Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Burkina2008, Agora:

Sim porque aposto que nao arranjas ninguem disposto a mudar 8 lâmpadas e 2 casquilhos por menos de 11 mil euros...

Isso e o Maduro ter ganho as eleicoes democraticamente...

Sou capaz de apostar o último pacote de arroz da Venezuela em como o contrato não é sobre lâmpadas e casquilhos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Che, há 9 minutos:

Sou capaz de apostar o último pacote de arroz da Venezuela em como o contrato não é sobre lâmpadas e casquilhos.

:4_joy::4_joy::4_joy:

Agora sim foi a machadada final na CDU, não mudem de líder que não é preciso. Mantenham o Jerónimo mais 10 anos. Alegremente rumo aos 6%.

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Che, há 25 minutos:

Sou capaz de apostar que o tal concurso publico teria uma clausula do genero:

"para se apresentar ao concurso, a empresa tem de ter morada fiscal na rua onde vive o genro do Secretario Geral do PCP"

Mas alias o comunismo e a corrupcao sempre andaram de mao dada, nada de estranho neste caso...

• Like 2
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 3 minutos:

"para se apresentar ao concurso, a empresa tem de ter morada fiscal na rua onde vive o genro do Secretario Geral do PCP"

Mas alias o comunismo e a corrupcao sempre andaram de mao dada, nada de estranho neste caso...

Eu não sei o que diz o concurso público, o que eu sei é que não se pode pegar no assunto pelo volume de trabalho. É cair no ridículo quando o caso até pode ser problemático caso exista mesmo nepotismo ou tráfico de influências.

Citação de Ticampos, há 25 minutos:

:4_joy::4_joy::4_joy:

Agora sim foi a machadada final na CDU, não mudem de líder que não é preciso. Mantenham o Jerónimo mais 10 anos. Alegremente rumo aos 6%.

A machadada final será dada pela classe trabalhadora quando chegue a revolução e aqueles que defenderam o regime burguês, através de chavões como democracia avançada, tomem para si a guilhotina como presente do materialismo histórico. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 2 horas:

foi um ajuste directo lol, nem precisa dessas cláusulas. O que é estranho é que o valor é superior ao dos ajustes directos (5 mil)

Compartilhar este post

Link para o post

Não sendo comunista, acho uma piada desgraçada estar a ligar corrupção ao comunismo. 

Até parece que não existe corrupção hoje em dia 😂 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de paladino77, há 1 minuto:

Não sendo comunista, acho uma piada desgraçada estar a ligar corrupção ao comunismo. 

é uma boa narrativa. Associar a corrupção a um grupo quando é algo transversal à sociedade. É bom sacudir a água do capote.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Mas está-se a associar corrupção a comunismo, ou um caso de corrupção ao Partido Comunista (uma vez que a câmara e privados estavam relacionados com o partido)? A única diferença deste caso para as outras centenas é que é um partido não habitualmente metido nestas andanças (por falta de oportunidade, claro, mas ainda assim).

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de ElliotReid13, há 3 minutos:

Mas está-se a associar corrupção a comunismo, ou um caso de corrupção ao Partido Comunista (uma vez que a câmara e privados estavam relacionados com o partido)? A única diferença deste caso para as outras centenas é que é um partido não habitualmente metido nestas andanças (por falta de oportunidade, claro, mas ainda assim).

Quer dizer, falta oportunidade como quem diz. Têm o Alentejo todo e aquela zona move muito dinheiro. Inbestigue-se!

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de ElliotReid13, há 46 minutos:

O Burkina associou o comunismo à corrupção, só.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de paladino77, há 2 horas:

O Comunismo por si só não é causador de corrupção, mas de igual forma não é isento à corrupção. Tão simples como isso.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Citação de Jamarcus, há 1 hora:

O Burkina associou o comunismo à corrupção, só.

Mas ele não associou a corrupção a um grupo como estão a fazer parecer, ele apenas disse que corrupção e comunismo andavam de mãos dadas e, por isso, o caso não surpreende. Não disse que outros não andavam de igual forma. Ou seja, a maneira como eu interpreto a expressão dele é que existe uma ideia genérica de que os partidos mais à esquerda são impolutos ou com maior responsabilidade moral, esquecendo por vezes que estes têm também o seu historial de casos assim (dentro da sua pequena amostra).

Compartilhar este post

Link para o post

Para as europeias e somente para elas, só analisando os principais partidos, cheguei a estes resultados:

PS: 35.77%
PSD: 21.02%
CDS: 10.00%
BE: 9.29%
CDU: 8.50%
ALL: 4.24%
PAN: 2.93%

PS - 8 (=)

PSD - 5 (=)

CDS - 2 (=)

BE - 2 (+1)

CDU - 2 (-1)

ALL - 1 (+1)

PAN - 1 (+1)

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não quero estar aqui a defender o que talvez seja indefensável, mas, se tirarmos o nepotismo evidente, tudo o resto não vejo nada de inusual, para ser honesto. Para além de que estamos a falar de valores ridículos, por amor de Deus, guarde-se a indignação para os milhões das PPP, que isso sim, prejudica o país.

A cena é mesmo a bitola ser diferente (e o PCP põe-se a jeito, com a pretensa superioridade moral dos comunistas). Tenho a certeza que se fosse detectado algo similar, por valores a dez vezes superiores, numa câmara do PS ou do PSD, não teria cobertura nenhuma. Um quadradinho no JN ou assim e nada mais. Mas com o PCP, até direito a reportagem especial de investigação houve.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 6 minutos:

Eu não quero estar aqui a defender o que talvez seja indefensável, mas, se tirarmos o nepotismo evidente, tudo o resto não vejo nada de inusual, para ser honesto. Para além de que estamos a falar de valores ridículos, por amor de Deus, guarde-se a indignação para os milhões das PPP, que isso sim, prejudica o país.

A cena é mesmo a bitola ser diferente (e o PCP põe-se a jeito, com a pretensa superioridade moral dos comunistas). Tenho a certeza que se fosse detectado algo similar, por valores a dez vezes superiores, numa câmara do PS ou do PSD, não teria cobertura nenhuma. Um quadradinho no JN ou assim e nada mais. Mas com o PCP, até direito a reportagem especial de investigação houve.

Nessa parte não concordo, não deixa de ser corrupção se foram 1000€ ou 1000 milhões de euros, corrupção é corrupção. O ato é a parte mais importante. Quem tenta roubar 1000€ também é capaz de tentar roubar milhões e não se torna mais honesto por isso. Quanto ao resto concordo.

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 35 minutos:

È um erro pensares que isto é um caso menos grave que os outros.

Não se pode desculpar ninguém! Corrupção é corrupção, seja de que cor for. Agora imagina descobriste um caso, quantos mais não haverá por aí?

Compartilhar este post

Link para o post

O que eu gosto de ver é que é fácil ao primeiro tropeção estar a acusar a CDU e o BE de hipocrisia, de mentira e de desonestidade, mas outros partidos fazem o que querem que como não têm princípios nenhuns à partida ninguém os acusa de nada.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Citação de Wincing Hálldor, há 6 minutos:

O que eu gosto de ver é que é fácil ao primeiro tropeção estar a acusar a CDU e o BE de hipocrisia, de mentira e de desonestidade, mas outros partidos fazem o que querem que como não têm princípios nenhuns à partida ninguém os acusa de nada.

Mostra lá o exemplo dos outros partidos onde ninguém acusou de nada. Que idiotice tentar normalizar a corrupção de uns porque já não se lembram do que se diz dos outros, desculpa lá.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ticampos, há 1 hora:

Para as europeias e somente para elas, só analisando os principais partidos, cheguei a estes resultados:

Com esses números acho que o PAN não elege ninguém, é preciso no mínimo 130.000 votos para eleger um deputado europeu e isso creio que corresponde a 3% a nível nacional. Portanto acho que esse deputado PAN deve ser um da Aliança.

Mas posso estar enganado, sobretudo porque essa sondagem dá 2.93% que é mesmo ali no limite.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Wincing Hálldor, há 19 minutos:

Pior, não deixam de votar neles e de os querer de forma alternada na governação. Alguns até os querem juntinhos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de ElliotReid13, há 12 minutos:

Mostra lá o exemplo dos outros partidos onde ninguém acusou de nada. Que idiotice tentar normalizar a corrupção de uns porque já não se lembram do que se diz dos outros, desculpa lá.

Eu não estou a tentar normalizar a corrupção. Primeiro estou a por em causa que haja corrupção. No máximo nepotismo.

Mas estou a apontar que o país funciona assim:

"(Gente do) PS e PSD gamam 10 milhões?"

Reacção generalizada: "Meh, isto é o esperado"

Cobertura jornalística: "Meia página no Público, mas sem grande alarido"

"(Gente do) PCP gama 10 mil/ um gajo do Bloco enriqueceu a fazer algo que é legal?"

reacção generalizada: "Bandidos! São todos iguais!"

Cobertura jornalística: "Ana Leal a investigar, prime time, debate no pós e contras".

E isso é evidente, não admite grande contestação.

Mas sim, roubar é roubar é sempre mau princípio, claro. Mas não me peçam para me indignar da mesma maneira com uma corruptela de 10 mil euros e uma PPP de Autoestradas que dá 10 mil milhões de euros em dez anos  uma concessionária de uns amigos. Eu ainda tenho bom senso

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Citação de IlidioMA, há 1 minuto:

Eu não estou a tentar normalizar a corrupção. Primeiro estou a por em causa que haja corrupção. No máximo nepotismo.

Mas estou a apontar que o país funciona assim:

"(Gente do) PS e PSD gamam 10 milhões?"

Reacção generalizada: "Meh, isto é o esperado"

Cobertura jornalística: "Meia página no Público, mas sem grande alarido"

"(Gente do) PCP gama 10 mil/ um gajo do Bloco enriqueceu a fazer algo que é legal?"

reacção generalizada: "Bandidos! São todos iguais!"

Cobertura jornalística: "Ana Leal a investigar, prime time, debate no pós e contras".

E isso é evidente, não admite grande contestação.

Mas sim, roubar é roubar é sempre mau princípio, claro. Mas não me peçam para me indignar da mesma maneira com uma corruptela de 10 mil euros e uma PPP de Autoestradas que dá 10 mil milhões de euros em dez anos  uma concessionária de uns amigos. Eu ainda tenho bom senso

Mas onde estão os quotes a falar em esperado após o gamanço de 10 milhões? Onde está essa meia página do Público a relativizar a corrupção noutros partidos? Onde estão os quotes a dizer que são todos iguais? (quanto muito, a dizer que não são melhores que os outros). Quantas reportagens da Ana Leal não foram já prime time no último ano? Aliás, o trabalho dela é exatamente ser a única que faz, ou deveria fazer, um jornalismo de investigação decente, como o que a RTP tem com a Sandra Felgueiras.

Eu já vi esta história contada dezenas de vezes, e é sempre igual. Quando são os pequenos a roubar, não se pode dizer nada porque se assume que é uma defesa dos que roubam mais. Mas não é, é sim uma chamada de atenção para o facto de termos um sistema tão miserável que a malta está à vontade para arriscar a reputação e o futuro a troco de uma m*rda de uns 10k ou de um currículo falsificado, porque sabem que a responsabilização não chega. E o discurso de "ah e os outros, que roubam mais, desses não falam!" é só mais uma variante dessa cultura de m*rda que corrói e mina a confiança que ainda pudesse haver em quem só tenta fazer um bom trabalho.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...