Mica Publicado 10 Julho 2015 (editado) Precisamos de uma razão forte para mudar de mentalidade, e não é a comprar CD's/DVD's numa loja física. Uma plataforma tipo Steam para venda de filmes/séries, com promoções constantes, e reconhecer que a dada altura em nada compensa cobrar dinheiro por um filme, e que deveria passar a ser gratuito mas disponibilizado à mesma neste tipo de plataformas. Em alternativa há o Netflix, que em vez de se pagar por cada filme/série que se vê, paga-se uma mensalidade. Mas mesmo aqui deveria haver uma componente gratuita para filmes tão antigos que já passaram 4 ou 5 vezes na TVI. Tipo, quem é que no seu perfeito juízo vai investir 10€ Fight Club apesar de ser filmaço, se passa praí 3x por mês no Hollywood? Já filmes ou séries novos, acho que compensa. Dava na boa 4 ou 5€ para ver o Velocidade Furiosa mais recente na TV da minha sala a 1080p. Editado 10 Julho 2015 por Mica Compartilhar este post Link para o post
bobzz Publicado 10 Julho 2015 Esta discussão dava para horas. Quem é que querendo ver uma série ou um filme uma vez, vai comprar o DVD? Para isso existem os alugueres. Se só queres passar um tempinho entretido, que até é a esmagadora maioria das pessoas, metes num canal e vês o que tiver a dar, mesmo que já esteja a meio. Isso é igual hoje e foi igual sempre. Se queres ver algo que vai ao encontro daquilo que tu gostas, andas 7 dias para trás e procuras um filme bom ou a série que acompanhas para a tua dose de cinema semanal de entre todos os canais que tens. Logo aí acabaste com os alugueres físicos, nem era preciso ter existido a internet. Antes pagavas 3€ para ir ao cinema, hoje pagas o dobro. Se antes ias se te parecesse que ias gostar no trailer que viste no cinema a última vez que lá foste porque até era relativamente barato e ias semana sim semana não, hoje já quase só vais quando sai uma experiência que não podes ter em casa. Os outros que achaste que ias gostar, esperas para ver em casa. Se tiveres com pressa e não queres esperar para que saia um dia numa transmissão televisiva, vais pagar para ver agora. Ou pagas o canal premium e tens a coisa mais ou menos satisfeita (tipo TVCine ou netflix), ou se até isso é caro porque tu és um consumidor mais pontual, vais alugar. Antes pagavas 3€ para alugares dois filmes e hoje continuas a pagar o mesmo na tua box de qualquer maneira. Portanto tudo bem, antes havia casas de aluguer, hoje há as boxes e do nosso lado o produto é o mesmo. Só que hoje há internet das boas e logicamente já se acha caro pagar aquilo, se podes ter o mesmo sem pagar nada. A solução é a mesma do que para muita outra m*rda, se as pessoas em geral não estão dispostas a pagar nada por uma coisa, traga-se o preço para um nível tão baixo que já não se importem de pagar, como o Mica diz. Qualquer dia não há canais pagos e é tudo feito assim. Outra coisa diferente é o mercado físico, que nunca foi para o espectador comum. O mercado físico só funciona mesmo para 'coleccionadores' e esses contam-se pelos dedos das mãos. É só mesmo para quem gosta de ter filmes em casa, quem faz por gosto ter os seus filmes favoritos. (Ou quem faz questão moral de compensar 'devidamente' quem os produziu, mas isso é um preciosismo que não existe. Com tanta outra m*rda para gastar dinheiro, quem é que pensa nisso? [nem tem de pensar, é assim mesmo] Ok, sem ser o João Pedro) Quem é que paga isso tudo porque o quer ver, só porque sim? Para isso aluga-se. Concerteza noutros tempos ainda seriam alguns, mas hoje já ninguém compra em formato físico. Não havia internet decente nem filmes on-demand. Se gostasse de um filme, talvez o fosse comprar para mais tarde rever, mas aí já custava 5 vezes mais do que ir alugá-lo outra vez. Já aí não compensava. Nos dias de hoje, tudo isso compensa ainda menos, os preços dos DVD's não estão muito mais baixos e agora 'alugar' não custa nada. Sim, acabaram-se os alugueres como é natural, mas isso em nada tem haver com o mercado físico (quando digo físico é comprar na loja). Ele tinha de se manter igual, porque para quem ele funcionava continuaria a funcionar, para os 'coleccionadores'. Não são nada caros. Se os preços reais fossem praticados aí é que ninguém comprava mesmo nada. Nós é que estamos habituados a ter tudo à borla do bom e do melhor pagando apenas a conta da internet. E o problema é este. Os DVD's hoje são mais caros. Os custos de produção e distribuição são concerteza menores que antes, mas o preço não baixa por aí além. A resposta das produtoras à falta de mercado não foi baixar o preço para mais perto do preço de custo, mas sim baixar ainda mais o custo de produção, através do conteúdo: uma vez que ninguém compra de qualquer maneira, é cagar também na qualidade do produto. Assim, enterram-se cada vez mais, porque o único mercado dos DVD's são os coleccionadores, que por sua vez gostam de edições com capas bonitinhas e extras que não se têm quando o filme passa na tv ou é alugado na box ou online. Se tens um filme favorito e o vês todos os anos duas vezes e até és contra a pirataria, sempre dá para comprares em formato digital. Agora até esses não têm razão para comprar. O mercado dos DVD's não tem de acabar e ser substituído, porque a razão porque ele ainda existe hoje em dia não se mistura com a maneira como a população em geral gosta de gastar o seu dinheiro para ver filmes. Ele sempre foi para 'coleccionadores', e quando menor for a noção disso mesmo, maior vai ser a diferença entre que o preço, que é quase igual, e a diferença de conteúdo. Por exemplo, hoje esses não compram em Portugal, compram em Espanha ou em Inglaterra, onde as edições físicas valem para eles o dinheiro que cobram (melhores edições e mais baratas). Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 10 Julho 2015 É por se discutir pouco isto que sites como o wareztuga se vão reproduzindo e ficam todos de braços cruzados. Quanto à compra em formato físico, mesmo sendo mais direcionada para esses tais colecionadores, está em risco, precisamente por causa do formato físico. Eu acho que o DVD não vai sobreviver muito mais tempo. Coitados dos que compraram com gosto uma coleção de filmes em VHS e agora não podem disfrutar, os que pretendem montar uma coleção em DVD correm o mesmo risco. E olhar para o blu-ray nem sequer é olhar para o futuro porque mesmo esse formato duvido que vingue por muito mais tempo. Resumidamente, tudo o que é físico está em constante risco, e agora mais do que nunca devido à Internet de alta velocidade. Só consigo ver mudanças na criação de uma espécie de Spotify para esta área, com componente free também. Agora como essa componente funcionará é que não sei. Se o Netflix é esse serviço, já era para ontem. Esses serviços que não são legais têm de acabar mas para tal tem de se apresentar soluções. Compartilhar este post Link para o post
Kratosthegod Publicado 10 Julho 2015 Não acho que o mercado dos DVD's tenha sido sempre para coleccionadores, o mercado é que simplesmente mudou e o digital além de ser mais barato, é muito mais prático e não ocupa espaço físico. Ainda por cima a qualidade de imagem no digital hoje em dia já é bem melhor que a que encontras num DVD. A indústria cinematográfica ainda não se adaptou bem à mudança de realidade na era digital e até lá vai continuar a sofrer com isso. Compartilhar este post Link para o post
bobzz Publicado 10 Julho 2015 (editado) Precisamente, ele só existe porque ainda há quem o compre. A questão é saber se esse número é suficiente para que haja incentivo para que ele continue a existir. É uma questão das editoras perceberem a diferença que pode haver entre o formato físico e o digital, e fazerem para que seja diferente. Se não o fazem, o mercado fica mais pequeno, elas fazem-no menos e acaba por morrer. VHS vs DVD e DVD vs BR é uma discussão diferente, porque a diferença já não é a longevidade da coisa mas a qualidade. Hoje ainda tens um mercado para os vinis porque a longevidade está lá na mesma. O problema é mesmo a evolução e agora teres 1080p, já teres 3D, etc., mas mesmo aí não sei se é assim tão relevante. Nos filmes dos anos 80 não há grande diferença entre teres um DVD ou BR, os filmes dos anos 2000 não foram feitos em 3D, etc., para além de que quem adquiriu ao longo dos anos vai continuar a tê-los em casa e pelo menos mercado para leitores físicos há-de existir. Mas sim, é uma incógnita muito grande e o mais provável é que acabe por não compensar produzir, ao invés de não existir alguma procura. Só consigo ver mudanças na criação de uma espécie de Spotify para esta área, com componente free também. Agora como essa componente funcionará é que não sei. Se o Netflix é esse serviço, já era para ontem. Esses serviços que não são legais têm de acabar mas para tal tem de se apresentar soluções. a solução é essa. É serem ilegais, mas fazer-se para que o sejam. (embora às vezes seja difícil fazê-lo). Se abre um novo site ou programa, é tentar que ele deixe de existir. Entretanto as pessoas não sabem onde ver, e se o preço for suficientemente baixo para evitar chatices, as pessoas acabam por pagar. Mas sim, acho que dá para perceber que eu tenho aqui em casa uma colecção considerável e gostava de continuar a ter :mrgreen: (apesar de toda a minha vida ter pirateado para ver o que queria) Editado 10 Julho 2015 por bobzz Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 10 Julho 2015 E o problema é este. Os DVD's hoje são mais caros. Os custos de produção e distribuição são concerteza menores que antes, mas o preço não baixa por aí além. A resposta das produtoras à falta de mercado não foi baixar o preço para mais perto do preço de custo, mas sim baixar ainda mais o custo de produção, através do conteúdo: uma vez que ninguém compra de qualquer maneira, é cagar também na qualidade do produto. Assim, enterram-se cada vez mais, porque o único mercado dos DVD's são os coleccionadores, que por sua vez gostam de edições com capas bonitinhas e extras que não se têm quando o filme passa na tv ou é alugado na box ou online. Se tens um filme favorito e o vês todos os anos duas vezes e até és contra a pirataria, sempre dá para comprares em formato digital. Agora até esses não têm razão para comprar. O mercado dos DVD's não tem de acabar e ser substituído, porque a razão porque ele ainda existe hoje em dia não se mistura com a maneira como a população em geral gosta de gastar o seu dinheiro para ver filmes. Ele sempre foi para 'coleccionadores', e quando menor for a noção disso mesmo, maior vai ser a diferença entre que o preço, que é quase igual, e a diferença de conteúdo. Por exemplo, hoje esses não compram em Portugal, compram em Espanha ou em Inglaterra, onde as edições físicas valem para eles o dinheiro que cobram (melhores edições e mais baratas). E os direitos de autor? É que quando tu compras um DVD não estás só a comprar o objecto. Estás a comprar muito mais do que isso. Não estás à espera que a produtora suporte o custo dos direitos enquanto tu pagas só pelo custo de produção, não? Compartilhar este post Link para o post
Bazuka Publicado 10 Julho 2015 Os formatos fisicos não vão acabar, mas estão claramente a cair em desuso, porque o suporte digital é claramente mais confortavel, basta ver a quantidade de espaço que ocupam 10 filmes em DVD e 10 filmes em digital. Eu tenho muitos filmes e series em DVD, que comprei em promoção, muitos deles ainda nem sequer foram abertos, comprei-os porque estavam em promoção, os ultimos foram, as series originais dos 3 Duques, Battlestar Galatica, e As Aventuras de Sandokan, na altura devo ter gasto 30€ por todos, e comprei porque são classicos, e neste momento não serão faceis de conseguir encontrar. Mas neste momento tenho um problema, não tenho um leitor de DVD para os ver, tenho uma PS2 que de vez em quando serve para esses efeitos, mas está desligada aos anos por isso nem sei se ainda funciona, posso sempre utilizar um portatil, o problema é que os portateis aqui em casa não têm leitor de DVD, são ambos eeepcs, a solução mais simples e mais barata, comprar um box android e ligar à tv para ver a serie que comprei e tive que sacar de um qualquer site para poder ver normalmente. Pessoalmente sou totalmente favoravel a um sistema de video ondemand, da mesma forma que sou favoravel a um sistema de pay per view nos jogos de futebol, preferia pagar a qualquer operador, pelo direito de ver uma serie quando eu quisesse do que ter que andar para trás ou para a frente, mas em Portugal ninguem quer saber disso. Já disse muitas vezes que se houvesse uma modalidade de PPV para os jogos de futebol provavelmente eu até ia gastar mais do que se assinasse um dos canais, mas mais facilmente pagava 4€ para um jogo do Benfica do que assinava a Sportv ou a BenficaTV, porque sinceramente não tenho grande interesse em ver a restante programação dos canais. Assim tenho que fazer como a grande maioria utilizo um stream para ver um canal de vez em quando, ou então vou até ao café e bebo umas imperiais, enquanto vejo o jogo. Compartilhar este post Link para o post
lordbifana Publicado 10 Julho 2015 É? Quanto é que vale para ti uma música? Se um cd tiver 10 músicas o valor para cada uma fica nos 2€. Preço completamente acertado para o valor das músicas... É que CD's a 8€ por exemplo com 10 músicas ficava cada música a 80 centimos, 80 centimos para dividir pelas lojas, pelas editoras, pelos artistas, e pelas empresas de marketing... a partir do momento em que 20€ é o dinheiro que uso para comer durante uma semana sim é demasiado caro dar 20 ou 25€ por um CD Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 10 Julho 2015 Eu bem me parecia que só estavam a pensar na carteira deles :lol: Os artistas que comam m*rda. Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 10 Julho 2015 a solução é essa. É serem ilegais, mas fazer-se para que o sejam. (embora às vezes seja difícil fazê-lo). Se abre um novo site ou programa, é tentar que ele deixe de existir. Entretanto as pessoas não sabem onde ver, e se o preço for suficientemente baixo para evitar chatices, as pessoas acabam por pagar. Mas sim, acho que dá para perceber que eu tenho aqui em casa uma colecção considerável e gostava de continuar a ter :mrgreen: (apesar de toda a minha vida ter pirateado para ver o que queria) Eu já dei uma solução onde as pessoas vão acabar por pagar: publicidade antes e a meio do filme, nem que seja só duas ao todo. E o mesmo vale para séries. A juntar a isso, um tráfego diário limitado, tipo 2h. Se queres ver um filme de 3h, assim tens de começar às 22h. Se emprestas o teu login a alguém, azar o teu, estão a consumir do teu tráfego diário também. Qualidade limitada a 480 ou 720p para versões free é outro exemplo. Ninguém gosta desse tipo de soluções, mas tem de se começar de alguma forma. Compartilhar este post Link para o post
bobzz Publicado 10 Julho 2015 O que é que são os direitos de autor? Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 10 Julho 2015 (editado) CDs ainda é naquela, agora séries e filmes prefiro 1000x ver em qualidade de DVD do que em streams manhosos. A questão é que são super caros, e como tal uma pessoa acaba por sacar ou ver em stream. Editado 10 Julho 2015 por Ghelthon Compartilhar este post Link para o post
Che Publicado 10 Julho 2015 Comprei dos melhores filmes de sempre, originais, por 1€. Como é que cabe produção, direitos de autor e essa porra toda num preço tão baixo? Não sei, mas comprei já imensos. Compartilhar este post Link para o post
lordbifana Publicado 10 Julho 2015 (editado) Ainda bem que os artistas não necessitam de comer nem têm contas e muitos deles filhos para criar... Não estou a dizer que não faço pirataria, só que o preço não é muito exagerado nos cd's o preço é exagerado quando verificas que é 5% do salário minimo nacional.... na minha opinião para o poder de compra médio em portugal são demasiado caros Editado 10 Julho 2015 por lordbifana Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 10 Julho 2015 Dando o meu exemplo, mais depressa compro um jogo em promoção no Steam por 7€ do que o mesmo jogo na Worten por 5€. E como eu, muita gente. A comodidade, o facto de saber que está efetivamente em promoção com mais facilidade, o facto de poderes pagar e ter o jogo na hora, e sei lá o que mais, favorece imenso as bibliotecas online. Quero com isto dizer que mais do que os preços exagerados, o problema está também em como se disponibilizam os filmes e séries. Mesmo as editoras ganham com isso, não tem gastos com os portes físicos dos seus produtos. E para quem quiser, a coisa mais fácil de se implementar num serviço online é a possibilidade de disponibilizar o conteúdo em formato físico via encomenda. Até podem escolher a qualidade (720p/1080p) e o formato (DVD/Blu-Ray)... Compartilhar este post Link para o post
xicantonio Publicado 10 Julho 2015 o preço é exagerado quando verificas que é 5% do salário minimo nacional.... Compras cds banhados a ouro Compartilhar este post Link para o post
RicardoBarbosa Publicado 10 Julho 2015 É? Quanto é que vale para ti uma música? Se um cd tiver 10 músicas o valor para cada uma fica nos 2€. Preço completamente acertado para o valor das músicas... É que CD's a 8€ por exemplo com 10 músicas ficava cada música a 80 centimos, 80 centimos para dividir pelas lojas, pelas editoras, pelos artistas, e pelas empresas de marketing... Sim, mas não se vende um CD. Para além de que grande parte do dinheiro do CD não vai para o bolso do artista. Já agora, o preço médio de uma música no iTunes é de 0,99€ e aí sim, cortas despesas enormes na cadeia. Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 10 Julho 2015 O que é que são os direitos de autor? :mrgreen: A sério? Compartilhar este post Link para o post
lordbifana Publicado 10 Julho 2015 Compras cds banhados a ouro peguei nos valores que ele disse 25€ o salário minimo são 515€ portanto 25€ são exactamente 5% Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 10 Julho 2015 O "Filmes Hunter" também fechou estes dias.. Compartilhar este post Link para o post
bobzz Publicado 10 Julho 2015 :mrgreen: A sério? Desculpa, eu não estava obviamente a perguntar a definição. Eu queria era saber como é que se processa, porque desconheço mesmo como se processa. Como é que são taxados os dvds e os cds? e quais os valores? 5 centimos por unidade? e quem é que recebe, são os 50 actores que participam no filme consoante se vendem mais 10 ou 20 dvds, o que não me parece, ou a distribuidora paga ao autor de antemão um valor qualquer acordado e recebe posteriormente consoante aquilo que consegue fazer distribuir? os conteúdos digitais são taxados de igual forma aos físicos? esse tipo de coisas. é que não consigo mesmo imaginar o processo. Supondo que o conteúdo digital não tem qualquer custo associado significativo para além dos servidores, o que se paga é pelos direitos de autor? Se eu alugar, tou a pagar direitos de autor? Ou só pago se o adquirir em definitivo? E se um conteúdo físico custar 15€, e a diferença entre o físico e o digital andar nos 10€, esses 10€ são todos justificados por 1 centimo de papel para a capa, 20 centimos de caixa, 1 centimos de tinta, e outros 30 centimos de um dvd? Os outros 9€ são para abater os direitos que paguei para poder editar e distribuir no meu país? Porque até a distribuição física para os locais de venda acaba por ser quase nula. Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 10 Julho 2015 Isso depende de autor para autor e de produtora para produtora. E depende se é negociado com a produtora ou o realizador. Não há nenhum padrão que eu saiba. O lucro de um dvd tem que cobrir os custos de produção, os direitos sejam eles de autor e/ou conexos, o trabalho da produtora e o devido lucro. Não sei se é x para aqui ou x para ali. Quando os conteúdos, sejam eles em formato físico ou digitais, estão disponíveis para venda ou aluguer é porque já foram negociados. E mais uma vez vais dar à minha primeiro resposta. Pode acontecer que o autor decide ceder os seus direitos em troca de um valor à valoir mais uma percentagem por espectáculo caso esse valor à valoir seja ultrapassado. Pode ceder em troca de um valor pago antecipadamente. Pode ceder por percentagem de vendas ou aluguer. Depende. Mas vá, vamos supor que uma produtora compra os direitos do filme "Garganta Funda" por um valor pago antecipadamente. Então, as vendas de dvd's vão ter que "pagar", o investimento na compra dos direitos, o custo de produção, mas a distribuição, mais aos trabalhadores, e mais o lucro para que a produtora possa continuar a produzir ou a distribuir. Agora, digam-me se os dvd's são caros?! Agora, se é cêntimo para aqui ou cêntimo para ali, sei lá. Tens que compreender que isto não é um hobbie. Ver os filmes pode ser um hobbie mas tudo o que é feito para ele chegar até ti não é. É trabalho e esse trabalho tem que ser pago. E o próximo também. Para que depois possa chegar até ti. Compartilhar este post Link para o post
lastdance Publicado 10 Julho 2015 (editado) Epa se eles vivessem dos dvds vendidos, já não havia cinema. Ganham dinheiro é com os cinemas, não é com dvds. Os dvds oferecem uma maneira de ganhar dinheiro depois do filme sair dos cinemas, e nessa altura, já devia estar pago o filme todo e terem lucro decente (correndo bem). O futuro tem de passar por um spotify de filmes ou uma ideia brilhante que revolucione isto tudo. Outra opção é adoptar o método utilizado no porno, que é basicamente um spotify (assumindo que os spotify tem tudo, que não tem...) particionado. Editado 10 Julho 2015 por lastdance Compartilhar este post Link para o post
bobzz Publicado 10 Julho 2015 É como disse antes, os dvd's hoje em dia não teem conteudo nenhum para além do filme em si. Não há diferenciação entre o conteúdo do dvd e o filme por si só. Se houvesse, talvez se tivesse disposto a dar mais por ele. Por norma os dvds saem para o mercado a 15/20€, daí a um ano estão nos 5/10€. É como os saldos, tu vendes a metade do preço mas se for preciso ainda consegues ter uma margem sobre o custo. Um dvd vendido por 5€ não dá prejuízo. Para mim, estão sobreapreciados. E quando há alternativas, mais se nota. Acho que continuo a não perceber muito bem todo o conceito de direito de autor. O rendimento tem de ser garantido antes e não depois da comercialização. Parece que te estão a pagar menos do que deviam mas se a coisa correr bem lá acabas por receber o teu. E a partir daí, é uma maneira de, quanto maior for o eventual lucro, mais equitativa ser a sua distribuição entre o capitalista e o assalariado. Não se deveria trabalhar sobre promessa de receber royalties consoante a coisa corra bem. Que se negoceie antes devidamente, diria eu. O resto deveria ser negócio dos distribuidores. Mas a coisa existe, e se existe é porque tem cabimento. Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 11 Julho 2015 Epa se eles vivessem dos dvds vendidos, já não havia cinema. Ganham dinheiro é com os cinemas, não é com dvds. Os dvds oferecem uma maneira de ganhar dinheiro depois do filme sair dos cinemas, e nessa altura, já devia estar pago o filme todo e terem lucro decente (correndo bem).O futuro tem de passar por um spotify de filmes ou uma ideia brilhante que revolucione isto tudo.Outra opção é adoptar o método utilizado no porno, que é basicamente um spotify (assumindo que os spotify tem tudo, que não tem...) particionado. Eu não disse que eles vivam dos dvd's. Até porque nem todas as produtoras são também distribuidoras. Mas que é uma fonte de receita importante para algumas lá isso é. É como disse antes, os dvd's hoje em dia não teem conteudo nenhum para além do filme em si. Não há diferenciação entre o conteúdo do dvd e o filme por si só. Se houvesse, talvez se tivesse disposto a dar mais por ele. Por norma os dvds saem para o mercado a 15/20€, daí a um ano estão nos 5/10€. É como os saldos, tu vendes a metade do preço mas se for preciso ainda consegues ter uma margem sobre o custo. Um dvd vendido por 5€ não dá prejuízo. Para mim, estão sobreapreciados. E quando há alternativas, mais se nota. Acho que continuo a não perceber muito bem todo o conceito de direito de autor. O rendimento tem de ser garantido antes e não depois da comercialização. Parece que te estão a pagar menos do que deviam mas se a coisa correr bem lá acabas por receber o teu. E a partir daí, é uma maneira de, quanto maior for o eventual lucro, mais equitativa ser a sua distribuição entre o capitalista e o assalariado. Não se deveria trabalhar sobre promessa de receber royalties consoante a coisa corra bem. Que se negoceie antes devidamente, diria eu. O resto deveria ser negócio dos distribuidores. Mas a coisa existe, e se existe é porque tem cabimento. Eu já percebi é que tu gostavas de comprar mais barato do que compras. E se possível muito por pouco. Quanto ao segundo paragrafo. Olá, sê bem vindo ao mundo dos artistas. Compartilhar este post Link para o post