Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de kareca, há 4 minutos:

Claro. E era interessante fazer uma sondagem que mostre quantas pessoas leem programas eleitorais. Duvido que passe de 10%

duvido que passe de 2%

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 1 minuto:

Concordo com o @whatever no sentido em que se arranja mil e uma justificações para algo que, na realidade, me parece simples. A esmagadora maioria das pessoas não vota de forma ideológica, porque simplesmente não tem conhecimento para tal. Uns votam no partido X por ser "o seu partido", outros votam em quem disser o que elas querem ouvir. E nisto é onde o Ventura tem ganho apoiantes, porque ele diz o que muita gente quer ouvir, seja pela parte do racismo/xenofobia, seja pela parte da vida das pessoas.

As pessoas têm dificuldades, portanto se aparece um gajo novo a dizer que as vai resolver, as pessoas nem querem saber como é que isso vai ser resolvido, e muito menos se interessam do discurso racista/xenófobo. Sejamos sinceros: a maioria das pessoas é egoísta, portanto desde que esteja bem com elas, o outro é pouco importante.

Em relação aos ciganos, há mesmo muita gente racista/discriminatória. Existem ideias pré-concebidas de que os ciganos não fazem nada, vivem à custa dos subsídios e até têm melhores vidas que muitos de nós, portanto adianta pouco explicar que os ciganos, sendo um problema, não são de forma alguma um problema premente, até porque são apenas 0.3% da população. Etc. etc.

Ou seja, acho que se tende a sobrevalorizar a generalidade dos eleitores no conhecimento político e histórico que têm, quando na verdade muitos votam com o umbigo.

@Alonso., considera isto uma resposta também como resposta ao teu post.

Concordo a 100% contigo e é devido a isso que acho que maior parte não é racista e usa o Ventura como voto de protesto.

Nem sequer estão interessados a debater, nem sequer vão ler o programa eleitoral, o Ventura pega em dois chavões e a malta segue-o. Os gajo diz que é contra os políticos e já ganha votos, que é contra subsídio dependentes e vão atrás. Não havendo oposição neste momento, seguem todos o Ventura

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Alonso., Agora:

Concordo a 100% contigo e é devido a isso que acho que maior parte não é racista e usa o Ventura como voto de protesto.

Nem sequer estão interessados a debater, nem sequer vão ler o programa eleitoral, o Ventura pega em dois chavões e a malta segue-o. Os gajo diz que é contra os políticos e já ganha votos, que é contra subsídio dependentes e vão atrás. Não havendo oposição neste momento, seguem todos o Ventura

Discordo é na parte do racismo.

De resto sim, muitos sabem lá debater... Nem leram o programa, nem viram as reportagens da SIC, nada. E se lhes meteres as coisas à frente do nariz, fazem de conta.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Alonso., há 3 minutos:

Que diferença é que isso faz no resultado final de "Candidato com discurso racista recolhe meio milhão de votos"?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de whatever, há 28 minutos:

Por mais vezes que leia este género de argumentos mais dificuldade tenho em perceber onde é que querem chegar. Qual a relevância de um candidato acreditar realmente no que diz ou não? Estamos a falar de líderes políticos, não de ideólogos, o que importa são as pessoas que conseguem agregar ao seu redor e neste aspecto acho que estamos conversados.

Nunca hei-de conseguir compreender este género de debates acerca desta nova vaga de candidatos populistas de extrema-direita, uns dizem que são inteligentes, outros dizem que são burros, que não têm carisma, que têm muito carisma, que são financiados por não sei quem, que não são sinceros, que há 10 anos defendiam o oposto. Nada disto importa, são conversas estéreis, quando o que se devia tentar a perceber é porque é que há tanta e tanta gente, em tantos países diferentes, que se revê neste género de discurso e propostas.

Claro que o mais importante é tentar perceber o pq da população ir atrás deste discurso. A minha opinião é que tem muito a ver com as redes sociais, mas também com a globalização e com o desgaste natural ao longo do tempo do poder político consolidado. Não é fácil de resolver internamente num país como Portugal. 

Mas perceber as intenções da personalidade tem algum relevo, sobretudo caso a personalidade eventualmente chegue ao poder. Pode ser a diferença entre um Trump - que faz muito barulho e cria caos mas no fundo é inconsequente - ou um Hitler... 

Compartilhar este post

Link para o post

Nós estamos todos aqui com raciocínios muito complexos e lógicos para tentar analisar os resultados do Ventura ou perceber porque é que as pessoas votam nele, mas acho que isso não faz sentido nenhum. Eu acredito que as pessoas que votaram no Ventura seguem um raciocínio simples, quase rudimentar, de "ele é o único que defende X e eu concordo com isso". E esquecem tudo o resto, coisas com as quais provavelmente nunca concordariam. "Ele é o unico que fala nos ciganos", "ele é o único que quer reduzir o n° de deputados", "ele é o único que defende as polícias", etc.

Tudo o resto não importa. Mas alguém acha que quem vota Ventura sabe que ele já foi candidato pelo PSD em Loures? Porra, se eu perguntar a qualquer familiar meu que tenha vivido toda a vida em Portalegre, nem sabem apontar Loures no mapa, nem sabem se a Amadora é uma cidade ou apenas um bairro mau de Lisboa, nem sabem se Almada é na margem norte ou sul do Tejo. Não estou a brincar. Por isso esqueçam os argumentos de que ele já fez parte do sistema, que fez uma tese de mestrado com opiniões opostas, ou qualquer argumento semelhante. Se queremos tentar colocar-nos no lugar de quem vota Ventura e perceber o que é que é preciso fazer para os desevangelizarmos um a um, temos que sair da bolha urbana, da bolha dos insights dos politólogos e das grandes visões dos intelectualóides.

Como alguém já referiu aqui, tem que se fazer trabalho de campo e perceber verdadeiramente porque é que essas pessoas pensam como pensam e como podemos desconstruir as mentiras. E, como também já referiram, o caminho passa pela educação, porque aumentar o número de pessoas que consigam pensar pela sua própria cabeça é meio caminho andado para as mensagens de ódio nem sequer terem público.

Editado por Quan Chi
  • Concordo! 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sumudica by Night, há 1 minuto:

Ajudava começar por substituir as lideranças do PSD e do CDS por alguém decente, e haver uma comunicação social que não se babe pelo Ventura.

Também não percebo esse raciocínio. O problema disto é da CS? O problema disto é o Ventura ser falado? Porque se o Ventura não fosse falado as pessoas não teriam problemas na vida e/ou tendências racistas?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 3 minutos:

Também não percebo esse raciocínio. O problema disto é da CS? O problema disto é o Ventura ser falado? Porque se o Ventura não fosse falado as pessoas não teriam problemas na vida e/ou tendências racistas?

Não se resolviam, mas vamos ignorar que os OCS fazerem o Ventura a personagem central destas eleições não ajudou? O tipo teve 1,29% nas legislativas e é tratado como se tivesse tido 25%.

• Like 2
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Quan Chi, há 9 minutos:

Mas alguém acha que quem vota Ventura sabe que ele já foi presidente em Loures?

É bom que não saibam porque ele só foi eleito vereador, perdeu as eleições para a candidatura encabeçada pelo Bernardino Soares.

Citação de Ghelthon, há 7 minutos:

Quando o quarto poder está dependente de cliques e o ciclo noticioso se faz de três em três horas a partir de polémicas artificiais não só a sustentabilidade económica desta gente fica em causa como em consequência torna-se muito simples explorar esta fragilidade. O problema não é este ou aquele serem falados, o problema é existir toda uma economia que precisa deste género de conteúdos para sobreviver.

Editado por whatever
  • Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sumudica by Night, há 2 minutos:

Não se resolviam, mas vamos ignorar que os OCS fazerem o Ventura a personagem central destas eleições não ajudou? O tipo teve 1,29% nas legislativas e é tratado como se tivesse tido 25%.

Citação de whatever, Agora:

Quando o quarto poder está dependente de cliques e o ciclo noticioso se faz de três em três horas a partir de polémicas artificiais não só a sustentabilidade económica desta gente fica em causa como em consequência torna-se muito simples explorar esta fragilidade. O problema não é este ou aquele serem falado, o problema é existir toda uma economia que precisa deste género de conteúdos para sobreviver.

Certo, os cliques importam e tal. Mas esse parece-me um problema menor nisto tudo. As pessoas votam Ventura porque acreditam no que ele diz, não porque a CS fala mais ou menos sobre ele. Provavelmente esta cobertura exagerada leva a algumas pessoas a ter mais contacto com ele e a pensar "bem, se calhar vou votar neste gajo que diz as verdades", mas o problema maior não é a cobertura, é a pessoa não ter capacidade de perceber o que está atrás "das verdades".

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 1 minuto:

Certo, os cliques importam e tal.

Mas esse parece-me um problema menor nisto tudo.

As pessoas votam Ventura porque acreditam no que ele diz, não porque a CS fala mais ou menos sobre ele.

Provavelmente esta cobertura exagerada leva a algumas pessoas a ter mais contacto com ele e a pensar "bem, se calhar vou votar neste gajo que diz as verdades",

mas o problema maior não é a cobertura, é a pessoa não ter capacidade de perceber o que está atrás "das verdades".

A culpa é do povo, sempre. oh Costa sai daí. 

A visibilidade do Ventura é 100% culpa da comunicação social.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de whatever, há 8 minutos:

É bom que não saibam porque ele só foi eleito vereador, perdeu as eleições para a candidatura encabeçada pelo Bernardino Soares.

Obrigado pela correção. Até ajuda a validar o meu ponto, vivo em Lisboa há 3 anos e era um ignorante nessa matéria.

Editado por Quan Chi

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Alonso., há 18 minutos:

"Subsídio-dependente" é código para "cigano", tal como a expressão "welfare queen", popularizada pelo Reagan, era código para “mãe negra solteira”, pelo que não deixa de ser diálogo discriminatório com o principal desígnio de estigmatizar.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bmfpcdm, há 4 minutos:

"Subsídio-dependente" é código para "cigano", tal como a expressão "welfare queen", popularizada pelo Reagan, era código para “mãe negra solteira”, pelo que não deixa de ser diálogo discriminatório com o principal desígnio de estigmatizar.

É também uma forma de albergar mais do que apenas os ciganos. Assim já tem como defender-se (ainda que de forma imensamente frágil) do argumento "mas não são só ciganos a receber RSI".

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de whatever, há 36 minutos:

Que diferença é que isso faz no resultado final de "Candidato com discurso racista recolhe meio milhão de votos"?

Por isso de eu dizer que não acho que seja um voto útil ao votar no Ventura.

Citação de bmfpcdm, há 11 minutos:

Subsídio dependente é um subsídio dependente. O Ventura se quisesse referir aos Ciganos dizia-o sem receio, não o teve no passado, não o terá no futuro.

Aliás, todos os partidos lutam contra os "subsídios dependentes", não existe um partido que não o faça

Editado por Alonso.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 2 minutos:

IMC é um imposto novo?

É o índice muscular cerebral, um imposto que esse tipo de ignorantes paga pela ausência desse mesmo índice.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 35 minutos:

Ana Gomes com mais votos em concelhos com habilitações mais fortes - DN

Zero surpresa aqui, tal como não é surpreendente que o Ventura tenha colhido muitos votos no interior, onde a educação formal e a cultura geral tendem a ser baixas.

Eu até acho que, mais que isso, tem que ver com o facto de o interior (falo concretamente do interior norte) ser conservador e tendencialmente votar PSD. Acho que muita gente do PSD votou no André Ventura. Se estão relacionados os factos de a educação e esse voto? Talvez.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Alonso., há 1 minuto:

Por isso de eu dizer que não acho que seja um voto útil ao votar no Ventura.

Subsídio dependente é um subsídio dependente. O Ventura se quisesse referir aos Ciganos dizia-o, não o teve no passado, não o terá no futuro.

Aliás, todos os partidos lutam contra os "subsídios dependentes", não existe um partido que não o faça

A expressão "subsídio-dependente" no discurso de alguém como o Ventura é nitidamente em referência a alguém, fazendo o paralelo à toxicodependência, que faz tudo para receber a próxima dose (cheque), incluindo aldrabar. Na consciência geral da população portuguesa os ciganos têm a reputação de aldrabarem de forma a receber balúrdios em RSI. Contudo, o Ventura sabe perfeitamente que dirigir-se diretamente aos ciganos como aldrabões não vai ganhar tantos votos como usar uma expressão que passa a mensagem em código, ao mesmo tempo que não oferece algo óbvio para ser atacado pela oposição.

Compartilhar este post

Link para o post

Não se esqueçam da pequena fatia que vota no Ventura porque é do Benfica e dizia as verdades na CMTV.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...