Refutador Publicado 26 Novembro 2015 Nunca percebi a irritação por jogar contra adversários fortes. Eu prefiro sempre jogar contra os melhores. Venha o Braga. Compartilhar este post Link para o post
Taka Publicado 26 Novembro 2015 Para mim, é bastante claro que o Jesus não vai rodar a equipa contra o Braga. É um jogo de dificuldade máxima como foi com o Benfica, em Alvalade. Compartilhar este post Link para o post
G1njas Publicado 26 Novembro 2015 (editado) Nunca percebi a irritação por jogar contra adversários fortes. Eu prefiro sempre jogar contra os melhores. Venha o Braga. Se tivermos um adversário mais fácil podemos rodar a equipa e jogar num ritmo mais baixo o que nos permite concentrar energias no campeonato. Eu acredito numa vitória. Mas numa vitória bem suada. Dar condições ao Montero para ter o máximo de dias bons possíveis deveria ser a intenção. Não me parece que o seja. Logo, faz mais sentido que ele saia. É possivelmente melhor para ele, e é melhor para o Sporting, que pode ir procurar um avançado que se enquadre melhor no modelo de jogo. Discordo. Não faz sentido mudar todo um modelo de jogo que até tem dado resultados só para tirar o máximo de um jogador como o Montero. Ele não é o Ronaldo, nem o Neymar, nem o Messi. É só o Montero. Dito isto, espero que aproveite bem as semanas que aí vêm porque eu não posso mais com o Teo. Editado 26 Novembro 2015 por G1njas Compartilhar este post Link para o post
Marlo Stanfield Publicado 26 Novembro 2015 Nunca percebi a irritação por jogar contra adversários fortes. Eu prefiro sempre jogar contra os melhores. Venha o Braga. Parece-me evidente que uma equipa se desgasta bem menos e gasta menos tempo na preparação de um jogo se for contra um clube da 2ª do que contra um Braga ou Benfica ou Porto... claro que na óptica do adepto pode ser mais interessante ver o jogo grande. Mas na óptica do jogador e do treinador é muito mais confortável ter jogos fáceis para se estar mais fresco para os outros jogos. Compartilhar este post Link para o post
Wincing Hálldor Publicado 26 Novembro 2015 Nunca percebi a irritação por jogar contra adversários fortes. Eu prefiro sempre jogar contra os melhores. Venha o Braga. Eu não percebo é o contrário. Sempre é mais fácil ganhar troféus de taça quanto mais débeis forem os adversários. Compartilhar este post Link para o post
Pickle Rick Publicado 26 Novembro 2015 Quanto ao Montero, o seu problema mais que técnico-táctico, é psicológico. E se eu entendia isso o ano passado, em que rendia e mesmo assim ia para o banco, este ano não porque não aproveita as oportunidades que tem. Tu olhas para o Montero e vê-se à distância que é um gajo que transmite em termos psicológicos uma estrutura muito débil e fraca. Não sei se precisa de muito carinho ou o crl, mas um treinador não pode viver só para um jogador. Compartilhar este post Link para o post
Guest fiasco Publicado 26 Novembro 2015 Parece-me evidente que uma equipa se desgasta bem menos e gasta menos tempo na preparação de um jogo se for contra um clube da 2ª do que contra um Braga ou Benfica ou Porto... claro que na óptica do adepto pode ser mais interessante ver o jogo grande. Mas na óptica do jogador e do treinador é muito mais confortável ter jogos fáceis para se estar mais fresco para os outros jogos. Obvio, n faz sentido o contrario. Balelas. Pro ano, e daqui a 10 anos, a Taça está lá, pouco interessa o percurso ou quem ficou pelo caminho. Se ficares pelas Meias e jogares contra Braga, Porto e Benfica, que raio interessou? Provavelmente desgastaste jogadores que seriam úteis no campeonato para nada. Deem-me campanhas do Porto na LC como a de 2004 cada vez que lá formos, n me chateia nada. O que ficou foi a guita e a taça. Lembra-se (ou preocupa-se) lá a malta que n houve muitos tubarões pelo caminho. 8) Quanto ao Montero, o seu problema mais que técnico-táctico, é psicológico. E se eu entendia isso o ano passado, em que rendia e mesmo assim ia para o banco, este ano não porque não aproveita as oportunidades que tem. Tu olhas para o Montero e vê-se à distância que é um gajo que transmite em termos psicológicos uma estrutura muito débil e fraca. Não sei se precisa de muito carinho ou o crl, mas um treinador não pode viver só para um jogador. A n ser que sejas o Cristante. A estrutura mete-te uma filha a dar-te esse carinho. Love conquers All. <3 #100porsentoLove Compartilhar este post Link para o post
Pat Riley Publicado 26 Novembro 2015 Estes sorteio dão que pensar,a seguir se passarmos é o Porto no dragão? Hoje quase de certeza que vamos com os titulares. Não é coincidência jogarmos segunda em vez de domingo. Compartilhar este post Link para o post
Taka Publicado 26 Novembro 2015 Jogamos segunda, porque o Belém também joga hoje e nós temos a viagem mais longa da fase de grupos. Se não, era Domingo. Compartilhar este post Link para o post
Pat Riley Publicado 26 Novembro 2015 Isso era cagativo, até porque quando fomos ao Skenderbeu jogamos domingo à mesma, porque as equipas não têm nada haver. Talvez seja por causa do belem. Até podemos ser eliminados se formos c os titulares, mas se o Jesus mete os suplentes e formos de vela vou ficar muito chateado c ele. Eu acredito na recuperação. Compartilhar este post Link para o post
Rugido Publicado 26 Novembro 2015 Podemos excluir então os pontos e vitórias que deu ao Sporting no período em que supostamente foi sempre -1, ou esses ficam? Já sei, foi nos dias em que acordou bem disposto. E nos outros? Encosta-se e pronto, está resolvido o problema? E já agora, se a malta estiver farta de discutir o Montero, pode-se mudar de assunto, que tenho todo o prazer em dissecar qualquer outra questão, seja individual ou colectiva. A questão aqui, desde que ele foi para o banco com o Jardim, tem sido sempre a de encontrar uma solução que faça o Montero render. Não me parece que se esteja a debater nada de absurdo aqui, visto que estamos a falar, indiscutivelmente, de um dos jogadores mais talentosos do plantel do Sporting. Já se debateu o mesmo para o Carrillo, por exemplo. E embora não andasse por aqui na altura, imagino que a questão também tenha surgido para o Matias, outro exemplo. Talvez até para o Izmailov, embora fosse uma situação ligeiramente diferente. São jogadores que não rendem sendo apenas atirados lá para dentro para jogar. Acho que todos concordamos nisso. Depois, é escolher entre tentar encontrar uma solução que beneficie todos, ou uma que, na maior parte dos casos, não beneficia ninguém. Ou alguém se sente contente, actualmente, por não poder contar com o Carrillo, ou por ver o Matias na Fiorentina e na selecção chilena a render, e nós com o Teo? Desportivamente falando, claro. De qualquer forma, o meu feeling para este caso baseia-se, em parte, no que aconteceu com o Iuri. Que não ficou no Sporting esta época porque o Jesus não gostou da atitude do jogador. Talvez atitude não seja a melhor palavra. O Iuri rendia nos treinos, mas chegava lá de forma diferente daquela que o treinador preconizava. Se para os outros a bola era metida para o espaço, o Iuri ficava à espera dela no pé, por exemplo. Acho que isto explica melhor a ideia. Pelo contrário, o Gelson encanta o Jesus, porque tem uma mentalidade completamente diferente. Melhor, dirão alguns. Eu prefiro dizer diferente, até porque acredito que não há nenhum jogador minimamente profissional, tenha ele a mentalidade que tiver, que não possa ser colocado a render a 100% por um treinador. O caso do Montero bebe um pouco do caso do Iuri também. Ele rende mais com liberdade de movimentos, com liberdade para criar a sua própria forma de fazer as coisas acontecer. Mas neste modelo dificilmente a terá, porque o jogador daquela posição tem funções específicas (a questão das diagonais do meio para as costas dos laterais, para responder às bolas colocadas no espaço, é uma de muitas delas, por exemplo) às quais não pode fugir, e porque o próprio modelo não o permite, devido à repetição exaustiva de algumas jogadas-padrão em termos ofensivos. Há situações de jogo em que eu já vejo a equipa completamente sintonizada para uma determinada jogada, e isso por um lado é bom, porque demonstra a qualidade da nossa organização ofensiva, mas por outro é mau, porque limita a criatividade. E o Montero é um jogador que vive muito da criatividade. Quando está toda lá, é fantástico de ver. Quando não está, limita-se a cumprir, e pouco aparece em jogo. Dar condições ao Montero para ter o máximo de dias bons possíveis deveria ser a intenção. Não me parece que o seja. Logo, faz mais sentido que ele saia. É possivelmente melhor para ele, e é melhor para o Sporting, que pode ir procurar um avançado que se enquadre melhor no modelo de jogo. Explica melhor esta parte, porque acho que não querias dizer isto. Compartilhar este post Link para o post
Refutador Publicado 26 Novembro 2015 Não me expliquei bem. É óbvio que, se tiver que escolher, prefiro jogar contra equipas mais modestas, mas não fico a lamentar-me e a amaldiçoar a sorte quando temos que jogar contra equipas mais fortes. É importante começar a aceitar estes jogos com naturalidade, como equipa grande que somos, até porque é nos jogos de grau de dificuldade elevado que as equipas mais crescem: mesmo que o resultado não seja o mais positivo, é bom para introduzir a mentalidade do "todos os jogos são para ganhar", é bom para aumentar os índices de concentração, é bom para dar novos problemas e novas situações aos jogadores, é bom para obrigar o treinador a pensar em soluções para resolver esses mesmos problemas, etc, etc. Se o resultado for positivo, bem, aí escusado será dizer que o boost de motivação é muito superior ao que haveria caso a vitória fosse sobre um clube da segunda divisão. E mesmo do ponto de vista do adepto, há melhor sentimento do que ver a nossa equipa a despachar os tubarões todos e a levar o caneco para casa? Mas para quem está habituado a pensar pequeno e a ganhar poucas coisas, é natural que isto lhe faça muita confusão. Espero que isso vá mudando gradualmente, era bom sinal. Compartilhar este post Link para o post
G1njas Publicado 26 Novembro 2015 Não me expliquei bem. É óbvio que, se tiver que escolher, prefiro jogar contra equipas mais modestas, mas não fico a lamentar-me e a amaldiçoar a sorte quando temos que jogar contra equipas mais fortes. É importante começar a aceitar estes jogos com naturalidade, como equipa grande que somos, até porque é nos jogos de grau de dificuldade elevado que as equipas mais crescem: mesmo que o resultado não seja o mais positivo, é bom para introduzir a mentalidade do "todos os jogos são para ganhar", é bom para aumentar os índices de concentração, é bom para dar novos problemas e novas situações aos jogadores, é bom para obrigar o treinador a pensar em soluções para resolver esses mesmos problemas, etc, etc. Se o resultado for positivo, bem, aí escusado será dizer que o boost de motivação é muito superior ao que haveria caso a vitória fosse sobre um clube da segunda divisão. E mesmo do ponto de vista do adepto, há melhor sentimento do que ver a nossa equipa a despachar os tubarões todos e a levar o caneco para casa? Mas para quem está habituado a pensar pequeno e a ganhar poucas coisas, é natural que isto lhe faça muita confusão. Espero que isso vá mudando gradualmente, era bom sinal. Mesmo o Barcelona prefere jogar contra um Almería que contra um Valencia ou um Sevilha. E se o sorteio não for favorável os adeptos também se queixam. Não é "pensar pequeno", é pensar a longo prazo; gerir o esforço; dar oportunidades aos jogadores menos utilizados, etc. Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 26 Novembro 2015 Não me importo que tenha calhado o Braga apesar de ser se calhar a par do Porto e do Benfica o campo mais difícil para jogar fora em Portugal. Não me importo porque a mentalidade dos jogadores mudou. Passamos de "talvez possamos ganhar" para "vamos ganhar" por isso venha quem vier. Compartilhar este post Link para o post
End Publicado 26 Novembro 2015 Eu, neste momento, acho o Braga do PF mais difícil de enfrentar (em casa ou fora) do que o Benfica do RV. Compartilhar este post Link para o post
Rugido Publicado 26 Novembro 2015 Não me expliquei bem. É óbvio que, se tiver que escolher, prefiro jogar contra equipas mais modestas, mas não fico a lamentar-me e a amaldiçoar a sorte quando temos que jogar contra equipas mais fortes. É importante começar a aceitar estes jogos com naturalidade, como equipa grande que somos, até porque é nos jogos de grau de dificuldade elevado que as equipas mais crescem: mesmo que o resultado não seja o mais positivo, é bom para introduzir a mentalidade do "todos os jogos são para ganhar", é bom para aumentar os índices de concentração, é bom para dar novos problemas e novas situações aos jogadores, é bom para obrigar o treinador a pensar em soluções para resolver esses mesmos problemas, etc, etc. Se o resultado for positivo, bem, aí escusado será dizer que o boost de motivação é muito superior ao que haveria caso a vitória fosse sobre um clube da segunda divisão. E mesmo do ponto de vista do adepto, há melhor sentimento do que ver a nossa equipa a despachar os tubarões todos e a levar o caneco para casa? Mas para quem está habituado a pensar pequeno e a ganhar poucas coisas, é natural que isto lhe faça muita confusão. Espero que isso vá mudando gradualmente, era bom sinal. Tu próprio admitiste que não te explicaste bem, mas a culpa é de quem está habituado a pensar pequeno, pois claro. Compartilhar este post Link para o post
C-4 Publicado 26 Novembro 2015 O pessoal esquece-se que temos ganho sempre em Braga. Custa sempre imenso, mas conseguimos sempre vencer. :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Poeira Publicado 26 Novembro 2015 Isso não é verdade e basta olhar para o que Jonas, Lima e outros com perfil semelhante ao Montero faziam no Benfica. O modelo do Jesus limita a criatividade? Limita, a criatividade de quem não tem qualidade, quando os executantes são realmente bons as coisas fluem de outra maneira. O Lima está a kms do Montero em termos de perfil. É muito mais um Teo. E mais depressa é um Slimani que um Montero. Quanto ao resto, acho que a qualidade do Montero não está aqui em discussão. Tenho de concordar com a malta. São desculpas a mais para o Montero. A culpa é de tudo, menos dele. Que é uma tabua rasa incapaz de aprender/evoluir/adaptar-se. Desculpa que te diga mas para mim seria o defeito principal de um jogador ao meu comando. E tinha logo ordem de marcha. Que raio me interessa que tenha talento em 1 momento do jogo, se esse momento raramente aparece? Se é um 0 em todos os outros, e não há capacidade de aprendizagem? E nem o comparo com o Iuri, porque até acho o Iuri mais talentoso (e mais novo). O Montero nunca passará disto, nem que vá para uma equipa em que supostamente faça proveito "desse momento do jogo." Ai provavelmente a desculpa sera que se abusa desse momento do jogo e ele "outra coisa qualquer". O Montero tem culpa de ser um jogador pouco dinâmico e de ter um perfil muito específico e que o faz ser um jogador pouco dado a render em qualquer contexto. Totalmente de acordo. Posto isto, tem a qualidade que tem. E como treinador, pessoalmente, nunca descansaria enquanto não conseguisse trazer essa qualidade à tona. Não concordo que o modelo do Jesus não beneficie o Montero, o problema dele parece-me claramente psicológico e de confiança. Por exemplo, esta época ainda não teve oportunidade de fazer nem dois jogos seguidos como titular, mesmo quando o justificava...Acredito que vai aproveitar a lesão do Teo para ter uma sequência de jogos e mostrar a sua qualidade. Talvez. Admito essa hipótese. Aliás, esta discussão parece-me a discussão do Carrillo, há um par de anos atrás. Também gastei muito latim contra o mundo, na altura. E afinal, era apenas de carinho e confiança que ele precisava, como se veio a perceber. Pode ser que o caso do Montero seja igual. Mas tenho mais dúvidas aqui. Discordo. Não faz sentido mudar todo um modelo de jogo que até tem dado resultados só para tirar o máximo de um jogador como o Montero. Ele não é o Ronaldo, nem o Neymar, nem o Messi. É só o Montero. Dito isto, espero que aproveite bem as semanas que aí vêm porque eu não posso mais com o Teo. Ninguém falou em mudar tudo. Quanto ao Montero, o seu problema mais que técnico-táctico, é psicológico. E se eu entendia isso o ano passado, em que rendia e mesmo assim ia para o banco, este ano não porque não aproveita as oportunidades que tem. Tu olhas para o Montero e vê-se à distância que é um gajo que transmite em termos psicológicos uma estrutura muito débil e fraca. Não sei se precisa de muito carinho ou o crl, mas um treinador não pode viver só para um jogador. Deve viver para todos, mas especialmente para os melhores. São os melhores que o levam ao sucesso, não os medianos. Isto não se diz num balneário, mas todos sabemos que é verdade. E quem diz o Montero aqui, diz o Carrillo há duas épocas. Ou qualquer outro jogador talentoso, que atravesse um momento menos bom como este. Explica melhor esta parte, porque acho que não querias dizer isto. Porque não haveria de querer? Quem diz o Montero, diz o Ruíz. O William. O João Mário. Eu, enquanto treinador, pretendo construir uma equipa que represente perfeitamente as minhas ideias de jogo, e que, idealmente, potencie os maiores talentos individuais que tenho à minha disposição. E o Montero, a par de mais uns quantos jogadores, é um deles, neste plantel. Anyway, não vale muito a pena continuar a discutir sobre o Montero. A saturação com que se discute isto, diz bem do porquê de eu achar que o melhor para ele é sair em Janeiro. Está a acabar o ciclo dele por cá, e a malta está cada vez menos tolerante para com o perfil dele, até pelas circunstâncias do presente. Compartilhar este post Link para o post
Fajo Publicado 26 Novembro 2015 Há. É a 13ª quota, Fajo. Obrigado ;) Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 26 Novembro 2015 Sobre o Montero, ainda pensei que no 442 viesse a ser importante, mas depois deste jogo com o Benfica perdi a esperança. 90% das desmarcações que fez, foram para cima do Slimani, fiquei na dúvida de quem é que estava a atrapalhar quem. A nossa táctica desgasta muitos os avançados e o Montero não é esse tipo de jogador. Pode ser que com mais jogos seguidos a jogar que melhore, mas se não o fizer concordo com o Poeira. Segue a vida dele e o Sporting tenta arranjar alguém para o lugar que ofereça mais ao jogo, porque o que o Montero tem feito é muito pouco. Compartilhar este post Link para o post
Refutador Publicado 26 Novembro 2015 Mesmo o Barcelona prefere jogar contra um Almería que contra um Valencia ou um Sevilha. E se o sorteio não for favorável os adeptos também se queixam. Não é "pensar pequeno", é pensar a longo prazo; gerir o esforço; dar oportunidades aos jogadores menos utilizados, etc. Será a gestão de esforço mais importante do que conhecer e testar os pontos fracos da equipa e aumentar índices de concentração, por exemplo? É discutível. Já disse que, se tiver de escolher, também prefiro adversários mais acessíveis, mas é bom começar a desmistificar algumas coisinhas. Jogos exigentes e adversários complicados são BONS para o crescimento dos jogadores e mesmo do treinador e devem ser encarados com naturalidade por uma equipa grande. Para ganhar títulos, é preciso vencer os melhores, não há grande volta a dar aqui...Há sempre a questão da maior fadiga física e mental, que é importante, mas futebol de alta competição é assim. Se não fosse agora, era noutra altura qualquer. Tu próprio admitiste que não te explicaste bem, mas a culpa é de quem está habituado a pensar pequeno, pois claro. Não se enerve. Compartilhar este post Link para o post
Pickle Rick Publicado 26 Novembro 2015 (editado) Deve viver para todos, mas especialmente para os melhores. São os melhores que o levam ao sucesso, não os medianos. Isto não se diz num balneário, mas todos sabemos que é verdade. E quem diz o Montero aqui, diz o Carrillo há duas épocas. Ou qualquer outro jogador talentoso, que atravesse um momento menos bom como este. Deve viver para os melhores como quem diz. Deve viver para os jogadores que também vivem para ele e bebem das suas ideias. Andar a viver para um jogador que acaba por depois não querer ou não conseguir encaixar no modelo, é complicado. É complicado porque também tens de treinar, e tens mais 20 e tal jogadores para os quais também tens de viver. Eu adoro o Montero, e hoje está a fazer um bom jogo por exemplo, mas ele tem mesmo de dar corda aos sapatos e ser menos volátil. Editado 26 Novembro 2015 por HugoMLMartins Compartilhar este post Link para o post
Poeira Publicado 26 Novembro 2015 Deve viver para os melhores como quem diz. Deve viver para os jogadores que também vivem para ele e bebem das suas ideias. Andar a viver para um jogador que acaba por depois não querer ou não conseguir encaixar no modelo, é complicado. É complicado porque também tens de treinar, e tens mais 20 e tal jogadores para os quais também tens de viver. Eu adoro o Montero, e hoje está a fazer um bom jogo por exemplo, mas ele tem mesmo de dar corda aos sapatos e ser menos volátil. Para os melhores, mesmo. Obviamente que também tem de viver para os que bebem das suas ideias. Mas na maior parte dos casos, os melhores acabam sempre por beber dessas ideias. Podem falhar em alguns pontos (caso do Montero), mas o essencial está sempre lá, porque um bom treinador e um bom jogador, normalmente, têm sempre vários pontos de concordância. Para os outros 20 também tens de viver, mas é um pouco o que o infinito disse ontem no tópico do Benfica, por entre várias analogias relacionadas com mulheres: há sempre aqueles que tu gostas mesmo, e que queres mesmo preservar, e depois há aqueles a quem não precisas de dar muitos doces, porque nem eles dão muitas chatices, nem tu te importas muito se eles se chatearem. Compartilhar este post Link para o post
saidex Publicado 26 Novembro 2015 O Montero não poderia ter dado melhor resposta às nossas dúvidas hoje, mostrou que pode ser muito útil novamente. Com confiança, faz a diferença. Compartilhar este post Link para o post
Hidden Publicado 26 Novembro 2015 Será que vamos ter a mesma dupla de avançados no jogo de segunda? Não vi, mas pelos vossos comentários isto correu realmente bem, o Jesus pode querer manter. Compartilhar este post Link para o post