Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Kygo

[Debate] Favor ou contra o acolhimento de refugiados na Europa?

Publicações recomendadas

O pessoal que está tão chocado com a capacidade que um país tão pequeno tem em meter tanta gente burra cá dentro nunca andou de autocarro?

É que basta ir a cafés e andar em transportes públicos para saber o que a casa gasta, a diferença é que muita dessa gente que apesar de ter o ensino obrigatório completo nem sequer saber escrever agora tem acesso a uma plataforma onde toda a gente pode ler, ou tentar decifrar vá, as barbaridades que pensam.

Achavam mesmo que as pessoas estavam quando diziam que os ciganos são pessoas intrinsecamente más, que os chineses/ pretos qualquer dia mandam nisto tudo e que o que falta é um Salazar em cada esquina estavam a brincar?

Editado por whatever

Compartilhar este post

Link para o post
logo_expresso.png

Portugal é obrigado a receber refugiados? Quantos? Tem condições? Há contrapartidas? O descodificador

Ao contrário do que acontece com os imigrantes, receber refugiados não é uma escolha dos Estados. Trata-se de uma obrigação, consequência da ratificação de tratados internacionais. Há contrapartidas para os países de acolhimento.

1. Portugal tem condições para acolher mais refugiados?

As entidades que trabalham com refugiados defendem que sim. Em comparação com outros países europeus, como a Alemanha, por exemplo, que há dois anos recebeu 20 mil sírios de uma só vez, Portugal tem poucos refugiados e pedidos de proteção internacional. É igualmente uma obrigação do Estado português fazê-lo, depois de ter ratificado a Convenção de Genebra de 1951, um documento que define o conceito de refugiado, os direitos e atribui responsabilidades aos países que os acolhem. É necessário, porém, estabelecer um plano, entre Estado, organizações não-governamentais, autarquias e instituições públicas para definir as condições de acolhimento e integração. Atualmente, Lisboa esgotou a capacidade de absorção de mais refugiados, sendo defendida a instalação em todo o território nacional.

2. Quem são e do que fogem estas pessoas?

A Comissão Europeia começou por propor que Portugal recebesse 1701 sírios e eritreus, de um total de 40 mil, que estão na Grécia e em Itália, mais 704 pessoas (de um total de 20 mil) que estão em campos e instalações da Agência da ONU para os Refugiados (ACNUR) fora do continente europeu, e que chegariam já com o estatuto de refugiado. Portugal contrapôs com um total de 1500, essencialmente cidadãos que já dentro das fronteiras europeias. Devido aos conflitos armados e a perseguições nos seus países, que os impedem de voltar, têm condições para requerer a proteção internacional. Além de ser uma questão de urgência humanitária, o objetivo é também aliviar os territórios que servem de porta de entrada. Trata-se de repartir a solidariedade pelos restantes parceiros europeus. O Governo português já demonstrou disponibilidade para receber mais que os 1500 inicialmente previstos. Os números mais recentes apontam para 3000, mas podem ser mais.

3. O Estado português recebe contrapartidas?

Sim. Recebe seis mil euros por cada recolocado, isto é, por cada sírio e eritreu que já estão na Europa e que entraram de forma ilegal, a maioria em barcos sobrelotados pertencentes a redes de tráfico. Já por cada reinstalado, prevê-se que receba 2500 euros. O dinheiro será entregue ao Estado, que depois o distribui pelas instituições e organizações responsáveis pelo acolhimento. Ao contrário do que acontece com os imigrantes, em que os Estados decidem quem deixam entrar ou não no seu território, com os refugiados trata-se de uma obrigação decorrente de convenções e tratados internacionais. Até aqui, Portugal tinha uma quota, estabelecida em 2007, que determinava o acolhimento de pelo menos 30 reinstalados por ano.

4. Como funciona a política de asilo em Portugal?

É tutelada pela Administração Interna. No caso dos reinstalados, o ACNUR submete os dossiês com os respetivos processos ao Estado que ouve várias entidades, como o Conselho Português para os Refugiados, os Serviços de Informação e o Ministério dos Negócios Estrangeiros. São várias as questões logísticas a tratar, como os vistos e o transporte, num processo que leva entre seis a oito meses. Há também os pedidos de asilo espontâneos, feitos por pessoas que chegam ao país e afirmam ser refugiados. Cabe à Administração Interna analisar e decidir ou não atribuir-lhes proteção internacional. Em 2014, receberam resposta favorável 40 pedidos de asilo, a maioria de cidadãos da Guiné-Conacri (15), do Irão (cinco) e do Paquistão (cinco).

Versão editada de um texto publicado originalmente na edição de 30 de maio do Expresso

http://expresso.sapo.pt/sociedade/2015-09-07-Portugal-e-obrigado-a-receber-refugiados--Quantos--Tem-condicoes--Ha-contrapartidas--O-descodificador

Compartilhar este post

Link para o post

Percebemos bem o tipo de pessoa que tem espalhado magia pelo Facebook quando se lêem os comentários a esse texto e se vê que muitos levantam questões que são respondidas pelo próprio artigo. Ou não conseguem compreender, ou não o querem fazer, talvez até uma mistura de ambos. Isto é uma discussão perdida à partida, argumentar racionalmente com quem não o quer (ou pode) fazer é pura perda de tempo.

Isto não impede que exista quem o faça tendo opinião contrária às correntes de integração dos refugiados. Neste tópico, por exemplo, há quem seja contra mas fundamente as suas opiniões. Nas redes sociais é que tem sido um espetáculo do mais degradante de que tenho memória.

Compartilhar este post

Link para o post

Apesar ser a sua opinião sobre o assunto, não deixa de ser ridícula a sua atitude. É que se ainda apresentassem razões decentes como alguns do users fizeram aqui... Mas não, condenam-se milhares de pessoas através de generalizações parvas.

Compartilhar este post

Link para o post

Apesar ser a sua opinião sobre o assunto, não deixa de ser ridícula a sua atitude. É que se ainda apresentassem razões decentes como alguns do users fizeram aqui... Mas não, condenam-se milhares de pessoas através de generalizações parvas.

É que existem justificações válidas como o facto de será Portugal capaz de integrar convenientemente os refugiados na sociedade de forma que os mesmos não se sintam marginalizados ?

Compartilhar este post

Link para o post

Leio cada coisa no FB...

Susana Silva Precisamente devido aos 6 milhões de judeus é que a Alemanha foi dos primeiros países a auxiliar os refugiados e passado nem uma semana já se perdeu a conta as adolescentes violadas na rua e as mulheres já são obrigadas a cobrir braços e pernas senão são ameaçadas.

. . No final do mês quando eles chegarem a Portugal sabe quem vão ser os primeiros a padecer. ? Vão ser os sem abrigo e as crianças que neste momento VIVEM NAS RUAS do nosso país e que você acha que Não SÃO PRIORIDADE em relação aos caus que se encontra nos outros países .

. Mas bom.... cada um tem a sua opinião. ..

Se gostássemos todos do mesmo. .. o ke seria do amarelo, não é verdade..?

p*ta que pariu, esta gente vota?

Compartilhar este post

Link para o post

Estou genuinamente triste com a m*rda que vem sendo desenterrada, porra :-|

x2. Tenho meia dúzia de familiares e amigos que muito estimava e que agora "saíram da toca", foram autênticas facadas no peito. Fico mesmo transtornado com isto.

Compartilhar este post

Link para o post

É que existem justificações válidas como o facto de será Portugal capaz de integrar convenientemente os refugiados na sociedade de forma que os mesmos não se sintam marginalizados ?

Exato. E falando nessa situação, com o que vou lendo, sinceramente, tenho muitas dúvidas.

Editado por jplobo

Compartilhar este post

Link para o post

:mrgreen:

eu andava a evitar comentar este assunto no facebook porque para quê discutir com imbecis, right? mas há pouco tive que falar porque comecei a ler uma conversa de uma amiga com uma emigrante em frança (lol mete me uma piada ver os emigrantes portugueses contra os refugiados) em que a gaja disse, entre outras coisas, isto:

Muitos são bons mas muitos são educados para matar! Para violar! E tu não queres sair à rua com medo no teu próprio país!!! Eu adormeco no metro com o telemóvel na mão, acordo e tudo está igual!!! Só não quero que as coisas mudem radicalmente.... Portugal é um paraíso! Tu sais à noite de mini saia e não tens medo de ser violada pois não??? Agora lê as notícias : alemãs obrigadas a tapar braços e pernas para não provocar os sírios !!!!

Uma coisa é eu vir para a França e seguir as regras deles!

Outra coisa é eu estar em Portugal e alguém entrar e mudar os meus hábitos, me deixar com medo de sair à rua!!! Eu entendo que não sejam todos!!! Mas entendes que mesmo não sendo todos as coisas vão piorar?

tirou-me do sério, p*ta q pariu.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...