Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Gavazzo

[Arrendar] Casas/Apartamentos/Quartos

Publicações recomendadas

Depende do valor que já empataste e se é mesmo o terreno que fazes questão de ter.

Imagina que também podes perder o sinal e quando tiveres mais estável encontrar um terreno similar até a melhor preço. 

Compartilhar este post

Link para o post

Se já assinaste o cpcv eu nem pensava duas vezes e avançava na mesma, mesmo que deixes isso em standby ate as coisas melhorarem, já tens o terreno, que imagino que seja o que tu queres, depois já não tens de começar do zero.

Há pessoal que vive noutro mundo e pensa que por vir aí uma recessão para o ano vão andar a dar casas e terrenos, o que realmente for bom vai continuar caro, o que não interessa é que deve baixar para um preço mais realista, como aconteceu em 2008/09, mas não deve passar disso.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de pm2lp, há 2 horas:

Há pessoal que vive noutro mundo e pensa que por vir aí uma recessão para o ano vão andar a dar casas e terrenos, o que realmente for bom vai continuar caro, o que não interessa é que deve baixar para um preço mais realista, como aconteceu em 2008/09, mas não deve passar disso.

Isto por si só é uma vantagem desgraçada, o problema nunca foi as casas caras, o problema foi todo o quadrado com uma casa de banho e cozinha estar a valores completamente absurdos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pickle Rick, há 15 horas:

Isto por si só é uma vantagem desgraçada, o problema nunca foi as casas caras, o problema foi todo o quadrado com uma casa de banho e cozinha estar a valores completamente absurdos.

Pois, mas quem tem dinheiro não vai comprar refugo, só se for com intuito de remodelar e vender mais caro depois da crise. Quem não tem dinheiro não vai comprar bom nem mau, não vai comprar nada, vai sim comprar o refugo remodelado dos capitalistas ao dobro do preço depois da crise, com recurso a crédito.

Claro que vai sempre existir uma exceção ou outra e pessoal esperto, que andou a juntar nos últimos anos a conseguir melhores negócios que há um ano atrás... mas, se agora temos quem se queixe que não consegue ter 15k/20k para uma entrada e a quererem financiamento a 100%, como é que vai ser daqui a um ano quando estivermos em plena crise e com os créditos ainda mais apertados?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de w0, Em 10/04/2020 at 14:30:

Concordo com o bold. Ha muita gente que vai acordar para Jesus. O PR acaba de dizer que o Estado de Emergência continua, por ele, até Maio. Portanto não sei bem o que esses Airbnbs têm em mente, vão ter de se inteirar e mudar de estratégia.

A opção de não compra é puramente por filosofia de vida. Ambos aqui em casa já vivemos no estrangeiro (temporadas de 1 ano no máximo - Bruxelas, NYC e Londres) e queremos ter a independência de, amanhã, dizer Fuck it, vamos viver para Medellin, ou algo menos exótico tipo Paris.

Nao me apetece estar amarrado a uma casa e se quiser fazer isso ter de vender (arranjar quem compre) ou arrendar (e ter o trabalho ou pagar a alguém para ter). Eu sou o gajo que deixou de ter carro e de viver de ubers e carsharing. Não tenho muito aquele sentimento de proprietário. Não vou levar os carros ou a casa para o outro mundo. E quando tiver filhos ajudá-los-ei mas nunca lhes vou dar nada de mão beijada. Para além de quem o património sempre é foco de discussão pós morte 😂. Muito sinceramente nos temos plano de comprar casa a partir dos 40, idade onde achamos que vamos assentar de forma diferente: uma base que nos serve de hub para ir e vir pelo mundo.

Edit: ficou um pouco mais filosófico haha. Mas pronto, não é um argumento financeiro e na volta até poderia compensar um pouco mais comprar. Mas sou sincero, gosto de ir mudando de casa. Fiz 6 anos e poucos nesta, e por mim tinha feito 4, mas já apanhei o mercado muito em cima na altura. 

Pois, pensamos os dois um pouco da mesma forma. Também não me vejo a comprar uma casa para habitação nos próximos tempos (agora não tenho possibilidade de o fazer, mas não é por aí), quando nada me garante que daqui a uns anos não me apeteça ir para o estrangeiro por exemplo.

No entanto consigo imaginar a compra de uma casa como adquirir um activo financeiro, que depois de uma reabilitação consiga dar lucro a arrendar acima do valor das prestações de empréstimo.

Citação de Jimpo, há 23 horas:

Assinei o compromisso de compra e venda do terreno no início de Março, tenho até inicio de Julho para fazer e apresentar o projecto na câmara, e em Setembro, se tudo for validado, assino a compra do terreno e poderei começar as obras. 

Isto era o cenário em principio de Março. Agora f*deu e estou a começar a ficar com dúvidas. Sou um gajo poupado, e o facto de não estar a trabalhar estes dois meses não me afecta por aí além no dia a dia. 
O problema está agora pra pedir o empréstimo, os juros parece que vão começar a aumentar (ou então é estratégia para o pessoal se despachar, daí o meu post para vos perguntar o que acham) e o pior está para vir porque os rendimentos "certos" que estava a ter, não acredito que os tenha nos próximos 3/4 meses, sendo que a minha mulher só volta a trabalhar a partir de Setembro e para ela será igual a retoma do ordenado. 

Somos os dois liberais, e dependemos de uma agenda, quanto mais utentes faço por dia, mais ganho, e até ter o ritmo que estava a ter antes desta crise, não vai ser de um dia para o outro. 

O que fariam? Quero construir a casa na mesma, mas estou a ficar com dúvidas, e por outra já assinei o compromisso de compra e venda. 

Um bocado out of the loop, mas já tens o projecto para esse terreno feito?

Não contes em entregar um projecto na CM  em Julho e ter isso aprovado para começar a construir em Setembro. É completamente impossível, a não ser que o presidente seja teu primo. E mesmo assim duvidava, já que em Agosto as coisas estão praticamente paradas.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de joe, há 6 horas:

Não contes em entregar um projecto na CM  em Julho e ter isso aprovado para começar a construir em Setembro. É completamente impossível, a não ser que o presidente seja teu primo. E mesmo assim duvidava, já que em Agosto as coisas estão praticamente paradas.

Obrigado a quem respondeu. Acho que irei para a frente, nem que vá fazendo as coisas mais devagar.

Estou a fazer o projecto com um gajo que trabalha com obras da Mairie aqui da vila, foi-me recomendado pelo gabinete urbanístico, é alguém que está habituado a fazer projectos para eles, por isso está bem dentro das normas, não acredito que vá ser chumbado. 

Esse foi um dos problemas e que me atrasou isto, porque era pra ter feito com uma colega de secundário que é arquitecta em Paris, mas ela tinha de vir presencialmente ver o terreno e também queria vir falar com os gajos da câmara para se inteirar das regras e regrinhas de construção e ela não tinha disponibilidade na agenda. Preferia fazer com alguém conhecido, mas tive de optar por esta outra pessoa.  

Não acredito que haja assim tantos projectos a entrarem, por isso se isto recomeçar mesmo a uma intensidade mais baixa, em Julho quero acreditar que eles me resolvam isto depressa. Acredito também que vá haver um incentivo a fazer mexer a economia.. estou optimista. 

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém já conseguiu baixar as rendas junto dos senhorios? Se sim, que abordagem utilizou?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Chandler, há 16 minutos:

Alguém já conseguiu baixar as rendas junto dos senhorios? Se sim, que abordagem utilizou?

Eu expliquei a minha situação ( a Maria teve corte no salário ) e perguntei se haveria alguma forma de ele nos poder ajudar, quer por baixar o valor da renda, adiar o pagamento da renda e diluir durante o ano, usar o dinheiro que dei na entrada (neste momento ele tem 1 renda e 1 mes de caução).

Baixou-me 150€ (de 650 para 500) na renda nos próximos 3 meses e pôs-me à vontade para continuar, caso a situação se mantenha, ou para ajudar ainda mais caso a situação pior.

• Like 4

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de joe, Em 16/04/2020 at 15:58:

@Jimpo, olha aqui o rapaz a fazer-se ao piso! 😁 Se não tiveres arquitecto, manda-te para o puto Joe.

Citação de Bashir, há 7 horas:

Eu expliquei a minha situação ( a Maria teve corte no salário ) e perguntei se haveria alguma forma de ele nos poder ajudar, quer por baixar o valor da renda, adiar o pagamento da renda e diluir durante o ano, usar o dinheiro que dei na entrada (neste momento ele tem 1 renda e 1 mes de caução).

Baixou-me 150€ (de 650 para 500) na renda nos próximos 3 meses e pôs-me à vontade para continuar, caso a situação se mantenha, ou para ajudar ainda mais caso a situação pior.

Muito porreiro da parte dele.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 1 minuto:

@Jimpo, olha aqui o rapaz a fazer-se ao piso! 😁 Se não tiveres arquitecto, manda-te para o puto Joe.

Vai das duas partes também, mas sim. Procurei um senhorio que fosse ou pelo menos me parecesse decente e ele procurou inquilinos da mesma maneira. Aliás, a casa teve vaga durante bastante tempo porque ele meteu a mãe a tratar do assunto que prontamente recusou estrangeiros e tudo o que não lhe agradasse. Adorou a minha patroa e conseguimos a casa num dia.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado, vou tentar parecido. Começo a sentir que o que era um valor razoável se está a esbater nas oportunidades novas que vão aparecendo por aí.  No fundo, sinto que com o que pago aqui, com algum recuo nos preços que aí andavam, já consigo melhor aqui na zona.

Compartilhar este post

Link para o post

Se tiveres a minha sorte estás tramado.

Vou cancelar o contrato e vou ser obrigado a pagar os próximos 120 dias de renda, incluindo o condomínio, mesmo não usufruindo do apartamento porque já não estou lá.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 2 horas:

Haha, por acaso parece mas não era esse o intuito da mensagem.

É porque fazer um projecto do 0 naquele tempo é impossível. Eu não me comprometeria em fazer algo naquele prazo. Um estudo prévio e licenciamento talvez, mas depois arrancavas para obra sem o projecto de execução, que é a fase mais demorada de um projecto e na qual surgem mais dúvidas que devem ser resolvidas antes da obra começar.

Edit: Não quero desencorajar o @Jimpo com isto. É só uma observação. Eu fiz o projecto de uma casa para um primo meu que não levou projecto de execução. Ele está feliz e contente a morar naquela casa. Ficou 1000x melhor do que estava (reabilitação). Mas eu sei que podia ficar bastante melhor e no final por xico espertisse dele (que foi alterando coisas em conversa com o empreiteiro sem minha consulta) o resultado não ficou algo do qual me orgulhe.

Editado por joe

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Chandler, há 2 horas:

Então? Onde moras e porquê esse desfecho?

Braga

Porque o meu senhorio quer chular-me o máximo possível. Antes desta pandemia já me andava a falar que mal acabasse o contrato ia aumentar a renda para + 450€ do que pago agora e que eu estava lá a viver de graça.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu paguei à mesma a renda de Abril mas ele ajudou-nos com as despesas de 4 meses.
De resto como ainda não entrei em layoff acho que não lhe posso pedir muito mais. Entretanto como neste momento só está lá uma pessoa a morar essa pessoa vai assumir as contas de Abril visto que também não fazia sentido eu e a outra pessoa pagar.
Por este andar vou pagar Maio e não vou para lá visto que a outra pessoa que mora lá também leva o namorado lá para casa que trabalha num hospital como assistente de limpeza ou lá como se diz.

Compartilhar este post

Link para o post

Por curiosidade, atualmente qual é a percentagem do vosso rendimento mensal que gastam no arrendamento? 

Compartilhar este post

Link para o post

Ando um pouco confuso sobre a opção certa a tomar. Eis a situação:

- Pagamos 800€ por um T2 na Graça. Não é mau, mas a casa é pequena: kitchnet com dois quartos igualmente pequenos;

- Temos contrato e a senhoria é sabida, não vai alinhar em reduções a menos que sinta real risco de irmos embora e deixá-la na mão;

- Passámos aqui dois bons anos mas sabemos que isto não é a última bolacha do pacote e que há gente a pagar menos por melhor;

Eis os problemas: se sair agora tenho de dar os 90 dias e corro o risco de, temporariamente, pagar duas rendas. Por outro lado, há muita gente sem conseguir alugar casas e antigos AL's colocados no mercado. Há muita gente a precisar de alugar agora, e sem ter quem se chegue à frente nesta fase. Parece uma boa oportunidade. Ainda ontem vi duas casas aqui na zona que estavam nos 1000 e que baixaram a renda para um valor próximo do meu ou até mais baixo e eram muito, muito melhores. Não estou desesperado por sair, mas gostava de encontrar uma casa maior. Por outro lado, não faço ideia de como vai estar isto dentro de meses...

O que fariam?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Chandler, há 50 minutos:

- Pagamos 800€ por um T2 na Graça. Não é mau, mas a casa é pequena: kitchnet com dois quartos igualmente pequenos;

- Temos contrato e a senhoria é sabida, não vai alinhar em reduções a menos que sinta real risco de irmos embora e deixá-la na mão;

- Passámos aqui dois bons anos mas sabemos que isto não é a última bolacha do pacote e que há gente a pagar menos por melhor;

Eis os problemas: se sair agora tenho de dar os 90 dias e corro o risco de, temporariamente, pagar duas rendas. Por outro lado, há muita gente sem conseguir alugar casas e antigos AL's colocados no mercado. Há muita gente a precisar de alugar agora, e sem ter quem se chegue à frente nesta fase. Parece uma boa oportunidade. Ainda ontem vi duas casas aqui na zona que estavam nos 1000 e que baixaram a renda para um valor próximo do meu ou até mais baixo e eram muito, muito melhores. Não estou desesperado por sair, mas gostava de encontrar uma casa maior. Por outro lado, não faço ideia de como vai estar isto dentro de meses...

O que fariam?

Começo pelo bold. Ninguém vai sabe e é impossível saber. Encontra um preço com que te sintas confortável e aceita-o. 

Perante a tua situação acho que podes fazer várias coisas. 

Se não estás sedento de sair, renegoceia a renda. Caso eles aceitem baixar para um valor que te sintas confortável, ficas a ganhar. Se não aceitarem ficas coma cabeça mais organizada para sair e até podes admitir, nesse momento, comunicar a tua intenção de sair.

Em paralelo, vais vendo casas que te interessem e gostes. Se encontrares uma que gostes mesmo, onde sintas que o X a pagar, seja a tua renda atual, um pouco menos ou um pouco mais, te deixa realizado, siga. Claro que pode acontecer isto ficar ainda mais crítico e daqui a 3 meses essa renda estar 30% mais baixa. Mas também pode não descer aquilo que esperamos. Who knows? Aqui é como uma aposta. Se tiver valor para ti e se não tiver impacto significativo no teu orçamento familiar, vai em frente. 

Por último, podemos sempre negociar meses de carência para onde vais, o que te permite minimizar o risco de ficares a pagar duas casas e/ou baixar ainda mais a renda (global). Esta última opção é relativamente fácil para um proprietário aceitar. Quando eu estava a ver o mercado nas últimas semanas e antes de fechar a minha ida para a casa nova reparei que poucos se opunham a 2 meses de carência. 

Para ajudar a negociar, se tiveres esse cash flow atualmente, propõe pagar logo 6 rendas na assinatura do contrato. 

O meu argumento foi simples: o estado de emergência vai durar. Vocês não vão conseguir massificar as visitas (eu apenas fui porque era na rua atrás e porque deixaram a porta aberta e eu liguei quando sai). Depois reforcei que eles estariam a perder dinheiro todos os meses que não colocavam la ninguém, e que já ia pelo menos em Abril, Março, Junho e potencialmente Julho. Então consegui convencê-los que assinaria o contrato já, com um desconto de 18% + 3 meses de carência, mas que lhes pagava já 6 meses. 

Edit: acrescento, ainda, que há que ter cuidado nesta fase a escolher o senhorio. Confesso que um ex-Airbnb não me atraía. Primeiro porque tinham sempre propostas de contratos curtos, segundo porque a maioria queria manter las a mobílias todas (deal breaker para mim) e terceiro porque tenho o feeling (vale o que vale) que aqueles com que falei iam dar muito trabalho na gestão da relação do contrato. 

Edit 2: estive a ver uns sites (já não via há uma semana ou assim) e a queda dos preços está, neste momento, em 5%-9% na tipologia de casas que vi (T2 com mais de 80m2 área util). Ha senhorios que estão a baixar 20%-30% no primeiro ano e depois retomam o valor inicial, ficando a descida global a rondar os 10% (ex: renda 1k, primeiro ano 700€, restantes 1k. Renda em 3 anos preço inicial 36k, renda com desconto 32.4k, total desconto 10%). 

Edit 3: aqui de dedo no ar, não acho plausível que as rendas voltem aos valores de 2012/2014. Na altura um T1 aqui no meu condomínio valia 700€ e agora o mesmo T1 vale 1200€. Acho que a virtude estará no meio. Acho. Mas @Burkina2008 consegues dar aí uma opinião/luzes mesmo estando mais longe do nosso mercado?

Editado por w0
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Koper, há 9 horas:

Por curiosidade, atualmente qual é a percentagem do vosso rendimento mensal que gastam no arrendamento? 

Cerca de 31%, porque sou o único empregado.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Koper, há 14 horas:

33%

Curtia que fosse uns 25%, mas com o que ganho seria impossível em Lisboa lol.

Citação de Chandler, há 4 horas:

O que fariam?

És meu vizinho!

Tens os 90 dias para pagar? 3 meses não é muito, ela corre o risco de não conseguir arrendar ao mesmo valor nesta altura, pode ser que aceite baixar com medo de vos perder.

Mas 800 por um T2 na Graça não é mau de todo

Editado por joe

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Koper, há 14 horas:

Por regra deveria ser 1 terco para renda/prestacao, 1 terco para poupar e 1 terco para o resto...claro que isto em PT é quasi-impossivel, mas se a renda for mais de 50% do salario em conjunto de um casal, you are in deep trouble...eu diria que 35-40% é mesmo o maximo para PT

Citação de w0, há 4 horas:

Edit 3: aqui de dedo no ar, não acho plausível que as rendas voltem aos valores de 2012/2014. Na altura um T1 aqui no meu condomínio valia 700€ e agora o mesmo T1 vale 1200€. Acho que a virtude estará no meio. Acho. Mas @Burkina2008 consegues dar aí uma opinião/luzes mesmo estando mais longe do nosso mercado?

Sorry, mas estou longe de saber muito sobre este assunto.

Teoricamente é um buyers market agora, por isso as rendas vão descer e em teoria (por isto é tudo muito subjectivo), so vao voltar aos niveis do final do ano passado, lá para finais e 2022. Vendo isto desta forma, eu procuraria uma renda sem alteracoes para os proximos 3 anos, a 25% do que se paga agora...alias esperava ate Junho, para a malta perceber que este Verão não vai existir mesmo turismo e que se não alugam a precos decentes, vão ficar com o Totta na mão...sobretudo porque muita gente comprou para alugar, esperando que a renda cobrisse as prestacoes do emprestimo...e la para Junho vão ficar a sentir um aperto grande sem o dinheiro a entrar

Não há que ser coninhas. A não ser que tenham um senhorio que ja vos alugou abaixo do preco de mercado e que tenha feito qualquer coisa extraordinaria por voces, o melhor é irem a procura do desconto, porque quando foi para subir a renda, regra geral os senhorios tambem nao foram meigos com os inquelinos. 

Mas again, reitero que isto é uma opinião pessoal, que pode e deve ser vista de forma critica, porque o meu conhecimento neste campo é limitado.

• Like 7

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, em princípio tenho a moradia bem encaminhada com a permuta à mistura. O problema vai ser o empréstimo, já que eu não estou efetivo e a mulher também não (advogada estagiária).

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Koper, há 20 horas:

17% na nova casa 

Editado por w0

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...