Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Uno

Ancelotti sucede a Guardiola no B.Munique

Publicações recomendadas

A Holanda de 74 é o melhor exemplo. Perderam a final do Mundial. Mas nenhuma selecção daquela competição tem, nem de perto, o mesmo reconhecimento histórico. Mesmo a Alemanha (Ocidental, na altura), que os venceu na final. Aliás, acredito que exista muita gente que conhece a Holanda de 74 e o Michels, mas que não sabe quem foi a selecção que os derrotou na final.

Acho que estás enganado. Se alguém consultar os registos de campeão do mundo sabe logo que o campeão foi a Alemanha/RFA. Só se se derem ao trabalho de investigar é que descobrem a Holanda. Quem fica na história são os campeões. É como a Hungria do puskas em 54 que espetou 7-2(?) na fase de grupos à Alemanha e depois perde a final. Ficam na história só para alguns.

Compartilhar este post

Link para o post

Essa Holanda de 74 e o Brasil de 82 têm de ser "procurados" para se lembrarem deles?

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que toda esta discussão deu para chegar a uma conclusão óbvia: cada um atribui importâncias diferentes a tudo o que envolve o percurso de um treinador, daí haver opiniões diferentes. É natural que assim seja.

Eu pensava que a Holanda tinha sido campeã do Mundo em 74 8-[

Compartilhar este post

Link para o post

Exactamente. Para alguns. Quem gosta e se interessa pelo jogo conhece perfeitamente a Holanda de 74. Não porque consultou os registos, mas porque a fama dessa selecção transcende largamente qualquer registo, por aquilo que significa para o jogo. Assim como a Hungria de 54. Ou o Brasil de 82. Essas equipas destacam-se por si só. Não porque ganharam x ou y.

Compartilhar este post

Link para o post

E a Austria do Meisel também, que só foi arrumada do Mundial de 1934 porque valores mais altos se elevaram ao próprio futebol

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que estás enganado. Se alguém consultar os registos de campeão do mundo sabe logo que o campeão foi a Alemanha/RFA. Só se se derem ao trabalho de investigar é que descobrem a Holanda. Quem fica na história são os campeões. É como a Hungria do puskas em 54 que espetou 7-2(?) na fase de grupos à Alemanha e depois perde a final. Ficam na história só para alguns.

E no entanto aí estás tu a falar da Hungria de 54. Quem foi o derrotado em 58? Ninguém sabe. Essa selecção holandesa tem um enorme reconhecimento mesmo sem ter ganho nada. Aliás, eu já perdi a conta ao número de vezes em que estou a ver um jogo na sport tv/btv/tvi e depois os comentadores metem-se a divagar sobre coisas do passado e acabam a falar nessa selecção. Aliás, se me falarem em finais de mundiais nos anos 70 é da Holanda que me lembro. Depois se for pesquisar lá encontro a Alemanha e a Argentina. Aquela selecção marcou uma era.

Editado por Enzo Dios Perez

Compartilhar este post

Link para o post

Exactamente. Para alguns. Quem gosta e se interessa pelo jogo conhece perfeitamente a Holanda de 74. Não porque consultou os registos, mas porque a fama dessa selecção transcende largamente qualquer registo, por aquilo que significa para o jogo. Assim como a Hungria de 54. Ou o Brasil de 82. Essas equipas destacam-se por si só. Não porque ganharam x ou y.

Eu falo por mim. Desde miúdo que vejo futebol e só fiquei a conhecer a Holanda de 74 e o Brasil de 82 depois de ouvir falar deles pelo meu pai. Até porque desde miúdo que leio aqueles cadernos da bola do mundial e decorei os campeões do mundo todos lol mas se calhar sou só eu lol

Editado por Castor

Compartilhar este post

Link para o post

Pqp :lol:

É que até fui ver quem ganhou em 82 e fds, Itália? Também pensava que tinha sido o Brasil do Zico, Sócrates e companhia.

Bem, pelo menos em 86 foi mesmo a Argentina. Daí para a frente já os sei todos de cor.

Compartilhar este post

Link para o post

E no entanto aí estás tu a falar da Hungria de 54. Quem foi o derrotado em 58? Ninguém sabe. Essa selecção holandesa tem um enorme reconhecimento mesmo sem ter ganho nada. Aliás, eu já perdi a conta ao número de vezes em que estou a ver um jogo na sport tv/btv/tvi e depois os comentadores metem-se a divagar sobre coisas do passado e acabam a falar nessa selecção. Aliás, se me falarem em finais de mundiais do fim dos anos 70 é da Holanda que me lembro. Depois se for pesquisar lá encontro a Alemanha e a Argentina do Kempes. Aquela selecção marcou uma era.

Estou a falar deles mas não acredito que as pessoas que não estão tão dentro disto se lembrem. Já agora foi o Brasil que ganhou a final frente à Suécia, penso eu. Pelo menos o mundial foi lá

Editado por Castor

Compartilhar este post

Link para o post

82 foi o ano do Bambino d'Oro.

Por acaso não sei até que ponto não é o mundial do Rossi como é do Brasil lol. A verdade é que o Brasil máquina de 82 não conseguiu ser verdadeiramente uma equipa para conseguir derrotar a Itália

Compartilhar este post

Link para o post

Eu falo por mim. Desde miúdo que vejo futebol e só fiquei a conhecer a Holanda de 74 e o Brasil de 82 depois de ouvir falar deles pelo meu pai. Até porque desde miúdo que leio aqueles cadernos da bola do mundial e decorei os campeões do mundo todos lol mas se calhar sou só eu lol

Eu também só fiquei a conhecer mais sobre essas selecções com a internet. Mas até lá, tal como o Mica, também pensava que elas tinham sido campeãs do mundo, pela fama que tinham. E agora até sei quem ganhou o Mundial nesses anos. Mas se pensar no assunto, a primeira coisa em que penso é nessas selecções, não nas que venceram.

Pqp :lol:

É que até fui ver quem ganhou em 82 e fds, Itália? Também pensava que tinha sido o Brasil do Zico, Sócrates e companhia.

Bem, pelo menos em 86 foi mesmo a Argentina. Daí para a frente já os sei todos de cor.

Por acaso não sei até que ponto não é o mundial do Rossi como é do Brasil lol. A verdade é que o Brasil máquina de 82 não conseguiu ser verdadeiramente uma equipa para conseguir derrotar a Itália

Eu acho que a Itália de 82 é a equipa que dá origem àquele "cinismo" italiano, que é uma expressão muito usada por muita gente, incluindo comentadores de futebol. Nesse jogo (e sim, já vi o jogo completo :mrgreen: ), o Brasil praticou o seu futebol habitual e as oportunidades foram várias, mas o Rossi estava inspirado e marcou, não só em praticamente todas as oportunidades que teve, como também em alturas-chave do jogo, contra a corrente do mesmo. O Brasil nunca esteve em vantagem. Foi das maiores vitórias que o pragmatismo já teve sobre a beleza e a estética no futebol.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Ele foi contratado exatamente para cimentar a posição do Bayern como força dominante na Europa.

É o treinador mais bem pago do mundo (não sei mas provavelmente o mais bem pago de sempre) e recebeu um plantel que tudo ganhou. Se houve peças que saíram por vontade da direção, tb outras foram por sua opção.

Se não ganhar a CL este ano acaba por ter uma passagem inferior à primeira do Hitzfeld. E para o que custou é muito pouco.

O Guardiola é o treinador mais bem pago do mundo? Tinha a ideia de que era o Mourinho antes de ser despedido.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu pensava que a Holanda tinha ganho o Mundial de '74 :lol:

E o de 82, é o Mundial do Rossi :prayer:

Compartilhar este post

Link para o post

O mundial de 74 foi o Mundial em que o futebol alemão comeu o futebol total e o Kaiser ficou-se a rir na cara do Cruyff.

:)

Compartilhar este post

Link para o post

Não esquecer o Suriname de 86.

Não se compara a Trinidad e Tobago em 2006 com o grande Latapy.

Compartilhar este post

Link para o post

A Argentina quando vence o Mundial era uma ditadura.

Compartilhar este post

Link para o post

Mentira. Em 74, a Holanda teve um reconhecimento bem superior à Alemanha do Kaiser, Muller, Maier e afins.

E em 1954 foi uma grande roubalheira, diga-se.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que a Itália de 82 é a equipa que dá origem àquele "cinismo" italiano, que é uma expressão muito usada por muita gente, incluindo comentadores de futebol. Nesse jogo (e sim, já vi o jogo completo :mrgreen: ), o Brasil praticou o seu futebol habitual e as oportunidades foram várias, mas o Rossi estava inspirado e marcou, não só em praticamente todas as oportunidades que teve, como também em alturas-chave do jogo, contra a corrente do mesmo. O Brasil nunca esteve em vantagem. Foi das maiores vitórias que o pragmatismo já teve sobre a beleza e a estética no futebol.

O dia mais triste da vida do Freitas Lobo.

E eu estou com o Poeira. Há equipas/selecções/pessoas que marcam uma era, mesmo que não ganhem títulos. E os casos da Holanda '74 e do Brasil '82 são daqueles que saltam logo à vista. Eu sabia que eles não tinham ganho porque adoro ler e informar-me sobre estas coisas e papava tudo o que a ESPN Classic passava sobre futebol, mas não duvido que muitas pessoas mais desinteressadas achem que essas selecções foram campeãs (aliás, como já ficou provado neste tópico). Não levaram o caneco, que no final de contas acaba por ser o que interessa, mas mudaram o futebol e a forma como se via e jogava.

E só uma coisa, quando te referes às origens do cinismo italiano, não te esqueças do Inter dos anos 60 do Herrera :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

O dia mais triste da vida do Freitas Lobo.

E eu estou com o Poeira. Há equipas/selecções/pessoas que marcam uma era, mesmo que não ganhem títulos. E os casos da Holanda '74 e do Brasil '82 são daqueles que saltam logo à vista. Eu sabia que eles não tinham ganho porque adoro ler e informar-me sobre estas coisas e papava tudo o que a ESPN Classic passava sobre futebol, mas não duvido que muitas pessoas mais desinteressadas achem que essas selecções foram campeãs (aliás, como já ficou provado neste tópico). Não levaram o caneco, que no final de contas acaba por ser o que interessa, mas mudaram o futebol e a forma como se via e jogava.

E só uma coisa, quando te referes às origens do cinismo italiano, não te esqueças do Inter dos anos 60 do Herrera :mrgreen:

Aquela última frase passava bem por frase dele, agora que olho para lá :mrgreen:

Sim, o Herrera também é um marco no futebol italiano e mundial. Mas aquele jogo, pelos acontecimentos que teve, foi a representação perfeita dessa ideia do futebol italiano.

Compartilhar este post

Link para o post

Se alguém consultar os registos de campeão do mundo sabe logo que o campeão foi a Alemanha/RFA. Só se se derem ao trabalho de investigar é que descobrem a Holanda.

É precisamente o contrário, mas está bem.

Compartilhar este post

Link para o post

Pois exatamente, é precisamente o contrário. Crl, é da laranja mecânica que estamos a falar, provavelmente a melhor Holanda de sempre e claramente a seleção mais icónica da década. O Brasil de 82 é igual, por acaso julgava mesmo que tinham ganho nesse ano, só me lembro da Itália de 90.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...