Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ricardo™

Táxi vs Uber

Publicações recomendadas

Como assim não têm qualquer tipo de seguro? Os Uber são carros normais e como é óbvio têm seguros para ocupantes como qualquer outra viatura particular. Devem ser bem mais baratos que os seguros dos táxis, mas como é óbvio não andam a circular sem seguro.

Compartilhar este post

Link para o post

Como assim não têm qualquer tipo de seguro? Os Uber são carros normais e como é óbvio têm seguros para ocupantes como qualquer outra viatura particular. Devem ser bem mais baratos que os seguros dos táxis, mas como é óbvio não andam a circular sem seguro.

Em caso de te acontecer um acidente num taxi tens um seguro de viagem. Num Uber não tens esse seguro por não ser transporte publico. Se te acontecer algo, desenmerda-te, porque eles não são responsáveis por ti. Tens seguro de carro, não para acidentes ou coisa que possa acontecer.

Compartilhar este post

Link para o post

O 'seguro mínimo' que um automóvel particular tem de ter é o Seguro de Responsabilidade Civil que não cobre o condutor mas cobre os passageiros, não sei onde é que foste buscar essa ideia de que os Uber não têm seguros. Não têm os mesmos dos veículos de transporte de passageiros, mas claro que têm seguro.

Compartilhar este post

Link para o post

O 'seguro mínimo' que um automóvel particular tem de ter é o Seguro de Responsabilidade Civil que não cobre o condutor mas cobre os passageiros, não sei onde é que foste buscar essa ideia de que os Uber não têm seguros. Não têm os mesmos dos veículos de transporte de passageiros, mas claro que têm seguro.

Mas não tem o mesmo seguro que os Taxis são obrigados a ter. E nem os benefícios de esses seguros são os mesmos do que em caso de acidentes com taxis. E, aliás, em caso de acidentes, a Uber não se responsabiliza por ti ou pelo que aconteça aos teus bens.

Compartilhar este post

Link para o post

Parece-me claro que tem taxistas na família ou muito próximo dele.

Compartilhar este post

Link para o post

Se te acontecer algo, desenmerda-te, porque eles não são responsáveis por ti.

:lol:

Compartilhar este post

Link para o post

sierra o teu pai é taxista ou assim

Nop. Foi o meu avô durante muitos anos, onde tinha um carro próprio, dai eu saber +/- o que eles têm de pagar e tudo mais.

Parece-me claro que tem taxistas na família ou muito próximo dele.

Conheço bastantes e cresci no meio com pessoas do género. Curiosamente com pessoas que defendem que o genero devia ser muito muito diferente de aquilo que é hoje. E muito dos problemas que falam neste tópico e tenho dito eles próprios se queixam e criticam. E neste caso da Uber muito do que vejo são de coisas que me contam e que eles vão mostrando.

E BTW: Eu não sou contra a Uber. Acho que cada pessoa devia ter o direito de escolher. Sou contra é as claras vantagens que eles têm face aos taxistas. E não acho que se deva facilitar a vida aos taxistas. Devia-se era controlar mais, tal como a Uber deveria ter esses controlos.

Editado por Sierra K

Compartilhar este post

Link para o post

Sierra, eu também não estou a fazer juízos de valor para com todos os taxistas, ou a dizer que toda a gente deva deixar de usar táxis, nada disso.

Mas como consumidor, tenho, neste momento, esses dois produtos disponíveis e não me cabe a mim (neste caso) decidir se um é ilegal ou não. Dado que estão os dois à disponibilidade sinto-me na liberdade de escolher aquele que para mim forneça um maior conforto/menor preço/maior transparência.

No caso de se decidir que a Uber não possa funcionar nestas condições, então ficarei com apenas um produto disponível e será essa a minha escolha.

Compartilhar este post

Link para o post

Sierra, eu também não estou a fazer juízos de valor para com todos os taxistas, ou a dizer que toda a gente deva deixar de usar táxis, nada disso.

Mas como consumidor, tenho, neste momento, esses dois produtos disponíveis e não me cabe a mim (neste caso) decidir se um é ilegal ou não. Dado que estão os dois à disponibilidade sinto-me na liberdade de escolher aquele que para mim forneça um maior conforto/menor preço/maior transparência.

No caso de se decidir que a Uber não possa funcionar nestas condições, então ficarei com apenas um produto disponível e será essa a minha escolha.

Mas eu não estou a dizer isso. O que tu estás a relatar é esse problema.

O Tribunal de Lisboa (ou m*rda do genero) já decretou que a Uber trabalha ilegalmente. So que eles fazem zero sobre isto. É basicamente dizerem "isto é ilegal, vocês não podem trabalhar aqui, mas senão forem apanhados, força". Eu compreendo e não sou contra a Uber contra serviço.

A unica coisa que acho que realmente é surreal é como é que, com tudo o que se passa, ninguem faz nada sobre isso. Se "é ilegal", "não pagam taxa, não fazem nada" como um serviço "igual", como é que o governo não toma uma poisção mais do que "na próxima segunda falamos"?

O que eu estou a dizer é que eles têm toda e qualquer vantagens para explorar um mercado e "roubarem" eles o monopolio quando, se fores ver, eles entraram e mantiveram-se ilegalmente no mercado. O que os taxistas querem (vá, os que não tão mais importados em outras coisas) é exactamente essa regulação e que, caso a Uber seja ilegal como é decretado, que a policia/entidade competente faça algo (que não é o caso)

Compartilhar este post

Link para o post

Mais uma trapalhada... A providência cautelar dos génios da ANTRAL que foi aceite pelo Tribunal de Lisboa foi dirigida à Uber errada.

A Uber funciona num vazio legal que já devia ter sido legislado há muito tempo, mas daí a falar em ilegalidades e que ninguém faz nada está na mesma linha dos seguros, "isso não é bem assim".

Compartilhar este post

Link para o post

Mais uma trapalhada... A providência cautelar dos génios da ANTRAL que foi aceite pelo Tribunal de Lisboa foi dirigida à Uber errada.

A Uber funciona num vazio legal que já devia ter sido legislado há muito tempo, mas daí a falar em ilegalidades e que ninguém faz nada está na mesma linha dos seguros, "isso não é bem assim".

Isso foi corrigido depois. Mas hei, o gajo da ANTRAL também não é propriamente a pessoa mais integra a face da terra :lol:

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Lotterer.

Eu acho que as pessoas estão a ver isto da forma errada. Isto não é uma questão de o serviço de um é melhor que outro, um é mais moderno, prefiro a Uber a um Taxi.

Isto de forma simples é concorrência desleal. São duas entidades que fornecem o mesmo serviço, mas um tem encargos financeiros para exercer absurdos em comparação a outra.

E isso é completamente ridículo.

Compartilhar este post

Link para o post

Diz. O problema da Uber pelos taxis é que pagas por coisas diferentes. Na Uber pagas ao km dependendo do percurso. No taxi também entra em conta tempo e tudo mais.

Além do que já disseram, isto também não é verdade. Na Uber é semelhante.

Tarifa base, distância e tempo.

A diferença é que a tarifa base é 1€, não é como nos táxis entre 3 a 4€ dependendo da altura do dia

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que as pessoas estão a ver isto da forma errada. Isto não é uma questão de o serviço de um é melhor que outro, um é mais moderno, prefiro a Uber a um Taxi.

Isto de forma simples é concorrência desleal. São duas entidades que fornecem o mesmo serviço, mas um tem encargos financeiros para exercer absurdos em comparação a outra.

E isso é completamente ridículo.

As pessoas não está nada a ver isto de forma errada. Para "as pessoas" o facto das taxas que uns e outros pagam não lhes diz respeito, isso é entre as autoridades e a Uber. O que diz respeito às pessoas é a emissão de factura pelo serviço prestado e isso é garantido automaticamente pela empresa. Se é concorrência desleal, ou não, não compete aos consumidores julgarem para além da opinião pessoal. Claro que é óbvio que existe matéria para ser legislada, mas estar à espera que os consumidores façam análises fiscais aos serviços que escolhem se calhar é estar a colocar as coisas um pouco fora de contexto...

O que acontece, e volto a dizer, é que as pessoas preferem a Uber não por ser especialmente mais barata, porque não é, mas porque o serviço é muito melhor e o serviço não é muito melhor por terem de pagar menos taxas. Estamos a falar de coisas tão básicas como os motoristas não assustarem as pessoas, os carros serem asseados e os clientes não serem vigarizados.

Compartilhar este post

Link para o post

Um aspecto interessante das manifestações que se viram em todo o país é que em nenhuma se ouviu da parte da ANTRAL um reconhecer do actual estado das coisas, ou seja, olhar para a situação e ver "porque é que o nosso serviço está a perder para o outro?". Em momento algum se viu isto. Eles só querem apoio para continuar, aliás o discurso até resvalou muito mais do que isso descendo de um "eles têm de pagar os mesmos impostos que nós" para um "eles são concorrência". Não é desleal, é concorrência. Isso acho bastante infeliz da parte deles.

Mas voltando ao inicio, é triste que não olhem para a situação e percebam que têm de mudar. Que o serviço que estão a prestar é abaixo de mau e que se não evoluírem não tarda perdem bastante clientela. Beneficiam de que Portugal é um país envelhecido e esses, na sua larga maioria, não sabem usar o Uber mas dentro de 10 anos (senão menos) a coisa muda de figura e acho que vão continuar a chorar porque não se actualizaram e ai vai ser em vão.

Compartilhar este post

Link para o post

Um aspecto interessante das manifestações que se viram em todo o país é que em nenhuma se ouviu da parte da ANTRAL um reconhecer do actual estado das coisas, ou seja, olhar para a situação e ver "porque é que o nosso serviço está a perder para o outro?".

Já sem falar que a resposta em relação às agressões de taxistas a motoristas da Uber resumiu-se a esta maravilha:

“Condenamos vivamente estas atitudes, mas, de alguma forma, até as entendemos porque a revolta é muito grande. Por outro lado, há provocações dos motoristas da Uber, como carregarem as pessoas junto a praças de táxis. Quem não se sente, não é filho de boa gente…”, disse ao PÚBLICO António Florêncio, presidente da Antral.

https://www.publico.pt/sociedade/noticia/registados-71-casos-de-agressoes-a-condutores-que-trabalham-com-a-uber-1729937

Compartilhar este post

Link para o post

:mrgreen:

Já estou imaginar os condutores da uber a contactarem os clientes: "não se importa de esperar um pouco mais ali, junto à praça de taxis?"

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Lotterer.

As pessoas não está nada a ver isto de forma errada. Para "as pessoas" o facto das taxas que uns e outros pagam não lhes diz respeito, isso é entre as autoridades e a Uber. O que diz respeito às pessoas é a emissão de factura pelo serviço prestado e isso é garantido automaticamente pela empresa. Se é concorrência desleal, ou não, não compete aos consumidores julgarem para além da opinião pessoal. Claro que é óbvio que existe matéria para ser legislada, mas estar à espera que os consumidores façam análises fiscais aos serviços que escolhem se calhar é estar a colocar as coisas um pouco fora de contexto...

O que acontece, e volto a dizer, é que as pessoas preferem a Uber não por ser especialmente mais barata, porque não é, mas porque o serviço é muito melhor e o serviço não é muito melhor por terem de pagar menos taxas. Estamos a falar de coisas tão básicas como os motoristas não assustarem as pessoas, os carros serem asseados e os clientes não serem vigarizados.

Lá está o exagero, eu quando ando de taxi entro a tremer para o carro com medo do taxista, depois apanho sempre um taxista bebado, mal formado, mal disposto, drogado, logo ai entro em panico e tomo uns comprimidos para me acalmar. Em seguido, trago sempre um saco plástico, mesmo porreiro para meter onde me vou sentar, rodeado de crosta de comida, garrafas e até ratos. Por fim, sou sempre roubado, porque penso se fizesse este trajecto a pé, não pagava nada!

São todos assim, todos!

E para mim continuam a ver de forma errada, tal como tu estás a ver de forma errada, eu não estou interessado neste assunto em saber que serviço tu, ou outra pessoa, prefere utilizar, qual é melhor para si. O que está em causa, não é isso. O que esta em causa é uma concorrência desleal absurda, ponto final.

Depois de estarem em pé de igualdade, Uber e Taxis, que façam essas observações.

Compartilhar este post

Link para o post

O problema da ANTRAL é sentir que a mama pode estar a chegar ao fim. Os táxis ('patrões', 'companhias', 'antrais') enriquecem à custa do coitado do taxista. Os carros estãp, por norma, pouco cuidados, os taxistas fazem horários completamente loucos e qualquer coisa que aconteça (multas, acidentes, clientes que fogem sem pagar etc.), os 'patrões' carregam em cima do pobre coitado que ia a conduzir o taxi. Resultado: maioritariamente, ainda que nem sempre, temos um serviço desleixado. Muitas vezes temos de levar com os chicos-esperos que, como ganham à %, andam aí a tentar enganar este mundo e o outro. Depois disso tudo, como em tudo na vida, também há homens e mulheres justos e honestos. Mas infelizmente, paga o justo pelo pecador.

Independentemente da questão central ser a legalidade da Uber, que eu espero que o Governo tome uma atitude firme: legalizar ou proibir, importa pensar duas coisas: (i) a resposta dos taxistas nunca pode ser a violência e (ii) o Uber é um serviço infinitamente melhor.

Vejamos:

Preço: mais competitivo que um táxi.

Conveniência: basta um smartphone e chamar. Não há que estar na rua à espera que passe um taxi ou ligar para a central e ficar em espera. Tem a desvantagem de, por exemplo, querendo agendar um pick-up para ir para, por exemplo, o aeroporto a uma determinada hora, não ser possível.

Meio de pagamento: para mim é a grande vantagem. Eu não gosto de andar com dinheiro, logo poder andar num serviço onde quando chego ao final basta dizer "Obrigado e uma boa noite" é óptimo. Depois eles cobram para o CC e está arrumado. É de uma conveniência extrema.

Dispute resolution: caso não saibam, cada viagem é logada (GPS). Caso se sintam enganados no percurso podem reclamar.

Estas são as razões que me levam a andar de Uber sempre que preciso. Não se esqueçam que é um serviço moderno onde nós somos avaliados e onde avaliamos quem nos conduz. Logo, há uma enorme accountability e os motoristas dos Uber sabem disso. Por isso é que são, por norma, mais educados, atenciosos e disponíveis. Certamente vamos ter histórias de motoristas de Uber mal educados, mas esses acabam por sair do negócio. Nos táxis isso não existe.

Acho óptimo que surja a concorrência, contudo tem de ser leal. É isto que está a faltar à Uber. Mas continuarão a ganhar pontos junto da sociedade civil por serem (i) mais baratos, (ii) um serviço melhor e, sobretudo, (iii) porque sempre se 'bateu nos taxistas'. Acresce que, em relação à Uber, os taxistas têm sido pouco inteligentes: cabe na cabeça de alguém agredir motoristas da Uber ou intimidar clientes? A mim, nunca mais me apanham num táxi :)

Compartilhar este post

Link para o post

Uber, sem qualquer tipo de dúvida. Quando vou a Faro e fico no hotel perguntam sempre, Uber ou táxi, e eu: Uber. E diga-se que andar de táxi em Faro é uma aventura, com cada doido ao volante...

Compartilhar este post

Link para o post

Yap. Ou, pelo menos, no hotel definem-nos como tal. O certo é que nunca é um táxi que me vem buscar.

Compartilhar este post

Link para o post

Lá está o exagero, eu quando ando de taxi entro a tremer para o carro com medo do taxista, depois apanho sempre um taxista bebado, mal formado, mal disposto, drogado, logo ai entro em panico e tomo uns comprimidos para me acalmar. Em seguido, trago sempre um saco plástico, mesmo porreiro para meter onde me vou sentar, rodeado de crosta de comida, garrafas e até ratos. Por fim, sou sempre roubado, porque penso se fizesse este trajecto a pé, não pagava nada!

São todos assim, todos!

E para mim continuam a ver de forma errada, tal como tu estás a ver de forma errada, eu não estou interessado neste assunto em saber que serviço tu, ou outra pessoa, prefere utilizar, qual é melhor para si. O que está em causa, não é isso. O que esta em causa é uma concorrência desleal absurda, ponto final.

Depois de estarem em pé de igualdade, Uber e Taxis, que façam essas observações.

Mas qual ponto final? :lol:

Como é óbvio, e para qualquer pessoa que tenha o ensino básico completo não deveria ser necessário de o dizer, estamos a falar na garantia de ter um motorista decente num carro decente. Ninguém diz nem acha que todos os taxistas são maus profissionais e que trabalham todos sem condições.

Que disparate de resposta, mas depois não te esqueças de vir falar em exageros.

Editado por whatever

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Lotterer.

Mas qual ponto final? :lol:

Como é óbvio, e para qualquer pessoa que tenha o ensino básico completo não deveria ser necessário de o dizer, estamos a falar na garantia de ter um motorista decente num carro decente. Ninguém diz nem acha que todos os taxistas são maus profissionais e que trabalham todos sem condições.

Que disparate de resposta, mas depois não te esqueças de vir falar em exageros.

Tu é que o fazes LOL dizes que os taxista são assim, lá está para ti os taxistas não são decentes nem tem carros decentes. Até podes dizer que, "eu não estou a dizer que são todos assim", mas estas a englobar todos no mesmo saco, maus profissionais, existe em todo o lado.

Para mim é ponto final, como já te disse eu nesta discussão não quero saber do que tu gostas, do serviço que gostas. O que importa realçar é simplesmente as condições que são impostas a um é diferente das impostas aos outros. Isto não é uma questão de gostos mas sim de justiça.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...