Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de jplobo, há 5 horas:

É a solução à madrilena. O PP e o Ciudadanos governam com o respaldo parlamentar do Vox. Como ponto de partida das negociações, o Vox pediu lugares no governo regional mas o acordo acabou por se fazer sem que estes tivessem algum consejero. A troco disso, foram derrogadas algumas leis LGTB, entre outras. No Ayuntamiento igual.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Lebohang, há 9 horas:

O sucesso da Iniciativa Liberal nos últimos anos dava uma boa tese de mestrado de Ciência Política... mas creio que dava uma ainda melhor de Marketing.

Obrigado pela ideia. Só não faço porque tinha de parar para vomitar a cada parágrafo escrito

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Seferogol, há 5 horas:

Opa, nem te sei responder a isso. Conheço uns quantos independentistas, e nenhum deles sabe dizer um argumento com pés e cabeça.

Há 45 anos, havia argumentos suficientes para isso: os Açores eram auto-suficientes e havia apoio dos USA.

Passado este tempo todo, dá para perceber que se isso tivesse acontecido, os Açores não seriam melhores que São Tomé e Príncipe, por exemplo.

Ah, mas não estou a falar em condições, é mesmo das reivindicações. Uma região não se torna independente apenas por questões económicas, isso não confere legitimidade a alguém - ajuda, mas não é o ponto essencial.

Normalmente as lutas independentistas são suportadas por argumentos que justifiquem a ânsia independentista. Há regiões que são unidades étnicas, culturais ou religiosas diferentes do resto do país e preferem governar-se a si próprios, outras poderão ter razões históricas para não quererem fazer parte de um determinado país, muitas antigas colónias lutaram pela libertação dos Impérios Coloniais que ocuparam o território dos seus antepassados.

Esses movimentos nos Açores estão a reivindicar o quê? É que não consigo imaginar algo que legitime um movimento nacionalista por aí.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Black Hawk, há 12 minutos:

Ah, mas não estou a falar em condições, é mesmo das reivindicações. Uma região não se torna independente apenas por questões económicas, isso não confere legitimidade a alguém - ajuda, mas não é o ponto essencial.

Normalmente as lutas independentistas são suportadas por argumentos que justifiquem a ânsia independentista. Há regiões que são unidades étnicas, culturais ou religiosas diferentes do resto do país e preferem governar-se a si próprios, outras poderão ter razões históricas para não quererem fazer parte de um determinado país, muitas antigas colónias lutaram pela libertação dos Impérios Coloniais que ocuparam o território dos seus antepassados.

Esses movimentos nos Açores estão a reivindicar o quê? É que não consigo imaginar algo que legitime um movimento nacionalista por aí.

Tanto a FLA como a FLAMA na Madeira tinham como principal intenção prolongar o fascimo no territorio, dai terem sido formadas em 1974-75, sendo que o Continente marchava na direccao contraria.

Ainda andaram a fazer atentados e a meter bombas e tinham algum apoio nas ilhas, tanto que durante 20 anos tanto Acores como Madeira foram strongholds da direita.

Portanto aqui é uma razao politica...o mesmo acontece nas Coreias ou aconteceu no Vietnam paises que se dividiram por razoes politicas e nada mais. Em Africa tambem existem varios exemplos apesar (como Katanga ou Cambinda) apesar de nesse continente acabar por ser mascarado por razoes artificiais de etnicidade ou religiao!

  • Concordo! 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Burkina2008, há 32 minutos:

Tanto a FLA como a FLAMA na Madeira tinham como principal intenção prolongar o fascimo no territorio, dai terem sido formadas em 1974-75, sendo que o Continente marchava na direccao contraria.

Ainda andaram a fazer atentados e a meter bombas e tinham algum apoio nas ilhas, tanto que durante 20 anos tanto Acores como Madeira foram strongholds da direita.

Portanto aqui é uma razao politica...o mesmo acontece nas Coreias ou aconteceu no Vietnam paises que se dividiram por razoes politicas e nada mais. Em Africa tambem existem varios exemplos apesar (como Katanga ou Cambinda) apesar de nesse continente acabar por ser mascarado por razoes artificiais de etnicidade ou religiao!

Mas esses casos mais do que razões políticas a legitimar a separação, foi a atividade bélica a fazê-lo. A ver se me consigo explicar: os motivos são políticos, sim, mas os motivos políticos em si não legitimaram a separação; foi necessária a escalada para um conflito militar para que essa separação fosse legitimada pela comunidade internacional.

Nos Açores isto não se aplica bem. Mas yah, é bem visto.

Compartilhar este post


Link para o post

Os protestos na Polónia continuam, em muitas cidades as catedrais tem sido invadidas pelos protestantes durante às missas

Fico contente pelas pessoas, mas duvido que o governo altere alguma coisa

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de a.lopes, há 6 minutos:

Os protestos na Polónia continuam, em muitas cidades as catedrais tem sido invadidas pelos protestantes durante às missas

Fico contente pelas pessoas, mas duvido que o governo altere alguma coisa

PiSquistão. Tenho visto TV e a retórica é sempre a mesma. É um país democrático e os que estão a atacar são extremistas ligados a outros partidos políticos e que estão a profanar igrejas e edifícios do partido. Certamente a população não se revê nisso.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Burkina2008, há 4 horas:

Tanto a FLA como a FLAMA na Madeira tinham como principal intenção prolongar o fascimo no territorio, dai terem sido formadas em 1974-75, sendo que o Continente marchava na direccao contraria.

Ainda andaram a fazer atentados e a meter bombas e tinham algum apoio nas ilhas, tanto que durante 20 anos tanto Acores como Madeira foram strongholds da direita.

Portanto aqui é uma razao politica...o mesmo acontece nas Coreias ou aconteceu no Vietnam paises que se dividiram por razoes politicas e nada mais. Em Africa tambem existem varios exemplos apesar (como Katanga ou Cambinda) apesar de nesse continente acabar por ser mascarado por razoes artificiais de etnicidade ou religiao!

A FLAMA aqui continua a existir, embora disfarçada e encoberta pelo PSD regional, talvez não seja assim tão encoberta tendo em conta o discurso que é apresentado pelo mesmo. Também de referir que um dos militantes mais emblemáticos da FLAMA foi presidente do governo regional durante 37 anos. 

Ah, e volta e meia aparecem as suas bandeiras, como já aconteceu no dia da região e num 25 de abril. E atualmente com a história do COVID sinto que é um movimento para reaparecer por aí. Enfim, coisas que acontecem numa República das Bananas, em que ainda esta semana o presidente regional vem aconselhar o madeirenses a não visitarem Lisboa, por causa do COVID, mas ao mesmo tempo está ansioso pelos turistas... 

Compartilhar este post


Link para o post

Em 2020 ninguém com um pingo de juízo quer ser independente nos Açores ou Madeira fds

Preferia ser espanhol

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 2 horas:

é pá, esta ruiva do PAN tem um par de seios enormíssimo.

Pics

Compartilhar este post


Link para o post

Até pode ser, mas não me importava de comer tofu 2 semanas e adotar um hamster abandonado. 

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post

Muito boa gente se revê naquele olhar de nojo e desprezo do Jerónimo ao Ventura

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post

A coligação da moda .... aquela que vai sustentar este país nos próximos tempos : PS e PCP ( e é assim que tem de ser )

os velhos compadres Cunhal e Bolacha Soares na galhofa neste momento

Votei Bloco por razões estratégicas e não podia estar mais orgulhoso evitei maioria absoluta e tão a fazer barulho 

De nada caros concidadãos 

Compartilhar este post


Link para o post

O país precisa que o Miguel Tiago assuma as rédeas do PCP. Assumidamente estalinista e com carisma para chafurdar na lama que é a política portuguesa. 

Compartilhar este post


Link para o post

Numa declaração ao Pais jaroslaw kaczynski ontem sacou uma de trump, pediu aos seus fãs para defenderem as igrejas a todo custo

A partir de que momento se pode considerar uma religião uma organização terroristas? Ou está só reservada para o islão?

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de a.lopes, há 2 horas:

Numa declaração ao Pais jaroslaw kaczynski ontem sacou uma de trump, pediu aos seus fãs para defenderem as igrejas a todo custo

A partir de que momento se pode considerar uma religião uma organização terroristas? Ou está só reservada para o islão?

Depende da parte do globo em que estás.

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

  • Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

  • Outros membros neste tópico

    Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

×
×
  • Criar Novo...