Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
depina

Bruno Carvalho é candidato a presidente do Benfica

Publicações recomendadas

No Benfica também há aquela história do pessoal com não sei quantos anos de sócio ter direito a dezenas de votos?

Sim, e junta a isso as casas do Benfica terem 25 ou 50 votos.

Compartilhar este post

Link para o post

Considerando que todos concordam que os socios sao fundamentais para a estrategia do Benfica e para manter o Benfica "nosso", acham que todos os socios deviam ter o msm numero de votos? Ou e' a qtd de votos por socio que n esta' bem dimensionada?

Compartilhar este post

Link para o post

:lol:

Que se candidate mais alguém por favor, não quero votar branco ou no LFV.

Enquanto as casas do Benfica tiverem 50 votos o Viera nunca sairá do poleiro.

Uma vergonha a "democracia" no meu clube.p*ta que *** as casas, é uma VERGONHA

1º Bold: É verdade.

2º Bold: wut, das melhores coisas que se implementaram foram as casas do Benfica (não sei se no Sporting e no Porto são iguais). Podem comprar bilhetes sem ter que ir ao Estádio, para mim já me safaram duas idas ao Jamor e a uns jogos fora. Para MUITOS já lhes proporcionaram idas ao Estádio da Luz que de outra maneira não conseguiram. Criticares os votos é uma coisa, criticares as casas é outra, não podes misturar os dois casos.

Editado por Almeno

Compartilhar este post

Link para o post

Considerando que todos concordam que os socios sao fundamentais para a estrategia do Benfica e para manter o Benfica "nosso", acham que todos os socios deviam ter o msm numero de votos? Ou e' a qtd de votos por socio que n esta' bem dimensionada?

Todos os socios deviam ter o mesmo número de votos. Só nos clubes é que isto de "tem mais anos, tem mais votos" acontece

Compartilhar este post

Link para o post

Eu compreendo a razão para haver um diferenciamento no número de votos tendo em conta o tempo de associado, é sensato e até justo, mas quando falamos em gente com 20 e 25 votos já só cheira a esquemas para as presidências perpetuarem-se no poder.

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo pouco que sei o pior nem é nas pessoas com elevado número de votos, mas sim nas casas do Benfica, que têm um número de votos absolutamente ridículos e muitas foram fundadas pelo LFV.

Compartilhar este post

Link para o post

epa, porque raio as casas do benfica têm direito a votar? lol

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não faço a mínima ideia do universo votante, mas se forem 200 casas são logo 10000 votos garantidos. :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Li algures que as casas contam teoricamente 5% do total de votos. A cena é que as casas votam em peso, quase não há abstinência porque se arranja sempre alguém para ir ao local de votação mais próximo meter os seus 50 votos, quase sempre no Vieira...

Compartilhar este post

Link para o post

Isto é muito simples: votam os sócios com mais de 18 anos. Ponto final. Depois dentro dos sócios não me incomoda que sócios com X anos tenham mais Y votos que os sócios mais recentes.

Mas vamos desconstruir um pouco a ideia e forma de funcionamento das casas do Benfica.

Dispõe o artigo 10.º dos Estatutos que os sócios do Benfica reparte-se pelas categorias de:

a) Sócios efectivos;

b) Sócios correspondentes, nacionais e internacionais;

c) Sócios auxiliares;

d) Sócios atletas.

Os sócios auxiliares são os sub-18.

O artigo 17.º determina que são direitos dos sócios, entre outros, "Participar nas assembleias gerais, apresentar propostas, intervir na discussão e votar". Relativamente ao direito de voto, estabelece o n.º 2 alínea b) do mesmo artigo que o direito de voto só aproveita aos sócios efectivos e correspondentes correspondentes com mais de um ano de filiação associativa".

Os artigos 51.º e 52.º definem o número de votos a que cada sócio tem direito e, ainda, o número de votos das filiais, casas e delegações. Notem que, salvo as casas forem sócios do Benfica, não se entende o pq de terem direito de voto. Contudo, os Estatutos acabam por atropelar tudo e oferecem 50 votos às casas e 20 às filiais e delegações.

Isto leva-nos ao Capítulo VIII - FILIAIS, CASAS DO BENFICA E DELEGAÇÕES (artigos 73.º e seguintes). Em Portugal existem 189 casas do Benfica. No centro da Europa são 12, 15 na América do Norte, 4 em África e 2 na Austrália e Ásia. Total: 222 casas. Cada uma tem 50 votos, 11.100 votos.

Curioso. Veja-se o artigo referente às casas e filiais, de onde resulta claro que é o Benfica que pode aceitar ou patrocinar a constituição de Filiais, Casas e Delegações.

Ou seja. Quem aprova e patrocina as casas é a Direcção. Quem canaliza verbas e aceita novas casas é a Direcção. Qual é mesmo a dúvida que os votos entram todos na Lista Vieirista?

Mas agora eu gostava de saber qual é o fundamento para se atribuir 50 votos às casas e 20 às filias? É que na minha óptica, vai contra o espírito dos estatutos.

Alguém tem ideia de quando é que data esta alteração nos estatutos? Tenho estado à procura de versões antigas do estatuto para perceber o que era dito em relação às casas, direitos e deveres.

Eu sei que nada disto é novidade, mas pode ser que ajude os mais novos a tomarem uma decisão na altura de votar. Percebam que o Vieira comprou 11.100 votos.

Já agora deixo esta nota curiosa. Relativamente aos deveres dos sócios (artigo 18.º) a alínea m) do n.º 1 diz que é dever do sócio "Indemnizar o Clube pelos danos e prejuízos a que deram causa.". :)

Compartilhar este post

Link para o post

Tas a fazer conclusoes com base em dois pressupostos que sao, no minimo, subjectivos:

1- que os 11.100 votos tem um peso significativo no resultado das eleicoes

2- que o forte investimento que se tem feito nas casas tem como principal motivacao influenciar as eleicoes

As eleicoes do Benfica devem ter prai um total de 200.000 votos o que faz com que essa estrategia para ganhar eleicoes fosse, no minimo, inconsequente. Portanto n me parece que a votacao das casas tenha tido peso nas eleicoes, principalmente pq ele ganhou com mais de 80%.

Depois tar-se a imaginar que ele se ia dar ao trabalho de influenciar/dominar 220 casas para votarem nele "so" para ganhar 5% dos votos, era preciso que as eleicoes fossem sempre mto renhidas e que essas 220 casas fossem criadas pelo "Grupo dos amigos e familiares do LFV". Se calhar ate' sao, mas duvido...

Enfim isto so para dizer que se querem acusar o homem de trafulhice, certamente que hao-de encontrar algo melhor do que isto.

Compartilhar este post

Link para o post

Já tinha saudades tuas vampirado. É sempre bom discutir vieirismo com um acérrimo vieirista.

11.100 votos, face aos resultados das últimas eleições, representam cerca de 1/6 dos votos que o Rui Rangel teve na altura (64.299) e perto de 3% dos votos obtidos pelo Vieira (385.988 votos). Contudo, ignoras o factor propagandista das casas do Benfica. Se, como eu, já assististe a algum jogo numa casa do Benfica rapidamente te apercebes que te encontras rodeado de vieiristas que te acusam de seres um judas se ousares argumentar o quer que seja contra o Nosso Grande Líder. Muito ao estilo ditatorial, os fieis soldados vieiristas apressam-se a escorraçar aqueles que contra o seu líder falam.

O forte investimento que se tem feito nas casas do Benfica tem 2 motivos: propaganda e dinheiro. Propaganda, pelos motivos supra enunciados. A direcção abre uma casa aqui e ali (tipo os políticos quando inauguravam tribunais e esquadras em todo o lado), o povo rejubila, o presidente da casa é um pau mandado que até arranja uns tickets à malta e deslocações baratas e assim se constrói uma fiel base de apoio. O dinheiro é por tudo quanto esse negócio gera.

Qual trabalho? O trabalho é mandar passar o cheque. Isto é como as juntas ou os municípios. Na política o poder, infelizmente, compra-se. Ou achas que no momento de decidir se o próximo tribunal vai ser em Moimenta ou em Santa Comba não vai pesar o outcome que isso poderá trazer a nível de votos nas próximas eleições? Ou achas que um Presidente de CM que endivide a CM até ao pescoço mas que tenha a população a viver bem não permanece no poleiro mais tempo? (depois tens excepções que vieram confirmar a regra). Mas desafio-te a olhar para o que foi o nosso país desde 74 e a perceber como é que tantos permaneceram no poder tanto tempo. Em municípios com poucos eleitores então é vê-los lol. Aqui o princípio é o mesmo.

O homem montou uma máquina capaz de alimentar uma base de fieis grande. Esses fieis, presidentes de casas e outros mamões, para continuarem no "inner circle" só precisam de manter o status quo. Eles até podem não gostar do Vieira, mas votar nele e trazer votos para ele traz-lhes negócio (as casas do Benfica dão muito dinheiro), "fama" (lá na terra são os maiores), uns contactos e umas idas à bola.

Mas para acusar de trafulhice ia buscar outras coisas.

Compartilhar este post

Link para o post

w0, vou lançar um debate num grupo a que pertenço baseado nos teus dois posts, sobre as casas do Benfica. Importas-te?

Subscrevo cada palavra.

Compartilhar este post

Link para o post

Hehe infelizmente parece que sou Vieirista pq dou por mim a defender o homem mais do que queria, mas eu vejo-me apenas um Benfiquista que da mto valor ao beneficio da duvida e n gosto quando os Benfiquistas se precipitam (na minha opiniao) a julgar alguem, mto menos quando esse alguem e' presidente do glorioso.

Nunca fui a nenhuma casa do Benfica ver jogos, mas acredito que as casas estejam cheias de Vieiristas. O que eu duvido e' que eles estejam a ser influenciados pelo apoio que o Benfica lhes da'.

Achas mesmo que gerir influencias e' so' passar cheques? Hehe andas a ver mtos filmes de gangsters dos anos 30. Passar cheques e' parte sim, mas gerir influencias/favores etc e' mto mais do que isso na minha opiniao e para ter resultados praticos exige mto "investimento" :twisted:

Eu ja' disse aqui varias vezes que trabalhei em empresas (de TI) que prestavam servicos as empresas do LFV. O que n faltavam era "amigos" e "influencias" tanto para favorecer a minha empresa como outras. Podia contar mtas historias interessantes, desde os pneus ate' a' imobiliaria, passando pela informatica, que demonstram bem como o homem nos negocios n da hipotese a' concorrencia e sei bem como ele se "mexe".

Parece que me estou a contradizer, mas o que quero dizer com isto e' que: sim o homem n e' nenhum santinho, sim ele tem a capacidade de gerar influencias e de saber como/quando "cobrar favores", o que eu n acredito e' que ele use as casas/eleicoes para esse fim, simplesmente pq o custo/beneficio n compensa a meu ver.

Agora concordo que ele tem um esquema bem montado de propaganda e um exemplo disso e' o processo do Moniz, pq ele bem sabia que ter o Moniz como "inimigo" se podia causar mtos danos.

Correndo novamente o risco de me contradizer, o que eu duvido e' que o objectivo dessa propoganda seja puramente egoista. Um bom lider sabe criar empatias, sabe fazer com que todos puxem para o mesmo lado, n para o bem dele, mas para o bem da causa que representa, e a propaganda e' um desses meios. Hoje em dia chama-se "estrategia de comunicacao" ;)

Nos, enquanto adeptos de bancada e' dificil perceber as intencoes do homem, portanto como eu n gosto de julgar as pessoas pelas intencoes, mas sobretudo pelas accoes, e como essas tem sido bastante positivas, custa-me a acreditar nessas "conspiracoes".

Para mim isso e' pura especulacao que nos n deviamos alimentar mas pronto, cada cabeca sua sentenca :)

ps - fdx isto de escrever sem acentos e' um atrofio, imagino ler!! desculpem mas tou num teclado ingles.

Compartilhar este post

Link para o post

Todo o teu post é um conjunto de contradições que vou tentar refutar de uma só vez.

Começo por esclarecer que, contrariamente ao que possas entender, ninguém o julga pelas intenções. Isso era lá atrás no passado. Ninguém o julga de forma precipitada. Julgamo-lo sim por quase 13 anos de Vieirismo.

O Vieira não é novo nestas andanças, não te esqueças que já foi em 2003 que o homem foi eleito. Contrariamente ao que tu tentas apregoar, toda a propaganda tem um objectivo egoista. O Vieira procura, como espertalhão que é, perpetuar o poder à frente da maior instituição do país.

Recuemos até 2003. Quem era Luis Filipe Vieira? Era um homem vagamente conhecido no mundo do futebol, que não era mais do que dirigente do Alverca, um clube de 5ª ou 6ª linha do futebol nacional, sem grande expressão. Tinhas os seus negócios, já era um homem com algum capital mas não era o tipo que priva com super agentes, primeiros ministros, presidentes de grandes clubes, presidentes de instituições financeiras.

Fastforward até 2015. Quem é Luís Filipe Vieira? Deixou de ser o labregão a quem ninguém queria estar associado e passou a ser o labregão que todos querem ter como amigo. É o homem que tem acesso privilegiado à banca. Janta com as figuras mais influentes da nossa sociedade civil e já teve ou tem negócios com quase todas elas. É um homem que se tornou no salvador do Benfica, naquele que operou o verdadeiro milagre financeiro, o que devolveu o Benfica aos Benfiquistas. Isto tudo entre muitas aspas, claro. Hoje em dia movimenta milhões. Seja no Benfica, seja através dos negócios que fez por ter estado 13 anos à frente da instituição com mais potencial do país.

Mas há que dar mérito a quem o tem. O Vieira foi astuto. Foi inteligente e esperto. Pegou num clube moribundo e, qual messias, salvou-o. Fê-lo de forma, arrisco-me a dizer, brilhante. Pegou naquilo que é mais valioso no Benfica: o capital humano. Os sócios, os Benfiquistas como eu e como tudo. Mas não é aqui que ele é brilhante.

Ele é brilhante quando o faz e quando consegue enganar 83% desses benfiquistas. Quando veste a pele de cordeiro, de salvador, de messias. Quando, perante todos, parece desinteressado, parece que não tem interesses puramente egoistas. Mas desenganem-se todos. Ele pegou no Benfica, serviu-se dele, chegou onde chegou graças ao Benfica. No dia em que sair espero, para bem do Benfica, que o resultado não seja tao grave quanto imagino. Arrisco-me a dizer que só passados 2, 3 ou 4 anos depois do Vieira sair é que vamos perceber o que ele fez ao Benfica. E acredito que nunca vamos saber tudo.

Mas isto é um exercício que qualquer um pode fazer. Olhem para o Vieira pré e pós-Benfica. Eu não digo que ele quando vende um jogador por 10, cobra 3. Ele é muito mais inteligente que isso. Ele serviu-se do facto de ser presidente da maior instituição do país para, a título pessoal, chegar mais longe.

Portanto eu não julgo intenções. Eu julgo aquilo que os olhos destapados conseguem ver: um homem que vestiu a capa de salvador, mas que não fez mais do que usar-se do clube para chegar onde chegou. Resta-nos esperar pelo epílogo quando sair. Para já, a história torna-se assustadora.

Editado por w0

Compartilhar este post

Link para o post

w0,

Não sou Vieirista, gostava mesmo que aparecesse um candidato credível nas próximas eleições, mas o teu post é uma mão cheia de nada.

O homem ficou mais rico em 12 anos. Isso é crime? Que eu saiba, não. Beneficiou de ser Presidente do Benfica? Claro que sim. Como o Pinto da Costa beneficia por ser Presidente do Porto e o Bruno de Carvalho beneficia por ser Presidente do Sporting. Mas isso é óbvio e inevitável, qualquer que seja ele o Presidente.

Eu também desconfio dos negócios do Vieira. Pá, são aquelas vendas manhosas, tipo Garay, aquelas aquisições que já sabemos que não vão jogar, tipo Marçal, entre outras situações. Tenho a forte convicção de que algo se passa mas não me atrevo a dizer que tenho a certeza absoluta. Ao ler os teus post's, fico com a sensação de que estás muito bem informado sobre o assunto porque "não digo que ele vende por 10 e cobre 3, ele é demasiado esperto para isso".

Então, ele faz o quê? Como é que ele beneficiou, por exemplo, do negócio do Garay? Caso contrário, apenas podemos fazer julgamentos com base em especulações. Saber escrever não significa que se possua mais conhecimento do que os outros.

Compartilhar este post

Link para o post

Seja no Benfica, seja através dos negócios que fez por ter estado 13 anos à frente da instituição com mais potencial do país.

Benfica no psi 20

Estás coberto de razão no entanto, em tudo o que dizes.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...