do seu peso será meio quilo. Então o peso é 4 vezes meio quilo que são 2 quilos.

Gracias! Resumidamente, é tentar explicar a equação mas por palavras. Vou tentar que o miúdo perceba :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, pegar na pá e desenterrar isto que estou a achar o problema demasiado fácil.

Imaginemos que o João nunca teve uma consola no seu primeiro 1/3 de vida mas com o passar do tempo foi conseguindo comprar algumas consolas, uma de cada vez.

Durante 3 anos teve uma NES, uma Mega Drive durante 2 anos, uma Xbox por 3 anos e uma PS3 por 4 anos.

Quantos anos tem o João?

Basta resolver isto, certo?

1/3X + (3+2+3+4) = X

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, pegar na pá e desenterrar isto que estou a achar o problema demasiado fácil.

Imaginemos que o João nunca teve uma consola no seu primeiro 1/3 de vida mas com o passar do tempo foi conseguindo comprar algumas consolas, uma de cada vez.

Durante 3 anos teve uma NES, uma Mega Drive durante 2 anos, uma Xbox por 3 anos e uma PS3 por 4 anos.

Quantos anos tem o João?

Basta resolver isto, certo?

1/3X + (3+2+3+4) = X

Isso é um problema indicado para um aluno de matemática de 7º ano, acho eu.

A solução é a que puseste, sim.

Compartilhar este post

Link para o post

RJkRJVJ.png

É fácil :mrgreen:

Portugal - Itália

Croácia - Bélgica

Espanha - França

Dinamarca - Holanda

Alemanha - Grécia

Compartilhar este post

Link para o post

Portugal - Itália

Bélgica - Croácia

Alemanha - Grécia

França - Espanha

Holanda - Dinamarca

easy 8)

Editado por Jone Sampaoli

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, pegar na pá e desenterrar isto que estou a achar o problema demasiado fácil. Imaginemos que o João nunca teve uma consola no seu primeiro 1/3 de vida mas com o passar do tempo foi conseguindo comprar algumas consolas, uma de cada vez. Durante 3 anos teve uma NES, uma Mega Drive durante 2 anos, uma Xbox por 3 anos e uma PS3 por 4 anos. Quantos anos tem o João? Basta resolver isto, certo? 1/3X + (3+2+3+4) = X

Isso é um problema indicado para um aluno de matemática de 7º ano, acho eu. A solução é a que puseste, sim.

Têm a certeza que isso é assim? Não têm que existir 2 variáveis? 1/3 da vida =/= a 1/3 da idade que ele tem naquele momento. Eventualmente poderia ser, mas é dito que não no próprio enunciado

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...