Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
doom_master

Sporting - Futebol

Publicações recomendadas

Estou muito orgulhoso da equipa que jogou, nem tanto pela vitória mas principalmente por ver aquele meio-campo inteiramente da formação a brilhar, incluindo dois meninos imberbes a espalhar magia. Já para não dizer que quando soube qual seria a dupla de ataque quase tive um orgasmo.

Eu reconheço toda a importância do Slimani e o homem até tem rendido bastante nos últimos jogos, mas esta exibição em Moscovo demonstra aquilo que pode ser o Sporting do Jorge Jesus quando composto por jogadores inteligentes e móveis (casos de Bryan, João Mário, Matheus, Montero e até o Gelson) em vez de referências ofensivas mais físicas e baseadas na capacidade de luta. O Sporting chegou ao intervalo com três golos mas poderiam ter sido quatro ou cinco; aquele ataque destruiu por completo a defesa moscovita. Eu nem me lembro da última vez que o Sporting criou tantas ocasiões flagrantes de golo num só jogo, quanto mais em 45 minutos.

É que jogadores como o Bryan ou o Montero (são os casos mais flagrantes do que vou dizer) vivem disto: jogo curto, passes e desmarcações, muita movimentação sem bola e a exploração de espaços que esta provoca. Aquele segundo golo é o exemplo perfeito do que estes dois podem fazer em meio metro quadrado de espaço. Precisam é de estar rodeados de quem entenda este estilo de jogo, caso contrário as suas movimentações são infrutíferas e ficam sufocados quando têm a bola, já que nenhum é o estilo de jogador de ganhar lances no confronto físico ou de fintar dois ou três adversários. Hoje, com João Mário e Matheus, foi o que se viu. Estavam todos como peixes na água.

Compartilhar este post

Link para o post

Não vi o jogo (a ver se arranjo tempo para ver no fim de semana), mas o meu irmão garantiu-me que demos chocolate como ainda não tínhamos dado esta época. Tendo em conta a composição do meio-campo e sobretudo do ataque, não posso dizer que esteja surpreendido...Aliás, estou plenamente convencido - e este jogo, aparentemente, contribuiu para reforçar essa ideia - de que uma dupla Ruiz-Montero é uma dupla tão boa como outra qualquer e não "mais um devaneio dos líricos".

Vamos ver o que acontece até o Teo regressar.

Compartilhar este post

Link para o post

É tudo muito bonito mas hoje em dia o futebol vive cada vez menos de romantismos. Claro que existem certos jogadores que tu curtes mais e queres mesmo preservar, e outros que não dão chatices, mas tu não podes perder meses e meses com alguém que não dá sentido de melhorar (que não é o caso do Montero).

Com a experiência que estou a ter envolvido nisto que é treinar uma equipa e estamos a falar de putos que daqui a um ano ou dois já são maiores de idade, tu não podes simplesmente andar a f*der o teu juízo só à procura do melhor de um jogador, e ele continua a não te dar sinal de nada e no final ainda podes ficar na mão do mesmo.

E pegando nessa analogia do Infinito, tu não podes andar a dar chocolates um ano inteiro e no final nunca teres a tua f*da porque não sais da friendzone. Ser treinador não é só uma relação de dar, também precisas de receber. Precisas de receber do jogador para também poderes justificar o carinho e atenção do jogador, para justificar a aposta e o trabalho porque no final, o que interessa no futebol são os resultados.

As pessoas estão-se pouco cagando para se dás chocolates e carinhos, querem é vitórias.

Que é pela experiência que estás a ter, que formas a opinião, já eu percebi. E isto não é uma crítica. É uma opinião, que respeito. Mas a minha é diferente.

O Montero não dá mostras nenhumas de jogar como jogou hoje apenas quando quer. Se não o faz mais vezes, é porque não consegue, porque a vontade, a atitude e o comprometimento com a equipa estão lá, totalmente. E o facto de não conseguir fazê-lo mais vezes é culpa própria sim, mas culpa também do colectivo onde se insere, que tão cedo não volta a ter as qualidades que o de hoje tinha (infelizmente...), e que nem sempre lhe dá as condições que o de hoje lhe dava. E se não dá, a culpa é de quem constrói o colectivo. O Montero tem de fazer mais por si, certo. Mas o treinador também tem de fazer mais pelo Montero. E quem diz o Montero, aproveitando o embalo do jogo de hoje, diz um Ruíz também, por exemplo. Que, apesar do seu rendimento enquanto médio-ala ser aceitável, bem se viu a diferença que faz quando joga no meio, no seu habitat natural.

Isto de ter jogadores com a mentalidade de um Slimani ou de um Adrien, por exemplo, que trabalham sempre no máximo e de igual modo em qualquer situação e que pouco oscilam de rendimento, é muito bonito e bom para o treinador, porque dão-lhe descanso. Com aqueles, não precisa de lixar o juízo e puxar pela cabeça. Mas não lhe pagamos para ele ter descanso, pagamos-lhe para ele colocar a equipa a jogar bom futebol, a ganhar jogos e a ganhar títulos. E se isso significar ter que sofrer dia e noite até ao dia em que a equipa estiver a carburar bem, e os seus jogadores estiverem a render o que sabem, que seja. Felizmente, estou minimamente descansado com o Jesus nesse aspecto, que sei que ele é menino para passar mesmo noites sem dormir a pensar no futebol da equipa.

Não vi o jogo (a ver se arranjo tempo para ver no fim de semana), mas o meu irmão garantiu-me que demos chocolate como ainda não tínhamos dado esta época. Tendo em conta a composição do meio-campo e sobretudo do ataque, não posso dizer que esteja surpreendido...Aliás, estou plenamente convencido - e este jogo, aparentemente, contribuiu para reforçar essa ideia - de que uma dupla Ruiz-Montero é uma dupla tão boa como outra qualquer e não "mais um devaneio dos líricos".

Vamos ver o que acontece até o Teo regressar.

Apenas aconteceu aquilo que os "líricos" previam que acontecesse quando os artistas e os criativos jogassem (quase) todos juntos: 45 minutos de atropelo, com Montero e Ruíz a serem os maiores destaques da equipa. Na segunda parte foi mais do mesmo nos primeiros minutos, e depois fomos começando progressivamente a baixar de rendimento, porque o jogo já estava resolvido. Tivemos foi algumas dificuldades para gerir o jogo com bola na segunda parte, sobretudo a partir dos 65/70 minutos, mas tirando isso, foi facilmente a melhor exibição da época.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest fiasco

É aqui que se engole um Sapo a pala do Montero? :mrgreen:

Side Note:

Eu sei que ele é capaz de tudo isto. E é isso que irrita. Se é capaz, porque so o faz a cada noite de lua cheia?

Side Note2:

Ruiz caga classe.

Side Note3:

Ewerton melhor DC do campeonato. Fácil.

Compartilhar este post

Link para o post

O Gelson dá-me tusa. É mesmo aquele puto lingrinhas do bairro que parece que não tem guito nem para comer, que passa a vida no recinto da zona a jogar de dia e noite contra quem aparece e que com a bola nos pés é capaz de passar por 20 gajos e depois voltar atrás e fazer o mesmo só pela piada.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest fiasco

Saudades de chamarem pastelão ao Barbosa. :heart:

Era um jogador do caraças...quando queria.

Era homem dos croissants que o Quinito lhe chamava:

Quinito, um romântico apaixonado pelo bom futebol, admirava as qualidades do Pedro, de tal forma, que da sua boca era frequente ouvir tiradas do género de que “se tivesse muito dinheiro compraria Pedro Barbosa para jogar futebol comigo no meu quintal”. Ou quando o apelidou como o homem dos croissants, pelo seu estilo pastelão e arrastado com que jogava. Era um estilo de falso lento.

Quinito definia-o como “um jogador á moda antiga”. O Velho “Quinas” não tinha qualquer pejo em reconhecer, quer enquanto seu treinador, quer mesmo enquanto seu adversário, que como “amante da arte, da magia e beleza estética o Pedro Barbosa é o expoente máximo desses predicados”.

Editado por fiasco

Compartilhar este post

Link para o post

Eu vou tentar estar atento ao Ewerton apesar das horas a que os jogos aqui passam, mas do que vejo n vejo esse grande central. Contra o Benfica por exemplo muitos erros de posicionamento, perda de referências zonais e na linha defensiva, desajustado com os princípios e sobretudo a f*der as referencias ao lateral esquerdo com esses comportamentos.

Compartilhar este post

Link para o post

Se há alguém a perder referências zonais não é o Ewerton, quanto muito os gajos que têm o azar de andar a fugir dele.

Evertão :heart:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu gosto muito do Ewerton, mas ontem achei que a referência da defesa - até a compensar alguns erros do Ewerton - foi o Naldo.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu vou tentar estar atento ao Ewerton apesar das horas a que os jogos aqui passam, mas do que vejo n vejo esse grande central. Contra o Benfica por exemplo muitos erros de posicionamento, perda de referências zonais e na linha defensiva, desajustado com os princípios e sobretudo a f*der as referencias ao lateral esquerdo com esses comportamentos.

Tem cometido alguns erros posicionais, sim, mas também há que ver que ele é o central com menos tempo de trabalho com o JJ(devido às lesões). É uma questão de tempo até melhorar substancialmente nesse capítulo. No resto não engana nem um bocadinho, tanto a abordar os duelos(timming de desarme, orientar o adversário para onde for melhor no contexto, etc) como com bola tem uma classe do crl.

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo com o AndreSCP7.

Provavelmente tens de ver melhor, infinito. Parece-me o tipo de central que gostas, especialmente com bola.

Editado por saidex

Compartilhar este post

Link para o post

Ele pensa é muito à frente. Contra o Benfica há um lance em que ele lê o jogo antes de toda a gente e dá um passo à frente, para deixar o ataque do Benfica em fora-de-jogo. O lance continua e passa por erro dele, quando o erro é do Paulo e do JP (?), que não têm a mesma capacidade para ler o jogo e demoram muito a reagir.

Este é só um exemplo, mas há vários outros aspectos onde se nota bem a diferença dele para os restantes. Pá, em todos os comportamentos dele se nota que é um central de top. Tanto sem bola como com ela.

Compartilhar este post

Link para o post

Não pude ver o jogo todo (aliás, foi precisamente nos momentos em que não estive a ver o jogo que sofremos os dois golos :lol:), mas gostei muito do que vi. Montero muito bem, com um bom golo e duas belas assistências. É, para mim, o natural homem do jogo. Gelson também esteve bem (não contava que marcasse naquele lance, a bem da verdade), assim como o Ruiz, que tem vindo consecutivamente a subir de produção desde que chegou.

Compartilhar este post

Link para o post

Achei engraçado o comentador a mandar vir com o Montero por não se ter feito à recarga num remate do Matheus se não estou em erro, em que a bola é defendida para a linha final e o Montero está do lado oposto. Não sei se alguém reparou, passado uma beca já eram só elogios...

Com o Matheus também estava a embirrar uma beca, mesmo que o brasileiro estivesse sempre a decidir bem. Para além do seu toque de bola e da tentativa de tabelar constantemente, gosto essencialmente da leitura que faz do jogo, sempre há procura de dar uma linha de passe válida.

Compartilhar este post

Link para o post

e btw acho que temos a melhor dupla de centrais da liga.

x2

ainda ontem disse que o ewerton é o melhor central da liga, e andei a ouvir que jardel e luisao eram superiores lel

Compartilhar este post

Link para o post

muita calma.

Não éramos os melhores o ano passado nem neste início de época, nem temos o melhor plantel agora.

Temos alguns jogadores em evolução, e até agora é só isso. O melhor elogio que posso dar é que têm evoluído e não há nenhum jogador que esteja a render o máximo, o que é bom porque o campeonato é grande.

Compartilhar este post

Link para o post

Achei engraçado o comentador a mandar vir com o Montero por não se ter feito à recarga num remate do Matheus se não estou em erro, em que a bola é defendida para a linha final e o Montero está do lado oposto. Não sei se alguém reparou, passado uma beca já eram só elogios...

Com o Matheus também estava a embirrar uma beca, mesmo que o brasileiro estivesse sempre a decidir bem. Para além do seu toque de bola e da tentativa de tabelar constantemente, gosto essencialmente da leitura que faz do jogo, sempre há procura de dar uma linha de passe válida.

Reparei, reparei... Melhor só mesmo a obsessão do homem por substituições :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Reparei, reparei... Melhor só mesmo a obsessão do homem por substituições :lol:

Não ouvi, provavelmente foi na segunda parte e eu só vi a primeira e o os últimos 15/20 mins.

Dado o resultado, fiquei com pena que o Podence não tivesse minutos.

Compartilhar este post

Link para o post

Não sou tão crítico como o infinito em relação ao Ewerton, mas estou tentado a concordar com ele...Ainda precisa de muito trabalho a nível posicional. Mas como é um jogador inteligente, é uma questão de tempo.

Compartilhar este post

Link para o post

Quando há um bom treinador por trás é logo outra coisa, estou para ver se o Nuno Valente e o Paulo Ferreira não tivessem passado pelas mãos do Mourinho se tinham tido metade da carreira que tiveram. Não que não sejam bons jogadores, mas se o Sporting tivesse um treinador mediano ao invés de ter um treinador muito bom nunca na vida haveria conversas de termos a melhor dupla de centrais da liga ou do Adrien parecer um médio mais do que razoável.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...