Pickle Rick Publicado 6 Setembro 2015 Enquanto continuarmos a rejeitar ajuda a milhares de pessoas nunca iremos evoluir numa componente social. Sou completamente a favor que todos venham e que sejam bem recebidos, sei bem o que custa a uma família ter de fugir de uma zona de conflito e de guerras para procurar um sítio onde possa viver melhor. E sei bem o quão agradecidas as pessoas ficam por existir alguém, algures nesse mundo capaz de receber e acolher quem mais precisa numa situação tão difícil como esta. Antes de sírios, europeus ou o crl mais velho, somos humanos e devemos assegurar-nos que podemos fazer o melhor pelo nossos pares. E faz-me imensa confusão como 2015, em pleno século XXI ainda se lêem disparates sobre D. Afonso Henriques ter corrido mouros e agora eles estão a voltar para nos destruir, ou o facto de querem fechar as portas de um país a pessoas necessitadas que apenas procuram melhores condições de vida por causa de um guerra onde nós mesmo desempenhamos um papel causador. Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 6 Setembro 2015 Já estão no RSI? Muito bom. :lol: Mas ainda melhor é tentarem justificar-se com o ISIS e sei lá mais que fantasias terroristas. É nestas coisas que se vê onde é que está a matriz cristã da Europa. Compartilhar este post Link para o post
DiogoVenancio24 Publicado 6 Setembro 2015 Nenhum, continua por favor. Todo o teu comentário é genial, só ressalvei a parte dos RSIs porque ainda ninguém se tinha lembrado de jogar essa cartada neste assunto - e adoro ler ignorantes a falar sobre a questão dos RSIs lambões e preguiçosos de café. É um hobby meu... Já agora, porque será que os refugiados não vão para os países árabes? Afinal aquilo é tudo monhés, tudo a mesma coisa. Será que é porque eles estão a fugir dos locais por onde proliferam as ideologias das quais eles estão, justamente, a fugir? Primeiro: acho que ninguém te chamou nomes, logo não acho que deves chamar ignorante a ninguém. Segundo: sim muitos que recebem subsidios acomodam-se e não aceitam as ofertas de emprego que os centros de emprego lhes arranja porque simplesmente preferem receber X sem fazer grande coisa do que terem o trabalho de ir para um emprego e receber pouco mais. Terceiro: não teriam uma adaptação facilitada num país que tenha recursos e que tenha uma sociedade idêntica à qual viviam? Ou será que és tu que estás a generalizar que todos os países árabes são como o EI, e que "o muçulmano é um gajo que só está bem a rebentar"? Devias respirar antes de escrever, não precisas de falar assim. Porque se não fosse para dar opinião, não seria um debate. Eu não acho que não devamos acolher os migrantes, porque para além de agora ser um problema europeu, é uma responsabilidade moral fazer algo por eles e tentar dar-lhes as condições necessárias para terem uma vida digna. Mas podiamos usar essa vontade de ajudar pessoas com os que estão por cá Compartilhar este post Link para o post
JackBauerPT Publicado 6 Setembro 2015 (editado) Sou contra. Porque acho que temos um exemplo bem visível na Europa como França em que o seu crescimento económico nos últimos anos foi a quase nulo, e pela fase que estamos a passar de momento, penso que seria a melhor hora pois vai trazer ainda mais estabilidade económica. Não pensem que sou egocêntrico pois não o sou simplesmente temos de ver os factos. Um dos factos é que a Alemanha desde há 20/30 anos beneficia e de que maneira dos emigrantes. Se calhar temos de olhar para o que se faz lá e não para a França. Editado 6 Setembro 2015 por JackBauerPT Compartilhar este post Link para o post
antifa Publicado 6 Setembro 2015 (editado) Mas ainda melhor é tentarem justificar-se com o ISIS e sei lá mais que fantasias terroristas. é tão bom btw, não estou a compreender o argumento da França, alguém me elucida? Ou querem dar a entender que as pessoas de origem árabe que lá existem que se calhar já os avós nasceram na França, ou em territórios então considerados parte do estado Francês, são de alguma forma imigrantes? É isso? Editado 6 Setembro 2015 por antifa Compartilhar este post Link para o post
Red Prince Publicado 6 Setembro 2015 Primeiro: acho que ninguém te chamou nomes, logo não acho que deves chamar ignorante a ninguém. Segundo: sim muitos que recebem subsidios acomodam-se e não aceitam as ofertas de emprego que os centros de emprego lhes arranja porque simplesmente preferem receber X sem fazer grande coisa do que terem o trabalho de ir para um emprego e receber pouco mais. Terceiro: não teriam uma adaptação facilitada num país que tenha recursos e que tenha uma sociedade idêntica à qual viviam? Ou será que és tu que estás a generalizar que todos os países árabes são como o EI, e que "o muçulmano é um gajo que só está bem a rebentar"? Devias respirar antes de escrever, não precisas de falar assim. Porque se não fosse para dar opinião, não seria um debate. Eu não acho que não devamos acolher os migrantes, porque para além de agora ser um problema europeu, é uma responsabilidade moral fazer algo por eles e tentar dar-lhes as condições necessárias para terem uma vida digna. Mas podiamos usar essa vontade de ajudar pessoas com os que estão por cá ig.no.ran.te, comum aos dois gêneros diz-se de pessoa de pouca cultura diz-se de quem critica algo sem conhecer diz-se daquele que desconhece o assunto Não te conheço portanto não sei se se te aplica a primeira, mas as duas últimas, meu, tás lá! Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 6 Setembro 2015 é tão bom btw, não estou a compreender o argumento da França, alguém me elucida? Ou querem dar a entender que as pessoas de origem árabe que lá existem que se calhar já os avós nasceram na França, ou em territórios então considerados parte do estado Francês, são de alguma forma imigrantes? É isso? Deve ser. Teríamos o mesmo problema se aqueles a quem chamam retornados fossem negros. Esses, hoje, podem ser Portugueses porque bem, não se nota a diferença... Compartilhar este post Link para o post
Kygo Publicado 6 Setembro 2015 http://www.express.co.uk/news/world/555434/Islamic-State-ISIS-Smuggler-THOUSANDS-Extremists-into-Europe-Refugees Lindo -.- Compartilhar este post Link para o post
Gustavo_Kei Publicado 6 Setembro 2015 se tivéssemos um papa a sério, ele já tinha criado uma cruzada Compartilhar este post Link para o post
Koper Publicado 6 Setembro 2015 (editado) http://www.express.co.uk/news/world/555434/Islamic-State-ISIS-Smuggler-THOUSANDS-Extremists-into-Europe-Refugees Lindo -.- Mal era se não dissessem algo do género, mesmo que não o tenham feito. Já se sabe que os objectivos deles é amedrontar os povos. Editado 6 Setembro 2015 por Koper Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 6 Setembro 2015 desta vez até concordo com o que diz o cromo do durão, o problema não é a europa, são os governos dos países. e enquanto uns quiserem e outros não... Não digo que não mas isso terá sempre que se resolver no âmbito europeu. E norte-americano também, já agora. Compartilhar este post Link para o post
Koper Publicado 6 Setembro 2015 btw, para quem fala dos sem-abrigo: Compartilhar este post Link para o post
Arnold Publicado 6 Setembro 2015 Verdade, até fico triste a ler esses comentários, choca-me haver ainda tanto racismo e ignorância na nossa sociedade. Estás em Portugal, basta ver a qualidade dos comentários do Facebook de muita gente para veres a que nível está praí 50% (estimativa, falo sem saber exatamente quanta gente é assim) da nossa sociedade. E a mim parece-me que caso haja algum incidente com algum muçulmano essas pessoas ainda pegam em paus e pedras. Se não me engano btw nos temos cá 500.000 muçulmanos a viver sem criarem qualquer problema! mas está tudo com o cu apertado por causa de 3000 pessoas vindas da siria que nem todas são muçulmanas Gente ignorante e pobre de mente é assim e disso em Portugal não falta. Espero ser que o país caminhe para melhor. Compartilhar este post Link para o post
Teddy Westside Publicado 7 Setembro 2015 E se não fossem Sirios? fossem...mexicanos, tinhas medo que abrissem demasiados restaurantes mexicanos? e quenianos, tinhas medo que mais nenhum branco ganhasse uma prova de atlestismo em Portugal? Agora a sério. Estas pessoas (refugiados) não têm qualquer culpa de terem nascido em zonas de conflito e nós tivemos a a sorte de ter nascido num pais democrata estavel e com estado social. Seguramente que tu acreditas que todos devem ter acesso a cuidados de saude e ao ensino, certo? Mas são todos os portugueses... porque é que um iemenita ou um paquistanês não devem ter esses mesmos direitos. Pela tua logica de eu estou bem que se lixem os outros, os ricos deviam estar-se a borrifar para os pobres, como há uns seculos atrás. O teu pai era carpinteiro e vivia na Baixa da Banheira tendo morrendo porque não tinha dinheiro para o médico? Tu seguirias pelo mesmo caminho por mais inteligente que fosses, porque os priveligiados (ricos) quereriam que tu continuasses a viver da mesma maneira que os teus antepassados porque os lugares para os "inteligentes" deveriam ser dos filhos deles. Alargar um pouco as vistas e não olhar apenas para a tua situação mas sim para como a sociedade europeia evoluiu, muitas vezes a conta de nações que hoje viramos a cara a. De resto a onda de apoio esta a tomar porporções ridiculas, nisso tens razão e o que necessitamos é de verdadeiros planos estruturais para acolher essas pessoas e não meia duzia de garafas de agua e uns caramelos para os miudos Ponto numero 1: Nunca critiquei o facto de serem Sírios. É-me indiferente. Mas não podemos descurar a origem dos refugiados e o que os mesmos podem causar. Não sou racista, mas uma forma inteligente de os integrar devidamente é perceber que são pessoas que estão habituadas a uma realidade absolutamente oposta da nossa em tudo. O facto de ter a preocupação de estarem a circular elementos de grupos terroristas pela Europa não está diretamente ligada aos Sírios, aos refugiados no verdadeiro sentido da palavra. Está relacionado com isto: http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/05/150517_ei_europa_pu . Alem disso, foi capturado há uns dias um dos integrantes do mesmo grupo a tentar chegar à Europa. A questão é: Quantos já chegaram cá? Quantos estão a fazer o mesmo caminho? Quanto ao resto, é fácil agora ser politicamente correcto e dizer que eles merecem uma vida melhor. Concordo! Mas e se antes de olharmos por eles, olhássemos para os nossos? Onde está a paciência e o respeito pela cultura alheia quando se deseja o genocídio do povo cigano? A minha lógica é tão somente esta: - Temos condições para receber milhares de Sírios? Não. - Temos gente Portuguesa que precisa da mesma ajuda e vão passando completamente ao lado daqueles que hoje querem ajudar os Sírios? Sim. Se há alojamento para uns, tem de haver para todos. And so on... Ia ser o efeito bola de neve até atingir outras proporções. A médio prazo não ia ser bonito. E reitero, a unica coisa que iamos (Europa) fazer era alastrar a guerra para cá. Há paises com poder suficiente para cortar o mal pela raiz. Mas provavelmente isso não interessa. O negócio das armas é um negócio muito importante... Compartilhar este post Link para o post
Pan Publicado 7 Setembro 2015 (editado) Vocês sabem que os membros dos grupos terroristas não precisam de ir camuflados num grupo de refugiados para chegar a uma país da Europa, pois não? Basta-lhe ter dinheiro. Muitos estão cá a estudar e entram e saem como bem lhes apetece. Bom mito esse de haver infiltrados. Editado 7 Setembro 2015 por Pan Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 7 Setembro 2015 (editado) Sou a favor, mas acho que se está a resolver a questão da forma errada. Esta devia ser resolvida à partida, não à chegada. E também concordo com o argumento de que, se damos casas aos sírios, também devíamos dar aos portugueses sem-abrigo que por aí abundam. Editado 7 Setembro 2015 por Ghelthon Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 7 Setembro 2015 Lindo. Até aqui conseguem meter ao barulho os RSIs :) Os RSI, o terrorismo, o ISIS, as diferenças culturais, a religião, o virem ocupar o emprego dos que cá estão, o virem roubar a ajuda destinada aos nossos pobres e sem-abrigos, como se a caridade também fosse um bem nacional destinada apenas aos pobres portugueses. Tenho lido de tudo um pouco por todo o lado, este tema teve o condão de trazer à tona todo o rol de preconceitos e ignorância que borbulha em muita cabecinha por esse país fora. Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 7 Setembro 2015 Vocês sabem que os membros dos grupos terroristas não precisam de ir camuflados num grupo de refugiados para chegar a uma país da Europa, pois não? Basta-lhe ter dinheiro. Muitos estão cá a estudar e entram e saem como bem lhes apetece. Bom mito esse de haver infiltrados. Houve pelo menos 15 portugueses a alistarem-se no ISIS, quem é que os impediu de pegarem numa arma e de se porem aos tiros numa estação de metro? Claro que os malandros que querem vir para Portugal estão há não sei quantos anos à espera desta oportunidade de ouro para se virem cá estabelecer. :rolleyes: Gosto sempre de ver a nossa altivez de colonizar pé-rapado a fazer contas de merceeiro para chegar à conclusão que não podemos abrigar fugitivos de guerra. Enfim, nem tudo é mau, pela primeira vez na vida os sem-abrigo foram a principal preocupação de uma parte tão grande da nossa população. Parece que já estou a imaginar na consoada as tendas dos jantares sociais vazias e os voluntários desalentados com a concha da sopa na mão enquanto os ex-sem-abrigo enchem a barriga de bacalhau graúdo na casa dos beneméritos da internet que lhes deram tecto. Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 7 Setembro 2015 (editado) A grande parte dos sem abrigo não têm condições para se sustentar e manter uma habitação. Não têm capacidades. Essas pessoas são acompanhadas pelas instituições e quando existem essas condições, quando alguém está a viver na rua e tem capacidade para reorganizar a sua vida é lhes dado isso. As câmaras distribuem fogos às pessoas e famílias necessitadas, são acompanhadas por instituições de solidariedade social, etc. Não arrancam é as pessoas da rua e metem-as numa casa só porque é mais cívico. Tenho uma pessoa muito próxima que faz voluntariado à noite a distribuir comida aos sem abrigo e ela diz uma coisa que é difícil de compreender. Muitos sem abrigo não querem ter casa. Porque se sentem incapazes de manter uma vida normal para se sustentarem. Razões psicológicas, sociais, não sei. Estes Sírios que nós vamos acolher a médio prazo vão estar integrados na sociedade a trabalhar e a pagar a casa que lhes for atribuída. Ninguém vai dar uma casa a ninguém com tudo pago para o resto da vida! E parem de dizer que não ajudamos os nossos! Com esse argumento estão a retirar o mérito das centenas de instituições que trabalham nisso diariamente. Ás IPSS, às instituições de apoio aos sem abrigo, aos jovens, famílias e idosos carenciados que existem e trabalham muito bem. Editado 7 Setembro 2015 por Mayday Compartilhar este post Link para o post
Koper Publicado 7 Setembro 2015 f*dasse, mas que é que os sem-abrigos têm a ver com refugiados? Estamos a falar de malta que foge de uma situação de guerra, que passa dias e dias a arriscar-se para lutar pela vida e alguns direitos mínimos. Onde é que ajudar refugiados impede que se ajude os sem-abrigos? Vocês não têm é noção do apoio que existe para os sem-abrigos. Isto não é para ser sobranceiro, mas eu faço voluntariado na Vida e Paz e ando todas as semanas a distribuir comida aos sem-abrigo, falar com eles e ainda há dias falamos disso com eles e perguntei o que eles achavam disso. Nem 5 dos homens que falei disto, que alguns dias dormem na rua e outros em acolhimentos temporários, são contra alojar refugiados e mostram mais humanidade que muita gente que por aí anda. De uma vez por todas que se perceba que ajudar uma pessoa não impede que se deixe de ajudar outra. Se há coisa que somos conhecidos é pela capacidade de entre-ajuda, e enquanto muitos têm medo que lhes venham roubar o trabalho, que lhes metam uma bomba pelo cu acima ou que acham que não há capacidade para ajudar quem vem, as mesmas pessoas que ajudam quem mais precisa neste país são as mesmas que vão ajudar os eventuais refugiados que aí venham. Por isso deixem-se de m*rda de achar que não há ajuda para todos e, se acham que não há, pensem em ajudar alguém. Compartilhar este post Link para o post
Red Prince Publicado 7 Setembro 2015 Tanta confusão de conceitos. Os migrantes não são todos árabes. Os curdos, não são árabes... Um árabe não é, necessariamente, muçulmano. Um muçulmano não é, necessariamente, radical. As maiores perseguições movidas pelo ISIS foram contra cristãos árabes e contra curdos, e também contra muçulmanos que rejeitaram radicalizar-se. A esmagadora maioria dos supracitados são os constituintes dos grupos que tentam chegar à Europa. Se haverá islamitas radicais "infiltrados"? É possível. Mas a desproporção surreal que esta possibilidade está a causar, o medo desproporcionado, é absurdo. Os radicais islâmicos terroristas, já chegaram à Europa e aos EUA no passado e continuam e continuarão a chegar sem se "infiltrarem" nesta vaga migratória de refugiados, ou noutra qualquer. Compartilhar este post Link para o post
Teddy Westside Publicado 7 Setembro 2015 Até posso estar a ser ignorante em relação a esta questão. Não sei. Há que ter mente aberta para escutar e aprender. O facto de não conhecer de certa forma a realidade em toda a sua plenitude, não dá o direito de ridicularizar a opinião contrária. O tópico foi aberto para dar uma opinião pessoal. A minha está dada, mas não é irrevogável. Que existem muitos sem-abrigo em Portugal é facto. Se grande parte deles recebe apoio? Não sei. A minha família ajuda 2 como pode aqui da minha terra, e o que pelo menos um nos disse, foi que lhe foi recusado pela câmara municipal um apartamento num bairro social e que andava completamente à deriva. Este é um dos pontos que me faz ser contra. Eu duvido seriamente que seja oferecido apoio ao ponto de lhes concederem alojamento + subsídios. Se isto que eu tiver a dizer for um disparate, faço obviamente mea culpa. Quanto ao terrorismo: Penso que não é comparável uma situação antes e após pertencerem a uma seita terrorista. Alem de que julgo que maioria dos membros estão devidamente identificados para que sejam intercetados antes de tentarem sair da zona de conforto deles. Novamente, se estiver errado, que me corrijam. Quanto à cultura deles, é diferente da nossa. Se vierem, que façam a vida deles, com os costumes deles, e ideias deles, desde que não incomodem quem os acolheu. Estou perfeitamente à vontade com isso. O ponto é: existe um povo com costumes muito próprios que são extremamente criticados em Portugal. E por uns, pagam outros. Conheço ciganos 5*. Mas ouço muita gente dizer que o povo cigano era ir todo à vida. A ideia que tenho é que daqui a uns x anos irá acontecer o mesmo com os Sírios, à medida que se vão expandindo. Quanto a empregos, religiões e afins, é o que menos me preocupa. Como já disse, posso estar a dizer um disparate. É a minha opinião, e se alguem mais conceituado me fizer ver que estou errado nestes pontos, faço mea culpa. Ridicularizar é só absurdo e desrespeitoso. E não demonstra grande espírito de solidariedade para quem quer abraçar 5 mil sírios. Mas atenção, torço mesmo que as pessoas inocentes que se viram no meio de uma guerra encontrem a paz que todos merecem. Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 7 Setembro 2015 (editado) Até posso estar a ser ignorante em relação a esta questão. Não sei. Há que ter mente aberta para escutar e aprender. O facto de não conhecer de certa forma a realidade em toda a sua plenitude, não dá o direito de ridicularizar a opinião contrária. O tópico foi aberto para dar uma opinião pessoal. A minha está dada, mas não é irrevogável. Que existem muitos sem-abrigo em Portugal é facto. Se grande parte deles recebe apoio? Não sei. A minha família ajuda 2 como pode aqui da minha terra, e o que pelo menos um nos disse, foi que lhe foi recusado pela câmara municipal um apartamento num bairro social e que andava completamente à deriva. Este é um dos pontos que me faz ser contra. Eu duvido seriamente que seja oferecido apoio ao ponto de lhes concederem alojamento + subsídios. Se isto que eu tiver a dizer for um disparate, faço obviamente mea culpa. Quanto ao terrorismo: Penso que não é comparável uma situação antes e após pertencerem a uma seita terrorista. Alem de que julgo que maioria dos membros estão devidamente identificados para que sejam intercetados antes de tentarem sair da zona de conforto deles. Novamente, se estiver errado, que me corrijam. Quanto à cultura deles, é diferente da nossa. Se vierem, que façam a vida deles, com os costumes deles, e ideias deles, desde que não incomodem quem os acolheu. Estou perfeitamente à vontade com isso. O ponto é: existe um povo com costumes muito próprios que são extremamente criticados em Portugal. E por uns, pagam outros. Conheço ciganos 5*. Mas ouço muita gente dizer que o povo cigano era ir todo à vida. A ideia que tenho é que daqui a uns x anos irá acontecer o mesmo com os Sírios, à medida que se vão expandindo. Quanto a empregos, religiões e afins, é o que menos me preocupa. Como já disse, posso estar a dizer um disparate. É a minha opinião, e se alguem mais conceituado me fizer ver que estou errado nestes pontos, faço mea culpa. Ridicularizar é só absurdo e desrespeitoso. E não demonstra grande espírito de solidariedade para quem quer abraçar 5 mil sírios. Mas atenção, torço mesmo que as pessoas inocentes que se viram no meio de uma guerra encontrem a paz que todos merecem. Tu formaste essa opinião apartir de um único caso. E outras centenas contrariam a tua opinião. Eu não sei quem é esse senhor nem porque é que não lhe deram uma casa. Mas também acontece. Se calhar para dar casa a outro sem abrigo ficou esse sem casa. Como muitos daqueles refugiados não conseguirão o que procuram, muitos sem abrigos também não o conseguem. A maior parte das instituições depende de donativos o que torna o trabalho deles muito difícil. Impossibilita que se resolva os casos em 100%. As câmaras municipais têm cada vez menos funcionários e dinheiro e cada vez mais trabalho e pedidos de ajuda. Agora, tu perguntarás porque é que em vez de nos preocuparmos com os refugiados não nos preocupamos em arranjar o que funciona mal no nosso país? Primeiro porque uma coisa não tem que subtrair a outra e depois porque isto não é um problema individual. É uma problema europeu. E esta ideia de europa não pode nunca permitir que isto aconteça. E nós somos parte dessa europa e também não podemos deixar que isto aconteça. Editado 7 Setembro 2015 por Mayday Compartilhar este post Link para o post
Red Prince Publicado 7 Setembro 2015 Tenho duas amigas muito próximas que trabalham com refugiados políticos aqui em Coimbra, nomeadamente paquistaneses e marroquinos e integram-se plenamente nas actividades propostas. E são muçulmanos. Como estes há algumas centenas ou milhares no país, obviamente. Infelizmente até Novembro não tenho disponibilidade para isso, mas depois conto participar activamente. Surpresa das surpresas: a instituição apoia, também, indivíduos que vivem na rua! Compartilhar este post Link para o post
Roadrunner Publicado 7 Setembro 2015 Diz muito do estado das democracias ocidentais quando se promove a percepção de uma situação de emergência humanitária como um problema de imigração. O debate está inquinado à partida numa questão que nem sequer devia estar sujeita a debate. Aliás, esta e a questão da Grécia, embora do ponto de vista de conteúdo nada tenham em comum, acabam por ser sintomas de um problema muito mais profundo que existe particularmente na Europa, mas muito por todo o Ocidente. Problema, esse, que se encontra muito mais visível na Europa de Leste (vide Rússia, Hungria, Eslováquia e não só, regimes com os quais o Ocidente não estava habituado a conviver) e a naturalidade com que se encara um pouco por todo o lado o que por lá se vai passando. A politização de um discurso da moralidade que surge muito hoje em dia em casos de simples solidariedade entre povos segue sempre uma lógica eleitoralista de curto prazo. Não queremos cá pretos! Não apoiamos preguiçosos! Para além disso é que a Europa já não tem ideias. E já não as tem há décadas. Compartilhar este post Link para o post