Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Lebohang

[UCL] Bayern München 1-0 Benfica (RF)

Publicações recomendadas

Tem vindo a melhorar defensivamente. Mas continua longe do ideal, na minha opinião. Porém, concordo plenamente quando escreves que a saída do Luisão acabou por ter um efeito positivo em todo o processo defensivo. No meio de tudo, só é pena que o Semedo se tivesse lesionado, porque também igualmente competente defensivamente como o Almeida e dava muito mais ao ataque.

Compartilhar este post

Link para o post

E mantém-se a toada da época: se jogamos bem, é porque a outra equipa esteve em baixo de forma; se jogamos mal, é a prova de que não jogamos mesmo nada. Até quando jogamos com equipas do mais alto nível. A exibição foi boa e ganha mais grandeza por ter sido contra o Bayern, mas a verdade é que não deixou de ser um jogo semelhante ao que fizemos, por exemplo, com o Sporting.

O jogo de ontem do Benfica está longe de se assemelhar ao que fizeram em Alvalade, muito longe mesmo.

Mas é o o critério de análise mais objetivo, ou não? Como justificas tu que uma equipa tão debil defensivamente como é o SLB, tenha os mesmos golos sofridos que a Solida defesa do Sporting? Já sei, são as individualidades? Ou as individualidades só contam no processo ofensivo (daí os 15 golos de diferença, todos graças às individualidades, segundo os "experts" da bola)?

O critério mais objectivo que poderia existir nesse caso nunca seriam os golos sofridos mas sim as ocasiões de golo concedidas e nem isso é demonstrador da qualidade do processo defensivo de uma equipa, principalmente na transição que é o aspecto onde realmente o trabalho é notado.

O Sporting sofre muito golo de bola parada e o Benfica nem por isso, só esse indicador é um dos aspectos do trabalho defensivo de cada equipa. Comparar os golos sofridos para estabelecer uma comparação táctica entre duas formas de defender é a mesma coisa que defender que um produto caro tem de ser automaticamente melhor que um barato só por causa do preço.

É uma análise demasiado crua, que às vezes até pode ser verdade mas não é com tal argumento que é provado.

E como a malta da estatística olha só a números e muitas vezes a números errados, será extremamente impossível arranjar uma estatística para isso. Existem muitos factores a ter em conta num processo defensivo de uma equipa e não são os golos que os qualificam.

Os golos quanto muito servem como linha orientadora disso mesmo.

Editado por HugoMLMartins

Compartilhar este post

Link para o post

Se o campeonato tivesse 3 rondas, éramos campeões. Considerando que só faltam 6, não sei... Mas andamos a jogar muito. Nas últimas duas jornadas, vulgarizámos duas equipas muito competentes. Já nem me chateio muito com o Teo jogar, tem estado a um nível decente para o que se lhe pede.

As coisas que eu leio...

Não escreveria melhor.

Mas quem é que neglicencia isso? :lol: o Benfica é uma equipa sólida defensivamente, ou tem vindo a tornar-se, pelo menos. Começou o campeonato de forma algo tremida (e continua a achar que a saída do Luisão da equipa ajudou a que estabilizasse), e a afirmação de jogadores como o Lindelof e o Lisandro, e da fantástica forma do Fejsa ajudou bastante a isso. Não me verás aqui nunca a dizer que o Sporting defende melhor que o Benfica porque tem menos golos sofridos, ou os mesmos golos sofridos, não sou idiota a esse ponto.

Correcção, tem vindo a melhorar a sua solidez defensiva ao longo do campeonato e o seu movimento ofensivo é de longe o mais efectivo (não é isso que conta no futebol?Metê-las na baliza?). Como dissocias isso da qualidade do seu futebol?

O Benfica do JJ dava chocolate em 80% dos jogos, futebol virtiginoso com jogadas artisticas, em 6 anos ganhou-se...3 campeonatos e umas taças da liga. E aposto que nessas alturas a esmagadora maioria dos sportinguistas e portistas entendiam que nas epocas em que o SLB foi campeão foi um campeão imeritório, por que teve "colinho" porque teve "tuneis", porque tinha "vaca" e apenas começaram a reconhecer justiça em algum dos campeonatos quando o JJ se mudou para alvalade, e sabes que isso é verdade, não em todos os sportinguistas mas em muitos.

E atenção que eu até sou dos que defende que dos 3 ganhos pelo jesus, 2 foram perdidos pelo FCP...

Compartilhar este post

Link para o post

Correcção, tem vindo a melhorar a sua solidez defensiva ao longo do campeonato e o seu movimento ofensivo é de longe o mais efectivo (não é isso que conta no futebol?Metê-las na baliza?). Como dissocias isso da qualidade do seu futebol?

O Benfica do JJ dava chocolate em 80% dos jogos, futebol virtiginoso com jogadas artisticas, em 6 anos ganhou-se...3 campeonatos e umas taças da liga. E aposto que nessas alturas a esmagadora maioria dos sportinguistas e portistas entendiam que nas epocas em que o SLB foi campeão foi um campeão imeritório, por que teve "colinho" porque teve "tuneis", porque tinha "vaca" e apenas começaram a reconhecer justiça em algum dos campeonatos quando o JJ se mudou para alvalade, e sabes que isso é verdade, não em todos os sportinguistas mas em muitos.

E atenção que eu até sou dos que defende que dos 3 ganhos pelo jesus, 2 foram perdidos pelo FCP...

Continuas a meter palavras na minha boca que eu não disse, não vale a pena continuar esta conversa. Quando parares de falar nos outros, e no que os outros dizem, ou no que a maioria diz, talvez conversemos.

Editado por Oblivion

Compartilhar este post

Link para o post

O jogo de ontem do Benfica está longe de se assemelhar ao que fizeram em Alvalade, muito longe mesmo.

O critério mais objectivo que poderia existir nesse caso nunca seriam os golos sofridos mas sim as ocasiões de golo concedidas e nem isso é demonstrador da qualidade do processo defensivo de uma equipa, principalmente na transição que é o aspecto onde realmente o trabalho é notado.

O Sporting sofre muito golo de bola parada e o Benfica nem por isso, só esse indicador é um dos aspectos do trabalho defensivo de cada equipa. Comparar os golos sofridos para estabelecer uma comparação táctica entre duas formas de defender é a mesma coisa que defender que um produto caro tem de ser automaticamente melhor que um barato só por causa do preço.

É uma análise demasiado crua, que às vezes até pode ser verdade mas não é com tal argumento que é provado.

E como a malta da estatística olha só a números e muitas vezes a números errados, será extremamente impossível arranjar uma estatística para isso. Existem muitos factores a ter em conta num processo defensivo de uma equipa e não são os golos que os qualificam.

Os golos quanto muito servem como linha orientadora disso mesmo.

Isso significa que a análise que o Guardiola fez foi errada? Ou foi apenas para "parecer bem"?

Continuas a meter palavras na minha boca que eu não disse, não vale a pena continuar esta conversa. Quando parares de falar nos outros, e no que os outros dizem, ou no que a maioria diz, talvez conversemos.

Mas eu não escrevi que tinhas sido um dos que dizia isso...não tenho culpa que tenhas enfiado a carapuça. Eu até estava a gostar de trocar argumentos contigo, pareces ser daqueles sportinguistas que até sabe discutir as coisas sem ver só o seu lado...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não quero enfiar, tu é que me estás a tentar metê-la à força. Eu dou-te a minha opinião sobre as coisas, e tu vens com o que a maioria diz, com o que o Jesus fazia há 3 ou 4 anos, em como ganhou campeonatos, em colinhos, etc. para quê continuar? Eu neste tópico nem falei sequer da qualidade ofensiva do Benfica...

Compartilhar este post

Link para o post

Não escreveria melhor.

Diz lá, vá.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso significa que a análise que o Guardiola fez foi errada? Ou foi apenas para "parecer bem"?

Que análise ? O Guardiola não partilhou nenhuma análise, o Guardiola exprimiu uma opinião e não apresentou facto nenhum para a sustentação da mesma. Não faço ideia do que ele analisou, do que ele viu e de que forma chegou às suas conclusões, e como tal não vou concluir nada de um raciocínio que apenas a ele pertence.

Eu acho que o Benfica defende mal, principalmente se precisar de assumir as despesas do jogo ofensivamente. A transição ataque-defesa da equipa deixa a desejar, e nem sempre se comporta de forma compacta.

Já se estiver num jogo que requer uma estratégia mais defensiva e de contenção acabam por disfarçar essas debilidades porque o bloco não é obrigado a esticar-se tanto em campo e a deixar espaço entre sectores, e como tal não requer tanto trabalho para ajustar-se defensivamente.

E isto não quer dizer que o Benfica é uma equipa defensiva, pelo contrário, o seu treinador pode é estar mais talhado para trabalhar um processo defensivo que assente mais num bloco baixo e de contenção em vez de um bloco que se porte extremamente bem na transição ataque-defesa (que é o que mais acontece em Portugal).

E nada disto invalida a prestação do Benfica em termos defensivos ultimamente. Agora um jogo de futebol tem muitas variáveis e as equipas têm de ser capazes de reagir a diversos estímulos, sendo que umas estão mais talhadas para um certo tipo de estímulo que outras.

Editado por HugoMLMartins

Compartilhar este post

Link para o post

Diz lá, vá.

O que tu escreveste explica por si mesmo a minha opinião. Um campeonato a 3 voltas. Deram banhos a duas das melhores equipas (ambas as afirmações são verdade), quando foi o SLB, foi sorte ou foram os adversários que jogaram mal.

Que análise ? O Guardiola não partilhou nenhuma análise, o Guardiola exprimiu uma opinião e não apresentou facto nenhum para a sustentação da mesma. Não faço ideia do que ele analisou, do que ele viu e de que forma chegou às suas conclusões, e como tal não vou concluir nada de um raciocínio que apenas a ele pertence.

Eu acho que o Benfica defende mal, principalmente se precisar de assumir as despesas do jogo ofensivamente. A transição ataque-defesa da equipa deixa a desejar, e nem sempre se comporta de forma compacta.

Já se estiver num jogo que requer uma estratégia mais defensiva e de contenção acabam por disfarçar essas debilidades porque o bloco não é obrigado a esticar-se tanto em campo e a deixar espaço entre sectores, e como tal não requer tanto trabalho para ajustar-se defensivamente.

E isto não quer dizer que o Benfica é uma equipa defensiva, pelo contrário, o seu treinador pode é estar mais talhado para trabalhar um processo defensivo que assente mais num bloco baixo e de contenção em vez de um bloco que se porte extremamente bem na transição ataque-defesa (que é o que mais acontece em Portugal).

E nada disto invalida a prestação do Benfica em termos defensivos ultimamente. Agora um jogo de futebol tem muitas variáveis e as equipas têm de ser capazes de reagir a diversos estímulos, sendo que umas estão mais talhadas para um certo tipo de estímulo que outras.

Como é que um treinador talhado para um estilo de jogo mais defensivo apresenta tanto volume ofensivo, conseguindo ter o melhor ataque da prova e a melhor defesa ex-equo com o SCP? Individualidades, apenas e só? São os adversários que aselham quando jogam com o SLB? É sorte?

Compartilhar este post

Link para o post

Por ser mais talhado para o jogo defensivo não quer dizer que não saiba trabalhar o aspecto ofensivo do jogo. Agora, tem que trabalhar mais o defensivo se os executantes são piores, quando comparados com os lá da frente.

Compartilhar este post

Link para o post

E porque o Maxi é muito superior ao AA, por exemplo. E acho que pouca gente menciona isso na avaliação que faz. O que o MAxi dava ao jogo do SLB não tem comparação com o que dá o AA.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest trz

Em termos ofensivos sim

Compartilhar este post

Link para o post

Nem um golinho marcaram lá?? Que fracos.

Compartilhar este post

Link para o post

Como é que um treinador talhado para um estilo de jogo mais defensivo apresenta tanto volume ofensivo, conseguindo ter o melhor ataque da prova e a melhor defesa ex-equo com o SCP? Individualidades, apenas e só? São os adversários que aselham quando jogam com o SLB? É sorte?

Eu não disse isso. Disse que o treinador pode estar talhado para trabalhar um processo defensivo diferente. Um que assente em bloco baixo e de contenção em vez de um que consiga gerir o momento de transição ataque-defesa de forma perfeita.

O Rui Vitória parece-me claramente talhado para isso mas tal não significa que o Benfica o faça durante os jogos em que tem de assumir as rédeas. Por isso mesmo é que as debilidades do Benfica se notam mais nesses casos, porque o treinador não trabalha tão bem a equipa num bloco extremamente alto e de constante ajuste à transição ataque-defesa. O processo ofensivo em nada está relacionado com o tipo de processo defensivo que o Rui Vitória trabalha melhor e não misturem as duas coisas.

Aliás, se formos ver, o Benfica sofreu grande parte dos seus golos quando foi obrigado a assumir jogo e foi apanhado numa transição ataque-defesa porque acabam por não ajustar bem. Ou é o Eliseu que coloca toda a gente em jogo, ou um dos médios sai mal na pressão, ou fecham mal a profundidade.

E isto são tudo aspectos que o Rui Vitória é capaz de corrigir quando trabalha com um bloco mais baixo porque controla muito melhor o espaço entre sectores, não permitindo por norma a circulação de bola por dentro dos mesmos.

E isto não está relacionado com jogar bonito ou feio porque tal coisa não existe.

Compartilhar este post

Link para o post

A única coisa que me apraz dizer é que me dá gosto debater ideias futebolisticas com alguém que sabe falar sem palas.

Compartilhar este post

Link para o post

" Até o Angrense ... "

f*dasse

isola o jogo defensivo que o Benfica fez (onde esteve bem, mas quando realço isso pouco ou nada interessa ao que parece)

80% da construção de jogo atacante do Benfica durante 90 minutos foi chutão defesa passa para Ederson, chutão, Mitroglou/Jimenez e Jonas na luta e tentar ganhar a segunda bola com um bom posicionamento sem bola e agressividade.

Pontualmente, deu para o Pizzi e Gaitan terem espaço para correr nos flancos e correrem correrem correrem e cruzarem.

É mentira o que estou a dizer? Que isto foi e é primitivo como o caraças? Foi eficiente, criou perigo, mas foi primitivo. Daí a comparação com o futebol distrital.

Agora andares para aí todo escandalizado sem dizer um argumento que seja, é que pronto. Mas não esperava menos de ti.

O que sei é que neste momento já nem dar luta ao Bayern é sinónimo de qualidade quando se fala do Benfica de Rui vitória. Não fomos nós que jogámos bem, foram eles que não tiveram ao nível deles. É que já li outros posts do género e acho estranho. Faz-e lembrar quando saiu o Liverpool na época do Koeman. O campeão europeu?? E o Benfica já foi. 3-0 no final da eliminatória e o que aconteceu foi que o Liverpool afinal já não estava tão bem.

A verdade é que ontem o Benfica fez um bom jogo e eu vi bastantes jogadas onde saímos da zona de pressão pelo chão e só depois viravam jogo. Aliás lembro-me duma jogada do Renato em que ele faz isso muito bem e depois falha é o passe longo.

Aliás Deus nosso senhor na terra, que é guardiola só elogia o Benfica. Eu também pensei que era só para ficar bem, mas pelos vistos eles não conseguiram jogar assim tanto.

Nada contra ti, mas estou um pouco cansado de ouvir dizer que o Benfica vive das individualidades ou que o adversário não estava nos seus dias,etc...

Foram as duas coisas. Nem eu invalidei o facto do Benfica ter feito um excelente jogo defensivo, nem o facto do Bayern ter feito um jogo menos bom ofensivamente. Se leres o que disse para trás és capaz de encontrar um ou mais posts onde digo isso.

"Bastantes"...:lol: :lol:

nós é que somos todos uns ceguinhos

A questão não é essa, a questão é que há uma "lei" no futebol que diz que uma equipa joga, sempre, aquilo que a outra a deixa jogar.

E enquanto para voces a vitoria em Belém foi um jogão total da vossa parte e só não chegaram aos dois digitos porque estavam desinspirados na primeira parte, quando toca ao SLB, não é o Benfica que faz jogões, nem que pode ganhar jogos por 8 ou 9, mas sim os outros é que não jogam nada, estão desinspirados, foi o arbitro, wtv.

Para vocês não há meio termo.

Tal como para vocês não há. Porque de 90% dos Benfiquistas, li que o Benfica é que fez uma tusa de jogão defensivo, e não deixou jogar o Bayern.

Pois há quem diga que é um pouco das duas coisas, há quem diga que foi só o outro lado, do Bayern não ter feito um bom jogo.

Eu acho que foi um pouco das duas coisas. E isso não retira mérito nenhum ao Benfica, bem pelo contrário.

concordo totalmente.

Editado por Jone Sampaoli

Compartilhar este post

Link para o post

Sabes os resultados do Bayern em casa esta epoca para a champions? E clubes como o Arsenal e a Juventus? São melhores ou piores do que o SLB? Jogaram como o SLB? Foram eficazes? Jogaram de forma bonita e organizada? Como jogaria o Sporting do jesus, por exemplo? Jogaria melhor, com mais qualidade, olhos nos olhos?

Eu também concordo que quer o Zenit quer o Bayern se exibiram abaixo do que podem e sabem, o que me faz especie é ressalvarem esses aspectos em vez de realçarem que, quer nos dois jogos com o Zenit quer ontem o Benfica fez o suficiente para vencer os dois jogos ao Zenit e para ontem perder pela margem minima, algo que ainda nenhum clube tinha conseguido, tendo inclusivé chances flagrantes para marcar e um penalty não assinalado (o Ederson também evitou o dilatar do resultado e eu ao contrário de outros não tenho vergonha de o admitir. Até porque o Bayern não é própriamente um clube...de distrital..

Compartilhar este post

Link para o post

Sabes os resultados do Bayern em casa esta epoca para a champions? E clubes como o Arsenal e a Juventus? São melhores ou piores do que o SLB? Jogaram como o SLB? Foram eficazes? Jogaram de forma bonita e organizada? Como jogaria o Sporting do jesus, por exemplo? Jogaria melhor, com mais qualidade, olhos nos olhos?

Eu também concordo que quer o Zenit quer o Bayern se exibiram abaixo do que podem e sabem, o que me faz especie é ressalvarem esses aspectos em vez de realçarem que, quer nos dois jogos com o Zenit quer ontem o Benfica fez o suficiente para vencer os dois jogos ao Zenit e para ontem perder pela margem minima, algo que ainda nenhum clube tinha conseguido, tendo inclusivé chances flagrantes para marcar e um penalty não assinalado (o Ederson também evitou o dilatar do resultado e eu ao contrário de outros não tenho vergonha de o admitir. Até porque o Bayern não é própriamente um clube...de distrital..

A Juventus, por exemplo, criou o dobro das oportunidades que o Benfica criou ontem em Munique. Se bem que com outras armas, até tiveram uma abordagem na retaguarda bastante semelhante, mas tiveram um estilo de jogo muito mais apoiado na fase atacante e na procura da profundidade pelo solo, se bem que sempre assente no contra-golpe. Porque eu também acho que a forma de derrotar este Bayern é através do contra-ataque. O que realço é que o momento atacante do Benfica ontem foi feio e primitivo, mas também realço que foi eficiente. E se assim for o caminho para derrotar o Bayern que o seja. Não há que ter medo de jogar feio na frente para vencer.

O Sporting do Jesus provavelmente teria uma abordagem igual em termos defensivos, e com sorte ainda teriamos uma invenção à JJ como o João Pereira na esquerda ou assim, mas duvido muito que tentassem um jogo demasiado direto como o que se viu ontem, até porque não faz parte da identidade da equipa. Se seria mais ou menos eficaz? Nunca saberemos. Eu gostaria de acreditar que sim, que seria mais eficaz.

O Ederson teve 2 boas intervenções e esteve seguro, mas não foi por aí. Nem achei que tenha feito uma grande exibição, nem precisou de o fazer porque o Jardel, o Lindelof e o Fesja limparam tudo por ele. Até o grande destaque dele foram os pontapés.

Editado por Jone Sampaoli

Compartilhar este post

Link para o post

Fato curioso: fomos a equipa com mais posse de bola em Munique para a Champions. É uma diferença residual para os outros, é verdade, mas só vem atestar a personalidade da nossa exibição e talvez que não tenhamos sido tão primitivos quanto isso.

Editado por The Sandman

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...