.oz. Publicado 8 Setembro 2015 Lamento o que digitalmente leio em caixas de comentários e em grupos do Facebook, entre outros tantos espalhados no espaço virtual. Lamento ver ligações de sites a tornarem-se virais com informação falsa e manipulada, sob a alçada de um "Força Portugal" e de um patriotismo bacoco e infundado. Lamento que com tanto conhecimento, tanto estudo, tanta formação, tanta informação, tanto dinheiro gasto com educação, tanto tudo em prol do tanto tudo do crescimento intelectual não tenhamos aprendido o mínimo e suficiente para que sejamos capazes de filtrar informação credível, de pesquisar, de questionar, de não dar tudo por adquirido e fidedigno. Lamento mesmo e tenho até vergonha. Questiono-me quantas destas pessoas tiveram a oportunidade de viver, conviver e criar laços de amizade com muçulmanos ou pessoas de outras religiões e/ou etnias, mas lamento aqueles que nunca tiveram a oportunidade de o fazer. Lamento que amigos da Líbia, muçulmanos, com quem passei horas no café, a rir, a ler poesia, a constatarmos que o belo é igual para todos e que, no final de contas, o nosso Deus é o mesmo, que a água que bebemos é a mesma e que a terra que dá a fruta também. Lamento que os autores dos comentários que me envergonham nunca tenham tido a oportunidade de gargalhar com um muçulmano, que fugiu da Líbia para outro país por causa de revolução, que de revolução só tem a cópia de guerra em papel químico. Lamento nunca terem tido amizades que prevalecem durante anos com pessoas totalmente opostas e de conversas que se sobrepõem às banais que temos diariamente, com os amigos do costume, no café do costume. Lamento que estas pessoas nunca tenham tido uma conversa que lhes mostra que o diferente mundo do Outro é na verdade o mesmo. Lamento esta onda que agora acontece nas redes sociais, mas lamento mais ainda sair à rua e não ver nenhum refugiado a quem possa devolver um sorriso que uma kalashnikov roubou. Lamento, sim, porque me faria bem mais feliz do que a razão que me leva a escrever publicamente estas palavras e a lamentar as cruzes de Cristo e as páginas de "Não aos refugiados em Portugal". Agradeço a sorte destes portugueses, que agora manifestam em crescendo opiniões xenófobas, pouco ou nada educadas, pouco ou nada Humanas, de nunca terem ouvido um disparo de uma arma, de nunca terem visto um carro a arder, de nunca terem visto pedras, paus e tudo o mais que pode ser projéctil, a cruzar ruas. Agradeço a sorte que de nunca terem sido alertados para não saírem de casa por correrem risco de vida ou de não poderem transitar a rua que sempre transitaram. Agradeço o facto de terem luz, água, gás, terrenos férteis livres de minas. Agradeço o facto de o pouco que vi ter sido muito para saber que há mais, bem pior, bem real e não o desejar. Na imagem seguinte consta a Shahadah (Chacado, em português). Para uns é apenas o árabe que a ISIS enverga nas bandeiras, para outros é algo totalmente puro e é o primeiro dos cinco pilares fundamentais do Islão. Significa «Não há outro deus para além de Deus (Allah) e Maomé (Muhammed) é o seu mensageiro». Em horas tardias, na mesa de café ou junto do Mediterrâneo, nas longas gargalhadas e conversas sérias compostas por horas infindáveis com Khairy (amigo da Líbia que foi forçado a abandonar o seu país para prosseguir os estudos que a revolução abalou), sempre que constatávamos que o nosso Deus era o mesmo, que a água que bebemos era a mesma e que a terra que dava a fruta também, constatávamos de igual forma que a ignorância, o ódio e a desumanidade era a mesma, independentemente da parte do Mundo onde fosse praticada, independentemente da língua, da religião ou da etnia. Quando Khairy terminar os estudos, visitará Portugal. O país de que lhe falei não é o país que agora leio em caixas de comentários e grupos do Facebook. Sei que ambos lamentaremos que os nossos países não sejam aquilo que desejaríamos que fossem, mas não será por isso que deixaremos de ser (bons) amigos, de termos o mesmo Deus, de bebermos da mesma água e de comermos da mesma fruta. :) Compartilhar este post Link para o post
.oz. Publicado 8 Setembro 2015 (editado) Apenas fiz o quote de uma bela mensagem, e sim é do Ilidio. :mrgreen: Editado 8 Setembro 2015 por Osbourne Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 8 Setembro 2015 Sugiro que leias o livro do Levítico... basta um. E verás que há muita coisa também por lá que é sem dúvida tão condenável. Não é por aí. O Corão é um livro que também espalha uma mensagem positiva semelhante à da Bíblia, e que tem coisas que levam a diferentes interpretações igualmente. O livro de Levítico, apesar de estar na bíblia, pouco diz aos cristãos pq grande parte das coisas que estão lá foram abolidas com a vinda de Jesus. Agora se falares no judaísmo aí a conversa já é outra pois mais de metade do livro é acerca de procedimentos sacerdotais que ainda hoje são usados nessa religião. Compartilhar este post Link para o post
Lip McBoatface Publicado 8 Setembro 2015 Verdade, no entanto as pessoas que andam a falar do Corão como se fosse a caixa de Pandora nem sequer sabem isso, só lhes interessa estar lá ou não. Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 8 Setembro 2015 é o que dá chegar lá e tirar uns versículos, não sei se no Corão também se chama assim, do contexto. É preciso ver o contexto do texto e contexto histórico de quando foi escrito. Por exemplo há um livro que é o de Macabeus onde, por uma razão de defesa, é abolido o Sabbath, não vou chegar lá pegar no versículo que diz isso e dizer que não há sábado para ninguém e afins. Muitas vezes fazem isso para passar que uma religião incita o ódio ou outras coisas com que não concordam. O VT foi quase todo escrito em tempo de guerra, conquista territorial, afirmação de um povo e religião e também em exílio. O NT foi escrito quando os romanos estavam naquela zona Compartilhar este post Link para o post
Inkie Publicado 8 Setembro 2015 É possível colocar uma votação no tópico? Por acaso estou curioso sobre a percentagem a favor e contra. Compartilhar este post Link para o post
Longineu Publicado 8 Setembro 2015 acabaram de partilhar isto no meu feed: automatic unfriend, f*da-se. Compartilhar este post Link para o post
Lip McBoatface Publicado 8 Setembro 2015 é o que dá chegar lá e tirar uns versículos, não sei se no Corão também se chama assim, do contexto. É preciso ver o contexto do texto e contexto histórico de quando foi escrito. Por exemplo há um livro que é o de Macabeus onde, por uma razão de defesa, é abolido o Sabbath, não vou chegar lá pegar no versículo que diz isso e dizer que não há sábado para ninguém e afins. Muitas vezes fazem isso para passar que uma religião incita o ódio ou outras coisas com que não concordam. Exactamente isso. Compartilhar este post Link para o post
Pan Publicado 8 Setembro 2015 Verdade, no entanto as pessoas que andam a falar do Corão como se fosse a caixa de Pandora nem sequer sabem isso, só lhes interessa estar lá ou não. Exatamente. Qualquer dia citam o Corão da seguinte forma: numa frase diz "morte". Estão ver???!!!!!111!! Compartilhar este post Link para o post
Cannonball Publicado 8 Setembro 2015 (editado) acabaram de partilhar isto no meu feed: automatic unfriend, f*da-se. É Victor ou Vânia, esse Sousa? Editado 8 Setembro 2015 por Reiver Compartilhar este post Link para o post
antifa Publicado 8 Setembro 2015 #RefugeesWelcome Descontruir a propaganda miserabilista e mesquinha contra os #refugiados As histórias que nos chegam das pessoas que fogem da guerra na Síria são trágicas, cheias de horrores e mortes. Mas não contam tudo e criou-se um espaço para espalhar boatos, mentiras e medos injustificados. REFUGIADOS RECUSARAM AJUDA DA CRUZ VERMELHA POR MOTIVOS RELIGOSOS | O próprio autor das filmagens já veio opor-se à interpretação feita por guerreiros do teclado de que a recusa tinha por base motivos religiosos. Este relata que os refugiados tinham passado três dias em terra de ninguém na fronteira entre a Macedónia e Grécia. Á hora da filmagem, haviam passado duas horas debaixo de chuva torrencial sem que a polícia Macedónia permitisse a passagem. Quando a Cruz Vermelha trouxe comida e água, os refugiados recusaram como forma de resistência passiva. Este relato também foi confirmado pela Cruz Vermelha, que diz que em situações normais, as ajudas são aceites sem problemas | http://bit.ly/1KAeBwe | http://bit.ly/1KAeBwe ENTRE OS REFUGIADOS ESTÃO TERRORISTAS INFILTRADOS | Esta teoria baseia-se nas declarações de um dos governos Líbios (lembrando que de momento a Líbia é um Estado falhado que está dividido em dois governos em conflito, cortesia da NATO, o que exacerba o problema dos refugiados), assim como de outros governos regionais como o Egípcio e Tunísio - todos eles governos com interesse em receber mais apoios para as suas lutas locais contra elementos islamistas e portanto com tendências imaginativas no que toca a perigos de segurança. Este artigo da BBC http://bbc.in/1K1LmQN é particularmente elucidativo da fiabilidade deste mito, ao relatar que os militantes do ISIS se misturam com os refugiados, e uns parágrafos abaixo indicar que estes afinal não se misturam com os refugiados. Na verdade, o ISIS teve até agora a capacidade de recrutar dentro da Europa, importando combatentes para as suas lutas no Médio Oriente e Norte de África. Essas lutas estão a correr pior do que há uns meses atrás, pelo que fica a interrogação do porque o ISIS decidir agora inverter o fluxo de combatentes para terreno hostil onde não terão apoio logístico quando já dispunha de carne para canhão em terreno europeu e na hora em que mais precisa deles. Os últimos números específicos que conseguimos encontrar (e portanto apontam para baixo) são de 30 de Agosto de 2014 http://econ.st/1A0coz4 e indicam que 2.260 potenciais combatentes tinham partido de países europeus. Fora da Europa, a maior parte veio da Tunísia (3.000) e alguns também da Líbia (556) e Egipto (358), os taís países com interesse em empolgar a ameaça. Este argumento também revela profunda ignorância sobre as origens dos refugiados. A Síria era um estado secular em que 28% da população era de outras denominações que não muçulmana sunita http://bit.ly/1i7M7xm e fogem à destruição causada pelos selvagens da ISIS. Pensar que estes acolheriam no seu seio o ovo da serpente é risível. EUA FINANCIAM A IMIGRAÇÃO MACIÇA PARA A EUROPA | De onde vem esta informação? O artigo original é assinado por sujeito chamado Pierre-Alain Depauw. Pierre-Alain Depauw é o pseudónimo de um padre fundamentalista católico, anti-semita, anti-comunista e de extrema-direita que escreve regularmente num site chamado medias-presse.info. Outros dos seus tópicos recorrentes: expor conspirações para tornar os rapazes europeus gays e contos sobre muçulmanos emigrantes negros que violam mulheres brancas | http://bit.ly/1UwQEKS DEFENDEM OS REFUGIADOS MAS NÃO DEFENDEM X E Y | Também se tornou moda partilhar posts miserabilistas que criam uma falsa escolha entre ajudar refugiados e ajudar portugueses que caíram na desgraça com a crise. Muitos destes posts, a que não vamos dignar links, são veiculados por fontes de extrema direita que pretendem criar a ideia de que há que escolher entre os “nossos” e os “outros” e que quem não ajuda os nacionais também não tem direito a falar em ajudar os estrangeiros. Isto ignora o facto de que muitas vezes as mesmas pessoas que procuram ajudar os refugiados também lutam longa e arduamente por ajudar todos os portugueses em dificuldades, sendo aliás essa a norma e não a excepção. Ao contrário dos guerreiros do teclado, cuja única contribuição regular é postar m*rda hipócrita no Facebook. De facto, todos os portugueses que sofrem têm mais em causa com os refugiados do que com qualquer “nação” e os seus líderes. Pois não foram os mesmos responsáveis pela crise os responsáveis por destruírem as regiões de onde agora fogem os refugiados? Agora é muito conveniente virar as vítimas umas contra as outras. Até já têm intenções de usar o pretexto de defender os refugiados como desculpa para novas intervenções militares (porque as primeiras, que criaram todo este drama, correram tão bem). PORQUE TEMOS DE RECEBER REFUGIADOS QUANDO PAÍS X E Y NÃO O FAZEM? Se estamos a falar dos países ricos do Golfo (Arábia Saudita, Qatar, etc.), a resposta é simples: são eles que pagam as contas do ISIS para que ataquem Estados que se lhes opõem na região, pelo que não é de espantar que também se estejam a borrifar para os danos colaterais na forma de vidas destruídas. Mas vamos aos números: total de refugiados - 4.088.099, dos quais 348.540 pediram asilo na Europa. A #Turquia abriga 1,9 milhões de refugiados, o seu produto interno bruto é de 799 mil milhões de dólares, o rendimento per capita é de 10.850 dólares. O #Líbano abriga 1,2 milhões de refugiados, o seu produto interno bruto é de 45 mil milhões de dólares, o rendimento per capita é de 9.880 dólares. A #Jordânia abriga 650 mil refugiados, o seu produto interno bruto é de 35 mil milhões de dólares, o rendimento per capita é de 5.160 dólares. O #Iraque abriga 249 mil refugiados, o seu produto interno bruto é de 220 mil milhões de dólares, o rendimento per capita é de 6.410 dólares. O #Egipto abriga 132 mil refugiados, o seu produto interno bruto é de 286 mil milhões de dólares, o rendimento per capita é de 3.280 dólares. #Portugal abriga 0 refugiados, o seu produto interno bruto é de 229 mil milhões de dólares, o rendimento per capita é de 21.320 dólares. http://bit.ly/1jsBiUu | http://bit.ly/1NRhG8l | http://bit.ly/1KvPB9p | http://bit.ly/1eRbn2E | http://bit.ly/1K0Nzrh Como podemos ver, há bastantes países pobres que já receberam muitos mais refugiados que a Europa inteira se propõe a deixar entrar. O argumento económico é peta. Se há gente pobre na Europa, a culpa deve ser colocada aos pés do capitalismo, não de refugiados desesperados a fugir de guerras. --- sacado de algures Compartilhar este post Link para o post
Navilight Publicado 8 Setembro 2015 Já agora mete aí o produto interno bruto e o rendimento per capita dos seguintes países: Áustria Bélgica Finlândia Luxemburgo Holanda Suécia Polónia Espanha Compartilhar este post Link para o post
Ticampos Publicado 8 Setembro 2015 Verdade, no entanto as pessoas que andam a falar do Corão como se fosse a caixa de Pandora nem sequer sabem isso, só lhes interessa estar lá ou não. Bem, eu não queria entrar por aqui, mas cá vamos nós, já que suponho que «as pessoas» seja eu. Gostava de saber porque razão ao criticar o Alcorão, também tenho de criticar em simultâneo a Bíblia. É exatamente a mesma coisa que eu sendo benfiquista, ter de criticar o Sporting só porque critiquei o Futebol Clube do Porto. Os ateus e agnósticos Ocidentais na sua generalidade ( onde eu me incluo, mas ao mesmo tempo não me incluo), preocupam-se muitas vezes em criticar somente a Bíblia, porque a sua cultura, tradição e meio envolvente é cristão, negligenciando as críticas às outras religiões, talvez porque lhe dizem pouco. Eu acredito que a maioria das religiões trouxeram mais mal que bem, mas umas mais mal que outras, enquanto outras mais bem. Compartilhar este post Link para o post
Longineu Publicado 8 Setembro 2015 É Victor ou Vânia, esse Sousa? :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 8 Setembro 2015 (editado) Ainda há bocado apanhei um tipo no meu feed que partilhou um vídeo de um árabe/muçulmano (?) a destruir uma imagem de uma santa, presumivelmente uma santa cristã. Comentário do autor da partilha: São estes quem vamos receber? É para estes que vamos despender milhões de euros para a sua integração social? Que gente tacanha, pqp. Editado 8 Setembro 2015 por Ghelthon Compartilhar este post Link para o post
Koper Publicado 8 Setembro 2015 Quando andaram as maroscas dos vistos gold, a facilitar a entrada de asiáticos que tem €'s e se multiplicaram os escândalos daí, com corrupção, interesses e milhões escondidos certamente envolvidos, ninguém falou disso. Agora malta que luta para sobreviver e que se calhar nem pede muito, é só comentários de m*rda. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 8 Setembro 2015 o que se vai fazer quando eles se manifestarem contra as mulheres usarem saias, contra as festividades cristãs etc? ... Compartilhar este post Link para o post
Red Prince Publicado 8 Setembro 2015 Hoje ouvi das melhores. Portugueses <3 "Eu não sou racista nem xenófoba nem nada disso, mas tenho algum receio de não termos espaços para receber tanta gente. Podíamos era mandar embora a m*rda dos ciganos e dos romenos lá para as terras deles e receber estes, que esses só andam cá a mamar do dinheiro dos nossos descontos e não fazem nada!!" Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 8 Setembro 2015 É por coisas destas que nunca haveremos de ser outra coisa senão um país de "segundo mundo". Eish, agora usaram a expressão "Cavalo de Tróia". :lol: Compartilhar este post Link para o post
JackBauerPT Publicado 8 Setembro 2015 Hoje ouvi das melhores. Portugueses <3 "Eu não sou racista nem xenófoba nem nada disso, mas tenho algum receio de não termos espaços para receber tanta gente. Podíamos era mandar embora a m*rda dos ciganos e dos romenos lá para as terras deles e receber estes, que esses só andam cá a mamar do dinheiro dos nossos descontos e não fazem nada!!" Compartilhar este post Link para o post
Lip McBoatface Publicado 8 Setembro 2015 Gostava de saber porque razão ao criticar o Alcorão, também tenho de criticar em simultâneo a Bíblia. Não estava a falar só de ti, infelizmente há malta fora do cmpt a dizer a mesma coisa, bem pior que tu que simplesmente vieste dizer comparar coisas sobre o Corão que me dão a ideia clara que não estás bem informado.. Não tens que criticar uma se criticaste a outra, caso não insinues que os refugiados que estão a chegar são todos muçulmanos na sua maioria (se não estás, não consigo chegar à razão para vires falar do Corão). Ainda tens 10% de cristãos sírios que merecem que sejam ligados ao que a Bíblia diz. Compartilhar este post Link para o post
Ion Timofte Publicado 8 Setembro 2015 é o que dá chegar lá e tirar uns versículos, não sei se no Corão também se chama assim, do contexto. É preciso ver o contexto do texto e contexto histórico de quando foi escrito. Por exemplo há um livro que é o de Macabeus onde, por uma razão de defesa, é abolido o Sabbath, não vou chegar lá pegar no versículo que diz isso e dizer que não há sábado para ninguém e afins. Muitas vezes fazem isso para passar que uma religião incita o ódio ou outras coisas com que não concordam. O VT foi quase todo escrito em tempo de guerra, conquista territorial, afirmação de um povo e religião e também em exílio. O NT foi escrito quando os romanos estavam naquela zona Subescrevo! Há grandes diferenças entre velho e novo testamento, Bíblia e Alcorão... mas no meio disto tudo não podemos esquecer o bold. É muito fácil citar uma frase de um livro religioso e moldar uma ideia contraria à que esse credo apoia. Outra grande diferença que podemos falar de entre Judeus e Católicos para o Islão é a origem dos textos, quem os escreveu. Quem escreve no Judaísmo refere que o salvador ainda virá, na Bíblia escrevem os que conheceram e ouviram histórias de Jesus (NT), no Alcorão os textos são directamente vindos do Profeta Este facto faz com que textos Judaico-cristãos sejam mais "adaptáveis" enquanto que no Islão é para levar o texto mais literalmente. Sendo menos aberto a analises e busca de segundos sentidos, é normal que o Alcorão seja levado mais ao extremo (já para não falar da divisão entre sunitas e xiitas) Admito que alguma da informação que está aqui possa estar errada porque eu, tal como quase todas as pessoas do mundo ocidental, não estudei por aí além o Islamismo. Reparem como no "nosso" mundo é quase ignorada a história de algo tão grande. Vejam também a quantidade de coisas que na religião católica é ignorada pelos católicos. Parece que muitos escolhem as coisas que concordam e ignoram outras, outros levam tudo à letra e podem se criar excessivamente fundamentalistas. Compartilhar este post Link para o post
Spikey Publicado 8 Setembro 2015 "Podíamos era mandar embora a m*rda dos ciganos (...) para as terras deles" Mas, tipo, a terra deles já não é aqui? :mrgreen: Têm origens nómadas, mas não são propriamente imigrantes. Compartilhar este post Link para o post