Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Peplin

Presidenciais 2016

285 votos

1. 1. Vão votar ?

2. 2. Se responderam sim,votarão em quem?

Publicações recomendadas

Por acaso o maior defeito do Marcelo é mesmo esse, ponderação a mais. Falso, viscoso, gelatina, sempre a favor de tudo, esforçando-se mais para não chatear ninguém do que para seguir alguma ideia que por coincidência possa vir a ter. Normalmente um bom perfil para PR, mas adivinhando-se o que aí vem...

O sampaio da nóvoa parecia-me o oposto, mas foi só antes de o ouvir com atenção, parece que faz de propósito para afirmar vezes sem conta tudo aquilo em que não se compromete dando opinião sobre coisas concretas.

Compartilhar este post

Link para o post

Chegaste a todas essas conclusões com base no quê? Nos comentários de Domingo à noite que produziu durante anos? Não é difícil eu transformar-me num gajo ponderado no comentário político para as pessoas criarem uma imagem minha de conciliação ou moderação. O Marcelo andou a trabalhar todos este anos (e trabalhar é mesmo o termo certo) para que as pessoas criassem a exacta imagem que descreves, sem que isso corresponda necessariamente à realidade.

Com base naquilo que vi, que oiço e que acima de tudo convivi. Não sou amigo próximo dele, nem pouco mais ou menos, mas já convivi com ele em espaços onde foi possível debater e sempre me pareceu ser a pessoa que aparenta na televisão.

Claro que até pode ter vestido a pele de cordeiro até nesses momentos em que convive com as pessoas, mas acho que tal situação começaria a entrar num domínio completamente paranóico da sua parte.

Eu não quero acreditar que ele andou estes últimos 10 anos a mentir e a ser uma pessoa que não é, fosse nos jornais nacionais ou mesmo frente-a-frente como já tive a oportunidade de estar.

E já agora, orquestrou todo este trabalho para recolher que benefícios ?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não quero acreditar que ele andou estes últimos 10 anos a mentir e a ser uma pessoa que não é, fosse nos jornais nacionais ou mesmo frente-a-frente como já tive a oportunidade de estar.

O cavaco fez exactamente o mesmo, e antes dele o sampaio.

os mesmos que o cavaco, e antes dele o sampaio.

Compartilhar este post

Link para o post

Com base naquilo que vi, que oiço e que acima de tudo convivi. Não sou amigo próximo dele, nem pouco mais ou menos, mas já convivi com ele em espaços onde foi possível debater e sempre me pareceu ser a pessoa que aparenta na televisão.

Claro que até pode ter vestido a pele de cordeiro até nesses momentos em que convive com as pessoas, mas acho que tal situação começaria a entrar num domínio completamente paranóico da sua parte.

Lá está, com base numa imagem que ele transmite como opinion maker. Não é alguém que tenha um currículo político, social ou académico que permita tirar essas ilações, tudo advém pura e simplesmente do facto de ser comentador político.

Eu não digo que ele mentiu, mas que construiu e trabalhou na Comunicação Social toda esta imagem de pessoa moderada e agregadora não tenho grandes dúvidas.

O benefício de aceder ao estatuto e prestígio de mais alto cargo do Estado, o que lhe permite entrar na história do país.

Compartilhar este post

Link para o post

Lá está, com base numa imagem que ele transmite como opinion maker. Não é alguém que tenha um currículo político, social ou académico que permita tirar essas ilações, tudo advém pura e simplesmente do facto de ser comentador político.

Eu não digo que ele mentiu, mas que construiu e trabalhou na Comunicação Social toda esta imagem de pessoa moderada e agregadora não tenho grandes dúvidas.

O benefício de aceder ao estatuto e prestígio de mais alto cargo do Estado, o que lhe permite entrar na história do país.

E, agora que vai ser Presidente da República, vai revelar-se um fascista inato e destruir a democracia? Ou até vai manter a postura?

Já agora, quanto a isso do "favorecimento" do Marcelo na SIC... os apoiantes do Sampaio da Nóvoa até deviam ter vergonha de mostrar essa imagem, os 20 minutos que teve na SIC em horário nobre chegam a muito, mas muito mais gente que os 50 minutos que o Marcelo teve na SIC Notícias. Um minuto num canal generalista vale muito mais que um minuto numa SIC Notícias da vida.

Compartilhar este post

Link para o post

Então o Marcelo até pode ter acabado por sair mais prejudicado nisso visto que o número de audiências que SIC e SICN possuem não é de todo comparável e a sua entrevista foi conduzida num canal ao qual nem toda a gente tem acesso, e mesmo as pessoas que têm por norma não estão sintonizados no mesmo.

Podemos ver as coisas desta maneira. Aquela imagem prova 0 em relação ao suposto favorecimento da SIC ao Marcelo.

:mrgreen:

Sim. coitado.

Compartilhar este post

Link para o post

O Marcelo é a maior farsa de sempre da política portuguesa. Se pedirem ao homem para falar uma hora da apanha do marmelo, ele fala uma hora da apanha do marmelo, anda às voltas e não diz nada de jeito, mas fala de uma maneira que qualquer um de nós no fim pensa: "uau, este gajo percebe da apanha do marmelo".

Só espero que não passe a MdB se houver segunda volta para não ter de votar branco na segunda volta de umas presidenciais...

Compartilhar este post

Link para o post

Vou votar muito possivelmente Marcelo Rebelo de Sousa, como pessoa que eu acho que ele é, comunicativa, carismática, independente ( apesar de ser militante do PSD) , eu não vejo as eleições presidenciais (ou pelo menos não devem ser vistas) como eleições entre partidos.

Compartilhar este post

Link para o post

E, agora que vai ser Presidente da República, vai revelar-se um fascista inato e destruir a democracia? Ou até vai manter a postura?

Tens que distorcer mais o que estou a escrever, que assim não é suficiente.

Ninguém está aqui a falar de fascismos e tiranias, está-se a falar de uma imagem criada e de um completo vazio de currículo político ou social de uma personagem que baseia o seu suposto prestígio e adequação ao cargo no comentário político de Domingo à noite. É como andarmos aqui a discutir o José Gomes Ferreira para Ministro da Economia só porque o homem de vez em quando aparece na televisão a mandar umas larachas que a malta concorda e aplaude.

Compartilhar este post

Link para o post

Já agora, quanto a isso do "favorecimento" do Marcelo na SIC... os apoiantes do Sampaio da Nóvoa até deviam ter vergonha de mostrar essa imagem, os 20 minutos que teve na SIC em horário nobre chegam a muito, mas muito mais gente que os 50 minutos que o Marcelo teve na SIC Notícias. Um minuto num canal generalista vale muito mais que um minuto numa SIC Notícias da vida.

A entrevista foi em simultâneo SIC/SIC Notícias.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu estou quase como tu, mas em vez de nulo é branco.

Falta tão pouco para as eleições e não se sabe de nada "novo" dos candidatos. Eu usei a lista que está no 1ºpost e pesquisei online, pq de resto só sei o pouco que passa nos jornais com as respetivas entrevistas.

Eu não voto branco porque já não confio em que não metam uma cruzinha no meu boletim.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Mas Pep, eu acho que se andam a confundir as coisas. Ele pode cultivar a imagem que quiser, mas as pessoas gostam sobretudo dele por ser dinâmico e simpático e falador, um grande contraste em relação ao Cavaco. Isso não é fruto de nenhuma cultivação, é mesmo um facto, é assim que ele é e já o era quando andava na política activa. Provavelmente os últimos anos serviram para recolher alguma simpatia e para apagar um pouco a sua imagem na opinião pública de político derrotado.

Depois currículo académico, não sei o que queres dizer com isso. Ele ensina a constituição portuguesa, já ensinou outras vertentes de direito e, se a memória não me falha, já ensinou também Ciência Política. Curriculo político? Presidente do PSD, Vice-Presidente do PPE, deputado europeu, vereador da Câmara de Lisboa, foi constitucionalista e membro do Conselho de Estado. Não acho coisa pouca. Mas podes enumerar aí os outros candidatos que ganhem ao Marcelo em qualquer uma destas vertentes.

O cargo de Presidente da República é um cargo institucional e não-partidário, e ele apresentou um discurso mais moderado do que qualquer outro candidato e, tendo em conta o facto de ter sido constitucionalista e de ensinar a constituição portuguesa dá-lhe uma dimensão prática que mais nenhum outro candidato tem, e dificilmente se arranjaria alguém mais indicado para o lugar. E isto não é passível de ser cultivado, é mais uma vez, uma característica dele. Se achas que a imagem dele é trabalhada, diz-me em que momentos é que ele não agiu em conformidade com esta. Ele tem décadas de exposição pública, não deve ser dificil encontrar um conjunto de momentos em que ele não tenha sido ponderado ou agregador. ;)

Por fim, falaram aí atrás do facto de ter direito a mais tempo de antena do que os outros candidatos. O que não deixa de ser engraçado, visto que deve ser o único candidato em muito tempo que está no meio de duas "guerras" contrárias - aqueles que dizem que ele manipula a comunicação social e abusa do seu direito de antena, e os outros que dizem que se esconde da campanha pública para não ser obrigado a dizer coisas e afastar parte do seu eleitorado :lol: E que tal perceber que o facto de ele poder ter 60% da população ao lado dele o facto de ter mais direito de antena estão relacionados? Se ele é o candidato mais popular, é normal que as pessoas estejam mais interessadas em saber o que se passa na campanha dele e o que ele pensa e, por isso, a imprensa acaba por servir esses interesses. É um pouco como o Benfica em relação aos outros.

Compartilhar este post

Link para o post

aEjYDmGe_700w_0.jpg

E, sim, Pep, eu levei ao extremo. Mas enquanto que no MRS tens esse comentário político (e, vá, ele até deve perceber alguma coisa do assunto que ele dá Ciência Política), no SdN tens uma mão cheia de nada de um homem que para 99% dos portugueses caiu com o pára-quedas cor-de-rosa aqui. Pára-quedas esse que tinha uns furinhos feitos pela MdB e que vão fazer com que o homem se estardalhe no chão...

Compartilhar este post

Link para o post

Pobre Marcelo. Quanto é que custará 43 minutos em cada canal?

Compartilhar este post

Link para o post

Mas Pep, eu acho que se andam a confundir as coisas. Ele pode cultivar a imagem que quiser, mas as pessoas gostam sobretudo dele por ser dinâmico e simpático e falador, um grande contraste em relação ao Cavaco. Isso não é fruto de nenhuma cultivação, é mesmo um facto, é assim que ele é e já o era quando andava na política activa. Provavelmente os últimos anos serviram para recolher alguma simpatia e para apagar um pouco a sua imagem na opinião pública de político derrotado.

Depois currículo académico, não sei o que queres dizer com isso. Ele ensina a constituição portuguesa, já ensinou outras vertentes de direito e, se a memória não me falha, já ensinou também Ciência Política. Curriculo político? Presidente do PSD, Vice-Presidente do PPE, deputado europeu, vereador da Câmara de Lisboa, foi constitucionalista e membro do Conselho de Estado. Não acho coisa pouca. Mas podes enumerar aí os outros candidatos que ganhem ao Marcelo em qualquer uma destas vertentes.

O cargo de Presidente da República é um cargo institucional e não-partidário, e ele apresentou um discurso mais moderado do que qualquer outro candidato e, tendo em conta o facto de ter sido constitucionalista e de ensinar a constituição portuguesa dá-lhe uma dimensão prática que mais nenhum outro candidato tem, e dificilmente se arranjaria alguém mais indicado para o lugar. E isto não é passível de ser cultivado, é mais uma vez, uma característica dele. Se achas que a imagem dele é trabalhada, diz-me em que momentos é que ele não agiu em conformidade com esta. Ele tem décadas de exposição pública, não deve ser dificil encontrar um conjunto de momentos em que ele não tenha sido ponderado ou agregador. ;)

Lá está, isso para mim não representa grande coisa em termos práticos no contributo para a sociedade civil. O exemplo de ensinar a Constituição e leccionar Ciência Política, por exemplo, não me diz absolutamente nada, não o torna automaticamente a pessoa mais capaz de exercer o cargo presidencial. Muito provavelmente não concordas, mas dou mais relevância ao que fez o Sampaio da Nóvoa durante os 7 anos em que desempenhou o cargo de reitor da Universidade de Lisboa do que aquilo que fez o Marcelo na sua vida toda.

Não te vou dizer momentos porque, primeiro, muito raramente ouvia os comentários que tecia aos Domingos ou lia o que ia dizendo na comunicação social e, segundo, porque é apenas uma convicção minha baseada naquilo que foi a sua carreira política e depois passou a ser a sua carreira de comentador político. Aliás, até tenho tendência a comparar de certa maneira o fenómeno Marques Mendes, outra pessoa que, pelo que sei, já começa a ganhar alguma reputação enquanto comentador e de quem podemos estar daqui a uns tempos a falar da mesma maneira que estamos agora do Marcelo.

No fim disto tudo, se tu e outros acreditam na sua integridade, tudo bem. ;)

aEjYDmGe_700w_0.jpg

E, sim, Pep, eu levei ao extremo. Mas enquanto que no MRS tens esse comentário político (e, vá, ele até deve perceber alguma coisa do assunto que ele dá Ciência Política), no SdN tens uma mão cheia de nada de um homem que para 99% dos portugueses caiu com o pára-quedas cor-de-rosa aqui. Pára-quedas esse que tinha uns furinhos feitos pela MdB e que vão fazer com que o homem se estardalhe no chão...

Não vejo o Sampaio da Nóvoa como uma mão cheia de nada, quanto muito uma pessoa cujos méritos são desconhecidos pela maioria dos portugueses. Para mim, realizou um trabalhou bastante relevante enquanto reitor da Universidade de Lisboa e foi produzindo alguns discursos nesse período com os quais me revejo, ainda que isso seja algo com o qual tu possas não concordar ou até achar o mesmo que eu acho do Marcelo.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Lá está, isso para mim não representa grande coisa em termos práticos no contributo para a sociedade civil. O exemplo de ensinar a Constituição e leccionar Ciência Política, por exemplo, não me diz absolutamente nada, não o torna automaticamente a pessoa mais capaz de exercer o cargo presidencial. Muito provavelmente não concordas, mas dou mais relevância ao que fez o Sampaio da Nóvoa durante os 7 anos em que desempenhou o cargo de reitor da Universidade de Lisboa do que aquilo que fez o Marcelo na sua vida toda.

Não te vou dizer momentos porque, primeiro, muito raramente ouvia os comentários que tecia aos Domingos ou lia o que ia dizendo na comunicação social e, segundo, porque é apenas uma convicção minha baseada naquilo que foi a sua carreira política e depois passou a ser a sua carreira de comentador político. Aliás, até tenho tendência a comparar de certa maneira o fenómeno Marques Mendes, outra pessoa que, pelo que sei, já começa a ganhar alguma reputação enquanto comentador e de quem podemos estar daqui a uns tempos a falar da mesma maneira que estamos agora do Marcelo.

Eu compreendo isso, a sério. E eu não queria que interpretassem o meu post como sendo pró-Marcelo e contra todos os outros, pelo contrário. Eu só não compreendo o pessoal que vem dizer que vai votar em todos menos o Marcelo, porque a meu ver, não há argumentação para suster uma posição dessas (ou, pelo menos, ainda ninguém foi capaz de apontar argumentos válidos para isso). Mas se me disserem que um ou vários candidatos são melhores do que ele porque apresentam um percurso mais adequado à posição ou deram melhores contributos à sociedade, aí eu apoio por completo, porque é sinal de que têm uma opinião bem formada e não se deixam levar por groupthinking ou pelo debate ideológico que nada tem a ver com a posição a que estão a concorrer.

Quanto ao Marques Mendes, eu acho que são comparáveis na forma, nunca no conteúdo. O Marcelo não tinha qualquer problema em assumir posições de confronto sempre que não concordasse com algo, e até foi daí que julgo ter surgido a antipatia por parte do PPC. Já o Marques Mendes é um conas de sabão, que nunca fez nada de relevante na política, e que esse sim se serve da receita do Marcelo para ganhar a simpatia dos portugueses, mas acaba por não dizer nada de jeito durante a mais de meia hora que fala semanalmente.

Compartilhar este post

Link para o post

Tens que distorcer mais o que estou a escrever, que assim não é suficiente.

Ninguém está aqui a falar de fascismos e tiranias, está-se a falar de uma imagem criada e de um completo vazio de currículo político ou social de uma personagem que baseia o seu suposto prestígio e adequação ao cargo no comentário político de Domingo à noite. É como andarmos aqui a discutir o José Gomes Ferreira para Ministro da Economia só porque o homem de vez em quando aparece na televisão a mandar umas larachas que a malta concorda e aplaude.

Consegui entender o que querias dizer apenas no segundo post e respeito totalmente. Achei simplesmente que estavas a por em causa aquilo que ele é e a dizer que ele cultivava aquela imagem dele junto da população mas que depois chegava a casa e era uma pessoa totalmente diferente.

Respeito a tua opinião como é óbvio, mas eu acho que o Marcelo é uma pessoa bastante válida para o cargo de PR, o que não torna o SN totalmente incapaz. É uma pessoa com um currículo académico, profissional e politico de grande valor.

Depois o resto já o disse anteriormente. Eu considero que o PR deve ser uma pessoa ponderada e acima de tudo parece-me ter uma capacidade congregadora (isto existe?) dos vários quadrantes políticos.

Still, nada garante que vai cumprir as expectativas mas ainda assim, os comentários do cheiro a bafiento a Estado Novo e todas as opiniões com base no insulto a mim dizem-me zero.

A tua sou capaz de aceitar tranquilamente por te preocupaste em justificar.

Faço mea culpa.

Tu também não sabias pelos vistos. :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

"tanto serve para vender sabonetes como presidentes" já dizia o outro a festejar a vitória do cabeça de lâmpada 8-)

Compartilhar este post

Link para o post
Graça Castanho desiste de candidatura por assinaturas terem sido levadas pelo vento

Cerca de 3000 assinaturas ficaram inutilizadas devido ao temporal, anuncia o mandatário da candidata presidencial açoriana.

A anunciada candidata presidencial Graça Castanho informou esta terça-feira que desistiu da candidatura por o temporal que se abateu na ilha de S. Miguel ter destruído os formulários com as assinaturas necessárias à formalização do processo junto do Tribunal Constitucional.

"Numa altura em que estava consolidada a obtenção de mais de 8.000 assinaturas necessárias para, na próxima semana, formalizar junto do Tribunal Constitucional a candidatura presidencial de Graça Borges Castanho, o forte temporal que se abateu sobre a Ilha de S. Miguel inutilizou, ao final da tarde do dia de ontem [segunda-feira], à roda de 6.000 formulários, o correspondente a sensivelmente 3.000 assinaturas", descreve em comunicado o mandatário da candidatura, António Delgado.

Segundo a nota da candidatura da docente universitária oriunda dos Açores, "as referidas fichas de assinaturas (...) com a força colossal de uma rajada de vento literalmente voaram da mala do veículo que as transportava, indo parar a centenas de metros de distância. Em escassos segundos perto de 6.000 folhas, pela acção do vento e da chuva, ficaram destruídas".

"Comunicamos, com enorme tristeza e desgosto que, perante tal incidente, deixam de existir condições para manter a candidatura", conclui o comunicado.

Graça Borges Castanho, também ex-directora regional das Comunidades nos Açores no Governo do PS chefiado por Carlos César, anunciou a 30 de Maio, em Ponta Delgada (ilha de S. Miguel, Açores), a pretensão de se candidatar a Belém.

Além de Graça Castanho, já desistiram de avançar com a candidatura à Presidência da República Paulo Freitas do Amaral, Orlando Cruz e António Araújo da Silva.

:lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu compreendo isso, a sério. E eu não queria que interpretassem o meu post como sendo pró-Marcelo e contra todos os outros, pelo contrário. Eu só não compreendo o pessoal que vem dizer que vai votar em todos menos o Marcelo, porque a meu ver, não há argumentação para suster uma posição dessas (ou, pelo menos, ainda ninguém foi capaz de apontar argumentos válidos para isso). Mas se me disserem que um ou vários candidatos são melhores do que ele porque apresentam um percurso mais adequado à posição ou deram melhores contributos à sociedade, aí eu apoio por completo, porque é sinal de que têm uma opinião bem formada e não se deixam levar por groupthinking ou pelo debate ideológico que nada tem a ver com a posição a que estão a concorrer.

Quanto ao Marques Mendes, eu acho que são comparáveis na forma, nunca no conteúdo. O Marcelo não tinha qualquer problema em assumir posições de confronto sempre que não concordasse com algo, e até foi daí que julgo ter surgido a antipatia por parte do PPC. Já o Marques Mendes é um conas de sabão, que nunca fez nada de relevante na política, e que esse sim se serve da receita do Marcelo para ganhar a simpatia dos portugueses, mas acaba por não dizer nada de jeito durante a mais de meia hora que fala semanalmente.

Não interpreto isso de maneira nenhuma. ;)

Bem, eu apresentei uma argumentação que julgo ser a argumentação de algumas das pessoas que dizem isso, mas deverão haver outras. Da minha parte, não voto no Marcelo nem nutro simpatia pela personagem pelo que disse aqui.

No conteúdo talvez não, isso concordo.

Consegui entender o que querias dizer apenas no segundo post e respeito totalmente. Achei simplesmente que estavas a por em causa aquilo que ele é e a dizer que ele cultivava aquela imagem dele junto da população mas que depois chegava a casa e era uma pessoa totalmente diferente.

Respeito a tua opinião como é óbvio, mas eu acho que o Marcelo é uma pessoa bastante válida para o cargo de PR, o que não torna o SN totalmente incapaz. É uma pessoa com um currículo académico, profissional e politico de grande valor.

Depois o resto já o disse anteriormente. Eu considero que o PR deve ser uma pessoa ponderada e acima de tudo parece-me ter uma capacidade congregadora (isto existe?) dos vários quadrantes políticos.

Still, nada garante que vai cumprir as expectativas mas ainda assim, os comentários do cheiro a bafiento a Estado Novo e todas as opiniões com base no insulto a mim dizem-me zero.

A tua sou capaz de aceitar tranquilamente por te preocupaste em justificar.

Compreendido. ;)

Congregadora existe sim senhor. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...