Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

É claro que ele vai ganhar. Eu é que gostava que não. O Medina não tem nenhuma ideia/projecto para Lisboa a não ser manter este estado de graça e jogar com isso. Para Lisboa queria alguém que soubesse equilibrar as coisas e não alguém subserviente ao lobby imobiliário e turístico.

Compartilhar este post

Link para o post

Leiria:

PS - 40.11%

PSD - 39.15%

CDU - 7.13%

BE - 6.69%

CDS - 3.41%

Pedrogão Grande:

IND - 48.36%

PSD - 39.68%

PS - 6.97%

Isso em Leiria está muito longe da realidade. PS a rondar os 45/50%, PSD com 20/30% e CDS em 3º. A gestão da Damasceno ainda está muito presente, mas se o Castro no próximo mandato faz mais pelo concelho do que tem feito (até agora foi muito equilibrar as contas), o PSD com um bom candidato em 2021 leva a câmara.

E em Pedrogão Grande não é o actual presidente, que acho que se vai candidatar pelo PS, que é o favorito?

Editado por challenger

Compartilhar este post

Link para o post

Se houvesse casa de apostas para a cena da Catalunha, colocava 100 euros em como a Catalunha se autodeterminará independent de forma unilateral nos próximos cinco anos. O que está a acontecer por lá nos últimos dias já não é apenas um atropelo democrático, é um insulto a todos os catalães e uma ofensa ao orgulho de um povo.

Bom ver que os espanhóis nada aprenderam com a sua própria História. Estão a cometer exactamente o mesmo erro que cometeram, a seu tempo, com Portugal, Países Baixos, Áustria e toda a América Latina.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso em Leiria está muito longe da realidade. PS a rondar os 45/50%, PSD com 20/30% e CDS em 3º. A gestão da Damasceno ainda está muito presente, mas se o Castro no próximo mandato faz mais pelo concelho do que tem feito (até agora foi muito equilibrar as contas), o PSD com um bom candidato em 2021 leva a câmara.

E em Pedrogão Grande não é o actual presidente, que acho que se vai candidatar pelo PS, que é o favorito?

Tive que fazer ajustes na fórmula, estava a exagerar no PSD e na CDU, e a prejudicar muito o CDS e o PS na maioria dos municípios, acho que quando atualizar tudo, mais as novas câmaras, vão haver muitos cenários diferentes. Em Pedrogão tenho ideia que o Independente era o Presidente, corrijam-me se estiver enganado.

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post

Tive que fazer ajustes na fórmula, estava a exagerar no PSD e na CDU, e a prejudicar muito o CDS e o PS na maioria dos municípios, acho que quando atualizar tudo, mais as novas câmaras, vão haver muitos cenários diferentes. Em Pedrogão tenho ideia que o Independente era o Presidente, corrijam-me se estiver enganado.

https://www.publico.pt/2017/08/02/politica/noticia/mais-de-30-militantes-do-ps-de-pedrogaogrande-pedem-desfiliacao-imediata-1781105

Compartilhar este post

Link para o post

Vou adicionando municípios, entre hoje e amanhã, neste post, agora só publico novamente, no dia 30 de Setembro (Dia Anterior às Autárquicas).

Resultado Nacional:

PS - 37.84%

PSD - 28.73%

CDU - 10.34%

IND - 10.01%

CDS - 4.62%

BE - 3.46%

Projeção de Mandatos Nacionais e Municípios (Protótipo): 2074 Mandatos e 308 Municípios.

PS - 789 (-134) = 172 (+22)

IND - 338 (+226) = 25 (+12)

PAF - 293 (+85) = 23 (+4 )

CDU - 271 (+58) = 29 (-5)

PSD - 248 (-318) = 55 (-31)

CDS - 68 ( +20) = 3 (-2)

BE - 67 (+59) = 1 (+1)

Mandatos e Presidentes Totais da Análise:

IND - 22 = 5

PS - 40 = 4

PSD/PAF - 18+17 = 0+3

CDU - 12 = 2

CDS/PAF -3+17 = 0+3

BE - 3

Matosinhos: 11 Mandatos

IND - 36.56% = 5 (45.45% : Maioria Relativa)

PS - 32.60% = 4

PSD - 11.99% = 1

CDU - 8.83% =1

BE - 5.02%

Oeiras: 11 Mandatos

IND(Isaltino) - 41.56% = 5 (45.45%: Maioria Relativa)

PS - 15.28% = 2

IND (Vistas) - 15.02% = 2

PAF - 11.65% = 1

CDU - 8.98% = 1

BE - 2.51%

Funchal: 11 Mandatos

PS - 38.54% = 5 (45.45%: Maioria Relativa)

PSD - 32.73% = 4

IND - 8.01% = 1

CDU - 7.75% = 1

CDS - 5.87%

BE - 2.10%

Sintra: 11 Mandatos

PS - 43.67% = 6 (54.54%: Maioria Absoluta Por Apenas 1 Voto, Espero Fazer a Diferença Para Que Isso Não Aconteça)

PAF - 29.11% = 3

CDU - 14.31% = 1

BE - 7.91% = 1

Coimbra: 11 Mandatos

PS - 31.00% = 4 (36.36% : Maioria Relativa)

PAF - 22.45% = 3

IND - 22.31% = 2

CDU - 9.98% = 1

BE - 9.26% = 1

Lisboa: 17 Mandatos

PS - 41.67% = 8 (47.06% : Maioria Relativa)

PSD - 18.97% = 3

CDS - 15.30% = 3

CDU - 11.84% = 2

BE - 7.22% = 1

Aveiro: 9 Mandatos

PAF - 57.87% = 6 (66.67%: Maioria Absoluta)

PS - 22.95% = 2

CDU - 8.65% = 1

BE - 5.52%

Loures: 11 Mandatos

CDU - 35.00% = 4 ( 36.36%: Maioria Relativa)

PS - 30.05% = 4

PSD - 21.19% = 3

BE - 5.77%

CDS - 2.99%

São João da Madeira: 7 Mandatos

PAF - 42.41% = 4 (57.14%: Maioria Absoluta)

PS - 39.94% = 3

CDU- 9.42%

BE - 3.22%

Pombal: 9 Mandatos

IND - 37.08% = 4 (44.44%: Maioria Relativa)

PSD - 36.43% = 4

PS - 15.84% = 1

CDU - 2.12%

CDS - 2.08%

BE - 1.45%

Ribeira Brava: 7 Mandatos

IND - 35.46% = 3 (42.86% : Maioria Relativa)

PSD - 29.06% = 3

PS - 13.26% = 1

JPP - 10.15%

CDU - 3.76%

BE - 3.31%

Braga:

PAF - 38.48%

PS - 37.09%

CDU- 12.35%

BE - 7.11%

Évora:

CDU - 35.88%

PS - 29.83%

PSD - 19.05%

BE - 7.25%

CDS - 3.00%

Guimarães:

PS - 51.11%

PAF - 29.77%

CDU - 9.74%

BE - 4.37%

Maia:

PAF - 39.58%

PS - 38.30%

CDU - 10.71%

BE - 6.41%

Vila Nova de Gaia:

PS - 52.37%

PAF - 24.00%

CDU - 9.76%

BE - 8.87%

Chaves:

PSD - 53.13%

PS - 32.69%

CDU - 6.86%

CDS - 1.49%

BE - 0.83%

Leiria:

PS - 41.48%

PSD - 36.29%

CDU - 6.70%

BE - 5.70%

CDS - 4.83% (O CDS apesar de já ter sido aqui o maior partido, está em queda abrupta de autárquica em autárquica).

Pedrogão Grande:

IND- 44.49%

PSD - 40.87%

PS - 9.64%

Soure:

PS - 49.46%

PAF - 29.40%

CDU - 11.54%

BE - 4.60%

Paredes:

PSD - 37.78%

PS - 37.57%

CDU - 7.07%

CDS - 6.98%

BE - 5.60%

Valongo:

PS - 51.58%

PSD - 33.94%

CDU - 4.63%

BE - 2.68%

CDS - 2.17%

Paços de Ferreira:

PS - 53.06%

PSD - 32.09%

CDU - 4.81%

BE - 2.77%

CDS - 2.27%

Vila Real de Santo António:

PSD - 40.07%

PS - 33.57%

CDU - 16.72%

BE - 4.63%

Porto:

IND - 39.10%

PS - 25.07%

PSD - 16.06%

CDU - 9.17%

BE - 5.60%

Alcobaça:

PSD - 41.20%

PS - 24.42%

CDU - 14.15%

CDS - 10.31%

BE - 4.92%

Batalha:

PSD - 58.50%

PS - 23.84%

CDU - 6.54%

CDS - 6.12%

Marinha Grande:

PS - 34.00%

IND - 26.60%

CDU - 25.87%

PSD - 6.61%

BE - 1.92%

Ovar:

PSD - 48.67%

PS - 24.79%

CDU - 11.34%

BE - 5.75%

CDS - 4.45%

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post

O Nuno Vaz é um flop, um autêntico demagogo. Faz promessas sobre o Portugal/Norte 2020 que não são abrangidas pelo próprio programa. Quer devolver o trânsito à Ponte Romana e fazê-la património da humanidade quando não podes ter os dois. E, para além disso, é o protótipo do boy do partido.

Mas é a tal coisa "é muito competente" é uma expressão muito usada e daqui a uns tempos não significa nada. É muito competente a fazer o quê?

E depois é toda a estratégia de campanha do PS que consegue meter nojo aos cães. Cheia de mentiras, de meias verdades deturpadas ao seu jeito. Foi a campanha mais nojenta que já vi e tudo isso patrocinado por esse senhor "muito competente".

Eu digo que é competente porque o conheço, tal como conheço o João Baptista e lhe reconheço competência e considero que fez um bom trabalho durante os seus mandatos, o mesmo não acho do Cabeleira, é verdade que coincidiu com a época em que menos tempo estive em Chaves e não faço ideia da sua competência, mas não gostei muito do seu trabalho, apesar de ter alguns projectos interessantes, como a "mudança" no jardim das freiras, o que estão a fazer no jardim do bacalhau parece-me um bom projecto, mas o resto...

Em relação à ponte romana a ideia do Nuno é fazer um referendo para votarem que a querem aberta ao público ou não, se for aberta ao público é óbvio que não se pode candidatar a património da humanidade.

É verdade que o novo pavilhão multiusos que ele promete tendo em conta esse programa é claramente algo que "cheira mal", não faço ideia se a ideia era mesmo essa, estando mal informados, ou se passaram cá para fora a informação errada.

Eu neste momento, a muitos poucos dias das eleições ainda não sei em quem votar, vou aproveitar amanhã e sabado para ver o debate completo e ver os programas.

O mesmo para a junta de freguesia, mas para aí tanto me importa, não vejo diferenças nenhumas em quem quer que seja.

Já agora, gosto desta discussão, uma coisa que gosto de discutir é a politica, estratégias...para o desenvolvimento da nossa cidade, e a verdade é que cada vez estou menos com pessoal de Chaves, ou seja, não discuto isto com praticamente ninguém :mrgreen:

Editado por Ricardo Pinto

Compartilhar este post

Link para o post

Bem com estes projecções vão me obrigar a ir às urnas e em modo voto útil.... :angry: :angry:

Maia:

PAF - 39.58%

PS - 38.30%

CDU - 10.71%

BE - 6.41%

Compartilhar este post

Link para o post

Se houvesse casa de apostas para a cena da Catalunha, colocava 100 euros em como a Catalunha se autodeterminará independent de forma unilateral nos próximos cinco anos. O que está a acontecer por lá nos últimos dias já não é apenas um atropelo democrático, é um insulto a todos os catalães e uma ofensa ao orgulho de um povo.

Bom ver que os espanhóis nada aprenderam com a sua própria História. Estão a cometer exactamente o mesmo erro que cometeram, a seu tempo, com Portugal, Países Baixos, Áustria e toda a América Latina.

Cinco anos? Se acontece uma tragédia podes antecipar isso para a próxima semana.

Ainda assim é difícil prever o que vai acontecer, se Madrid quiser meter a carne toda no assador vai enviar os 10 mil guardas civis para fechar os centros de votações, apesar de com esses números só conseguirem fazê-lo em para aí um quarto ou menos dos locais. Também podem decidir voltar a deter todos os reponsáveis da logistica e assim será difícil coordenar os resultados. Mas se decidem agir contra os locais de voto as coisas não vão ser tão calmas como até aqui, as pessoas estão já mobilizadas e há grupos organizados por bairro ou povoação para garantirem a abertura desses sítios desde hoje, até Domingo. Mas há outro número que importa, é que de cada 3 policias de intervenção do Estado Espanhol, 2 estão mobilizados para a Catalunha. Impressionante. E com um custo de 300 mil euros por dia para o seu alojamento não me parece que só tenham lá ido fazer turismo.

Hoje já houve uma informação preocupante, o governo central mandou encerrar o espaço aéreo sobre Barcelona, só não afecta voos comerciais e está a ser apontado como uma forma de evitar imagens aéreas do que se passará no fim-de-semana.

Outra incógnita são os Mossos d'Esquadra, a policia autonómica recebeu ordens para identificar os locais de voto e os seus reponsáveis mas o seu Major parece estar a entrar em ruptura com o Ministério do Interior Espanhol, enviou apenas o número 3 à ultima reunião de coordenação das policias e já disse que se houver risco de desordens a sua força não vai actuar nos locais de voto.

Nas ruas, há muita mobilização e os ataques constantes da imprensa espanhola e dos partidos não ajudam nada.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu digo que é competente porque o conheço, tal como conheço o João Baptista e lhe reconheço competência e considero que fez um bom trabalho durante os seus mandatos, o mesmo não acho do Cabeleira, é verdade que coincidiu com a época em que menos tempo estive em Chaves e não faço ideia da sua competência, mas não gostei muito do seu trabalho, apesar de ter alguns projectos interessantes, como a "mudança" no jardim das freiras, o que estão a fazer no jardim do bacalhau parece-me um bom projecto, mas o resto...

Em relação à ponte romana a ideia do Nuno é fazer um referendo para votarem que a querem aberta ao público ou não, se for aberta ao público é óbvio que não se pode candidatar a património da humanidade.

É verdade que o novo pavilhão multiusos que ele promete tendo em conta esse programa é claramente algo que "cheira mal", não faço ideia se a ideia era mesmo essa, estando mal informados, ou se passaram cá para fora a informação errada.

Eu neste momento, a muitos poucos dias das eleições ainda não sei em quem votar, vou aproveitar amanhã e sabado para ver o debate completo e ver os programas.

O mesmo para a junta de freguesia, mas para aí tanto me importa, não vejo diferenças nenhumas em quem quer que seja.

Já agora, gosto desta discussão, uma coisa que gosto de discutir é a politica, estratégias...para o desenvolvimento da nossa cidade, e a verdade é que cada vez estou menos com pessoal de Chaves, ou seja, não discuto isto com praticamente ninguém :mrgreen:

Curiosamente o Cabeleira acabou por passar 3 dos 4 anos de mandato a limpar alguns efeitos nefastos de 12 anos de João Baptista e a controlar os efeitos das medidas do pós-crise nas autarquias (que devem ter sido as entidades públicas mais penalizadas!). O problema do Cabeleira é outro, por muito que não se queira admitir, o problema do Cabeleira é ser um homem pequeno, relativamente introvertido e firme. Ou seja, tem menos de 1,70m, o que não ajuda ao carisma de ninguém e a malta gosta muito mais de uma barba bem aparada ou um bom bigode e de um senhor de fato como o Nuno Vaz ou o João Baptista do que de um homem pequeno. Não é a pessoa mais simpática do mundo, o que não significa que seja má pessoa, simplesmente não tem o dom do João Baptista que sorria em cada esquina que passava, apertava a mão a toda a gente e ganhava um voto por dia ao longo de 4 anos. E depois se é "não", é "não". Não há cá o típico "por agora não pode ser, mas no futuro...". Se é para ser "não", é "não". E a malta não gosta de ouvir "não". Em suma, tem três grandes defeitos para ser político. E acabou por apanhar um mau período para estar na CMC em que os tectos da dívida reduziram para menos de metade e Chaves já estava a mais de três quartos do limite anterior.

E, já que falas no Pavilhão Multiusos, é um projeto onde o Cabeleira desde sempre que disse "não". E mesmo assim atacam-no de o prometer. Ao contrário da prof. Paula Barros, que fazia oposição à atual câmara de forma pertinente, o Nuno Vaz ataca-o por tudo. Usa redes sociais (não me digas que não estás naquele fantástico grupo de facebook!) e tem uma horda de lacaios da pior espécie.

Para a junta, não faço ideia onde votas :mrgreen:, mas Santa Maria Maior só pode cair para o Hugo. Herdou a junta num momento familiar bem complicado (o sogro esteve mesmo muito mal), conseguiu o acordo com o prof. Jorge Humberto e fez um trabalho de outro mundo. Aliás, o Hugo é o natural próximo presidente da câmara e o trabalho que tem na JFSMM fala por ele. Já nas outras freguesias da cidade, meh, de facto... meh.

E esta discussão sobre Chaves aqui no meio é excelente :lol:

EDIT: Já agora, não votar no Cabeleira é mais do que legítimo. Votar no Nuno Vaz é um tiro no pé, sobretudo quando há um Dr. Manuel Cunha ao lado.

Editado por Carlos Gouveia

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Assim, sem saber quais seriam as odds? :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Curiosamente o Cabeleira acabou por passar 3 dos 4 anos de mandato a limpar alguns efeitos nefastos de 12 anos de João Baptista e a controlar os efeitos das medidas do pós-crise nas autarquias (que devem ter sido as entidades públicas mais penalizadas!). O problema do Cabeleira é outro, por muito que não se queira admitir, o problema do Cabeleira é ser um homem pequeno, relativamente introvertido e firme. Ou seja, tem menos de 1,70m, o que não ajuda ao carisma de ninguém e a malta gosta muito mais de uma barba bem aparada ou um bom bigode e de um senhor de fato como o Nuno Vaz ou o João Baptista do que de um homem pequeno. Não é a pessoa mais simpática do mundo, o que não significa que seja má pessoa, simplesmente não tem o dom do João Baptista que sorria em cada esquina que passava, apertava a mão a toda a gente e ganhava um voto por dia ao longo de 4 anos. E depois se é "não", é "não". Não há cá o típico "por agora não pode ser, mas no futuro...". Se é para ser "não", é "não". E a malta não gosta de ouvir "não". Em suma, tem três grandes defeitos para ser político. E acabou por apanhar um mau período para estar na CMC em que os tectos da dívida reduziram para menos de metade e Chaves já estava a mais de três quartos do limite anterior.

E, já que falas no Pavilhão Multiusos, é um projeto onde o Cabeleira desde sempre que disse "não". E mesmo assim atacam-no de o prometer. Ao contrário da prof. Paula Barros, que fazia oposição à atual câmara de forma pertinente, o Nuno Vaz ataca-o por tudo. Usa redes sociais (não me digas que não estás naquele fantástico grupo de facebook!) e tem uma horda de lacaios da pior espécie.

Para a junta, não faço ideia onde votas :mrgreen:, mas Santa Maria Maior só pode cair para o Hugo. Herdou a junta num momento familiar bem complicado (o sogro esteve mesmo muito mal), conseguiu o acordo com o prof. Jorge Humberto e fez um trabalho de outro mundo. Aliás, o Hugo é o natural próximo presidente da câmara e o trabalho que tem na JFSMM fala por ele. Já nas outras freguesias da cidade, meh, de facto... meh.

E esta discussão sobre Chaves aqui no meio é excelente :lol:

EDIT: Já agora, não votar no Cabeleira é mais do que legítimo. Votar no Nuno Vaz é um tiro no pé, sobretudo quando há um Dr. Manuel Cunha ao lado.

É verdade que o Cabeleira é introvertido e isso nota-se perfeitamente na campanha, é algo que não o beneficia, mas os mais atentos não o vão criticar por isso. Algo que noto bastante é que ele enquanto presidente (e antes de o ser) cumprimentava quem conhecia sem qualquer problema, como qualquer pessoa o faz, agora parece que tem alguma vergonha ao ir cumprimentar essas pessoas.

É verdade que o Nuno é um demagogo, mas também inteligente na forma com faz as promessas.

Em relação ao grupo, estás a falar da página dele?

A verdade é que neste momento estamos sem ensino superior, o hospital é tão mau que chega a ser vergonhoso, quando uma cidade como Verín tem maternidade e a nós até isso nos tiraram, em termos desportivos não há muitos sítios onde possas praticar desporto, seja que desporto for, exceptuando talvez futebol de praia e ténis, houve dinheiro bastante mal gasto, a mais flagrante o museu das termas, a infraestrutura é simplesmente horrível.

As estradas era vergonhosas, agora perto das eleições é que se lembrou de as melhorar (e longe de serem todas as que necessitam)...

É verdade que a CMC estava muito endividada e o Cabeleira reduziu essa dívida.

Em relação ao Hugo é sem dúvida uma lufada de ar fresco na política desta cidade, e lá está, é o natural sucessor a candidato da presidência da CMC pós Cabeleira.

Já agora, qual é o hotel em Vidago que está em construção, é aquele que estava abandonado em frente ao Vidago Palace?

Compartilhar este post

Link para o post

É verdade que o Cabeleira é introvertido e isso nota-se perfeitamente na campanha, é algo que não o beneficia, mas os mais atentos não o vão criticar por isso. Algo que noto bastante é que ele enquanto presidente (e antes de o ser) cumprimentava quem conhecia sem qualquer problema, como qualquer pessoa o faz, agora parece que tem alguma vergonha ao ir cumprimentar essas pessoas.

É verdade que o Nuno é um demagogo, mas também inteligente na forma com faz as promessas.

Em relação ao grupo, estás a falar da página dele?

A verdade é que neste momento estamos sem ensino superior, o hospital é tão mau que chega a ser vergonhoso, quando uma cidade como Verín tem maternidade e a nós até isso nos tiraram, em termos desportivos não há muitos sítios onde possas praticar desporto, seja que desporto for, exceptuando talvez futebol de praia e ténis, houve dinheiro bastante mal gasto, a mais flagrante o museu das termas, a infraestrutura é simplesmente horrível.

As estradas era vergonhosas, agora perto das eleições é que se lembrou de as melhorar (e longe de serem todas as que necessitam)...

É verdade que a CMC estava muito endividada e o Cabeleira reduziu essa dívida.

Em relação ao Hugo é sem dúvida uma lufada de ar fresco na política desta cidade, e lá está, é o natural sucessor a candidato da presidência da CMC pós Cabeleira.

Já agora, qual é o hotel em Vidago que está em construção, é aquele que estava abandonado em frente ao Vidago Palace?

O grupo que falo é o "Chaves, Cidade Linda". Como é que não conheces? :mrgreen: Mais de 7500 pessoas e é agora um bastião da campanha do PS :lol:

Relativamente às críticas. Temos ensino superior com uns cursos do IPB e ainda tens a escola de enfermagem. Mas não é culpa da câmara que a UTAD tenha querido retirar o pólo de Chaves. O que, por um lado, foi um erro da própria UTAD, mas, da forma como as coisas estavam a ser feitas, foi uma decisão da própria UTAD. Não faz sentido nenhum manter Turismo e Animação Sociocultural em Chaves e todos os outros cursos em Vila Real. Chaves tinha de ficar com um pólo completo. Algo virado para a Geologia, para o Turismo, para a Economia, um pólo completo, não fazia sentido teres professores a dar aulas em Chaves às 8h30 e depois tinham de estar às 11h em Vila Real para dar uma aula a outro curso. Mas isso é culpa da gestão da própria UTAD, não tem nada a ver com a câmara que até lhes pagava o aluguer do espaço que usavam.

O hospital (e o tribunal) entram na mesma categoria. Apesar das inúmeras reuniões que a CMC, a Ordem dos Advogados, etc., têm com autoridades nacionais, o poder de decisão está sempre nessas autoridades. Conseguiu-se uma máquina para fazer RMs em Chaves. Está empancada porque o CHTMAD acha que faz mais sentido ela ficar no Hospital de Vila Real... onde já tem uma! São tudo decisões supra-autárquicas que acabam por prejudicar a situação local. O Hospital de Chaves ia ser intervencionado com 2M€. Esses 2M€ não se sabe bem onde estão. Acredita-se que foram usados no Hospital de Gaia!

Relativamente ao desporto... depende do que considerares desporto. Tens polidesportivos em todas as freguesias. O de Santa Maria Maior é, por exemplo, ao pé do Minipreço que eu já lá joguei imensas vezes :mrgreen: Se quiseres falar em atletismo, por exemplo, tens razão. E a nível de desportos de pavilhão tens 3 pavilhões. Até voleibol federado houve em Chaves este ano e nos jogos em casa não estavam mais de 10 pessoas a assistir. Resultado: o voleibol federado acabou e vai tentar-se começar com miúdos dos 10 aos 15 anos. Se não há mais é porque as pessoas também não querem que haja.

O assunto das estradas é sempre controverso. Por um lado tiveste a CMC sem poder gastar um cêntimo a mais durante 3 anos. Agora apareceu um projeto europeu qualquer para a mobilidade pedonal e a CMC aproveitou. Todas as estradas intervencionadas, se reparares, vão ficar com passeios bem maiores. Porquê? Porque assim serão fundos comunitários a pagar 80% da obra. Acabou por ser em cima das eleições o que faz com que o argumento de "só se fez agora para ganhar votos" seja muito plausível. Talvez se tenha juntado o útil ao agradável duas vezes e acabou por dar neste resultado.

A obra das termas é má, mas nunca ninguém me soube falar de uma alternativa viável.

Relativamente a Vidago... não faço ideia onde é, honestamente. Sei que há o Palace, o Primavera e vai haver outro, mas não sei onde. Mas, já que falas em hotéis, Chaves está tão morto, tão morto que vai ter dois novos hóteis, o Aquae Flaviae está a fazer um grande investimento para passar a 4 estrelas e a Mike Davis, a Lion of Porches, a Calzedonia, entre outras "grandes" marcas, resolveram "franchisar" em Chaves nos últimos 2 anos.

Compartilhar este post

Link para o post

Cinco anos? Se acontece uma tragédia podes antecipar isso para a próxima semana.

Ainda assim é difícil prever o que vai acontecer, se Madrid quiser meter a carne toda no assador vai enviar os 10 mil guardas civis para fechar os centros de votações, apesar de com esses números só conseguirem fazê-lo em para aí um quarto ou menos dos locais. Também podem decidir voltar a deter todos os reponsáveis da logistica e assim será difícil coordenar os resultados. Mas se decidem agir contra os locais de voto as coisas não vão ser tão calmas como até aqui, as pessoas estão já mobilizadas e há grupos organizados por bairro ou povoação para garantirem a abertura desses sítios desde hoje, até Domingo. Mas há outro número que importa, é que de cada 3 policias de intervenção do Estado Espanhol, 2 estão mobilizados para a Catalunha. Impressionante. E com um custo de 300 mil euros por dia para o seu alojamento não me parece que só tenham lá ido fazer turismo.

Hoje já houve uma informação preocupante, o governo central mandou encerrar o espaço aéreo sobre Barcelona, só não afecta voos comerciais e está a ser apontado como uma forma de evitar imagens aéreas do que se passará no fim-de-semana.

Outra incógnita são os Mossos d'Esquadra, a policia autonómica recebeu ordens para identificar os locais de voto e os seus reponsáveis mas o seu Major parece estar a entrar em ruptura com o Ministério do Interior Espanhol, enviou apenas o número 3 à ultima reunião de coordenação das policias e já disse que se houver risco de desordens a sua força não vai actuar nos locais de voto.

Nas ruas, há muita mobilização e os ataques constantes da imprensa espanhola e dos partidos não ajudam nada.

[youtubehd]XLBeCrutr7Y[youtubehd]

Tu que percebes bem mais disto que eu: melhores fontes de informação para acompanhar a situação? Tenho seguido como posso, mas sem grande critério a esse nível.

Compartilhar este post

Link para o post

O grupo que falo é o "Chaves, Cidade Linda". Como é que não conheces? :mrgreen: Mais de 7500 pessoas e é agora um bastião da campanha do PS :lol:

Relativamente às críticas. Temos ensino superior com uns cursos do IPB e ainda tens a escola de enfermagem. Mas não é culpa da câmara que a UTAD tenha querido retirar o pólo de Chaves. O que, por um lado, foi um erro da própria UTAD, mas, da forma como as coisas estavam a ser feitas, foi uma decisão da própria UTAD. Não faz sentido nenhum manter Turismo e Animação Sociocultural em Chaves e todos os outros cursos em Vila Real. Chaves tinha de ficar com um pólo completo. Algo virado para a Geologia, para o Turismo, para a Economia, um pólo completo, não fazia sentido teres professores a dar aulas em Chaves às 8h30 e depois tinham de estar às 11h em Vila Real para dar uma aula a outro curso. Mas isso é culpa da gestão da própria UTAD, não tem nada a ver com a câmara que até lhes pagava o aluguer do espaço que usavam.

O hospital (e o tribunal) entram na mesma categoria. Apesar das inúmeras reuniões que a CMC, a Ordem dos Advogados, etc., têm com autoridades nacionais, o poder de decisão está sempre nessas autoridades. Conseguiu-se uma máquina para fazer RMs em Chaves. Está empancada porque o CHTMAD acha que faz mais sentido ela ficar no Hospital de Vila Real... onde já tem uma! São tudo decisões supra-autárquicas que acabam por prejudicar a situação local. O Hospital de Chaves ia ser intervencionado com 2M€. Esses 2M€ não se sabe bem onde estão. Acredita-se que foram usados no Hospital de Gaia!

Relativamente ao desporto... depende do que considerares desporto. Tens polidesportivos em todas as freguesias. O de Santa Maria Maior é, por exemplo, ao pé do Minipreço que eu já lá joguei imensas vezes :mrgreen: Se quiseres falar em atletismo, por exemplo, tens razão. E a nível de desportos de pavilhão tens 3 pavilhões. Até voleibol federado houve em Chaves este ano e nos jogos em casa não estavam mais de 10 pessoas a assistir. Resultado: o voleibol federado acabou e vai tentar-se começar com miúdos dos 10 aos 15 anos. Se não há mais é porque as pessoas também não querem que haja.

O assunto das estradas é sempre controverso. Por um lado tiveste a CMC sem poder gastar um cêntimo a mais durante 3 anos. Agora apareceu um projeto europeu qualquer para a mobilidade pedonal e a CMC aproveitou. Todas as estradas intervencionadas, se reparares, vão ficar com passeios bem maiores. Porquê? Porque assim serão fundos comunitários a pagar 80% da obra. Acabou por ser em cima das eleições o que faz com que o argumento de "só se fez agora para ganhar votos" seja muito plausível. Talvez se tenha juntado o útil ao agradável duas vezes e acabou por dar neste resultado.

A obra das termas é má, mas nunca ninguém me soube falar de uma alternativa viável.

Relativamente a Vidago... não faço ideia onde é, honestamente. Sei que há o Palace, o Primavera e vai haver outro, mas não sei onde. Mas, já que falas em hotéis, Chaves está tão morto, tão morto que vai ter dois novos hóteis, o Aquae Flaviae está a fazer um grande investimento para passar a 4 estrelas e a Mike Davis, a Lion of Porches, a Calzedonia, entre outras "grandes" marcas, resolveram "franchisar" em Chaves nos últimos 2 anos.

Por acaso não conheço o grupo, fui agora ver e sim, aquilo parece mais um canal de propaganda do PS :mrgreen:

Em relação aos cursos do IPB, nem licenciaturas são, são CTeSP, a única coisa que se aproveita é a escola de enfermagem, mas tem que, 100 alunos?

Eu sei disso que dizes, mas o trabalho da câmara é procurar alternativas, e dificultar ao máximo a "retirada" dos cursos pela UTAD.

Vi um pequeno excerto há uns dias do debate que fizeram no Nadir Afonso e houve alguém que falou numa parceria com uma universidade galega, sinceramente não me lembro quem foi, se o Cabeleira, o Nuno ou a Maria Teresa, acho que foi um destes três, mas não me lembro exactamente quem foi, procurar ter um polo bem maior que o que tinhamos com a UTAD, poderia funcionar de forma parecida como a Escola Superior de Enfermagem, que há uns anos tinha mais alunos espanhóis que portugueses. E a verdade é que os galegos gostam de vir para Chaves, já os portugueses só vêm para Chaves se não conseguirem entrar em mais lugar nenhum (isto é devido a outros problemas que mais à frente irei abordar).

A verdade é que neste aspecto até agora fracassaram.

Em relação ao Hospital é a mesma coisa, principalmente a maternidade, nunca deviam ter deixado sair daqui, uma cidade como Chaves não ter maternidade é simplesmente vergonhoso, tal como o resto, o hospital está simplesmente decadente, é verdade que a culpa foi muito do governo e dos (péssimos) vizinhos que é Vila Real, mas a câmara também tem a sua parte da responsabilidade aqui...A verdade é que em termos de saúde Chaves é simplesmente péssimo, e até agora a única coisa que há são reuniões, eles prometem, todos sabem que não vai ser cumprido e assim continua...

E com isto já não falo do tribunal, pois as diferenças não são muitas.

Em relação ao desporto também é ignorância minha, mas lembro-me perfeitamente há uns 7/8 anos atrás juntar-me com pessoal que vivia aqui perto de mim e quando queríamos jogar futebol (futsal :mrgreen: ) ou íamos para a translar ou para vilar de nantes, ambas um pouco longe de onde vivemos, principalmente vilar de nantes, não faço ideia se existe outras alternativas para outros desportos nesta freguesia. Mas ainda não há muito tempo o próprio Francisco Carvalho "queixou-se" disto mesmo, principalmente de lugares para jogar futebol na cidade.

Em relação a outros desportos, tal como voleibol, não seria melhor haver uma parceria com o Grupo Desportivo de Chaves (não faço ideia se houve) e com a ajuda da câmara haver a promoção desse deporto (quem fala de voleibol, fala de basquetebol, futsal, hóquei, tenis, atletismo...), eu soube que houve equipa de voleibol, mas nunca soube os dias e horas de jogo, os preços dos bilhetes, quem eram os adversários, resultados...só sabia que existia. Para além do futebol, só o futsal feminino e o futebol de praia tem alguma promoção (lá está, muito feita pelo Grupo Desportivo de Chaves), mas acredito que ainda se podia fazer mais. Mas isto também é um problema nacional.

Por acaso não sabia disso em relação ás estradas, mas só peca por tardio. Mas as nossa estradas são más, apanhamos um "papa reformas" pela frente e cria-se uma fila de trânsito a andar a 20km/h até chegar a uma rotunda ou esperar que ele saia dessa mesma via.

Agora falando da perda de população é muito devido à falta de oferta de empregos, é verdade que a oferta subiu com a abertura de espaços comerciais, mas vamos ser honestos, ninguém tira um licenciatura para ir trabalhar para uma grande superfície comercial a ganhar 300 euros ou o salário mínimo se tiver contrato a tempo inteiro, não é isso que "segura" os jovens na cidade, nem atraí os jovens para aqui.

É tão importante "segurar" os jovens na cidade, tal como é importante atrair jovens a vir viver para aqui.

Há algo que também a cidade falha completamente, e não vi nenhum candidato falar sobre isto, a promoção da cidade a nível nacional é inexistente, lembro-me perfeitamente quando comecei a licenciatura dizer que era de Chaves e ninguém fazer a mínima ideia onde era, chegaram a perguntar-me se era no Algarve :funny: , muitos pensavam que era no Minho...

Chaves começou a ficar mais conhecida através do futebol, o que diz tudo...

Só para comparar, vou dar o exemplo de Viseu, uma cidade pequena, que pouco para oferecer tem, mas que cria uma promoção completamente diferente de Chaves, "melhor cidade para viver", "ano oficial para visitar Viseu", São Pedro do Sul é vista como a "capital termal", são as termas que mais aquistas recebe a nível nacional (quando as termas de Chaves são bastante melhores). Temos uma oferta muito maior que Viseu, castelo, muralhas, fortes, casino, termas de Chaves e Vidago, casino...Mesmo a vida nocturna é importante para atrair jovens turistas...Apenas uma pequena comparação com Viseu, e claro que Viseu tem um orçamento bastante superior ao nosso, mas nota-se uma grande diferença neste capítulo, quando Viseu tem menos para oferecer. Apenas mais uma comparação, a Feira de São Mateus e os Santos em Chaves, sendo que a Feira dos Santos em Chaves é bastante maior, vejo em Viseu a feira ser promovida localmente como a maior feira nacional, quando digo que os Santos em Chaves são maiores, não acreditam :mrgreen:

Em relação ao comércio é claramente um ponto forte dos últimos anos em Chaves, tem vindo a crescer, mas ainda há poucas opções de escolha principalmente para roupa de homem, só um exemplo, há uns meses atrás queria comprar uma camisa branca, numa loja (não vou referir os nomes), a única camisa branca que tinham custava 55€, noutra tinham mais por onde escolher, mas a mais barata era 50€...Fui a outra, o preço médio era entre os 10 e os 15€ :funny: , ou seja, se queres uma camisa boa tens de "abrir os cordões à bolsa", depois há o outro extremo, camisas baratas mas sem qualquer qualidade.

Faltam lojas com roupa com alguma qualidade e com preços baixos, pegando no exemplo dado acima, com camisas entre os 20 e 30€, já agora, comprei uma há uns 2 meses na loja que abriu onde era a antiga Fabio Lucci, barata mas parece não ser má :mrgreen:

Em relação aos hotéis é o ponto forte da cidade, mas como disse, a atracção de turistas poderia ser bastante melhor.

E a verdade é que a cidade está a morrer, está constantemente a perder população jovem e sem capacidade de atrair população de outros concelhos.

Compartilhar este post

Link para o post

Tu que percebes bem mais disto que eu: melhores fontes de informação para acompanhar a situação? Tenho seguido como posso, mas sem grande critério a esse nível.

É assim, em geral sobre este tema eu gosto do acompanhamento do La Vanguardia, é um jornal editado em Barcelona mas não é independentista, é bastante moderado e por ser escrito por gente que vive a situação por dentro consegue ser bastante objectivo e não entra pelo populismo alucinado que por estes dias grassa num El Pais ou noutros jornais supostamente moderados editados em Madrid ao mesmo tempo que também não se limita a fazer propaganda como a maioria dos jornais catalães estes dias.

Live blogs há muitos, o La Vanguardia tem um, depois há outros de jornais pró-independência como o ara.cat, Elnacional.cat, vilaweb.cat, etc. Bem como o twitter que anda a explodir. Gosto particulamente de um gajo que é o Jordi Borràs, fotojornalista independentista que vai a todas as manifs da extrema-direita, um gajo com tomates.

Por cá o Publico até tem feito um bom acompanhamento e o Jornal I mandou para lá o Nuno Ramos de Almeida que é um tipo com quem eu até vou simpatizando e já escreveu umas análises interessantes.

Editado por antifa

Compartilhar este post

Link para o post

Estou a achar muito caricata a História Autárquica de Vila Real de Santo António, os comunistas de lá passaram diretamente para o PSD, :estrelas: vejamos a evolução em apenas 12 anos:

97:

PS - 44.09%

CDU - 42.93%

PSD - 9.09%

09:

PSD -71.09%

PS - 16.79%

CDU - 7.38%

Compartilhar este post

Link para o post

Mais caricato é o PSD provavelmente manter o óptimo resultado depois das patetices que por lá se passaram nos últimos 4 anos.

Compartilhar este post

Link para o post

Os do PS passaram a PSD.

9+44% não é igual a 71%. Só isso não explica.

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post

Nunca mais acaba isto, já estou farto de buzinas e de estradas bloqueadas por pessoas que nesta altura, de 4 em 4 anos, fingem preocupar-se com as outras.

Como é que tenho acesso ao número de eleitor? Nunca sei isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Vou como delegado para uma mesa de voto, ganha-se dinheiro? Eu ouvi falar de 50 euros...

Sim, ganham-se 50 euros e a 2a feira. Antes da troika eram 70 e tal euros.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...