Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Taka

Messi vence Bola de Ouro 2015

Publicações recomendadas

Ainda me lembro quando andavam alguns a dizer que o Suarez tinha sido uma contratação falhada. Agora já devia estar no top 3 da Bola de Ouro. cmpt :prayer:

Compartilhar este post

Link para o post

Só tinha dúvida de quem se ia juntar ao Ronaldo e ao Messi no top-3. E é quase de certeza a 5ª para o Leo.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Ainda me lembro quando andavam alguns a dizer que o Suarez tinha sido uma contratação falhada. Agora já devia estar no top 3 da Bola de Ouro. cmpt :prayer:

Onde é que já se viu o pessoal ir adaptando as suas opiniões ao rendimento que jogadores vão tendo :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Onde é que já se viu o pessoal ir adaptando as suas opiniões ao rendimento que jogadores vão tendo :lol:

Podem adaptar à vontade. Não faz sentido é meter um jogador que começou a jogar bem há uns meses e que não há muito tempo era um "corpo estranho" no Barça, à frente de outro que esteve bem ao longo de uma época. Meter o Neymar em 2º ainda dou de barato agora meter o Suarez em 3º é ter uma memória muito curta.

Compartilhar este post

Link para o post

Por mim, era Messi, Neymar e Ronaldo, mas o Ronaldo deve ficar em 2° porque senão correria muita tinta.

Nos treinadores, dava ao Pep, mas não deve escapar ao Luis Enrique por causa da Champions.

Btw, tenho um amigo chileno que detesta o Sampaoli e diz que a opinião é generalizada no Chile...diz que nunca viu um treinador com tanto hype na vida dele... :-k

A cena dele deve ser mais o basket, parece-me.

Já estou mentalizado para a vitória do Luis Enrique ou do Guardiola, mas obviamente, dava ao Sampaoli. Porque sim, sou fanboy assumido, não falho um único jogo do Chile há 3 ou 4 anos e tenho nele a minha maior referência da actualidade no que toca a treinadores, mas também porque acho que o seu trabalho foi o mais complexo e o mais difícil dos 3. Convém lembrar que, ao contrário dos outros, ele não tem 7 dias por semana, durante todo o ano, para trabalhar com a equipa. Tem meia dúzia de dias de longe a longe, nas pausas do calendário para as selecções. E ainda assim, este Chile, nos seus melhores dias, pratica um futebol ofensivo que, arrisco dizer, nem mesmo o Bayern do Pep consegue reproduzir.

É a equipa que mais próxima chega/chegou daquilo que idealizo como a "perfeição" em termos ofensivos. E este ano, o Sampaoli provou que também é possível ganhar nos maiores palcos jogando desta forma, que muitos apelidam de louca, irrealista, utópica, desequilibrada ou, a minha favorita, "romântica". Numa competição onde, embora jogando em casa, não era favorito, e contra Brasil e Argentina, que contam com muitos mais argumentos individuais (incluindo 2 dos 3 nomeados para a Bola de Ouro, e que provavelmente discutirão entre si o prémio) do que aqueles com que ele pode sonhar no Chile. E ainda assim, desde cedo na competição se percebeu que só o Chile poderia vencer, tamanha era a superioridade colectiva em relação a todas as outras selecções.

É totalmente verdade que o Pep voltou, este ano, a inovar e a mudar conceitos no jogo, tendo, ao mesmo tempo, continuado a desmontar algumas concepções "pré-definidas" (falta-me um termo mais exacto) do jogo. Como tem vindo a fazer de há uns anos para cá. Mas porra, esse argumento tem de ser válido também para o Sampaoli. Que há anos que utiliza como dupla de centrais dois médios (Medel e Jara), com um 10 de origem à frente deles (Marcelo Díaz). Entre os 3, a média de alturas deve rondar o 1,75m. Que, num par de jogos da Copa America, foi ainda mais longe, e jogou com Díaz e Medel no eixo defensivo. 1,70m de média, entre os 2. Que leva quase como ninguém ao extremo a expressão "sair a jogar". Que construiu uma equipa onde é raríssimo não existirem pelo menos 2/3 linhas de passe para o jogador que tem a bola, seja em que parte do campo for. Que operacionalizou praticamente na perfeição uma grande variedade de jogadas-padrão no plano ofensivo. Que, dentro da sua ideia de jogo e do seu modelo, também é capaz de mexer na disposição dos jogadores (há jogos em que é mais 4x4x2 losango, outros em que é um 4x4x2 mais assimétrico, outros em que joga declaradamente com 3 centrais, etc), sem que o rendimento global da equipa oscile muito. Que operacionalizou uma reacção à perda da bola que, embora dependente da intensidade de alguns jogadores (mas isso são todas, no fundo), possui uma coordenação, organização e intensidade fantásticas, ao nível de qualquer equipa no mundo. Que incutiu nos jogadores, com enorme sucesso, a ideia de ter sempre a bola e de a tratar bem em qualquer zona do campo (coisa que, infelizmente, não aconteceu nos últimos 2/3 jogos), de arriscar, de desequilibrar, de criar, de sufocar o adversário, de criar condições para que finalizar seja uma tarefa simples e fácil, em vez de complexa e difícil.

Merecia o prémio. Até porque, provavelmente, não deve voltar a ter oportunidade para o vencer, por treinar uma selecção.

Compartilhar este post

Link para o post

Podem adaptar à vontade. Não faz sentido é meter um jogador que começou a jogar bem há uns meses e que não há muito tempo era um "corpo estranho" no Barça, à frente de outro que esteve bem ao longo de uma época. Meter o Neymar em 2º ainda dou de barato agora meter o Suarez em 3º é ter uma memória muito curta.

Define 'há uns meses'. É que eu estou convencido que este prémio é pelo ano civil e portanto essa história do corpo estranho (em 2015) está-me a soar a exagero.

Compartilhar este post

Link para o post

O Jardel na época 1999/2000 marcou 56 golos, ganhou vários títulos e nem nos 25 melhores do mundo esteve.

O Linics na época 2014/2015 marcou 61 golos, ganhou o mundial de clubes (LOL) e vai estar nos 3 melhores do mundo.

Azar do caraças, foste logo pegar na única temporada em que o Jardel não foi campeão em Portugal (exceptuando aquele ano final em que meteu baixa psiquiátrica). E por "vários títulos" entenda-se uma Taça de Portugal. O que é o Mundial de Clubes comparado com a final do Jamor?

Compartilhar este post

Link para o post

O Neymar só começou a jogar bem no fim do ano, a brutal fase final na liga dos campeões foi em 2000.

Até o Messi se lesionar, quem é que achavas que devia ganhar a Bola de Ouro?

É totalmente verdade que o Pep voltou, este ano, a inovar e a mudar conceitos no jogo, tendo, ao mesmo tempo, continuado a desmontar algumas concepções "pré-definidas" (falta-me um termo mais exacto) do jogo.

Pré-concebidas?

Que há anos que utiliza como dupla de centrais dois médios (Medel e Jara), com um 10 de origem à frente deles (Marcelo Díaz). Entre os 3, a média de alturas deve rondar o 1,75m. Que, num par de jogos da Copa America, foi ainda mais longe, e jogou com Díaz e Medel no eixo defensivo. 1,70m de média, entre os 2.

:prayer:

Compartilhar este post

Link para o post

Blaugrana custa muito escrever o nome do Ronaldo com letra maiúscula?

Compartilhar este post

Link para o post

Pré-concebidas?

Sim, faz sentido. Tem mudado alguns conceitos que, antes dele, eram de "senso comum" para toda a gente no futebol. Era o que queria dizer.

Compartilhar este post

Link para o post

Azar do caraças, foste logo pegar na única temporada em que o Jardel não foi campeão em Portugal (exceptuando aquele ano final em que meteu baixa psiquiátrica). E por "vários títulos" entenda-se uma Taça de Portugal. O que é o Mundial de Clubes comparado com a final do Jamor?

A sério que estás a comparar o Jardel ao CR7 ? LOL Pá, nem eu chegava a esse nível... Que tapadinho... Incrível

Compartilhar este post

Link para o post

A sério que estás a comparar o Jardel ao CR7 ? LOL Pá, nem eu chegava a esse nível... Que tapadinho... Incrível

Porque não? Basta ver que quando jogaram na mesma equipa, o Jardel marcou 11 golos e o Ronaldo apenas 5. E o Ronaldo fez quase o dobro dos jogos!

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

1. Messi

2. Ronaldo

3. Neymar

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...