Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
doom_master

Sporting - Futebol

Publicações recomendadas

Desenvolve.

Não que ache que estás errado, é apenas porque o tema me interessa.

Os clássicos alongamentos estáticos atrás das balizas antes do pessoal entrar são um bom exemplo de algo completamente avesso ao que diz a evidência científica e que só aumenta a probabilidade de surgirem lesões musculares.

Isso e outras coisas. Ontem a Sportv mostrou um bocado do aquecimento do Gelson e o artista que o tava a aquecer decidiu passar de um alongamento estático dos posteriores da coxa (com uma flexibilidade razoavelmente grande) para sprints curtos. É tipo jogar ao totoloto e ver se acertam.

E o aquecimento dos suplentes então é das maiores parvoices. Grande parte do tempo estão lá a ver o jogo e fingir que fazem algo. Depois 2min antes de entrar começam aos sprints e fazer cenas feitos parvos.

Aquele tradicional abrir de pernas e "puxar" para um lado e para o outro?

Tipo isto?

Alongamento estático é ficar na posição, tipo ficar uns X segundos numa dessas posições. Dinâmico, é dar dinâmica ao exercício, ou seja, fazer essas 3 posições sempre de seguida.

De forma muito resumida, é mais ou menos isto

Compartilhar este post

Link para o post

Ewerton. Cagou classe. Nosso melhor DC.

Verdade, é um belo central. Pena estar todo lixado com as lesões.

Compartilhar este post

Link para o post

João Mário melhor em campo, fácil 8-)

não te faz confusão não ter conseguido fazer nada de especial na direita, onde toda a gente se farta de espalhar sabedoria a dizer que ele aí é rei? é que bastou não ter só um pela frente, e sem tempo para pensar não passou do mediano...

aliás, na 1a parte até o william foi melhor que ele.

Compartilhar este post

Link para o post

Também podíamos dizer que o Benfica raramente desequilibrou por aquele lado, muito graças à sua capacidade defensiva. O João Mário fez uma primeira parte razoável, e uns restantes 75 minutos de altíssimo nível.

Compartilhar este post

Link para o post

não te faz confusão não ter conseguido fazer nada de especial na direita, onde toda a gente se farta de espalhar sabedoria a dizer que ele aí é rei? é que bastou não ter só um pela frente, e sem tempo para pensar não passou do mediano...

aliás, na 1a parte até o william foi melhor que ele.

Ele nunca foi extremo, portanto é normal não ser brilhante naquela zona do terreno. Não joga mal porque é um craque, mas é óbvio que na zona central é que mostra toda a sua classe.

Compartilhar este post

Link para o post

Ele nunca foi extremo, portanto é normal não ser brilhante naquela zona do terreno. Não joga mal porque é um craque, mas é óbvio que na zona central é que mostra toda a sua classe.

eu até acho que ele fez naquela posição algumas das melhores exibições da época. até acho que fez um bom jogo, só estou a questionar se ele foi mesmo o melhor em campo.

Compartilhar este post

Link para o post

eu até acho que ele fez naquela posição algumas das melhores exibições da época. até acho que fez um bom jogo, só estou a questionar se ele foi mesmo o melhor em campo.

Ontem para mim foi, esteve sempre a um nível elevado. A partir da segunda parte foi então o jogador mais consistente, nunca oscilou na qualidade do seu jogo. O Ruiz foi brilhante em alguns momentos, o Adrien também, etc.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso e outras coisas. Ontem a Sportv mostrou um bocado do aquecimento do Gelson e o artista que o tava a aquecer decidiu passar de um alongamento estático dos posteriores da coxa (com uma flexibilidade razoavelmente grande) para sprints curtos. É tipo jogar ao totoloto e ver se acertam.

E o aquecimento dos suplentes então é das maiores parvoices. Grande parte do tempo estão lá a ver o jogo e fingir que fazem algo. Depois 2min antes de entrar começam aos sprints e fazer cenas feitos parvos.

Alongamento estático é ficar na posição, tipo ficar uns X segundos numa dessas posições. Dinâmico, é dar dinâmica ao exercício, ou seja, fazer essas 3 posições sempre de seguida.

De forma muito resumida, é mais ou menos isto

Grande parte do tempo estão lá a ver o jogo ou.. a fazer alongamentos estáticos :lol: Juro que é algo que me ultrapassa.

Compartilhar este post

Link para o post

Já agora, qual seria o tipo de exercicio mais adequado pré-jogo? Também reparei nessa situação do Gélson mas não percebo népia do assunto.

Editado por saidex

Compartilhar este post

Link para o post

Já agora, qual seria o tipo de exercicio mais adequado pré-jogo? Também reparei nessa situação do Gélson mas não percebo népia do assunto.

Alongamentos dinâmicos. Um contacto simples e básico com a bola, sem oposição, com gestos técnicos simples e 'próximos'. Situações curtas de jogo, não muito curtas pela tensão muscular, mas curtas ao ponto de exercitar micro-princípios de jogo (a questão técnica, mas maioritariamente a questão da activação de circuitos neurais associados a princípios) e de aumentar a tensão muscular.

Com tempo, podes (deves) meter o pessoal mais próximo da baliza a finalizar, os centrais a abordar umas bolas de cabeça, por aí. Mas a realidade é que 1) muitas equipas metem toda a gente a finalizar; 2) possivelmente, de tudo o que eu disse atrás, mandar uns queques na baliza é o que menos falta faz.

Muito disto é cultural: é fundamental entender o sistema de crenças dos jogadores. Mais importante do que estares bem é acreditares que estás bem (daí ser importante os avançados ganharem confiança com a baliza antes do jogo, por exemplo). E, entre outras coisas, se alongar de forma estática antes do jogo vai contra tudo o que toda a evidência científica diz ser o correcto, muita gente fez isso durante uma vida inteira. E aí é fundamental encontrar terrenos intermédios, perceber como conjugar o que eles precisam com o que 'precisam': se és extremista pode correr mal, mas também não podes deixar tudo nas mãos deles.

Compartilhar este post

Link para o post

Alongamentos dinâmicos. Um contacto simples e básico com a bola, sem oposição, com gestos técnicos simples e 'próximos'. Situações curtas de jogo, não muito curtas pela tensão muscular, mas curtas ao ponto de exercitar micro-princípios de jogo (a questão técnica, mas maioritariamente a questão da activação de circuitos neurais associados a princípios) e de aumentar a tensão muscular.

Já não peço nada disso. Não passar de alongamento estático em amplitude quase máxima para sprints era excelente.

Mas entrando por aí, acrescentava só corridas com várias mudanças de direção e de estímulo antes de tudo isso

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Ou eu estou a ser muito faccioso ou então não sei mas essa entrada do Sílvio vou voltar a repetir: Mais vermelho que isso só se lhe partir a perna. Se o homem estivesse a apoiar-se naquela perna, partia. Não tenho dúvidas, partia.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest fiasco

:prayer: :prayer:

Chamem-me old fashion, mas esse momento ficava muito melhor se n tivesse o Benfica enfiado na musica.

Tipo "Por um Sporting Campeão" "Toda a gente passa pelo João" "Joguem a bola pelo chão"

Compartilhar este post

Link para o post

Chamem-me old fashion, mas esse momento ficava muito melhor se n tivesse o Benfica enfiado na musica.

Tipo "Por um Sporting Campeão" "Toda a gente passa pelo João" "Joguem a bola pelo chão"

Não é "por", mas existe o cântico com o mesmo ritmo: "eu quero o Sporting campeão". E canta-se mais vezes (ou pelo menos tantas) do que o "e quem não salta".

Compartilhar este post

Link para o post

Não é "por", mas existe o cântico com o mesmo ritmo: "eu quero o Sporting campeão". E canta-se mais vezes (ou pelo menos tantas) do que o "e quem não salta".

Nem por isso amigo. Sinceramente, ouço muito mais o "quem não salta".

Compartilhar este post

Link para o post
Guest fiasco

Deve ser novidade este epoca então. :)

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...