Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Tio Hans, há 34 minutos:

Com excepção do programa de milhas que já era mau e agora está ainda pior, a qualidade do serviço aumentou imenso com a gestão privada. É comparar o dia com a noite. Os aviões são modernos, ou foram remodelados, a classe executiva está bem melhor, a ponte aérea Porto-Lisboa uma excelente ideia (então agora que sacaram de lá os ventoinhas, melhor ainda).

Fazer a ponte área com os A321-Neo é só queimar dinheiro. Os ATR eram bem mais económicos nessa rota.

Além disso, a ponte área entalou a Portela, já que agora tudo passa por Lisboa para sair de Portugal.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Mayday, há 1 hora:

Se a TAP é isso tudo com gestão privada, faz muito bem o estado em recuperá-la, já que é accionista maioritário. 

Recupera gastando dinheiro, deixando num estado pior, e acabando por desmantelar ou vender ao desbarato daqui a uns anos.

A intervenção privada na TAP foi fulcral. Precisavam urgentemente de renovar a frota e se adaptar, algo que os estados na UE não podem fazer porque têm fortes restrições regulamentares.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Burkina2008, há 27 minutos:

 

Por acaso concordo que a TAP melhorou um pouco com a gestão privada, mas nao se compara aos 90s, onde a TAP era muito melhor a qualquer nivel do ponto de vista do consumidor do que é hoje. 

De resto em relacao aos atrasos, a culpa deve-se mais ao aeroporto de Lisboa do que a TAP...ja apanhei atrasos bem maiores do que esse com companhias melhores. Isso dos atrasos para mim é apenas uma incoveniencia que não consigo controlar. Só dois exemplos:

- Em Tehran com a Turkish, o avião teve um problema tecnico e ao fim de 3 horas la dentro, disseram que tinham de pedir outro avião a Istambul que so chegaria no outro dia de manha...o problema é que o meu visto na altura era so de uma entrada e passando a zona de embarques, já nao podia entrar de novo do pais e dormir essa noite num hotel...

- Num voo da KLM Santiago-Buenos Aires-Amsterdam em que eu so fazia a primeira leg, estivemos 3 horas a espera da mala em Buenos Aires até que alguem da KLM chegou para nos dizer que as malas de todos os passageiros que ficavam em Buenos Aires tinha seguido para Amsterdam... Essa foi provavelmente a pior, mas malas extraviadas acontece com frequencia, alias outra vez que ia ser padrinho de casamento de um amigo mexicano, em Guadalajara, perderam a mala no voo Toronto-CDMX e so encontraram 5 dias depois (a tag tinha ficado praticamente invisivel, porque tinha cado uma carga de neve em cima das malas no Canada). Ora nessa altura ja tinha alugado um fraque novo, comprado sapatos, etc...

Mas claro, in the end...first world problems...

Burkina, nos anos 90 todas as companhias eram melhores do que hoje. Isso deve-se a vários motivos. Menos concorrência, menos passageiros, mais espaço a bordo, bilhetes mais caros. Viajar de avião era um luxo. Havia viagens em trabalho, férias dos ricos e emigrantes a regressar a casa de urgência para ir a funerais. Com a democratização do transporte aéreo, a entrada em cena das lowcost e ultra lowcost, as companhias tradicionais tiveram que se adaptar para sobreviver. Para além disso, esse nível de serviço quase conduziu a companhia à extinção, a que se soma aquela quase venda à Swissair que faliu logo a seguir.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Tio Hans, há 51 minutos:

Com excepção do programa de milhas que já era mau e agora está ainda pior, a qualidade do serviço aumentou imenso com a gestão privada. É comparar o dia com a noite. Os aviões são modernos, ou foram remodelados, a classe executiva está bem melhor, a ponte aérea Porto-Lisboa uma excelente ideia (então agora que sacaram de lá os ventoinhas, melhor ainda).

Pelo teu post anterior não é isso que parece. 

A Alemanha vai nacionalizar a Lufthansa, a British Airways anunciou que vai despedir 60% dos seus trabalhadores, se a TAP não consegue competir com estas companhias certamente não ter destino diferente de uma destas. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Slade, há 18 minutos:

Fazer a ponte área com os A321-Neo é só queimar dinheiro. Os ATR eram bem mais económicos nessa rota.

Além disso, a ponte área entalou a Portela, já que agora tudo passa por Lisboa para sair de Portugal.

Hugo, os A321.Neo só são usados em voo na ponte aérea em voos de reposicionamento. Quando estão no Porto e precisam de ir a Lisboa fazer um voo e vice-versa. Já aconteceu o mesmo com A330. Os ATR são lentos, abanam imenso com o vento e a turbulência (e aterrar em Lisboa sem vento não é aterrar em Lisboa) e o ar condicionado só funciona com os motores a trabalhar. Imagina estar à espera dentro de um avião com 30 graus cá fora e sem a.c..

Citação de Mayday, há 3 minutos:

Pelo teu post anterior não é isso que parece. 

A Alemanha vai nacionalizar a Lufthansa, a British Airways anunciou que vai despedir 60% dos seus trabalhadores, se a TAP não consegue competir com estas companhias certamente não ter destino diferente de uma destas. 

Pode não ter ficado claro, e se não ficou, my bad, mas o problema não é da gestão privada, que não sendo brilhante , foi uma lufada de ar fresco. Os problemas na TAP têm décadas. Pelo menos agora perde dinheiro por ter comprado aviões novos, por se estar a expandir. Antes perdia dinheiro por causa daquele negócio ruinoso da manutenção no Brasil.

A TAP não terá um destino diferente dessas companhias, que eram bem mais saudáveis antes do COVID. A UE vai com certeza permitir ajudas extraordinárias, mas também vai obrigar a bastante "austeridade aérea". Aconteceu com a TAP aquando da quase venda à Swissair, p.e. A Alitalia, cuja gestão é calamitosa há décadas, quando era pública e quando era privada, foi nacionalizada há dias. Vão cortar 20% da frota, logo à cabeça. E é algo semelhante a isto que vai suceder na LH, na BA, na Tap, se forem ajudadas pelos Estados.

Por outro lado, a TAP é a companhia que em plena pandemia resolve anunciar que vai voar para Cancun. Esta m*rda se não fosse séria, dava vontade de rir.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Ego Sum, há 1 hora:

Recupera gastando dinheiro, deixando num estado pior, e acabando por desmantelar ou vender ao desbarato daqui a uns anos.

A intervenção privada na TAP foi fulcral. Precisavam urgentemente de renovar a frota e se adaptar, algo que os estados na UE não podem fazer porque têm fortes restrições regulamentares.

E qual é a solução? Deixar a empresa ir ao charco para depois custar ainda mais? Confiar que os accionistas privados vão salvar a empresa? Deixar a empresa "reestruturar-se", despedindo e reduzindo a despesa? Quanto custará isso depois ao estado?

Ao desbarato já a vendemos nós, em primeiro lugar, mais a EDP, os CTT, e a ANA.

A TAP é uma empresa estratégica. Mais importância ainda terá quando as transportadoras lowcost deixarem de existir como existiam e nós continuarmos a ter como ganha pão o turismo.

O Estado é o accionista maioritário e por isso tem a obrigação de fazer o que vai fazer.

Compartilhar este post


Link para o post

Quanto da actividade da TAP é transporte de passageiros vs transporte de carga? Ou vá, como encontro essa info? Relatório de contas da TAP?

 

edit: Dei uma olhada pelo Relatório de 2018 e 0 referências que tenha apanhado, vou assumir que não há nada. Sendo assim acho estranho. De certeza que já foi explorada a viabilidade económica de tal mas estranha-me que não haja algumas boas ideias de como aproveitar o que a empresa já possui, também percebo que uma empresa que está sempre na corda bamba e seja alvo de politiquices tenha a capacidade económica e estrutural de implementar criatividade em novas fontes de rendimento que consiga competir com DHLs e assim.

A TAP está f*dida, a aviação vai ser obrigada a passar por uma reestruturação devido aos combustíveis fósseis e respectivas emissões (apesar de aí estar em pé de igualdade com o resto, isto depende muito das Boeing, Airbus, Embraers). Gostava de ler um artigo que explore as dinâmicas (se houver) entre TAP e Embraer, diria que haveria aqui interesses comuns mas a maioria das aquisições recentes de frota foram os Airbus.

Editado por Lip McBoatface

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Mayday, há 2 horas:

E qual é a solução? Deixar a empresa ir ao charco para depois custar ainda mais? Confiar que os accionistas privados vão salvar a empresa? Deixar a empresa "reestruturar-se", despedindo e reduzindo a despesa? Quanto custará isso depois ao estado?

Ao desbarato já a vendemos nós, em primeiro lugar, mais a EDP, os CTT, e a ANA.

A TAP é uma empresa estratégica. Mais importância ainda terá quando as transportadoras lowcost deixarem de existir como existiam e nós continuarmos a ter como ganha pão o turismo.

O Estado é o accionista maioritário e por isso tem a obrigação de fazer o que vai fazer.

A TAP foi muito bem vendida. Quem a comprou comprou uma empresa historicamente deficitária com dívidas brutais e ativos inferiores aos passivos. A empresa estava tecnicamente falida e ainda rendeu dinheiro.

Foi é mal recomprada e ainda vamos pagar essa brincadeira que o Governo PS fez para agradar á geringonça bem caro.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Lebohang, há 4 horas:

Para quem não sabe a vida de @Burkina2008 deu filme:

Up_in_the_Air_Poster.jpg

Sim mas eu felizemente não tenho que voar entre cidades de m*rda nos States e despedir pessoas...mas o hotel-loungue-aviao-rental-meeting loop é parte da vida

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Burkina2008, há 4 minutos:

Sim mas eu felizemente não tenho que voar entre cidades de m*rda nos States e despedir pessoas...mas o hotel-loungue-aviao-rental-meeting loop é parte da vida

Por acaso lembro-me de teres dito no tópico da COVID que pela 1ª vez estavas no mesmo sítio 3 semanas seguidas. :8_laughing:

Vais ter vida complicada com estas incertezas nas viagens de avião não?

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Lebohang, há 10 minutos:

Por acaso lembro-me de teres dito no tópico da COVID que pela 1ª vez estavas no mesmo sítio 3 semanas seguidas. :8_laughing:

Vais ter vida complicada com estas incertezas nas viagens de avião não?

Não sei...ainda esta semana voltei para o ar...dentro da Europa continua a existir trafego, mas com apenas um horario diario por rota e vi que mesmo em economica agora (pelo menos na LH) existe um lugar livre no meio obrigatoriamente. Ja agora vinham umas 25 pessoas no avião...numa rota que normalmente esta em overbooking apesar dos 12 voos diarios.

A situacao vai melhorar certamente la para Julho, para mim acabou por ser uma boa situacao. Pela primeira vez em varios anos tive tempo para "ferias" para organizar a minha coleccao e passar tempo com a minha mai nova!

  • Like 2

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Burkina2008, há 14 horas:

Não sei...ainda esta semana voltei para o ar...dentro da Europa continua a existir trafego, mas com apenas um horario diario por rota e vi que mesmo em economica agora (pelo menos na LH) existe um lugar livre no meio obrigatoriamente. Ja agora vinham umas 25 pessoas no avião...numa rota que normalmente esta em overbooking apesar dos 12 voos diarios.

A situacao vai melhorar certamente la para Julho, para mim acabou por ser uma boa situacao. Pela primeira vez em varios anos tive tempo para "ferias" para organizar a minha coleccao e passar tempo com a minha mai nova!

25 pessoas no vôo por segurança ou falta de procura?

Editado por kareca

Compartilhar este post


Link para o post

Eu até agora só andei em 3 companhias aéreas, Tap, United airlines e Ryanair, sendo que a Ryanair é low cost, não se pode comparar com as outras, mas entre a Tap e a United, prefiro mil vezes a Tap...De resto, não posso falar muito, como disse, nunca andei noutras companhias.

Compartilhar este post


Link para o post

A diferença que é fazer um voo de 4/5h entre uma Lufthansa e uma Royal Air Maroc da vida é gritante.

Tb costumava viajar todos os meses uma semana, agora sempre em casa. Não vejo a vida a voltar ao de antes tão cedo.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de kareca, há 16 minutos:

25 pessoas no vôo por segurança ou falta de procura?

Falta de procura...

Compartilhar este post


Link para o post

Entre TAP e SATA, prefiro mil vezes a TAP.

A SATA é pior em quase tudo, em comparação com a TAP: atrasos, voos cancelados. péssima gestão de frota.

Só prefiro a SATA no serviço prestado pelos comissários.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Rain Dog, há 4 horas:

Apesar de não voar na TAP há muitos anos, concordo com tudo. Pior do que a SATA é difícil 😂

Sim a SATA é mauzinho, mas já tive o prazer de andar em bem bior, assim on the top of my head: TAROM, Austral Airlines, Uzbekistan Airways...

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Tio Hans, Em 29/04/2020 at 18:02:

Os ATR são lentos, abanam imenso com o vento e a turbulência (e aterrar em Lisboa sem vento não é aterrar em Lisboa)

Fazer Barcelona Lisboa num ATR no dia que começou uma tempestade cá ❤️

 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Thierry Henry, há 6 minutos:

Se dissesse "humorista" estaria igualmente errado.

Também diz.

Compartilhar este post


Link para o post

Verdade seja dita, quer gostem ou não do Diogo Faro, a verdade é que a conversa nas redes sociais sobre violência domestica e machismo nas relações passou bastante por ele nos tempos recentes. Activista de direitos humanos é um exagero, mas acho que foi o que arranjaram para o descrever face ao assunto em questão.

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

×
×
  • Criar Novo...