Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Mas alguém manda lixo para o chão por não ter um caixote perto?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Duluoz-, há 18 horas:

Mas de certeza que toda a gente já sabe? Que está educada para isso? Ou será que preferimos viver no nosso mundinho de gente educada e civilizada e fingimos que somos todos assim?

Há imensa população que não sabe ou não se importa. Na madeira ainda vejo gente a atirar lixo pela janela dos carros. Estar-se a cagar para algo na maioria das vezes é falta de educação, de princípios, de conhecimento. É a sociedade não chegar até essas pessoas.

E essas pessoas querem que a sociedade chegue até elas?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 42 minutos:

Mas alguém manda lixo para o chão por não ter um caixote perto?

Tanta gente.

E as que manda lixo, e beatas já agora, do carro? Mesmo em zonas verdes? É a sensibilização que as vai fazer mudar o comportamento?

O problema não está na sensibilização, ou falta dela, está incutida nas pessoas que se estão a f*der para os outros. Existem sempre alternativas.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Almeno, há 43 minutos:

Tanta gente.

E as que manda lixo, e beatas já agora, do carro? Mesmo em zonas verdes? É a sensibilização que as vai fazer mudar o comportamento?

O problema não está na sensibilização, ou falta dela, está incutida nas pessoas que se estão a f*der para os outros. Existem sempre alternativas.

Concordo.

Isto não é uma questão de sensibilização é mesmo de educação. Atirar lixo para o chão é errado, atirar beatas também o é, as pessoas sabem que é errado mas fazem na mesma.

Basta ver nas zonas de radares vai tudo no limite de velocidade, passa o radar voltam acelerar, ou quando apanham um carro de polícia a frente delas.. as pessoas sabem o que é certo ou o que é errado, simplesmente não respeitam.

Não acredito que em 2019 haja pessoas que pensam que atirar beatas/lixos para o chão não é errado.

É uma questão das pessoas que atiram beatas para o chão pensarem 2 vezes que aquilo pode ter consequências para elas (multa).

Compartilhar este post

Link para o post

Não se esqueçam que foi preciso uma lei para dar prioridade aos idosos,grávidas etc. O bom senso não é algo que impera na nossa nação. 

Compartilhar este post

Link para o post

O simples facto de ser necessário educação para mostrar que algo tão básico deve ser feito de determinada maneira, explica o porquê de haver leis que obrigam-no a fazer.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Augusto, há 22 minutos:

Não se esqueçam que foi preciso uma lei para dar prioridade aos idosos,grávidas etc. O bom senso não é algo que impera na nossa nação. 

Que e uma bela de uma idiotice...sobretudo em sitios que so estao abertos durante a semana e em horarios laborais normais.

Essa lei e tao boa que so existe em Portugal...

Editado por Burkina2008

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 39 minutos:

Que e uma bela de uma idiotice...sobretudo em sitios que so estao abertos durante a semana e em horarios laborais normais.

Essa lei e tao boa que so existe em Portugal...

Agora até fiquei interessado em perceber o porque de ser uma idiotice. Os velhos, grávidas e pessoas com algum tipo de difidência tem mais tempo livre é isso? 

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que é mais pelo outro prisma. Os serviços deviam estar abertos em horário mais alargado e/ou fins de semana porque os não prioritários têm menos tempo.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas esta pode ser outra lei tipo o "código da estrada". 

Aí tal, só posso andar a 120kmh na A1 senão pago multa mas, como não tenho ninguém a me controlar durante a viagem toda, ando a 200kmh.

Multa por uma questão cívica, contudo, quem é que vai estar a controlar? A Teresa Guilherme? 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 15 horas:

Agradeço a resposta e compreendo o que dizes. Só não concordo com a conclusão: se uma pessoa se está a cagar, só a penalização serve como abordagem, na minha opinião.

E o exemplo da Noruega é um exemplo, sim...mas podemos pegar no reino unido, onde há multas para isto, assim como penso ser na Itália, em França, na Suécia e vi que na Austrália até têm um site criado para as pessoas reportarem o pessoal que atira beatas para o chão para serem multados. 

Uma coisa que entendi fazer parte da proposta que foi apresentada é o que se faz nos EUA, em que as companhias são responsáveis por pagar a limpeza de beatas. Agora na minha opinião isto é colocar a multa nas pessoas de forma escondida, pois este pagamento vem diretamente do preço que pagam na compra do tabaco. Não será mais fácil e justo pôr a responsabilidade no utilizador? Ou terão todos os fumadores que pagar pela prática errada de alguns? Quanto a medidas de responsabilização e investimento do estado em educação e mais cinzeiros e etc, deverão fundos públicos seguir para estes fins porque fumadores se estão a cagar?

Eu não acho que seria um problema por si só investir na sensibilização sobre o impacto ambiental das beatas, pelo contrário, mas não aceito que quem atira beatas para o chão é já verdade vítima da falta de cinzeiros ou de educação. 

Não acho. Eu sou e serei sempre apologista de que devemos primeiro educar, sensibilizar e corrigir comportamentos errados, mais do que pensarmos exclusivamente na punição. E com isto não digo que ela não deva existir. Só entendo que neste caso em concreto a multa, por si só, não resolveria nada, desde logo pela extrema dificuldade na sua aplicação quotidiana.

Devo dizer, contudo, que tendo lido a proposta de lei, parece-me equilibrada e justa, exactamente porque não se foca apenas no carácter punitivo, mas procura também outras soluções para combater o problema.

No texto que o Syn colocou, a taxa paga pelas tabaqueiras não está prevista no articulado do diploma. A parte da responsabilização pela gestão dos resíduos de pontas de cigarros parece-me aceitável.

Em relação à tua segunda pergunta, não é porque os fumadores se estão a cagar, mas sim porque devemos defender uma sociedade que tenha por base os princípios da educação, civismo e respeito pelo bem comum, desde tenra idade, de forma a construirmos uma realidade em que esses princípios prevalecem naquilo que é o nosso dia-a-dia. Isto para além da criação de condições específicas, como é neste caso a colocação de mais caixotes do lixo e cinzeiros nas ruas.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Genzo, há 1 hora:

Mas esta pode ser outra lei tipo o "código da estrada". 

Aí tal, só posso andar a 120kmh na A1 senão pago multa mas, como não tenho ninguém a me controlar durante a viagem toda, ando a 200kmh.

Multa por uma questão cívica, contudo, quem é que vai estar a controlar? A Teresa Guilherme? 

Mas como funciona todas as multas? Ou tens um polícia a vigiar cada português? 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Alonso., há 8 minutos:

Mas como funciona todas as multas? Ou tens um polícia a vigiar cada português? 

Daí eu falar da Teresa Guilherme. 

E, sim, há os radares e as operações STOP, mas, lá está, se eu, hipoteticamente falando, fizer uma viagem de Lisboa até Santarem e houver radar apenas entre a saída para Santarém e a saída para a A15, quem é que me multa por excesso de velocidade? 

A mesma coisa, vou na rua a fumar, deito a beata para o chão sem que nenhum agente da autoridade esteja a fazer a ronda e passado uns minutos tas tu a passar no mesmo sitio, deitas a tua e és multado pois por azar está a passar a patrulha naquela altura? 

São leis um pouco teóricas demais, pois na prática, apenas vi que os estabelecimentos estão obrigados a vender cinzeiros portáteis. 

Compartilhar este post

Link para o post

Não tenho dinheiro para cinzeiros portáteis, depósito nos vasos das velhinhas. 

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Genzo, há 21 minutos:

Daí eu falar da Teresa Guilherme. 

E, sim, há os radares e as operações STOP, mas, lá está, se eu, hipoteticamente falando, fizer uma viagem de Lisboa até Santarem e houver radar apenas entre a saída para Santarém e a saída para a A15, quem é que me multa por excesso de velocidade? 

A mesma coisa, vou na rua a fumar, deito a beata para o chão sem que nenhum agente da autoridade esteja a fazer a ronda e passado uns minutos tas tu a passar no mesmo sitio, deitas a tua e és multado pois por azar está a passar a patrulha naquela altura? 

São leis um pouco teóricas demais, pois na prática, apenas vi que os estabelecimentos estão obrigados a vender cinzeiros portáteis. 

Mas não é assim que funcionam as multas? Não estou a perceber o malabarismo que estás a fazer aí @Genzo

Tu podes fazer coisas ilegais correndo o risco de quando fores apanhado seres autuado. É tão simples quanto isto.

Compartilhar este post

Link para o post

Salário minimo nacional: 600€

Salário médio nacional: 900€

Renda acessível para um T1 em Lisboa: até 900€

Renda acessível para um T1 no Porto : 775€

Renda acessível para um T1 em Odivelas: 600€

Secretária de Estado da Habitação: "Com as rendas acessíveis, ninguém fica de fora no acesso a habitação digna"

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 5 minutos:

Secretária de Estado da Habitação: "Com as rendas acessíveis, ninguém fica de fora no acesso a habitação digna"

O salário médio nacional não é o mesmo que o salário médio em Lisboa e Porto.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Augusto, há 3 horas:

Agora até fiquei interessado em perceber o porque de ser uma idiotice. Os velhos, grávidas e pessoas com algum tipo de difidência tem mais tempo livre é isso? 

Primeiro os velhos nao teem prioridade, sao as pessoas com dificuldade de locomocao/fisicas. Se nao qualquer gajo fresco com 65 anos teria prioridade. 

Depois pessoas que nao trabalham por terem certas condicoes fisicas ao deviam ir entalar servicos onde pessoas que teem outras obrigacoes precisam de ir em tempo limitado. Isto ja nao e nada de novo, os reformados gostam de ir tratar destas coisas logo de madrugada, como se tivessem muitos afazeres depois das 10 da manha...nao va o correio da manha esgotar no quiosque...

Aqui no burgo, nao existe prioridade, existe sim, por exemplo, passe social mais barato para reformados, mas estes nao podem utilizar o mesmo durante as horas de ponto...ou seja coisas mais bem pensadas e menos populistas.

Quanto as gravidas, na lei trabalham ate quase ter o rebento se nao tiverem uma baixa medica. Mas quando saem do trabalho teem de passar a frente dos outros porque razao? Alem de nao estar definido quao gravida se tem de estar...no outro dia em Lx uma cigana queria passar a frente porque dizia que estava gravida...a mim parecia-me que estava mais gorda...

Again, uma lei tao boa e tao bem feita que apenas Portugal conseguiu ter a lucidez de a fazer...

Citação de Plagio o Original, há 7 minutos:

O GDP per Capita na regiao da grande Lisboa esta acima da media da Europa...e incomparavel com o salario medio nacional. 

Partindo do GDP per capita que nao e bem o mesmo que salario, a media salarial na regiao da grande Lisboa andara mais perto dos 1700 a 1850 euros. Provavelmente se fores mais deep a Lisboa cidade onde se particam esses precos, provavelmente andara bem acima dos 2000.

Ou seja o GDP per capita da grande Lisboa esta acima de algumas regioes da Alemanha, Holanda, Dinamarca, Finlandia...etc, logo o preco das casas nao pode ser o mesmo que em Cuba do Alentejo e o problema e que as mesmas estavao artificialmente baixas no passado.

See: https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_European_regions_by_GDP

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 17 minutos:

Primeiro os velhos nao teem prioridade, sao as pessoas com dificuldade de locomocao/fisicas. Se nao qualquer gajo fresco com 65 anos teria prioridade. 

Depois pessoas que nao trabalham por terem certas condicoes fisicas ao deviam ir entalar servicos onde pessoas que teem outras obrigacoes precisam de ir em tempo limitado. Isto ja nao e nada de novo, os reformados gostam de ir tratar destas coisas logo de madrugada, como se tivessem muitos afazeres depois das 10 da manha...nao va o correio da manha esgotar no quiosque...

Aqui no burgo, nao existe prioridade, existe sim, por exemplo, passe social mais barato para reformados, mas estes nao podem utilizar o mesmo durante as horas de ponto...ou seja coisas mais bem pensadas e menos populistas.

Quanto as gravidas, na lei trabalham ate quase ter o rebento se nao tiverem uma baixa medica. Mas quando saem do trabalho teem de passar a frente dos outros porque razao? Alem de nao estar definido quao gravida se tem de estar...no outro dia em Lx uma cigana queria passar a frente porque dizia que estava gravida...a mim parecia-me que estava mais gorda...

Again, uma lei tao boa e tao bem feita que apenas Portugal conseguiu ter a lucidez de a fazer...

O GDP per Capita na regiao da grande Lisboa esta acima da media da Europa...e incomparavel com o salario medio nacional. 

Partindo do GDP per capita que nao e bem o mesmo que salario, a media salarial na regiao da grande Lisboa andara mais perto dos 1700 a 1850 euros. Provavelmente se fores mais deep a Lisboa cidade onde se particam esses precos, provavelmente andara bem acima dos 2000.

Ou seja o GDP per capita da grande Lisboa esta acima de algumas regioes da Alemanha, Holanda, Dinamarca, Finlandia...etc, logo o preco das casas nao pode ser o mesmo que em Cuba do Alentejo e o problema e que as mesmas estavao artificialmente baixas no passado.

See: https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_European_regions_by_GDP

Salário mensal líquido em lisboa é 1008€

https://www.dn.pt/edicao-do-dia/18-mar-2019/interior/salario-medio-em-lisboa-so-da-para-comprar-casa-de-52-m2-10690530.html

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 2 minutos:

Ahh...mas esse e o salario liquido nao o salario em Lisboa, resta perceber quanto e que recebem as 40%-45% de pessoas que em Lisboa vivem de reformas/rendimentos/tem as proprias empresas. Nao faz sentido comparar salarios liquidos com preco das casas.

Se tomarmos numeros oficias, que sao os da comissao europeia que mostrei no link.

Em media uma pessoa na regiao de Lisboa tem 29700 euros disponiveis por ano (vamos dizer que em impostos vao 9700). Sendo que normalmente uma familia sera composta por duas pessoas temos 20000x2= 40000 Euros disponiveis por familia por ano. Se eles viverem no tal T1 de 900 euros em Lisboa, estaram a gastar em habitacao (ja incluindo condominio e sem pagar IMI), 10800 Euros ano, que e 26% do rendimento anual...ou seja mais que razoavel...

Agora havera gente que ganha bastante menos...claro que sim, e esses nao podem pagar os tais 900 euros (se calhar vao ter de ir vivir para Massama ou outro sitio de m*rda onde as rendas sejam mais baratas), mas a realidade e simples. O mercado mostra que as pessoas tem capacidade para pagar esses 900 e ate mais (uma vez que existe falta de habitacao para arrendar), qualquer senhorio vai pedir o maximo possivel e o Estado tambem nao pode estar a conceder rendas a precos da chuva, porque a diferenca entre o que estado cobra e o valor de mercado, passara sempre para os contribuintes...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 2 minutos:

Ahh...mas esse e o salario liquido nao o salario em Lisboa, resta perceber quanto e que recebem as 40%-45% de pessoas que em Lisboa vivem de reformas/rendimentos/tem as proprias empresas. Nao faz sentido comparar salarios liquidos com preco das casas.

Se tomarmos numeros oficias, que sao os da comissao europeia que mostrei no link.

Em media uma pessoa na regiao de Lisboa tem 29700 euros disponiveis por ano (vamos dizer que em impostos vao 9700). Sendo que normalmente uma familia sera composta por duas pessoas temos 20000x2= 40000 Euros disponiveis por familia por ano. Se eles viverem no tal T1 de 900 euros em Lisboa, estaram a gastar em habitacao (ja incluindo condominio e sem pagar IMI), 10800 Euros ano, que e 26% do rendimento anual...ou seja mais que razoavel...

Agora havera gente que ganha bastante menos...claro que sim, e esses nao podem pagar os tais 900 euros (se calhar vao ter de ir vivir para Massama ou outro sitio de m*rda onde as rendas sejam mais baratas), mas a realidade e simples. O mercado mostra que as pessoas tem capacidade para pagar esses 900 e ate mais (uma vez que existe falta de habitacao para arrendar), qualquer senhorio vai pedir o maximo possivel e o Estado tambem nao pode estar a conceder rendas a precos da chuva, porque a diferenca entre o que estado cobra e o valor de mercado, passara sempre para os contribuintes...

porquê que o PIB per capita é que é o valor oficial, quando esses não representam os rendimentos das pessoas?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 7 minutos:

porquê que o PIB per capita é que é o valor oficial, quando esses não representam os rendimentos das pessoas?

Porque os rendimentos das pessoas nao sao apenas o ordenado...a populacao activa em Portugal sao apenas 52% (ou seja apenas 52% recebem ordernados)

Entao e os outros 48%? Os que recebem ordenados? Os que teem empresas (que podem ir desde uma das 100 maiores empresas de Portugal ao ze da esquina que faz chaves e arranja sapatos)? E quem vive dos rendimentos?  ---- Estes nao vivem em casas?

Essas comparacoes dos jornais sao muito simplisticas porque as pessoas tambem nao conseguem ver alem do basico, mas a nao ser que se queira apenas discutir na tasca da esquina, convem compreender um pouco melhor a razao de o estado considerar 900 euros como uma renda sustentavel em Lisboa.

E mesmo esses 900 euros duvido que sejam realistas, sendo que se o estado alugar a esse preco, so faz com que os alugueres fora desse mercado se tornem ainda mais altos...mas a intencao e boa.

Editado por Burkina2008

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 14 minutos:

Porque os rendimentos das pessoas nao sao apenas o ordenado...a populacao activa em Portugal sao apenas 52% (ou seja apenas 52% recebem ordernados)

Entao e os outros 48%? Os que recebem ordenados? Os que teem empresas (que podem ir desde uma das 100 maiores empresas de Portugal ao ze da esquina que faz chaves e arranja sapatos)? E quem vive dos rendimentos?  ---- Estes nao vivem em casas?

Essas comparacoes dos jornais sao muito simplisticas porque as pessoas tambem nao conseguem ver alem do basico, mas a nao ser que se queira apenas discutir na tasca da esquina, convem compreender um pouco melhor a razao de o estado considerar 900 euros como uma renda sustentavel em Lisboa.

E mesmo esses 900 euros duvido que sejam realistas, sendo que se o estado alugar a esse preco, so faz com que os alugueres fora desse mercado se tornem ainda mais altos...mas a intencao e boa.

Então 48% (população não ativa) são donos de empresas ou vive de investimentos?

não percebi a ultima frase. O estado a alugar a esse preço?

Editado por Plagio o Original

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, Agora:

Então 48% da população não ativa são donos de empresas ou vive de investimentos?

não percebi a ultima frase. O estado a alugar a esse preço?

48% nao recebem um salario (por varias razoes que vao desde ser desempregado de longa data ate ser um magnata que recebe milhoes em rendimentos)

A ultima frase e economia basica:

Vamos fazer um exercicio em que nao existem externalidades: Existem 100 casas no mundo, se existir mais gente a procura de casa do que a alugar casa o preco merdio de mercado e 1000. Agora imagina que o Estado se torna dono de 50 casas e as aluga por 900.

Como quem conseguiu essas casas, ja nao vai querer sair de la por a renda ser controlada e para que se volte ao outro preco original medio de mercado de 1000 euros, as outras 50 casas que nao sao alugadas pelo estado vao passar a ter um valor medio de aluguer de 1100. Ou seja o estado esta a beneficiar 50% das familias que alugam casa em detrimento dos outros 50% que vao ter de compensar a diferenca.

A unica forma de este plano dos 900 euros resultar era o Estado comprar todas as casas do mercado e colocar todos os alugueres a esse preco, porque se optassem por obrigar os senhorios a alugar por esse maximo, o que acontecia era que em pouco tempo o mercado de alguer o entrava em mercado negro onde os precos de aluguer seriam mais altos ou os senhorios optavam por vender as casas, visto que isso seria uma melhor decisao economica. Esta ultima opcao btw e ilegal pela lei europeia da concorrencia...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 3 minutos:

48% nao recebem um salario (por varias razoes que vao desde ser desempregado de longa data ate ser um magnata que recebe milhoes em rendimentos)

A ultima frase e economia basica:

Vamos fazer um exercicio em que nao existem externalidades: Existem 100 casas no mundo, se existir mais gente a procura de casa do que a alugar casa o preco merdio de mercado e 1000. Agora imagina que o Estado se torna dono de 50 casas e as aluga por 900.

Como quem conseguiu essas casas, ja nao vai querer sair de la por a renda ser controlada e para que se volte ao outro preco original medio de mercado de 1000 euros, as outras 50 casas que nao sao alugadas pelo estado vao passar a ter um valor medio de aluguer de 1100. Ou seja o estado esta a beneficiar 50% das familias que alugam casa em detrimento dos outros 50% que vao ter de compensar a diferenca.

A unica forma de este plano dos 900 euros resultar era o Estado comprar todas as casas do mercado e colocar todos os alugueres a esse preco, porque se optassem por obrigar os senhorios a alugar por esse maximo, o que acontecia era que em pouco tempo o mercado de alguer o entrava em mercado negro onde os precos de aluguer seriam mais altos ou os senhorios optavam por vender as casas, visto que isso seria uma melhor decisao economica. Esta ultima opcao btw e ilegal pela lei europeia da concorrencia...

Mas esses 48% recebem mais que a população que recebe rendimentos, no geral?

então acho que não percebeste o programa das rendas acessíveis. O estado não é dono de casas nenhumas, quer é dar isenção de IRS e dar benefícios no IMI aos donos q praticam rendas a esse preço. não se trata de o estado alugar

Editado por Plagio o Original

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...