Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Liedson

Movimento "Not Sporting Lisbon" ganha força nas redes sociais

Publicações recomendadas

Por acaso sempre cresci a ouvir Lázio de Roma. Com a internet e com o fm é que isso se esbateu mais.

Compartilhar este post

Link para o post

Pensem, é natural. Se vos disserem que o Rapid ou o Dinamo ou o Racing vão jogar, vocês querem saber qual. Com o Sporting é o mesmo. Eu estava a jogar com amigos com a camisola do Benfica e perguntaram se era do Benfica Lissabon. Pensei logo em criar uma hashtag.

Respondias que não, que era o Benfica de Luanda.

Sobre o assunto que dá origem ao tópico, vergonha alheia. Muita.

Compartilhar este post

Link para o post

Pensem, é natural. Se vos disserem que o Rapid ou o Dinamo ou o Racing vão jogar, vocês querem saber qual. Com o Sporting é o mesmo. Eu estava a jogar com amigos com a camisola do Benfica e perguntaram se era do Benfica Lissabon. Pensei logo em criar uma hashtag.

De facto existem bastantes Rapids, bastantes Dinamos. Até que ponto os próprios clubes não se associam a uma cidade? Por exemplo o Rapid de Buchareste é realmente Rapid Bucharest. O Dinamo de Kiev não tem outro nome. O Sporting Lisbon é uma tentativa errada de abreviar o nome de um clube. O Sporting não representa propriamente uma cidade, nem faz disso a sua bandeira.

No caso do Sporting, todos os outros Sportings têm quase sempre associado o nome de uma cidade, como é o caso do Real Sporting de Gijon, ou do Sporting Clube de Braga.

Mas é como disse, só me faz confusão é ver o nome errado de maneira oficiosa. De resto aceito que para os estrangeiros seja mais fácil de pronunciar Sporting Lisbon.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas o próprio Benfica tem Lisboa no seu nome (apesar de não fazer sentido dizer Benfica Lissabon). Aqui o que esse pessoal do Sporting se tem debatido é o chamarem Sporting Lisboa a um clube quem tem o seu nome como Sporting Clube de Portugal.

Os próprios Sporting's em Portugal costumam ter as suas zonas associadas ao nome, tens o Sporting Clube de Braga, tens o Sporting Clube Olhanense, tens o Sporting Clube de Espinho, o Sporting Clube da Covilhã, mas não existe um Sporting Clube de Lisboa.

É o mesmo que chamarem ao Atlético Clube de Portugal, Atlético Lisboa.

A mim não me faz confusão porque já estou vacinado para o Sporting Lisbon, mas entendo quem se debata contra isso porque a verdade é que o Sporting não tem nada que o ligue apenas intrinsecamente à cidade de Lisboa.

O Rapid Viena e Bucareste, as cidades fazem parte do nome do clube, o Racing Santander e os Dínamos Moscovo, Zagreb, Minsk e Kiev idem. São tudo clubes quem tem presente no seu símbolo/nome a cidade onde estão inseridos ao contrário do Sporting.

Entendo perfeitamente o ponto de vista de quem anda com os #NotSportingLisbon. Essa malta não quer que nos passem a chamar apenas Sporting porque isso poderia gerar confusão com todos os outros, mas se a necessidade de distinguir o clube para os estrangeiros existe, essa pode ser feita pelo próprio nome do Sporting.

Não é algo com que eu me chateie e crie movimentos, mas também está longe de ser a vergonha alheia como fizeram passar aí para trás.

lazio nunca ouvi porque é uma região de italia, mas juventus há muitas. até cá em Portugal há uma se não estou em erro

Eu sei de Juventudes, Juventus por acaso nunca apanhei nenhuma.

Editado por HugoMLMartins

Compartilhar este post

Link para o post

O Sporting não tem nada que o ligue apenas intrinsecamente à cidade de Lisboa.

Mas é preciso isso estar escrito no nome para um clube se ligar à cidade? Todos os clubes estão sediados numa cidade (alguns até representam duas por via de fusões, eg AlbinoLeffe) ,o Sporting CP não é um clube de Guimarães, nem da Madeira, nem a sua projeção em termos de adeptos está só em Portugal: temos vários adeptos nos PALOPs e em antigas colónias no geral, teremos de lhe chamar Sporting do Mundo?

O estádio de futebol, a loja, o multidesportivo, o museu e a sede do Sporting CP estão todos localizados na mesma cidade, o que é curioso para um clube que é de um país.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas é preciso isso estar escrito no nome para um clube se ligar à cidade? Todos os clubes estão sediados numa cidade (alguns até representam duas por via de fusões, eg AlbinoLeffe) ,o Sporting CP não é um clube de Guimarães, nem da Madeira, nem a sua projeção em termos de adeptos está só em Portugal: temos vários adeptos nos PALOPs e em antigas colónias no geral, teremos de lhe chamar Sporting do Mundo?

O estádio de futebol, a loja, o multidesportivo, o museu e a sede do Sporting CP estão todos localizados na mesma cidade, o que é curioso para um clube que é de um país.

O Sporting nunca adoptou uma postura de ligação a uma só cidade nem fez dessa mesma cidade bandeira (como o Vitória Sport Clube por exemplo).

Aqui ninguém diz que o Sporting tem que ser chamado Sporting do Mundo. O que o movimento está a tentar fazer ver, é que se é para distinguir o Sporting que o façam pelo seu nome que é Sporting Clube de Portugal porque é para isso que está lá o de Portugal, porque o nosso nome não é apenas Sporting. Se o fosse, acho que o pessoal deste movimento se estava maribando, mas como não é, torna-se mais difícil.

Editado por HugoMLMartins

Compartilhar este post

Link para o post

É tudo uma questão de lógica. A única forma de se compreender isto é compreendendo os contextos em que as designações são utilizadas.

Em Portugal, o Sporting é o Sporting Clube de Portugal, fruto da dimensão nacional e da história do próprio clube. Quando alguém fala no Sporting, todos sabem imediatamente qual o Sporting a que se referem, uma vez que assim ficou convencionado. Os outros Sportings que existem são geralmente associados à cidade da qual são originários. Simples e fácil de compreender.

No estrangeiro não funciona assim. Há várias equipas com essa designação, e a forma mais fácil de os distinguir é associando-os rapidamente à cidade-sede. O Sporting joga em Lisboa, logo Sporting Lisboa é uma forma simples e eficiente de identificar o Sporting Clube de Portugal, distinguindo-o em simultâneo dos outros que existem noutros países e dos que também existem em Portugal.

Isto é um pouco como a questão dos Vitórias. Para quem é de Setúbal ou Guimarães, compreende-se que um seja o Vitória Futebol Clube e o outro o Vitória Sport Clube. Para quem vive em Coimbra, como eu, torna-se impossível distingui-los quando se fala em Vitória, e a distinção entre Vitória FC e Vitória SC também não ajuda grande coisa, já que a maioria dos portugueses não sabe quem é qual. Vitória de Setúbal ou Guimarães é tão mais fácil... tal como para um francês ou inglês o é falando de Sporting Lisboa em vez de Sporting, ou Sporting de Portugal.

Compartilhar este post

Link para o post

O Sporting nunca adoptou uma postura de ligação a uma só cidade nem fez dessa mesma cidade bandeira (como o Vitória Sport Clube por exemplo).

Aqui ninguém diz que o Sporting tem que ser chamado Sporting do Mundo. O que o movimento está a tentar fazer ver, é que se é para distinguir o Sporting que o façam pelo seu nome que é Sporting Clube de Portugal porque é para isso que está lá o de Portugal, porque o nosso nome não é apenas Sporting. Se o fosse, acho que o pessoal deste movimento se estava maribando, mas como não é, torna-se mais difícil.

O meu principal problema com isto é que o pessoal do #NotSportingLisbon nunca pensou nisto racionalmente nem de uma forma abrangente, nunca pensou "Hm, porque é que nos chamam Sporting Lisbon?", mas logo, "fdx nós não somos Sporting Lisbon, bora lá corrigir". Ainda por cima a maioria deles são hipócritas e não levam essa precisão nominal para outros clubes, porque são eles que chamam Guimarães, Setúbal, Glasgow e outras coisas parecidas depois a clubes que não têm as cidades no nome, olha que porra.

A lógica do Sporting Lisbon é a de "nome principal"+"cidade", há países que usam isso para quase todos os clubes, como a Alemanha e não sei se a Turquia, há outros que só usam em determinados casos em que o nome principal exista em várias cidades, daí o Benfica por ser só um (tirando algumas filiais irrelevantes no panorama mundial) não ser tratado por Benfica Lisbon, dado que a confusão é impossível, Sportings há em Lisboa, em Gijón, em Bastia, no Kansas, em Braga, em Lokeren, etc etc. é normal que se crie essa disparidade até porque nem somos o único Sporting do país para que se possa chamar só Sporting Portugal.

Se o pessoal do #NotSportingLisbon pensasse nisso cinco segundos (ou pensasse, de todo) chegaria a essa conclusão. Assim temos de andar a fazer figuras tristes.

Compartilhar este post

Link para o post

lazio nunca ouvi porque é uma região de italia, mas juventus há muitas. até cá em Portugal há uma se não estou em erro

Natural, pois Juventus deriva de um antigo termo latim utilizado para designar a elite da juventude.

Compartilhar este post

Link para o post

É tudo uma questão de lógica. A única forma de se compreender isto é compreendendo os contextos em que as designações são utilizadas.

Em Portugal, o Sporting é o Sporting Clube de Portugal, fruto da dimensão nacional e da história do próprio clube. Quando alguém fala no Sporting, todos sabem imediatamente qual o Sporting a que se referem, uma vez que assim ficou convencionado. Os outros Sportings que existem são geralmente associados à cidade da qual são originários. Simples e fácil de compreender.

No estrangeiro não funciona assim. Há várias equipas com essa designação, e a forma mais fácil de os distinguir é associando-os rapidamente à cidade-sede. O Sporting joga em Lisboa, logo Sporting Lisboa é uma forma simples e eficiente de identificar o Sporting Clube de Portugal, distinguindo-o em simultâneo dos outros que existem noutros países e dos que também existem em Portugal.

Isto é um pouco como a questão dos Vitórias. Para quem é de Setúbal ou Guimarães, compreende-se que um seja o Vitória Futebol Clube e o outro o Vitória Sport Clube. Para quem vive em Coimbra, como eu, torna-se impossível distingui-los quando se fala em Vitória, e a distinção entre Vitória FC e Vitória SC também não ajuda grande coisa, já que a maioria dos portugueses não sabe quem é qual. Vitória de Setúbal ou Guimarães é tão mais fácil... tal como para um francês ou inglês o é falando de Sporting Lisboa em vez de Sporting, ou Sporting de Portugal.

Mas lá fora se dissessem Sporting Portugal distinguia-se na boa dos outros Sporting ...

Editado por Harvey Specter

Compartilhar este post

Link para o post

Mas lá fora se dissessem Sporting Portugal distinguia-se na boa dos outros Sporting ...

A questão aqui é que se pensa que toda a gente lá fora conhece o nome todo do clube, o que é logicamente treta porque geralmente as pessoas só decoram o nome principal. Tu e eu sabemos que o Real Madrid é Real Madrid C.F., que o Bayern é FC Bayern ou que o Ajax é AFC Ajax, mas a maioria dos adeptos de futebol não. Quanto mais o que as siglas significam.

Compartilhar este post

Link para o post

O meu principal problema com isto é que o pessoal do #NotSportingLisbon nunca pensou nisto racionalmente nem de uma forma abrangente, nunca pensou "Hm, porque é que nos chamam Sporting Lisbon?", mas logo, "fdx nós não somos Sporting Lisbon, bora lá corrigir". Ainda por cima a maioria deles são hipócritas e não levam essa precisão nominal para outros clubes, porque são eles que chamam Guimarães, Setúbal, Glasgow e outras coisas parecidas depois a clubes que não têm as cidades no nome, olha que porra.

A lógica do Sporting Lisbon é a de "nome principal"+"cidade", há países que usam isso para quase todos os clubes, como a Alemanha e não sei se a Turquia, há outros que só usam em determinados casos em que o nome principal exista em várias cidades, daí o Benfica por ser só um (tirando algumas filiais irrelevantes no panorama mundial) não ser tratado por Benfica Lisbon, dado que a confusão é impossível, Sportings há em Lisboa, em Gijón, em Bastia, no Kansas, em Braga, em Lokeren, etc etc. é normal que se crie essa disparidade até porque nem somos o único Sporting do país para que se possa chamar só Sporting Portugal.

Se o pessoal do #NotSportingLisbon pensasse nisso cinco segundos (ou pensasse, de todo) chegaria a essa conclusão. Assim temos de andar a fazer figuras tristes.

Compreendo mas não acho que seja de todo uma figura triste.

É como te disse e volto a dizer, a mim não me faz confusão porque estou habituado mas entendo a quem faça.

E todos os Sportings que enumeraste (Bastia, Lokeren, Gijon, e Kansas) tem uma coisa em comum entre si, todos eles possuem realmente esse nome, ao contrário do Sporting Lisboa que não existe. A verdade é que o conceito Sporting Lisbon já está demasiado enraizado no estrangeiro, mas outra verdade é que o Sporting Portugal distingue-nos tão bem lá fora como o Sporting Lisbon.

Compartilhar este post

Link para o post

zz

pior que as nossas redes sociais só mesmo a juve leo que mais uma vez num jogo contra o slb fará uma camisola "anti-lampiões" lol.

Editado por ricky

Compartilhar este post

Link para o post

A povoa ainda fica um bocado fora dos meus conhecimentos futebolísticos. :mrgreen:

zz

pior que as nossas redes sociais só mesmo a juve leo que mais uma vez num jogo contra o slb fará uma camisola "anti-lampiões" lol.

Esses são os do costume, enfim.

Compartilhar este post

Link para o post

Sporting Portugal pode muito bem levar a pensar que é o Braga

Compartilhar este post

Link para o post

Não tenho problema algum que sejamos referidos como "Sporting Lisbon" entre adeptos de futebol no estrangeiro para nos distinguir dos outros Sporting's , mas nos sorteios da UEFA acho desnecessário. Simplesmente não é o nosso nome.

Compartilhar este post

Link para o post

zz

e se estiverem à frente do benfica no campeonato se se apanharem a vencer um jogo vão logo cantar o SLB (censurado)

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...