Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Gavazzo

[Arrendar] Casas/Apartamentos/Quartos

Publicações recomendadas

Citação de Peplin, Em 13/07/2020 at 20:04:

É impressão minha ou os preços de venda dos apartamentos, em vez de terem estabilizado ou até baixado, estão na verdade a subir? 😂 Tenho apanhado cada anúncio de buracos a 100/120 mil aqui pelo Seixal, que até assusta.

https://www.imovirtual.com/anuncio/apartamento-t2-paio-pires-seixal-ID13lKt.html#d6fb4e1172

Tipo, a sério?

Aqui no Porto, eu ando a ver muito mais apartamentos disponíveis para arrendamento, mas os preços continuam o mesmo absurdo!

Compartilhar este post

Link para o post

Alô, alguém conhece ou sabe de alguma casa/apartamento entre os 300/400€ na zona das Caldas da Rainha? Vou trabalhar para aquela zona e já vi alguns apartamentos, mas se alguém for da zona e souber alguma coisa que diga.

Compartilhar este post

Link para o post

semi off-topic

Como estão as taxas da euribor ? (12 meses)

Tenho um apartamento à espera de ser vendido que serve para pagar outro e estou aqui na duvida se vendo já o 1º mesmo com o mercado em baixa ou arrisco alugar (+um ano) e, corro o risco das taxas subir no 2º apartamento e com isso subir a prestação.

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém sabe como funciona uma permuta? Vou comprar a casa a um primo meu(180mil) e ele fica com o meu apartamento(105mil). Eu ainda tenho o crédito habitação por liquidar e ele também.  Fui ao meu banco(millenium) e perguntei qual a melhor maneira de fazer o negócio, disseram logo que não fazem permutas, que a melhor maneira é mesmo eu fazer um crédito novo e ele também e fazer os dois negócios ao mesmo tempo. Pelo que li na net, diz que fazendo permuta não pagamos imt e que se evita algumas burocracias, mas não explica como fazer com os créditos e assim. Alguém aqui entendido no assunto para me dar uma ajuda?

Compartilhar este post

Link para o post

se alguém estiver interessado em casa para arrendar perto de Coimbra:

http://hrhouse.pt/imovel/moradia-m4-isolada-coimbra/?rid=17482422&fbclid=IwAR3PKqNlEvIprgr5OvDuFvzHDxqsRoOXhPlAO2GBOhymWNUr3PSDx9sUaBc

Se alguém estiver à procura de uma casa para arrendar em Lisboa também pode me enviar pm, é um T2 na Penha de França

edit: já não está disponível.

Editado por Puto Perdiz

Compartilhar este post

Link para o post

Preciso dos vossos inputs em relação a uma eventual compra de habitação.

Basicamente vi um anúncio de um T2 a um preço muito interessante aqui na minha zona e amanhã vou ligar para marcar visita. Não sei se não vou apanhar a casa já reservada ou até vendida, mas na hipótese de conseguir efectuar visita e o apartamento corresponder de facto às minhas expectativas, tenho 2 questões:

- Em termos de reserva da casa, é costume pagar-se algum valor que depois abate na compra do apartamento? É que o próximo passo será ir aos bancos ver a melhor opção em termos de crédito à habitação e, pelo que sei, é um processo que pode demorar algumas semanas. Não estou a ver a imobiliária reservar a casa durante esse tempo sem qualquer garantia para depois eu desistir dela.

- Em relação à abordagem aos bancos, estou com um problema relevante. Tenho um bom valor para entrada e na eventualidade de necessitar de fiadores, os meus pais também estão numa situação confortável, uma vez que têm a casa já paga e uma poupança razoável. Contudo, mudei de emprego e só em Outubro é que começo. Embora tenha a natural confiança de que não estarei a prazo no novo emprego (apesar do contrato que me vai ser dado ser a termo certo, renovável), para o banco sou alguém que pode ser dispensado no fim do 1º contrato e ficar sem condições de pagar a casa. Isto torna a aprovação do crédito algo perto de impossível, certo?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Peplin, há 1 hora:

- Em relação à abordagem aos bancos, estou com um problema relevante. Tenho um bom valor para entrada e na eventualidade de necessitar de fiadores, os meus pais também estão numa situação confortável, uma vez que têm a casa já paga e uma poupança razoável. Contudo, mudei de emprego e só em Outubro é que começo. Embora tenha a natural confiança de que não estarei a prazo no novo emprego (apesar do contrato que me vai ser dado ser a termo certo, renovável), para o banco sou alguém que pode ser dispensado no fim do 1º contrato e ficar sem condições de pagar a casa. Isto torna a aprovação do crédito algo perto de impossível, certo?

És o único titular do crédito? Se sim, admito que não seja fácil... No meu caso fiz o CH com a minha namorada (ela efetiva, eu a prazo mas com perspetivas de passar a efetivo (numa grande empresa), o que acabou por acontecer), e no banco (CGD) apenas consideraram o salário dela para o cálculo da tx esforço.

Nada como perguntar em 2 ou 3 bancos... 

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Peplin, há 7 horas:

Basicamente vi um anúncio de um T2 a um preço muito interessante aqui na minha zona e amanhã vou ligar para marcar visita. Não sei se não vou apanhar a casa já reservada ou até vendida, mas na hipótese de conseguir efectuar visita e o apartamento corresponder de facto às minhas expectativas, tenho 2 questões:

- Em termos de reserva da casa, é costume pagar-se algum valor que depois abate na compra do apartamento? É que o próximo passo será ir aos bancos ver a melhor opção em termos de crédito à habitação e, pelo que sei, é um processo que pode demorar algumas semanas. Não estou a ver a imobiliária reservar a casa durante esse tempo sem qualquer garantia para depois eu desistir dela.

Comprei casa há pouco tempo e em termos de reserva foi difícil, pediam logo €2500 para reservar 1 ou 2 semanas (sendo esse dinheiro devolvido caso a pessoa desistisse) e depois tive que dar uma entrada de uma percentagem do valor (que agora não me consigo lembrar) de modo a celebrar o contrato de promessa compra e venda e aí esse valor já não era devolvido caso eu desistisse (e caso fosse o dono a desistir recebia o valor a duplicar). Mas havia a hipótese de estudar o crédito através da imobiliária e se eu tivesse feito isso não sei se não facilitariam em termos de prazos de reserva. O que sei é que foi uma pressão enorme para eu tomar uma decisão, isto numa casa que já estava no mercado há muito tempo e em que quem estava a viver lá fazia a vida difícil à imobiliária em termos de visitas.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

1 - existe o contrato de promessa de compra e venda que funciona como reserva do imóvel. Ou seja, combinam um valor e o apartamento fica reservado durante um determinado tempo até conseguires o crédito neste caso. 

2 - antes de fazeres este contrato, eu iria a alguns bancos para teres noção do plafond que terias disponivel. Pois caso não consigas o crédito, ficas sem a verba sinalizada no contrato promessa. 

Assim ao ires ao banco já ficas de consciência tranquila pois sabes quais os teus limites e ao fazeres o contrato promessa venda sabes mais ou menos até onde podes ir. 

Por fim, se tens disponibilidade para uma boa entrada normalmente isso facilita muito. 

Editado por Mwangaza
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

O que eu aconselho é já teres a pré-aprovação de crédito habitação ainda antes de atacares casas.

Eu bati logo os bancos todos e pedi propostas para ver o que cada um oferecia (diz +/- o valor da casa que estás a contar comprar, se for mais 20k para cima ou para baixo não vai alterar a proposta deles). Depois de receberes a proposta tens de entregar a documentação necessária (não te vincula a nada) e depois dão o parecer da pré-aprovação.

Isto faz a diferença no momento da compra, seres a proposta segura.

Em relação ao mudar de emprego, isso torna as coisas mais complicadas do pondo se vista de crédito por não ser contrato efetivo.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

Muito obrigado a todos pela ajuda.

Sim @PES6_fan, serei o único titular do crédito. Também é um factor relevante que me esqueci de referir.

Já percebi que a melhor hipótese é mesmo ir primeiro aos bancos ver o que consigo em termos de pré-aprovação de crédito, até porque a questão do emprego fará muita diferença. Vou ver se o faço nos próximos dias, embora tenha a sensação que este apartamento rapidamente vai desaparecer do mapa, infelizmente.

Editado por Peplin

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Peplin, há 2 horas:

este apartamento rapidamente vai desaparecer do mapa, infelizmente.

Isso acontece constantemente, para gajos que já têm os créditos aprovados, e para o pessoal que não usa crédito. 

Na tua zona é dificil ser um bom apartamento (jk)

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Casual 1904, há 15 horas:

Mesmo a questão do emprego pode ser contornada com fiadores.

Ou com dinheiro, ou com garantias da empresa, há montes de 'contornos' a fazer.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Peplin, Em 09/09/2020 at 11:53:

Muito obrigado a todos pela ajuda.

Sim @PES6_fan, serei o único titular do crédito. Também é um factor relevante que me esqueci de referir.

Já percebi que a melhor hipótese é mesmo ir primeiro aos bancos ver o que consigo em termos de pré-aprovação de crédito, até porque a questão do emprego fará muita diferença. Vou ver se o faço nos próximos dias, embora tenha a sensação que este apartamento rapidamente vai desaparecer do mapa, infelizmente.

Eu que ando também a ver casa, um dias destes numa visita disseram-me que se quisesse comprar, eles esperariam por toda a papelada que fosse necessário até obter o crédito. Eu ainda não fui a nenhum banco também. Não sei se costuma ser assim (é uma imobiliária pequena) ou se houver competitividade pela casa, esta vai para quem tiver o dinheiro mais rápido.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 53 minutos:

Eu que ando também a ver casa, um dias destes numa visita disseram-me que se quisesse comprar, eles esperariam por toda a papelada que fosse necessário até obter o crédito. Eu ainda não fui a nenhum banco também. Não sei se costuma ser assim (é uma imobiliária pequena) ou se houver competitividade pela casa, esta vai para quem tiver o dinheiro mais rápido.

Podes até não ter papelada nenhuma e fazes um contrato promessa compra e venda e durante o tempo que combinaram fica reservado para ti. 

Agora se nesse tempo não arranjares maneira de pagar o combinado durante o tempo da reserva, ficas sem esse sinal que deste. 

Compartilhar este post

Link para o post

Eu também comprei casa recentemente e a imobiliária "reservou" a casa para nós até ao CPCV. Estava bastante nervoso até assinar o contrato promessa porque tinha receio de ficar sem a casa mas a senhora da imobiliária disse que a casa era nossa e não tínhamos de nos preocupar (não demos nenhum sinal para reservar).

Em relação ao CPCV, assinámos já com o crédito pré aprovado. E depois tínhamos X dias para fazer a escritura. Nesse intervalo o banco já tinha tudo e avançou com o processo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mwangaza, há 56 minutos:

Podes até não ter papelada nenhuma e fazes um contrato promessa compra e venda e durante o tempo que combinaram fica reservado para ti. 

Agora se nesse tempo não arranjares maneira de pagar o combinado durante o tempo da reserva, ficas sem esse sinal que deste. 

Como o @TukTuk disse, não precisaria de dar nenhum sinal para reservar também.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu quando comprei não fiz CPCV. Tive que fazer uma proposta, sustentada por um cheque de 2.500€ que ficou na imobiliária. Se eu desistisse, o cheque era dado ao vendedor. O vendedor ao aceitar a minha proposta, teve que fazer o mesmo. Se desistisse, eu ganhava 2.500€.

Para além de cenas limite, tipo morte, a única hipótese de eu desistir sem perder o guito era se não tivesse crédito aprovado. Quem me tratou de tudo, de pedir propostas etc foi a imobiliária que trabalhava com meia dúzia de bancos. Eu ainda fui a mais 2 ou 3, onde eu ou alguém meu conhecido tinha conta e contactos e não consegui nada que se aproximasse do que a imobiliária me arranjou.

• Like 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 26 minutos:

Como o @TukTuk disse, não precisaria de dar nenhum sinal para reservar também.

Isso deve ser quando a imobiliária tem a exclusividade do espaço. Pois se várias agências trabalhar o mesmo imóvel não sei como fazem isso. 

Mas na minha experiência para reservar, tinha de ter o CPCV. Ou pelo menos o sinal, para reservar nas condições que o @Tio Hansfalou.

Edit. Mas falo na ótica de comprador. Não faço ideia do funcionamento das imobiliárias.

Editado por Mwangaza

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mwangaza, há 11 minutos:

Isso deve ser quando a imobiliária tem a exclusividade do espaço. Pois se várias agências trabalhar o mesmo imóvel não sei como fazem isso. 

Mas na minha experiência para reservar, tinha de ter o CPCV. Ou pelo menos o sinal, para reservar nas condições que o @Tio Hansfalou.

Edit. Mas falo na ótica de comprador. Não faço ideia do funcionamento das imobiliárias.

Muito provavelmente é isso, no bold!

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JP_, há 8 minutos:

Comigo foi igual ao @Tio Hans, tenho a escritura para a semana 🙏

Ter o nosso espaço é mesmo top. 

Desde os 18 que andei em aluguer atrás de aluguer e nunca tive esta sensação de casa como tenho agora. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei se alguma vez comentei aqui, mas também comprei apartamento em Outubro o ano passado, mas para já tem sido só "pesadelos"

Ainda não estou lá a viver, mas tinha sido estimado que estaria pronto em Maio e por causa do covid *cof cof* foi adiado para Outubro e agora já apontam a meio de Novembro 😞 

Uma coisa foleira na Polonia é que quando se compra um apartamento novo eles entregam a propriedade aos donos "crua", dão-nos a chave e o apartamento so tem uma porta e janelas, o resto tem de ser acabado à parte pelo dono, terrivel.

Tenho depois que contratar uma equipa para ir acabar o apartamento por dentro e eles só tem autorização para começar depois da cidade aprovar que o apartamento tem condições para se viver e ao que parece isso está super atrasado um pouco por todo lado.

E ainda em cima disso, essas equipas para acabar os apartamentos tem um tempo de espera de 6 meses visto que parece ser um negocio do crl actualmente

Estou ansioso para ir para lá morar, mas não faço ideia de quando isso vai acontecer

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...